segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Atacama

Ir para o deserto de Atacama no Carnaval pode ser uma ótima idéia. 

Uma imensidão de terra repleta de paisagens surreais e de mistérios, que provoca todos os nossos sentidos, captando a energia e as vibrações do lugar.

Localizado na região norte do Chile tem 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, chove muito pouco na região. As temperaturas neste deserto variam entre 0ºC à noite e máxima 30ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é San Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3.000 habitantes e está a 2.443 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro. San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.

Existem duas opções para chegar: dormir em Santiago é mais tranqüilo, ou ir diretamente para Atacama. Escolhi a primeira opção.


1 ºdia

Em Santiago, sugiro ficar no Hotel Marriott, que é muito bom (nessa época do ano, por causa do horário de verão Santiago é uma hora a menos que o Brasil). Na chegada, o hotel oferece um sanduíche de salmão e um copo de champagne.


2º dia

Na manhã seguinte, passear no Shopping Parque Arauco, muito bonito e um dos melhores de Santiago. Dar uma volta pelos bairros mais interessantes de Santiago, como o Las Condes que tem casas lindas e muito verde. O guia virá buscar às 14h30 para o aeroporto: o vôo até a cidade de Calama é de duas horas. Na chegada, um guia do hotel Explora já está a espera com uma van para rodar 70 km até San Pedro de Atacama. O hotel é deslumbrante, uma arquitetura que se encaixa perfeitamente na paisagem desértica. Quando você chega não percebe, mas a medida que vai conhecendo o hotel por dentro é de tirar o fôlego. Nada agride a bela paisagem. Os quartos são muito confortáveis e a decoração é perfeita, com tecidos de algodão xadrezes artesanais lindíssimos, com redes e peças de cerâmica indígenas. Em resumo, a arquitetura e a decoração respeitaram o meio ambiente de uma maneira muito agradável. 



Hotel Explora


O Hotel Explora está localizado entre o oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, num dos mais belos e únicos cenários do mundo. Trata-se de uma experiência única. Os guias são super especializados e experientes e marcam um encontro toda tarde no bar para cada um ver a programação que quer fazer. 


Heidi, nossa guia


O hotel é ao lado de San Pedro de Atacama, um pueblo muito pequeno, com casas de barro muito simples. Depois de escolher a guia e combinar o programa para o dia seguinte, a pedida é tomar um drink e jantar no restaurante, que é ótimo. Depois do jantar, subir para o solarium e admirar a noite estrelada do deserto: imperdível!


Hotel Explora

3º dia

Pela manhã, passeio em Las Cornizas, indo de van até um ponto determinado e depois caminhar mais uma hora e meia a pé. É lindo!! Depois, descer escorregando pelas dunas, que é uma delícia e muito devertido. O duro depois é tirar a areia que entra por todos os poros do corpo.


Las Cornizas


O hotel tem quatro piscinas e quatro saunas, vale a pena tomar um belo banho de piscina na hora do almoço, que é o horário mais quente e fazer uma sauna.


Piscina hotel


A tarde fazer um tour pelo Museu e pelo sítio arqueológico, que são muito interessantes. Localizado em San Pedro de Atacama, é um museu de acervo arqueológico fundado pelo padre belga Gustavo Le Paige em 1957. Possui uma coleção com mais de 300.000 peças de cerâmica, fragmentos de tecido, múmias e material arqueológico descobertos na área local.


4º dia

De manhã cedo, fazer dois passeios imperdíveis: o Vale da Morte e o Vale da Lua. O mais incrível no vale da morte é sentir a magia e a beleza do deserto: o ar límpido permite ver vulcões a quilômetros de distância na planície por onde circulam lhamas livremente. No Vale da Lua, a visão mais impressionante é uma formação rochosa conhecida como Anfiteatro. É super diferente e muito bonito: parece uma paisagem lunática.


Vale da Lua


Um tour a tarde pela Quebrada Kira, é um passeio fascinante pela beleza da natureza, são formações rochosas impressionantes.

