quinta-feira, 26 de junho de 2014

Copa do Mundo


Esse artigo é dedicado a Copa do Mundo, o tema principal nesses meses de junho e julho. Para rememorar o Brasil já foi sede desse campeonato há 64 anos atrás, lembrando que todos os Jogos foram disputados na cidade do Rio de Janeiro, quando na mesma época foi construído o estádio do Maracanã para abrigar o grande Evento de 1950. 
Hoje, tantos anos depois, o certame mais uma vez se realizará em nosso país, com a grande diferença de que serão 12 as cidades onde foram edificados 12 novos estádios que abrigam 65.000 pessoas, segunda as normas da FIFA.

Foto Google


A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional.
A Fédération Internationale de Football Association (FIFA) é uma associação regida pela legislação suíça, fundada em 1904 e sediada em Zurique. É composta por 208 federações nacionais e tem como objetivo, de acordo com os seus Estatutos, a melhora contínua do futebol. A primeira competição ocorreu em 1930, com a participação de 13 equipes convidadas, tendo o Uruguai como país-sede e como campeão. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato.

Foto Google
Taça Jules Rimet
Foto Google

A primeira partida internacional de futebol ocorreu em 1872 entre Inglaterra e Escócia em Glasgow, capital da Escócia, tendo a Escócia empatado com a Inglaterra pelo placar de 0 a 0. Nessa época, o futebol raramente era praticado fora do Reino Unido.
A Itália, primeira bicampeã a defender seu título (vencedora em 1934 e 1938), foi de navio, ao invés de avião, para a Copa do Mundo da FIFA em 1950, em uma viagem de três semanas entre Nápoles e Santos.
O Brasil é a seleção que mais gols marcou na história da Copa do Mundo, com 210 até hoje. O retrospecto do Brasil em Copas do Mundo é impressionante. São cinco títulos, mais do que qualquer outra seleção: 1958, 1962, 1970, 1994, 2002.
A Fédération Internationale de Football Association (FIFA) é uma associação regida pela legislação suíça, fundada em 1904 e sediada em Zurique. É composta por 208 federações nacionais e tem como objetivo, de acordo com os seus Estatutos, a melhora contínua do futebol.

Jules Rimet (14/10/1873 -16/10/1956)
Foi o presidente da Fifa que organizou a primeira Copa do Mundo de futebol da história e tinha por objetivo unir os povos dos dois hemisférios em torno do esporte bretão. Tal objetivo decorria do caráter do francês. 
Rimet, atuava em sua juventude contra as desigualdades sociais, sendo politicamente ligado à democracia cristã.

Taça Jules Rimet
Nome que recebeu o troféu da Copa do Mundo da FIFA até 1970. Nessa edição, o Brasil a ganhou em definitivo por ter conquistado o campeonato pela terceira vez.
Ainda por sugestão de seu idealizador, Jules Rimet, sua posse definitiva ficaria com o país que conseguisse vencer um total de três edições da Copa. A Inglaterra iria sediar o Mundial de Futebol de 1966. A Taça Jules Rimet foi então colocada em exposição no Center Hall de Westminster, em Londres, junto a uma exposição filatélica. Apesar da intensa vigilância, o troféu desapareceu, em 20 de março de 1966.
Em 27 de março do mesmo ano, um senhor de nome David Corbett passeava com seu cão Pickles numa praça do Sul da capital inglesa quando este, farejando um arbusto, localizou o valioso troféu, enrolado por jornais. Como prêmio por sua heróica descoberta, Pickles ganhou, além da fama, o fornecimento de alimento pelo resto da vida, por parte de uma fábrica de comida canina. 
Em 20 de dezembro de 1983 o troféu, que pesava 3,8 kg de ouro, foi roubado no Brasil, e alguns dias depois a imprensa noticiava, com assombro, que o mais importante símbolo das conquistas futebolísticas do Brasil havia sido derretido.

O ano das copas, os vencedores e os países sedes:

1934: Itália - Itália

1938: Itália - França

1950: Uruguai - Brasil

1954: Alemanha - Suíça

1958: Brasil - Suécia

1962: Brasil - Chile

1966: Inglaterra - Inglaterra

1970: Brasil - México

1974: Alemanha Ocidental - Alemanha

1978: Argentina - Argentina

1982: Itália - Espana

1986: Argentina - México

1990: Alemanha - Itália

1994: Brasil - Estados Unidos

1998: França - França


2002: Brasil - Corea do Sul e Japão

2006: Itália - Alemanha

2010: Espanha - Africa do Sul

Durante a Segunda Guerra Mundial as Copas deixaram de ser realizadas.


Vamos começar nosso passeio por:

1 – Manaus

Capital do Estado do Amazonas, destaca-se por ser um centro financeiro, corporativo e econômico, importantíssimo da Região Norte do Brasil. Cidade histórica e portuária, no centro da maior floresta tropical do mundo.


O Estádio de Futebol Arena Amazônia 
Está localizado na área central dessa imensa floresta , rica em belezas naturais, flora e fauna. Foi reconstruído no lugar do antigo Estádio Vivaldão e comporta 44 mil pessoas. Lá acontecerão quatro jogos, todos na primeira fase. O Aeroporto Eduardo Gomes de Manaus foi ampliado e modernizado.

Arena Amazônia
Foto Google

Hotéis
Uma boa idéia para quem estiver de férias em Manaus, é aproveitar para conhecer a floresta e ficar em hotéis dentro da floresta que são maravilhosos.

Anavilhanas Jungle Lodge *****
No coração da Floresta Amazônica Brasileira é um Hotel de Selva, localizado em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas, a 180Km de Manaus, às margens do Rio Negro.
O parque é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, com território distribuído pelos municípios de Iranduba, Manaus e Novo Airão.

Novo Airão - AM -  55 (92) 3622-8996


Anavilhanas Jungle Lodge
Foto Google


Hotel Tropical *****
O Tropical Manaus Ecoresort é um luxuoso resort ecológico, localizado na entrada da majestosa Floresta Amazônica às margens do Rio Negro. Um dos hotéis mais luxuosos na região Norte do País, situado na capital do Amazonas, o maior estado brasileiro, e apenas a 10 km do Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes e a 16 km do centro de Manaus.

Av. Coronel Teixeira, 1320 - Ponta Negra - Manaus -  55 (92) 2123-5000
http://www.tropicalmanaus.com.br


Hotel Tropical
Foto Google


Ariaú Hotel Iranduba Amazonas ****
Único na sua concepção arquitetônica, construído sobre palafitas de madeira à altura da copa das árvores. Integra-se com toda a vida selvagem existente na Selva Amazônica como: macacos de diversas espécies, araras, papagaios, botos cor-de-rosa, entre outros animais da nossa fauna.

Av. Leonardo Malcher, 699 - Centro, Manaus -  55 (92) 2121-5000


Hotel Ariaú Iranduba
Foto Google 


Passeios
Um passeio imperdível é o Encontro das Águas, um belíssimo espetáculo natural.


Encontro do rio Negro e do rio Solimões
Foto Google 


Bosque da Ciência, centro zoológico que abriga animais em extinção, assim como plantas exóticas.

Teatro Amazonas, fundado em 1896, abriga um acervo cultural muito interessante. É a obra arquitetônica mais significativa do período áureo da borracha.

Museu do Seringal, conhecido por poucos, é um lugar maravilhoso, cheio de misticismo e história.

Restaurantes

A Amazônia é famosa pelas diferentes espécies de peixes que oferece em seus cardápios. Os restaurantes de peixes da região são os mais apreciados.

Banzeiro
O peixe Tambaqui é típico e geralmente aparece assado na brasa ou ensopado, na chamada caldeirada. Na versão do Banzeiro a costela do pescado é grelhada na parrilla.

Tacacá da Gisela
Restaurante conhecido por servir o melhor tucupi (líquido extraído da mandioca-brava) e jambú, uma erva que amortece a boca, o caldo leva ainda goma de mandioca e camarão. O mais famoso é no Tacacá que, na Copa, vai abrir das 15h às 23h.


2 ­ – Natal

Capital do Estado do Rio Grande do Norte, foi fundada em 1599, as margens do Rio Potenji . É famosa por suas dunas que atraem muitos turistas. É também conhecida como a "Capital Espacial do Brasil", devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Abriga três das sete maravilhas do Rio Grande do Norte: a Fortaleza dos Reis Magos, o Frasqueirão e o Morro do Careca.

Estádio de Futebol Arena das Dunas         
Simula um grande banco de areia, com capacidade para 40 mil torcedores. Foi erguido no local do antigo Machadão. A luz natural no estádio cria um clima muito agradável. Quatro jogos acontecerão na Arena das Dunas, ainda na primeira fase.

Arena das Dunas
Foto Google


Hotéis
Sehrs Natal Grand Hotel *****
O Serhs Natal Grand Hotel é um complexo hoteleiro inovador, padrão europeu, entre as praias de Ponta Negra e Areia Preta, na Via Costeira de Natal, denominada a Cidade do Sol e segundo a NASA, o ar mais puro do planeta. Dista 500 m do Centro de Convenções de Natal, possuindo um pavilhão de 4.000 m2 e um auditório com capacidade para 800 pessoas.

Av. Senador Dinarte Medeiros Mariz, 6045 - Via Costeira - 55 (84) 4005-2000
http://www.serhsnatalgrandhotel.com
Aquaria Natal Hotel *****
Está localizado na beira-mar da Praia de Ponta Negra. Próximo ao morro do careca, um dos mais famosos cartões postais da capital Potiguar.
O Aquaria Natal Hotel é um dos mais novos Hotéis na área de Ponta Negra e foi projetado para proporcionar aos hóspedes uma bela visão do mar à frente do Hotel.


Av. Erivan França, 152 - Ponta Negra. Natal/RN - 55 (84) 3219-0578
http://www.aquarianatal.com

Passeios

Museu de Cultura Popular 

O objetivo é preservar cultura popular potiguar. Expõe 1.500 peças, de cerca de 400 artistas populares. O visitante ainda pode acessar os "totens eletrônicos", que possibilitam conhecer em textos, fotos e vídeos um pouco da vida e obra dos artistas populares potiguares.

Praça Augusto Severo, Ribeira - 55 (84) 3232-8149


Parque das Dunas
Primeira unidade de conservação ambiental do Rio Grande do Norte. É parte integrante da reserva da biosfera da Mata Atlântica,  reconhecida pela UNESCO, por isso declarada Patrimônio Ambiental da Humanidade e o maior parque urbano do mundo

Praia de Ponta Negra
A Praia de Ponta Negra está localizada no bairro de mesmo nome em Natal.  Praia cercada de vegetação  e dunas de areia. Depois da urbanização, a praia se tornou a mais famosa da capital e a mais visitada pelos turistas.


Praia Ponta Preta
Foto Yeda Saigh - 1977


O maior cajueiro do mundo!
É a árvore mais famosa de Natal e atrai um grande número de turistas.


O maior Cajueiro do mundo
Foto Yeda Saigh - 1977

Praia dos Artistas
A Praia dos Artistas em Natal, é famosa por abrigar o Centro de Artesanato. Um dos sete pontos da Área Especial de Interesse Turístico do litoral.
Fortaleza  dos Três Reis Magos
O Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica administrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Restaurantes

Carne de sol do Lira
Na década de 50, o Paraibano Júlio Lira da Silva, montou uma pequena venda no bairro das Rocas, em Natal. No estabelecimento, Júlio vendia de tudo, inclusive carne de sol, na época, era o único a produzir a carne de sol na cidade. Pouco tempo depois, Júlio abria o primeiro restaurante, onde o carro chefe seria a Carne de Sol.

Rua Potengi, 417, Petrópolis - Natal/RN - 55 (84) 3222-8704


3 – Belém

Conhecida também como Portão de Entrada da Amazônia, proporciona diversas possibilidades de cultura e lazer. A cidade é rica em história, cultura, cores, cheiros, sabores e em natureza, podendo ser observado nos seus diversos pontos turísticos. A capital paraense desponta como grande roteiro turístico do Brasil. O conforto da civilização e o fascínio das matas pode-se encontrar em um só lugar.

Arena Mangueirão - Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença 
A arena teve uma ampla reforma concluída em 2002, sendo informalmente rebatizada como Estádio Olímpico do Pará. Conta com pista olímpica oficial para competições de atletismo e com modernos vestuários equipados com aparelhos de alta tecnologia presentes nos melhores estádios europeus. Possui capacidade para 45.007 espectadores devidamente sentados.

Arena Mangueirão
Foto Google
Hotéis

Radisson Belém*****
Localizado no bairro de Nazaré, um dos mais tradicionais e charmosos da cidade, o Radisson Belém tem fácil acesso aos principais locais de negócios da cidade, além dos pontos turísticos  Ao redor do hotel o hóspede pode encontrar todos os serviços.

Av. Comandante Brás de Aguiar, 321 – Nazaré - 55 (91) 3205-1399
http://www.radisson.com

Hotel Crowne Plaza Belém
Crowne Plaza Belém é um hotel 100% não fumante, que oferece requinte e tecnologia, padrão diferenciado em serviço e atendimento, superando as mais elevadas expectativas. Localizado no centro financeiro, gastronômico e cultural de Belém.