Quebrada Kira


5º dia


Acordar às 4h30 da manhã para ir aos Geisers de El Tatio a apenas 40 kms de San Pedro. Chega-se ao amanhecer. É bárbaro! A guia montou uma mesa com toalha xadrez com um café da manhã delicioso! Croissants quentinhos, pãezinhos variados com geléia, queijo presunto, bolos. Os geisers são incríveis: é uma formação geológica a 4.200 mts, fica saindo fumaça e água fervendo a 86ºC o tempo todo. Todo cuidado é pouco! A borda é mole, admire de longe, porque segundo a guia, já ocorreu casos de turistas desavisados caírem lá dentro e ficarem gravemente feridos. De lá, ir para as Termas de Puritama: são quatro piscinas de água quente, onde se pode tomar banho, é genial! O Hotel Explora construiu banheiros e um caminho de madeira para a travessia para o conforto dos seus hóspedes. As guias montaram um lanche bárbaro, salmão, queijos, vinhos, e até champagne!! Um luxo!!




Geisers


Geisers


Ir ao pueblo Toconao, visitar uma igreja e dois artesanatos locais. Às seis da tarde visitar o Salar de Atacama: é um lago de sal seco a 55kms ao sul de São Pedro com mais de 3.000 km2 de área, a 2.300mts do nível do mar. No caminho fica a lagoa Chaxa e a Reserva Ecológica Natural Los Flamencos. É uma maravilha ver os flamingos andando pelas salinas, eles são cor de rosa!! 


Salar de Atacama


A paisagem é maravilhosa, tudo pedra e sal. Em algumas partes ainda tem água. Uma passarela no caminho com cartazes contando a história.


Cartaz sobre Flamingos


6º dia

Fazer um tour de bicicleta. É um passeio gostoso!! Tomar um banho de piscina e almoçar com a vista do vulcão. Pode-se fazer um tour no vulcão Licancabur, mas demora um dia inteiro e é muito puxado, altura de mais de 5.000 mts. Voltar para Santiago a tarde e jantar no restaurante Puerto Fuy, uma indicação excelente: comida deliciosa, o ceviche estava perfeito!


7º dia

Sair de manhã para visitar dois museus muito interessantes: o Museu Pablo Neruda La Chascona e o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana.

Em 1953, Neruda constrói sua casa em Santiago, apelidada La Chascona, inspirado nos grandes cachos dos cabelos de Matilde sua amante. O Museu La Chascona, declarado Monumento Histórico em 1990, possui uma curiosa e particular arquitetura (baseada em barcos), que obriga a quem visita, percorrer seus charmosos jardins. Em seu interior pode-se ver objetos valiosos, que pertenceram ao poeta. Lá também se encontra grande parte de sua pinacoteca, composta por quadros de Diego Rivera, Siqueiros, Fernand Léger, José Pancetti, Mario Carreño, Picasso, entre outros.

Sugiro para quem ainda não viu, assistir o filme O Carteiro e o Poeta (Il Postino, 1994), que conta a história de Pablo Neruda numa ilha na Itália com sua terceira mulher Matilde. No filme, Neruda torna-se amigo de um carteiro, que lhe pede para ensinar a escrever versos para poder conquistar uma bonita moça do povoado.




Museu La Chascona


O Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana possui uma coleção de peças de metais, cerâmicas e tecidos provenientes das diversas culturas e civilizações pré-colombianas das América Central e da América do Sul. Uma vitrine com algumas cerâmicas marajoaras do Brasil. Os objetos de pedra e cerâmica são as únicas coisas que sobreviveram à ação destrutiva da humanidade. A cerâmica, em particular, foi decorada com uma combinação de várias técnicas, como a incisão, gravura, pintura e modelagem.

Voltar para São Paulo com a certeza de ter feito uma viagem maravilhosa!



Para finalizar um pensamento de Pablo Neruda:

"Dois amantes felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem tantas vezes enquanto viverem,
são eternos como é a natureza".



Serviços:

Santiago Marriott Hotel

Av. Presidente Kennedy 5741
Santiago, Chile
Tel: +56 2 426-2000
www.marriott.com/hotels/travel/scldt-santiago-marriott-hotel



Explora Atacama Hotel

Domingo de Atienza S/N
San Pedro de Atacama, Chile
Tel: +56 (2) 946–2950
www.explore-atacama.com
sales@explore-atacama.com



Restaurante Puerto Fuy

Nueva Costanera, 3969
Vitacura, Santiago
Tel: +56 (2) 208-8908
www.puertofuy.cl



Museu La Chascona

Calle Fernando Márquez de la Plata, 192
Santiago
Tel: +56 (2) 777-8741
www.fundacionneruda.org



Museu de Arte Pré Colombiana

Bandera 361
Santiago
Tel: +56 (2) 928-1500
www.precolombino.cl



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

São Paulo III


Essa semana vamos visitar dez dos muitos parques de São Paulo. 