Avenida Nazaré, 375 - Nazaré - 55 (91) 3205-1399

Passeios

Complexo Ver-o-Peso
Formado pelo mercado de peixe e o de carne, a estrutura é toda feita em ferro e foi trazida da Inglaterra. Em 1977, o complexo foi tombado pelo Instituto Histórico e Arquitetônico Nacional IPHAN.


Complexo Ver-o-Peso
Foto Google

Estação das Docas 

Possui um moderno terminal fluvial, o Amazon River, com ancoradouro flutuante, capaz de aportar até quatro embarcações de 70 pés. Diariamente são realizados diversos passeios fluviais pela orla e ilhas de Belém, partindo do Amazon River.


Museu Paraense Emílio Goeldi
Fundado em 6 de outubro de 1866, é a mais antiga instituição de pesquisas da região Amazônica.


Restaurantes

Remanso do Peixe
Numa casa de fundo de vila, sem placa, está um dos melhores restaurantes de Belém. Há 12 anos, fazem as melhores caldeiradas de peixes e camarões, cozidas em Tucupi e Jambú, de sabor inigualável. Como sobremesa um Tiramissú de queijo Marajó que substitui o tradicional Mascarpone.

Travessa Barão do Triunfo, 2590 - casa 64 – Belém - 55 (91)3228-2477

La Traviata
Bom restaurante italiano, boa massa e bons antepastos.
O acento cantineiro do ambiente, com mesas cobertas por toalhas xadrez, se estende ao cardápio, que apresenta massas artesanais em porções fartas, para compartilhar.

Av. Visconde de Souza Franco, 1454 - Nazaré - 55 (91) 3241-3337 

4-Fortaleza

Capital do estado do Ceará. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú. Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local entre 1649 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem". Batizada de Loira desposada do Sol pelos versos do poeta Paula Ney, a metrópole cearense é a terra natal de brasileiros de grande renome como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Capistrano de Abreu, Chico Anysio, Karim Aïnouz, Casimiro Montenegro Filho, Maurício Peixoto.
É a capital brasileira mais próxima da Europa, estando a 5 608 km de Lisboa, em Portugal.

Estádio Castelão

O Castelão será palco de Brasil e México e de seis partidas do mundial. O estádio passou por reformas, visando a segurança. Diferencial: possui cobertura térmica que minimiza os efeitos do calor.


Estádio Castelão
CE.foto minutoligado.com.br

Hotéis
Gran Marquise Hotel
 *****
Localizado a 7 km do centro, no bairro de Mucuripe. O hotel possui piscina e quartos com ar-condicionado.

Av. Beira Mar, 3980 - Mucuripe - Fortaleza CE - 55 (85) 4006-5000
http://www.granmarquise.com.br


Seara Praia Hotel *****
O Seara Praia Hotel, em Fortaleza, está situado na beira mar, próximo da Praia de Meirelles. O hotel também dispõe de personal health club, sauna, sala kids e copa baby.  O Seara Praia Hotel também conta com o Restaurante Azul de Prata que oferece a sofisticação da culinária francesa e os bares Galápagos ‘s Lobby Bar e Acquamarine Pool Bar.

Av. Beira Mar, 3080 - Meireles, Fortaleza/Ceara - 55 (85) 4011-2200
http://www.hotelseara.com.br/homePasseios

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 
É atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.

Beach Park
É um complexo turístico em Fortaleza na praia de Porto das Dunas, a 16 Km de Fortaleza. Uma estrutura completa de lazer composta pelo parque aquático, quatro Resorts, além de restaurantes e serviços. Um hotel bem grande em frente a praia, confortável para levar crianças.

Emcetur
A Antiga Cadeia Pública é um edifício de meados do século XIX que se converteu no Centro do Turismo da Cidade, sede do Museu de Arte Popular e do Museu da Mineralogia, entre outras coisas. Idealizada pelo engenheiro Manuel Castro de Gouveia em meados dos anos 50, o prédio da Antiga Cadeia Pública foi desativado em função da construção do Instituto Penal Paulo Sarasate, alguns anos mais tarde Encetur (antiga cadeia). O artesanato é muito forte de toda a região do Nordeste, dá para fazer compras ótimas.

Museu do Ceará de Fortaleza
Com um acervo de mais de 13 mil peças distribuídas em três importantes coleções, Paleontologia, Arqueologia, Antropologia Indígena e Mobiliário. Exibe também exposições temáticas permanentes, com temas de interesse da história do Ceará, tais como os poderes constituídos, as lutas e revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense.

Casa de José de Alencar
Nessa casa nasceu José de Alencar, em 1829. Construída no século XVIII, o local tem, uma casa simples que mantêm seu desenho original, uma biblioteca, uma pinacoteca, um restaurante, ruínas históricas e museus. Tombada pelo Patrimônio Histórico em 1968, a casa é um retorno à infância e às histórias de José de Alencar.

Praia do Iguape.
A histórica praia do Iguape possui uma excelente estrutura para atender aos turistas, com ótimas pousadas, barracas e restaurantes na praia. Em uma barraca simples a beira mar, pode-se comer uma excelente lagosta, com molho de côco e camarões. As praias do Presídio, Barro Preto e Batoque, também tem ótimos restaurantes à beira mar, com especialidades da melhor cozinha cearense.

Restaurantes

Sandra
Fica no alto de um morro, na Praia do Futuro, de onde se aprecia uma paisagem magnífica. Comida deliciosa num ambiente agradável, com um terraço repleto de samambaias penduradas no teto, que dão um efeito maravilhoso!

Foto – Restaurante da Sandra - Praia do Futuro

Côco Bambú de Fortaleza
Especializado em frutos do mar, ambiente agradável, pratos atraentes e saborosos.

Rua República da Armênia, 1150 - Parque Manibura - 55 (85) 3476-9650

Bargaço
Marco da comida baiana e frutos do mar no Brasil,  o restaurante possui várias filiais espalhadas pelo país. 


O nome Bargaço surgiu do resultado de um erro de um pintor analfabeto que escreveu na placa de identificação Bargarçõ em vez de Bargaçon. Por falta de dinheiro para repintar a madeira para refazer a placa,  o chef Leonel da Rocha  resolveu aproveita-la excluindo o til. O primeiro cliente só entrou 11 dias depois. Hoje, é referencial de qualidade na gastronomia do país.

Av. Beira Mar, 3821-A - Meireles Fortaleza - 55 (85) 3263-1530 bargacoce@restaurantebargaco.com.br


5-Recife

Conhecida como a Veneza brasileira. Uma das regiões mais antigas das Américas e principal centro financeiro do Brasil Colônia até meados do século XVIII. Recife é realmente a Veneza brasileira, seus rios e canais lhe dão uma grande beleza e elegância, diferenciando-se das outras capitais nordestinas.