Em janeiro de 2008, a Prefeitura de nossa cidade lançou um programa chamado “100 Parques para São Paulo”. Em diversas regiões de São Paulo foram reservadas áreas verdes para serem transformadas em parques. Em 2005 a cidade tinha 34 parques municipais (15 milhões de m² de área protegida municipal), em 2009 passou para 60 parques (24 milhões de m²) e a meta é chegar a 100 parques em 2012 (50 milhões de m²). Além disso, os parques, estão equilibradamente distribuídos por toda a cidade.



Parque da Aclimação


Após adquirir o Jardim da Aclimação da família de Carlos Botelho, em 1939, a prefeitura de São Paulo praticamente o abandonou. Só 15 anos depois, em 1955, algumas reformas iniciadas por Jânio Quadros foram concluídas. Menos de dez anos depois, em 1960, as reclamações da comunidade recomeçaram. Em 1972, o parque passou por sua última grande reforma. Hoje fazem parte do parque um ancoradouro, uma concha acústica, as pistas de bocha, um novo playground e uma praça esportiva com novos alambrados e arquibancadas. Em 1986, o parque foi tombado pelo Condephaat. Um cálculo simples amparava o pedido dos moradores: em 1939, foram vendidos à prefeitura 182 mil metros quadrados de área verde. Em 1986, restavam 112 mil metros quadrados. Atualmente, o parque recebe de cinco a sete mil pessoas nos fins de semana. em busca de lazer.

Rua Muniz de Souza, 1119Aclimação11 3208-4042

www9.prefeitura.sp.gov.br/sitesvma/100_parques/regiao/centrooeste/index.php?p=108


Parque da Aclimação


Parque Alfredo Volpi


Entre 1971, quando foi inaugurado, e 1988, era chamado de Parque do Morumbi. Um decreto alterou seu nome para Alfredo Volpi, em homenagem ao pintor que ficou conhecido pelos quadros líricos, vários deles retratando bandeirinhas.


Espalhados em sua área de 142 mil metros quadrados há nascentes, três lagos, trilha e pista de cooper para caminhadas. O local oferece também barras e pranchas para exercícios. Para as crianças, além do playground e da área para piquenique, existe a possibilidade de ver como funciona um monjolo de água.
No bosque, vivem espécies de pássaros como pica-pau, martim-pescador, gavião, coruja e beija-flor.

Rua Engenheiro Oscar Americano, 480Cidade Jardim/ Morumbi11 3031-7052

www9.prefeitura.sp.gov.br/sitesvma/100_parques/regiao/centrooeste/index.php?p=109

Parque Alfredo Volpi


Praça Buenos Aires


No bairro de Higienópolis, o espaço foi projetado pelo paisagista francês Bouvard. O parque tem esculturas importantes, uma delas de Caetano Fracaroli, chamada Mãe, vencedora de um concurso nacional em 1964, além de O Tango, de Roberto Vivas, Veado Atacado e Leão Atacado - ambas vindas da França e executadas em bronze. A área conhecida como Praça das mães é local de apresentações culturais. Aparelhos de ginástica, playground, espaço para meditação, caminhadas e relaxamento fazem parte das opções dessa linda praça que os moradores dessa região apreciam muito.

Av. Angélica s/n, altura 1500Higienópolis11 3666-8032

http://www9.prefeitura.sp.gov.br/sitesvma/100_parques/regiao/centrooeste/index.php?p=110

Parque Buenos Aires


Parque Burle Marx


Inaugurado em 1995, o conjunto artístico e paisagístico deste parque ocupa os 138 mil m2 da antiga propriedade do empresário Baby Pignatari. O destaque são os jardins projetados por Burle Marx, para uma casa projetada por Oscar Niemeyer na década de 1950, além do conjunto de esculturas do painel de alto e baixo-relevo, dos espelhos d’ água, dos jardins e das palmeiras imperiais. A casa nunca foi concluída ou habitada e nos anos 1990 foi demolida. Em 1994 foram tombadas pelo Estado de São Paulo duas manchas da Mata Atlântica e os jardins de Burle Marx. Pistas de cooper e caminhada, trilha para passeio pelo meio da mata, aparelhos de ginástica, playground. O local também serve para festas e eventos. Estive em uma festa de casamento que foi maravilhosa! é uma ótima opção fazer festas nesse parque.


Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200Campo Limpo11 3746-7631



Parque Burle Marx


Parque Ibirapuera


O Parque Ibirapuera é o mais importante e famoso parque urbano da cidade. Foi inaugurado em 1954 para a comemoração do quarto centenário. A região alagadiça do Ibirapuera foi parte de uma aldeia indígena na época da colonização. Manequinho Lopes, funcionário público, apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos, cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade. O Parque do Ibirapuera foi o marco das comemorações do IV Centenário da cidade. Coube ao arquiteto Oscar Niemeyer a responsabilidade pelo projeto arquitetônico e a Roberto Burle Marx, o projeto paisagístico, que nunca saiu do papel, sendo escolhido e executado o projeto do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.

Dentro do Parque ainda estão outros monumentos importantes tais como:
o Obelisco de São Paulo e o Monumento às Bandeiras em homenagem aos bandeirantes, de Victor Brecheret. E também o Palácio das Indústrias, hoje Pavilhão Cicillo Matarazzo, atual sede da Bienal de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea (MAC); o Museu Afro Brasil; a Oca e o Museu de Arte Moderna (MAM). De construção mais recente o Viveiro Manequinho Lopes, o Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica. A última construção inaugurada no parque em 2005, projeto de Niemeyer, foi o Auditório Ibirapuera, que constava dos planos iniciais do arquiteto, mas que não havia sido executada.


Av. Pedro Álvares Cabral s/n - Portão 10

Av. IV Centenário - portões 6 e 7A

Av. República do Líbano - portão 7

11 5574-5177/5045/ 5505



Parque Ibirapuera


Parque da Independência


O Parque da Independência, inaugurado em 1988 no Ipiranga, faz parte do patrimônio histórico nacional brasileiro. Abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, os jardins e a Casa do Grito. No Riacho do Ipiranga, D. Pedro I declarou a independência do Brasil em 1822. Um jardim projetado em estilo francês une o museu e o monumento aos outros edifícios existentes no local. O parque é tombado pelo CONDEPHAAT.


Av. Nazareth s/nIpiranga11 2273-7250

http://www9.prefeitura.sp.gov.br/sitesvma/100_parques/regiao/sul/index.php?p=45

Jardim da Luz


Jardim público localizado na avenida Tiradentes, ao lado da Estação da Luz, próximo ao Museu de Arte Sacra de São Paulo e do Departamento Histórico da Prefeitura do Município. No Jardim, encontra-se a sede da Pinacoteca de São Paulo. Originalmente um jardim botânico, o parque foi transformado em jardim público no fim do século XIX. Em 1900 foi inaugurada a sede do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, prédio que hoje abriga a Pinacoteca. Durante grande parte do século 20 o Jardim passou por um grave período de degradação, servindo de zona de prostituição e tráfico de drogas. A situação só mudou através de uma política de revitalização da região central por parte do Governo do Estado, cujos resultados foram, entre outros, a instalação de esculturas ao longo do parque, a reforma da Pinacoteca, um maior policiamento do jardim, valorizando assim a região.


Rua Ribeiro de Lima, 99 / Praça da Luz, s/n Luz11 3227-3545

http://www9.prefeitura.sp.gov.br/sitesvma/100_parques/regiao/centrooeste/index.php?p=114
Jardim da Luz


Parque do Povo


Inaugurado em 2008, graças aos moradores do bairro que conseguiram, depois de muita briga com os ocupantes da área (circo, escola de circo, feira livre etc.). Ocupa uma área de 112 000 metros quadrados próximo à Marginal Pinheiros. Tem pista de caminhada de 1,6 km e uma ciclovia de 1,3 km, além de três quadras poliesportivas, trilhas e uma academia de ginástica. A abertura foi marcada pelo plantio de 231 mudas de árvores e atividades especiais para os visitantes. Mudou a cara do bairro, ficou muito agradável e bonito, deveriam copiar esse exemplo e fazer mais parques em São Paulo.