Arena Pernambuco Estádio Itaipava
Entre os cinco maiores estádios da copa, o Itaipava Arena Pernambuco, foi inaugurado em 2013. Tem capacidade para acolher 46.000 torcedores. Construído em São Lourenço da Mata, zona metropolitana do Recife.

Arena Pernambuco Estádio Itaipava
Foto Google

Hotéis
Hotel Atlante Plaza ****
Localizado à beira mar da praia mais badalada da capital pernambucana, Boa Viagem, proporciona uma vista privilegiada, com três elevadores panorâmicos na fachada que deixam os turistas em êxtase diante da fotografia da orla. 
O hospede conta com todos os serviços e área de lazer completa, com fitness, piscina, salão de beleza e spa.
Próximo ao Aeroporto de Guararapes, ao Shopping Center Recife.


Av. Boa Viagem, 5426 – Boa Viagem - 55 (81) 3302-3333


Mar Hotel Conventions ****
Localizado no bairro nobre de Boa Viagem. Próximo ao aeroporto e ao centro da cidade, satisfaz aos hóspedes mais exigentes no quesito acesso. Tem uma área lazer composta por uma ampla piscina com cascatas, paisagismo assinado por Burle Marx e academia de ginástica. O hotel disponibiliza internet gratuita aos seus hóspedes.
Rua Barão de Souza Leão, 451 - Boa Viagem - 55 (81) 3302-4444


Passeios

Olinda
Uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil e a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, Olinda foi o segundo centro histórico do país a receber tal título, em 1982, após Ouro Preto.

Ponte Maurício de Nassau
Uma ponte sobre o Rio Capibaribe, inaugurada em 1643, ainda na época em que o Conde Holandês Maurício de Nassau, vivia em nossa terra.


Praia da Boa Viagem
É a praia mais conhecida de Recife, tem uma bonita orla à beira mar com os hotéis mais famosos e bons restaurantes.


Instituto Ricardo Brennand
O Instituto Ricardo Brennand é uma instituição cultural, fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand. O instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por três prédios Museu Castelo São João, Pinacoteca e Galeria, circundados por um vasto parque. Recomendo muito essa visita!


Alameda Antônio Brennand, Várzea - (81) 2121-0352


Instituto Ricardo Brennand
Foto Google

Restaurantes

Maxime
Um restaurante na Praia de Boa Viagem, um barraco à beira mar, especializado em crustáceos, simples, mas com um cardápio maravilhoso.

Avenida Boa Viagem, 21 - Boa Viagem - 55 (81) 3465-1491

Buraco da Otília
Pratos típicos do litoral Pernambucano como sarapatel, pirão, feijoada, galinha de cabidela, galinha ao molho pardo e mais uma porção de comidas gostosas da culinária regional.


Rua da Aurora, 1231 - Recife - 55 (81) 3231-1528

6 – Salvador

Fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, foi a primeira capital do Brasil Colônia.  Salvador é conhecida pela sua gastronomia, música e arquitetura. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira. O Centro Histórico de Salvador no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985.

Estádio Arena Fonte Nova
Conhecido como Estádio Octavio Mangabeira, inaugurado janeiro de 1951, fechado em 2007 e demolido três anos depois. Remodelado, é coberto por um telhado de metal leve e abriga um restaurante panorâmico, um museu do futebol, estacionamento, lojas, uma sala de concertos e muito mais.


Estádio Arena Fonte Nova
Foto Google

Hotéis

Pestana Convento do Carmo
Está localizado no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, centro Histórico da cidade de Salvador, classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.
O Convento, inicialmente construído em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas foi, ao longo dos séculos, palco de grandes acontecimentos da história do Brasil. E hoje, após uma cuidadosa e detalhada restauração, se tornou o primeiro hotel histórico de luxo no Brasil.

Rua do Carmo, 1 - Santo Antonio Além do Carmo - 55 (71) 3327-8400


Pestana Convento do Carmo
Foto Google


Pousada do Pilar
Além de estar no centro histórico de Salvador, esta pousada bem decorada tem vista para a Baía de Todos os Santos e é muito simpática. Não deixe de admirar os dois claustros do Convento que estão muito bem conservados, um é do século XVII e o outro do século XVIII, onde fica a piscina. É uma boa pedida fazer uma pausa na hora do almoço, aproveitar para se refrescar e comer uma salada na piscina do hotel.

Rua Direita do Santo Antônio, 24 - Santo Antônio - 55 (71) 3241-2033


Pousada do Pilar
Foto Yeda Saigh

Passeios

Pelourinho
É o nome de um bairro de Salvador, muito simpático de passear e conhecer as lojinhas que tem em volta. Fica no Centro Histórico da cidade, do lado do Hotel Convento do Carmo, e é um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Pelourinho
Foto portosalvador.com

Igreja e Convento de São Francisco
Importantes edificações históricas da cidade de Salvador. Localizadas no coração da cidade, foram construídas entre os século XVII e XVIII e são consideradas uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco Brasileiro, apresentando, em especial a igreja, uma faustosa decoração interior. Foram tombados pelo Iphan e, classificados como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, e fazem parte do Centro Histórico de Salvador, que hoje é Patrimônio da Humanidade.
Igreja e Convento de São Francisco
Foto Yeda Saigh

Igreja do Bonfim
A Lavagem do Bonfim deve reunir 1 milhão de pessoas em Salvador. O evento é considerado a principal festa religiosa da Bahia e é realizado desde 1754. Não se esqueça de comprar as fitas milagrosas!

Igreja do Bomfim
Foto Yeda Saigh

Museu Carlos Costa Pinto
Foi inaugurado em 05 de novembro de 1969. O acervo de arte decorativa apresenta 3.175 peças divididas em 12 coleções. Deixado pela família, é um casarão enorme, com pratas, jóias, porcelanas, tudo maravilhoso.

Museu Sacro
Rico e muito bonito, um casarão enorme com uma vista sensacional para a baía.

Solar do Unhão
Um conjunto arquitetônico, integrado pelo Solar, pela Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique com tanques. O conjunto atualmente sedia o Museu de Arte Moderna da Bahia.

Restaurantes

Paraíso Tropical
O chefe Beto Pimentel, por ser fazendeiro, utiliza em suas receitas ingredientes frescos como a cítrica e o verdinho Biri-biri, pitanga e maturi, nas receitas de Siri Mole e outras de frutos do mar.
Rua Edgard Loureiro, 98-B – Resgate - 55 (71) 3384-7464

Restaurante Amado
Restaurante contemporâneo e brasileiro. Em seus vários ambientes, com vista deslumbrante para a Baia de Todos os Santos, tem sempre gente elegante, bonita e descolada.

Avenida Lafayete Coutinho, 660 - Comércio - 55 (71) 3322-3520

– Belo Horizonte

Capital de Minas Gerais, cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro. Sofreu um acelerado crescimento populacional, chegando a mais de 1 milhão de habitantes com quase 70 anos de fundação. É palco de eventos de grande repercussão, como o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa. 


Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão
Nome dado em homenagem ao então Governador Jose de Magalhães Pinto. Com capacidade para 90.000 torcedores. Sua construção levou seis anos para ser concluída.
O Estádio recebeu no dia 24 de junho, a visita do Príncipe Harry que veio prestigiar o jogo da seleção Inglesa contra a Costa Rica na Copa de 2014

Estádio Mineirão
Foto Google

Hotéis
Ouro Minas Palace Hotel *****
Localizado no bairro de Palmares e próximo ao Minas Shopping, é o único hotel 5 estrelas da Capital Mineira. A estrutura do hotel disponibiliza salão de beleza, apartamentos antialérgicos, andar para não fumantes, menu de travesseiros, fitness center, piscina térmica, saunas health center, room service 24 horas e caixas rápidos de bancos. O Ouro Minas está cerca de 5 km do Aeroporto da Pampulha, 35 km do Aeroporto Internacional de Confins e 6,5 km do Estádio do Mineirão.
Av. Cristiano Machado, 4001 - Ipiranga - 55 (31) 3429-4001

Promenade BH Platinum ****
Apart Hotel, situado próximo à Praça Carlos Chagas, em uma localização privilegiada no bairro nobre de Lourdes a poucos passos de diversos bares e restaurantes da região. Ocupa um edifício elegante e conta com diversas comodidades, como piscina, banheira de hidromassagem, sauna e academia.

Av. Olegário Maciel, 1748  BH

Passeios

Museu de Arte da Pampulha
É parte integrante do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, antigo Cassino e mostra os mais diferentes conceitos de arte no seu acervo, principalmente obras contemporâneas.

Av. Dr Otacílio Negrão Lima, 16585 - Belo Horizonte - MG - 55 (31) 3277-7946

Museu de Artes e Ofícios - MAO
Situado na antiga estação de trem, é um espaço cultural com um acervo que representa o universo do trabalho das artes e ofícios do Brasil. O encontro do trabalhador com sua historia e seu tempo. Com um acervo de 2200 peças, a coleção foi iniciada pelo empresário Flávio Gutierrez há mais de 40 anos que incutiu em sua filha Ângela, hoje também empresária, o gosto por peças que não estavam nas salas de visita, mas nos porões barracões, cozinhas e galpões abandonados das fazendas que visitávamos. 


Altura do número 412 - Praça Rui Barbosa, 412 – Centro - (31) 3248-8600
www.mao.org.br



Museu de Artes e Ofícios
Foto Google

Mercado Central BH
Desde 1929, ocupa uma área nobre central da cidade. Lá se encontra de tudo, de hortifrutigranjeiros, a produtos da terra, queijos, os famosos doces mineiros, ervas e raízes. São mais de 400 lojas.
Savassi
Bairro nobre na região Centro-Sul de Belo Horizonte, famosa pelos bares, restaurantes e grande variedade de comércio. Muito charmosa e visitada por turistas de todo o mundo.

8 –­ Rio de Janeiro

Capital do Rio é a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo, conhecida no exterior como a maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina. O Rio de Janeiro é também conhecido por Cidade Maravilhosa, e seus habitantes cariocas. Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para a recém-construída Brasília. 


Estádio do Maracanã 
Estádio Jornalista Mario Filho é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé. Considerado o Templo do Futebol, a fachada, tombada, não pode ser modificada.


Estádio do Maracanã
Foto Google


Hotéis

Copacabana Palace
Luxuoso e famoso hotel localizado em frente à Praia de Copacabana. Foi construído pelo empresário Octávio Guinle e Francisco Castro Silva entre 1919 e 1923, atendendo a uma solicitação do então presidente Epitácio Pessoa (1919-1922), que desejava um grande hotel de turismo na então capital do país. Executado pelo arquiteto francês Joseph Gire, que se inspirou em dois famosos hotéis da Riviera Francesa: o Negresco, em Nice, e o Carlton, em Cannes.
Em 1985, projetou-se a sua demolição. No entanto, o Copacabana Palace tornou-se patrimônio histórico, sendo tombado. Em 1989, a família Guinle, vendeu-o ao grupo Orient-Express Hotels, que reabilitou o Copacabana Palace, modernizando as antigas instalações sem descaracterizá-las.

Avenida Atlântica, 1702 - Copacabana, Rio de Janeiro - 55 (21) 2548 7070



Hotel Copacabana
Foto Pedro Andrade


Pestana Rio Atlântica Hotel ****
Com uma vista deslumbrante sobre a praia de Copacabana, uma das praias mais famosas do Brasil, está o emblemático hotel Pestana Rio de Janeiro  Perfeito para todo o tipo de turistas, desde aquele que pretende apreciar as belas praias, aos que se interessam pela cultura e desporto.
No SPA são feitas massagens com óleos essenciais e os hóspedes podem usufruir da piscina panorâmica, do ginásio moderno, do jacuzzi e do solário.
Aproveite para saborear a excelente cozinha portuguesa no restaurante Cais da Ribeira ou desfrutar de música ao vivo e cocktails exóticos no bar do átrio. Se vier em viagens de negócios aproveite o fantástico centro de convenções.
Avenida Atlântica, 2964 - Copacabana - 55 (21) 25486332

Cesar Park Ipanema *****
Situado em frente à Praia de Ipanema, um dos bairros mais sofisticados do Rio de Janeiro, possui várias opções para relaxar, como: sala de massagens, sauna, piscina ao ar livre e uma academia que possui deslumbrante vista para o mar., alem de salas de eventos modernas e versáties O hotel oferece 221 quartos com vista para as melhores paisagens do Rio de Janeiro: as praias do Arpoador, Ipanema e Leblon, e o imponente Morro Dois Irmãos Os restaurantes Galani e Lobby Bar oferecem o melhor da cozinha brasileira criativa, com variados e saborosos pratos.

Avenida Vieira Souto, 460 - RJ - 55 (21) 2525-2525


Passeios

Pão de Açúcar
Uma formação rochosa situada na entrada da baía de Guanabara, entre o morro Cara de Cão e o morro da Urca. Possui 396 metros de altura. Originária do granito, estima-se que tenha sido formado há mais de 600 milhões de anos. Há várias versões sobre a origem do nome. Uma das mais conhecidas indica os portugueses como responsáveis. Durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica (para transportá-los para a Europa), denominada "pão de açúcar". A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.