Rua Brig. Haroldo Veloso, 150Itaim11 3078-6869



Parque do Povo


Tenente Siqueira Campos – Trianon


Inaugurado em abril de 1892 com a abertura da Avenida Paulista o Trianon foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon. O parque acabou ganhando ares de um jardim inglês, pela influência européia da época apesar de sua exuberante vegetação tropical, remanescente da Mata Atlântica. A avenida Paulista já era local para a largada de várias corridas de automóveis e em 1924, foi ali a largada da primeira Corrida de São Silvestre. Em 1924, o parque foi doado à prefeitura, e, em 1931, recebeu sua denominação atual em homenagem a um dos heróis da Revolta Tenentista, Antônio de Siqueira Campos. A partir de 1968, na gestão do prefeito Faria Lima, o parque ganhou a assinatura do paisagista Burle Marx e do arquiteto Clóvis Olga. Recentemente foi tombado pelo CONDEPHAAT e pelo CONPRESP. A estátua do Fauno de Vítor Brecheret, um viveiro de aves, fontes, chafarizes, locais de recreação infantil, é o que oferece o parque hoje no meio da agitada Avenida Paulista.



Rua Peixoto Gomide, 949 - alt. do nº1700 da Avenida Paulista –
Cerqueira César11 3289-2160

http://www9.prefeitura.sp.gov.br/sitesvma/100_parques/regiao/centrooeste/index.php?p=107

Parque Trianon


Parque Villa Lobos


Localizado na zona oeste em Alto dos Pinheiros, o Parque Villa-Lobos, uma boa opção de lazer ao ar livre tem uma área de 732 mil m², com ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de “street basketball” e um anfiteatro aberto com 750 lugares e lanchonete. É também onde fica o Espaço Vida, novo nome do Centro de Educação Ambiental, que promove a formação de professores e a conscientização de jovens, sobre a necessidade de recuperação e preservação dos recursos naturais.


Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001Alto dos PinheirosTel: 11 3023-0316 / 3023-2229

http://www.ambiente.sp.gov.br/parquevillalobos


Parque Villa Lobos


Horto Florestal


O Horto Florestal é um parque no Tremembé na serra da Cantareira. É lá que se encontra a casa de verão do Governador do Estado de São Paulo e as sedes da Policia Militar e Polícia Florestal do Estado. Importante espaço de lazer e cultura, o Parque Estadual “Albert Löefgren”, (nome do fundador) ocupa uma área de 174 halqueires. Oferece ao visitante um contato direto com a natureza, através de fauna (macaco-prego, tucano, gambá, socó, garça, tico-tico, serelepe e martim-pescador) e flora diversificadas. Além disso, conta com palco para eventos, área de piquenique, play ground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. O Museu “Octávio Vecchi”, (Museu da Madeira) inaugurado em 1931, é conhecido internacionalmente por possuir o maior acervo de madeiras da América Latina. Peças de charão e móveis artisticamente entalhados formam a coleção do museu. Ao lado do museu está o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque. Ainda nas proximidades, encontra-se a imagem de São João Gualberto, protetor das florestas do Estado de São Paulo, entronizada no Horto Florestal, em 1957, pelos monges beneditinos de Valombrosa, Itália.


Rua do Horto, 931Horto FlorestalTel: 11 6231-8555

http://www.hortoflorestal.com.br

Horto Florestal


Curiosidade


O metrô de São Paulo concluiu no final de 2010, a primeira fase do programa que incentiva o uso de bicicletas na cidade. São sete novos bicicletários e oito pára-ciclos (estruturas para acorrentar bicicletas), além do serviço de empréstimo de bicicleta. Para viabilizar a ação, o Metrô firmou parceria com o Instituto Parada Vital, que promove o uso da bicicleta para lazer e como meio de transporte alternativo. A exemplo do que ocorre em Paris, uma das cidades pioneiras na implantação desse sistema, o usuário receberá bicicleta, capacete e cadeado, podendo devolvê-los em qualquer bicicletário do sistema até as 20 horas do dia da retirada. Os primeiros 30 minutos serão gratuitos. Após esse período, serão cobrados R$2,00 por hora e diária de R$50,00. Inicialmente, serão 80 bicicletas, distribuídas em oito bicicletários. Para utilizar o serviço, o interessado deverá preencher cadastro, assinar um Termo de Responsabilidade e apresentar o cartão de crédito.