Avenida Pasteur, 520 - Urca, (21) 2546-8400

Cristo Redentor
Monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro de Santa Teresa, no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar.
Todos os anos, mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país.
O passageiro faz um passeio através da história do Brasil. Inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, já levou papas, reis, príncipes, presidentes da república, artistas e cientistas em seus vagões. Atravessa a maior floresta urbana do mundo , o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata atlântica, considerado um exemplo de preservação da natureza. O trem é elétrico e, por isso, não polui; além disso, parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao IBAMA para a conservação da mata.

E não se esqueça de visitar as praias de Ipanema, Leblon, Teatro Municipal, um passeio de jeep tour na Floresta da Tijuca, Quinta da Boa Vista, Biblioteca Nacional e a Ilha de Paquetá.

Restaurantes

Margutta Ristorante
No coração de Ipanema, , o casarão bordeaux é uma excelente escolha para os apreciadores de frutos do mar, risottos e pratos sofisticados. Restaurante, elegante e ao mesmo tempo despojado e agradável, através das charmosas janelas.

Av. Henrique Dumont, 62
 - Ipanema - 

55 (21) 2259-3718
margutta@margutta.com.br


Olympe Restaurant 1
Claude Troisgros  faz parte de uma geração de chefes franceses, revolucionou a  cozinha francesa combinando nossos ingredientes. Misturas como foie gras com palmito e rapadura, salmão cru com melancia e nori, criam uma atração especial. Os clássicos permanecem no cardápio.

Rua Custódio Serrão, 62 Jardim Botânico - 55 (21) 2537-8582

1 - Amaral, Ricardo. Boni . " Guia dos Guias". Casa da Palavrava, 2013 


9 – São Paulo

Fundada em 1554 por padres jesuítas, tem significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul.  É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul e a mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª mais globalizada do planeta. São Paulo é a sétima cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 20 milhões de habitantes, é a oitava maior aglomeração urbana do mundo.

Arena Corinthians - Itaquerão
Fomos conhecer o estádio e assistir ao jogo Inglaterra e Uruguay,  e está uma espetáculo! Parece até um hotel de muitas estrelas: escadarias de mármore, várias lanchonetes, todas muito boas, serviço de primeira e a visibilidade que existe da platéia para o gramado é fantástica. Finalmente os corinthianos tem um estádio de altíssima categoria. Destaca-se pela cobertura sustentada por duas colunas e imenso vão livre.

O acesso a esse monumento é bem mais prático do que foi ventilado. Toma-se trem ou metrô que parte da Estação da Luz e em 20m chega-se lá, tudo muito bem sinalizado. Vale muito a pena ir assistir a um jogo na Arena Corinthias.

Arena Corinthians- Itaquerão
Foto Google 
Hotéis

Renaissance  São Paulo *****
Localizado na exclusiva área dos Jardins, com muito estilo, oferece serviços e comodidades  especiais. Desfrute lounges elegantes, restaurantes e bares convidativos, serviço de concierge excepcional e instalações sofisticadas e modernas nos apartamentos, Design expressivo, refeições criativas e serviço atencioso fazem com que o Renaissance seja incomparável. 
Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César - 55 (11) 3069-2233 

Tivoli São Paulo – Mofarrej *****
Localizado no  bairro dos Jardins, a um quarteirão da Avenida Paulista, no coração da cidade. Quer esteja numa viagem de negócios ou de lazer, tem tudo para uma estadia inesquecível. O hotel tem a maior suite presidencial da América Latina.
Para os amantes da boa mesa o luxuoso Restaurante Arola Vintetres, no 23.º andar do hotel , tem  uma magnífica vista sobre a Avenida Paulista.
Aproveite e vá ao teatro, conheça os museus da cidade, sinta o cheiro das
madeiras e flores do Brasil, perca-se nas lojas, tudo muito próximo ao hotel.


Alameda Santos, 1437 Cerqueira César 55 (11) 3146-5900 experienceteam.htsp@tivolihotels.com

Hotel Unique *****
Visualmente deslumbrante pela arquitetura elaborada por Ruy Ohtake. Elegante e contemporâneo no design de João Armentano, ímpar em sua gastronomia inovadora, apresentada pelo Chef Emmanuel Bassoleil, no Skye, um dos restaurantes mais charmosos do mundo. 

Inspirador, o Unique é um lugar onde arquitetura, arte, design, moda, gastronomia, música e um serviço dedicado encontram-se para encantar cada visitante.

Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 4.700 – Jardins - 55 ( 11) 3055 4710

Sem falar numa infinidade de outros hotéis de menos luxo, porém igualmente bons tais como:  Mercure, Hyatt, Hilton, Sheraton, rede Accord.

Passeios

MASP - Museu de Arte de São Paulo
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 1968, na Avenida Paulista, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. Famoso pelo vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, é considerado um importante exemplar da arquitetura brasileira. Foi fundado em 1947, por iniciativa do paraibano Assis Chateaubriand. O acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista - 55 (11) 3251-5644


MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo
Localiza-se sob a marquise do Parque Ibirapuera, em um edifício projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e reformado por Lina Bo Bardi em 1982 para abrigar o museu. Foi fundado por Ciccillo Matarazzo em 1948.
Mantém o Jardim de Esculturas, um espaço de 6.000 projetado por Roberto Burle Marx, onde são expostas obras do acervo a céu aberto ampliação do acervo.
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n  - 55 (11) 5085-1300
Parque Ibirapuera, portão 3 - atendimento@mam.org.br

Centro Cultural Júlio PrestesSala São Paulo
Encontra-se na antiga Estação de trem Júlio Prestes e foi inaugurado no dia 9 de julho de 1999. A Sala São Paulo, que tem uma capacidade  de 1498  lugares e é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Muitos especialistas consideram a Sala São Paulo uma das salas de concerto com melhor acústica no mundo, comparável à de muitas salas dos Estados Unidos ou da Europa. 

Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elísios - 55 (11) 3367-9500

Restaurantes em São Paulo

Figueira Rubaiyat
A centenária figueira de Bengala (Ficus benghalensis) que empresta seu nome ao restaurante é um ícone da cidade e um orgulho do Grupo Rubaiyat. Nas mesas espalhadas sob os enormes galhos dessa majestosa árvore, no amplo terraço ou nos salões internos você poderá almoçar ou jantar em um dos ambientes mais agradáveis e exuberantes da cidade. É uma churrascaria de alto luxo com uma carne excelente da Argentina, da Austrália, do Uruguai e da própria Fazenda Rubaiyat, além de ótimos frutos do mar grelhados.

Rua Haddock Lobo, 1738 - Jd. Paulista -  55 (11) 3087-1399


D.O.M. 2
Num ambiente requintado e agradável nos jardins, o Chef Alex Atala, elabora  pratos com ingredientes completamente inusitados, como raiz de priprioca,  beldroega (uma erva do norte do Brasil),  maçã do côco, (colhida quando a fruta ainda esta brotando) e a maior curiosidade , um abacaxi enfeitado com formigas.

Rua Barão de Capanema,  529 – 55 (11) 3088-0761

2 - Amaral, Ricardo. " Guia dos Guias". Casa da Palavrava, 2013 

Attimo
Simpático restaurante com sotaque contemporâneo.
A invenção da comida Ítalo- Caipira. Vale começar com a polenta com nuvem de queijo , linguini com vôngole e abobrinhas e porco a caipira em 4 versões, maravilhosas  de difícil escolha.  O nome ,  o logo e a direção de arte foram criadas e presenteadas  por Washiton Olivetto . Vale a pena conhecer.

Rua Diogo Jacome, 241 – Vila Nova Conceição  55 (11) 2339-3250
reservas@attimorestaurante.com.br

10 – Curitiba

Uma das metrópoles brasileiras mais bem planejadas, organizadas e com ótima qualidade de vida. Áreas verdes e uma consciência  ecologia  importante com sua fauna e flora rica e diversificada. Exemplo em soluções de urbanismo e transporte urbano. Influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos, tendência que se nota na maioria da população. Pode-se desfrutar de sua gastronomia diferenciada, da arte e cultura que envolve a cidade e estar em contato com a natureza visitando seus diversos e belos parques, como o famoso Jardim Botânico.

Arena da Baixada- Estádio de Futebol
Com capacidade para 41.000 pessoas, foi totalmente reformada, recebeu novo lance de escadas e o fechamento de suas arquibancadas. Um novo sistema de locomoção dos torcedores para o estádio, vai tornar mais fácil assistir aos quatro jogos que acontecem ainda na primeira fase.



Arena da Baixada - Estádio de Futebol
Foto Google

Hotéis

Radissom Curitiba *****
Localiza-se no Batel, um dos bairros mais charmosos e nobres da cidade. Fica em frente à Praça do Japão, uma homenagem à imigração japonesa em Curitiba. Uma área totalmente arborizada, com opções para caminhada e exercícios ao ar livre.O Aeroporto Internacional Afonso Pena está apenas a 18 Km a sudeste do hotel. No Restaurante Origens o hóspede pode desfrutar de uma gastronomia variada, com pratos internacionais e locais, onde o sabor e a qualidade são os grandes diferenciais. Os serviços de quarto são atendidos durante 24 horas.
Av. Sete de Setembro, 5190 - Batel - 55 (41) 3351-2222

Pestana Curitiba *****
O Pestana Curitiba está localizado na zona do Batel, região mais nobre e cosmopolita da cidade. Junto aos principais centros comerciais, restaurantes e pólos de negócio e turismo, é um dos mais elegantes hotéis da cidade e, embora rodeado por uma paisagem urbana, os hóspedes podem usufruir também de todo o conforto de nosso Spa, seja na piscina interior ou no centro de massagens.
Seu restaurante Cais da Ribeira, eleito pela revista Gula como o "Melhor Restaurante Português", apresenta uma grande variedade dos melhores petiscos da cozinha portuguesa
R. Comendador Araújo, 499 – Centro - 55 (41) 3017-9900

Passeios

Ilha do Mel
um ponto turístico de muita importância no Estado do Paraná. Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado.

Parque Tanguá
Um exemplo de reciclagem do espaço urbano, representa mais uma etapa do projeto de preservação do curso do rio Barigüi, juntamente com os parques Tingui e Barigüi. O parque tem duas pedreiras, unidas por um túnel de 45 metros de extensão, que pode ser atravessado a pé, por uma passarela sobre a água. Tem ainda. pista de cooper, ciclovia, mirante, lanchonete e o Jardim Poty Lazzarotto.

Museu Oscar Niemeyer
Complexo de dois prédios, instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados, é um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte. 

Restaurantes

Durski-Curitiba
Num ambiente elegante, uma comida eslava excelente, com receitas Polonesas e Ucranianas e uma adega considerada uma das melhores do país com 2.000 rótulos .

Rua Jaime Reis, 254 - São Francisco - 55 (41) 3225-7893 www.durski.com.br/

Não deixe de ir a Santa Felicidade, um bairro de Curitiba, famoso por suas cantinas italianas. 

Família Fadanelli
Tradicional e requintada  recebe clientes de paladar exigente, há mais de 20 anos. Combina pratos da cozinha italiana com toques da cozinha internacional.

Avenida Manoel Ribas, 5667 - Santa Felicidade, Curitiba - 55 (41) 3372-1616

Caliceti di Bologna
Comandado pela “Famiglia Caliceti”, se mantém como, um ícone da cozinha italiana . A Cheff “Erminia Caliceti” inova a cada momento tanto no designer das massas como nas criações de pães, molhos e doces.

Al Doutor Carlos de Carvalho, 1367  Curitiba - 55 (41) 3223-7102

11 – Porto Alegre

Porto Alegre nasceu após o tratado de Madri, quando Espanha e Portugal chegaram a um acordo sobre a ocupação das terras  que deram origem  ao estado do Rio Grande do Sul. Foi povoado inicialmente por algumas famílias portuguesas, às margens do Rio Guaíba.  Descendentes de outros países também chegaram e tornou-se reconhecida como cidade multicultural, pelos diferentes costumes de seu povo.

Porto Alegre
Foto Google


Estádio Beira Rio de Porto Alegre
Estádio José Pinheiro Borda, Gigante da Beira-Rio ou simplesmente Beira-Rio,  está localizado às margens do lago Guaíba. O nome Beira-Rio surgiu de um engano: na época pensava-se que o Guaíba era um rio, quando na verdade trata-se de um lago.


Estádio Beira Rio de Porto Alegre
Foto Google

Hotéis
Plaza San Raphael *****
Um dos hotéis mais antigos de Porto Alegre e continua muito bom. Conta com o maior Centro de Eventos em hotel do Rio Grande do Sul. Da cobertura tem-se uma das mais belas vistas da capital gaúcha; uma raia de 25 metros e hidromassagem com água mineral, fitness center com aparelhagem de última geração e sauna. As excelentes propriedades medicinais da água mineral do Hotel podem ser aproveitadas também em algumas suítes para que o hóspede usufrua de banhos terapêuticos. E, para relaxar ainda mais, que tal um happy hour no 514 Lobby Bar e Restaurante.

Av. Alberto Bins, Nº 514 Centro - Porto Alegre - 55 (51) 3210-8500

Sheratton Porto Alegre Hotel *****
Localizado no Bairro Moinhos de Vento e a 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Próximo ao centro, às instituições financeiras, escritórios comerciais e bancos.
O elegante Moinhos Shopping Center é parte integrante do hotel e muito próximo à Calçada da Fama', a famosa rua dos restaurantes sofisticados e bares da moda.

Rua Olavo Barreto Viana, 18 - Moinhos de Vento 55 (51) 2121-6000

Passeios

Teatro São Pedro
É o teatro mais antigo da cidade de Porto Alegre. Desde o período colonial era sonho do povo gaúcho, ter um teatro pomposo.
A obra levou oito anos para ser concluída, interrompida pela Revolta Farroupilha e finalmente  em 1858, inaugurado. Depois de muitos anos passou por obras, foi reinaugurado e um mês depois , foi tombado pelo governo.

Praça Marechal Deodoro, S/N - Centro Histórico, Porto Alegre

Museu de Arte do Rio Grande do Sul
principal museu do Rio Grande do Sul, pertence ao governo do estado. Conta com acervo de 3.000 obras de artistas consagrados nacional e internacionalmente.

Rua Sete de Setembro - Centro, Porto Alegre - RS - 55 (51) 3227-2311

Fundação Iberê Camargo
Em 1995, no ano seguinte à sua morte, foi criada a Fundação Iberê Camargo, com sede na antiga moradia do artista, no bairro Nonoai, para conservar, catalogar e promover obra de Iberê. Mais tarde, a sede mudou-se para o bairro Cristal, em um prédio projetado pelo renomado arquiteto português Álvaro Siza. O prédio é belíssimo, vale a pena conhecer!!
O acervo contém mais de 5 mil obras do pintor gaucho.

Av. Padre Cacique, 2000 - Cristal, Porto Alegre - 55 (51) 3247-8000


Fundação Iberê Camargo
Foto Google

Feira de Antiguidades e Brique da Redenção
Um ponto tradicional e muito visitado de Porto Alegre. Espaço ideal para colecionadores que procuram peças raras. Aos domingos, no mesmo local, o programa é passear pelo Brique da Redenção, antiguidades, artes plásticas, artesanato e gastronomia.
Começou em março de 1978 com o nome de Mercado de Pulgas, com apenas 40 expositores de antiguidades. Hoje reúne 180 artistas plásticos e colecionadores. Funciona todos os domingos das 9h às 18h.
Avenida José Bonifácio, no Bairro Bom Fim (Parque Farroupilha).


Restaurantes

Chez Felipe
fica numa rua arborizada, num casarão tombado. Além do salão principal , tem mesinhas no jardim, muito simpático. Já é a terceira geração de uma famiíia de cozinheiros . O chef francês Philippe Remondeau, comanda a cozinha.

Avenida Independência, 1005, RS - 55 (51) 3312-5333


Baskaria Pizzas e Calzones
Fernanda, a proprietária da Baskaria é uma moça bonita, e muito trabalhadora. Pizzas super finas, com coberturas típicas bascas e ingredientes nobres são deliciosos. Os calzones também são especialíssimos, com frutos do mar, presunto cru sempre feitos no forno a lenha. Num casarão alegre e colorido, conta com uma pequena exposição de objetos bascos.

Rua Comendador Caminha, 324 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS,
55 (51) 3311-4514


Le Bistrot
No jantar, servem arrojados pratos contemporâneos. No almoço , uma comida mais leve e saudável. Situado no melhor ponto do elegante bairro Moinhos de Vento.

Rua Fernando Gomes, 58-Moinhos de vento - Porto Alegre - 55 (51) 3346-3812
http://www.lebistrot.com.br

12- Brasília - Distrito Federal

Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. A cidade está localizada no Planalto Central. É a quarta cidade brasileira mais populosa e a maior cidade do mundo construída no século XX.


Estádio de Futebol Mané Garrincha
Homenageia o grande craque de décadas passadas e é o favorito do secretário da FIFA , Sr. Jérome Valcke. Amplo, com capacidade para cerca de 70.000 pessoas, prático e moderno, será palco das oitavas e quartas de final, além do terceiro lugar, num total de sete jogos

Asa Norte, Brasília - DF


Estádio de Futebol Mané Garrincha
Foto Google

Passeios
Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, localizada em Brasília.

Congresso Nacional
Órgão constitucional federal, que exerce as funções do Poder Legislativo, elaboram , aprovam leis e fiscalizam o Estado Brasileiro.

Congresso Nacional
Foto Google

Palácio do Planalto
Nome oficial do Palácio dos Despachos da Presidência da República Federativa do Brasil. É o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do Brasil.


Palácio do Planalto
Foto Google

Palácio Itamaraty
Também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, localizada em Brasília.


Oscar Niemeyer Arquiteto
Niemeyer, o famoso arquiteto que construiu Brasília, uma cidade planejada, a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época.

Restaurantes

Oscar
O Restaurante Oscar no Brasília Palace Hotel é uma homenagem aos traços do arquiteto Oscar Niemeyer, e busca aliar sofisticação e simplicidade. Verdadeira comida italiana com toque de sofisticação.

SHTN Trecho 2, 1 - Asa Norte, DF - 55 (61) 3306-9060



Bar do Alemão

O Bar do Alemão de Brasília deu início a suas atividades em 01 de Maio de 2013, homenageando o Dia do Trabalhador.  Pratos típicos alemães da melhor qualidade, fazem parte do cardápio do famoso bar.

SHTN Polo 03 - Trecho 01 - Lote 09 - Asa Norte 
- 55  (61) 2109-8700

Museu Pelé

Acabou de ser inaugurado em Santos o museu do Pelé, por vontade do próprio jogador: foi inaugurado depois de seis anos, desde a idéia inicial até a conclusão do projeto. Os investimentos totalizaram R$ 50 milhões, contando também com a participação de 28 empresas privadas.
Localizado no bairro do Valongo, um dos mais antigos da cidade, o museu aproveita a arquitetura de um casarão que estava em ruínas para abrigar as 2.545 peças que contam a história de Pelé. Dessas, 180 itens fazem parte do arquivo pessoal do atleta e ficarão expostas permanentemente no museu.

Os visitantes do Museu Pelé, podem usar uma nova maneira de chegar ao mais novo ponto turístico de Santos. O Bonde Museu Pelé fará o trajeto turístico no centro da cidade e, em 40 minutos, levará os turistas em vários pontos históricos.

Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre, nº 2, Valongo – Centro Histórico


Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha 1h antes do término.


Para finalizar um pensamento de um famoso e saudoso locutor de futebol Silvio Luiz, quando dizia:

É fogo, torcida brasileira!

Colaboradores:
Flávio Zimmerman
Marina Racy Saad
Raul Saigh