Bicicletário


Universidade Unipaz


Fundada por Pierre Weil em 1987, a Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. O programa “A Arte de Viver em Paz”, foi reconhecido como método holístico de Educação para a Paz pela 26ª Assembléia Geral da UNESCO, em 1991. Hoje a UNIPAZ promove a inteireza do Ser, através da educação para uma cultura de Paz. É formada por sete países: Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Portugal e Reino Unido. Criada por um movimento mundial de pessoas e instituições a Unipaz, trouxe a idéia de semear uma cultura de paz entre os vários segmentos sociais, além de tornar ampla a consciência e promover a integridade do ser, divulgando dessa maneira, o movimento holístico.


A Unipaz é um movimento sem fins lucrativos e oferece cursos super interessantes, cujo objetivo maior é a introdução de uma nova consciência. Esta meta atende ao acordo na Declaração de Veneza da Unesco (1986) e na Carta de Brasília. A última unidade a ser inaugurada foi em São Paulo.

R. Domingos de Morais, 2132 conj.21Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP: 04036-000Fone: (11) 5083-4278contato@unipazsp.org.br

www.unipazsp.org.br


Para terminar, uma frase de Marcel Proust:
"A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas a ver com novos olhos".


Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

São Paulo II





Hoje vamos escrever sobre ir as compras em São Paulo.


São 200 Shoppings Centers na nossa cidade, além de várias ruas repletas de boutiques super chiques em presentes, roupas, acessórios e alimentos para todos os gostos.


1 - Shopping Iguatemi

É sem dúvida o mais antigo e também muito bem frequentado até hoje. Fica na avenida Brigadeiro Faria Lima (antiga rua Iguatemi), na região dos Jardins, e foi inaugurado em novembro de 1966. Considerado o primeiro shopping da cidade de São Paulo, reúne um grande número de griffes nacionais e internacionais. Sofisticado, sempre atualizando a arquitetura interna e externa de seus espaços, tem restaurantes, cinemas, agências bancárias e pouco mais de 300 lojas, sendo quatro âncoras. Serviços especiais: personal shopper, carregador de compras, guarda volumes, quiosque para embalagem para presente, um lounge e concierge bilíngue. Tem um posto de atendimento do Sem Parar.

Av. Brig. Faria Lima, 2232
Tel: 11 3816-6116
Concierge 11 3048-7305
www.iguatemisaopaulo.com.br


Shopping Iguatemi


2 - Shopping Cidade Jardim

Inaugurado em 31 de maio de 2008 no Morumbi, também é um shopping de alto padrão. São 78 mil metros quadrados de área construída, 120 lojas e quatro torres, que estão entre os maiores arranha-céus do Brasil. Cinemas moderníssimos com cadeiras reclináveis, numeradas e serviço de bar, Spa, academia, serviço de concierge, restaurantes e griffes exclusivas, tanto nacionais como internacionais.

Av. Magalhães de Castro, 12000
01448-000 Cidade Jardim, SP
Tel: 11 3552-5900
www.shoppingcidadejardimjhsf.com.br


Shopping Cidade Jardim



3 - Shopping Pátio Higienópolis

É o mais chique nessa área da cidade de São Paulo e foi inaugurado em Outubro de 1999. Com uma decoração muito bonita, lembra o Ball Harbour de Miami. Fica no tradicional bairro de Higienópolis e é um shopping direcionado aos consumidores de classe média-alta e alta. São seis andares com todo tipo de serviços e excelentes lojas, cinemas, academia e um teatro, o teatro Folha. No centro do último andar, uma ampla cúpula de vidro, deixa a luz natural invadir o shopping durante o dia. Nos gazebos em estilo inglês de vidro e ferro trabalhado, os quais dão entrada ao prédio, pode-se observar que a arquitetura externa e interna foi projetada para se integrar à arquitetura clássica de estilo europeu do século XIX, predominante no bairro. Hoje o shopping cresceu adquirindo e restaurando três bonitos casarões do início do século vizinhos a ele. Também tem serviços especiais próprios a shoppings de seu porte, entre os quais o atendimento por concierge.

Av. Higienópolis, 618
01238-000 Higienópolis, SP
Tel: 11 3823-2300
www.patiohigienopolis.com.br


Pátio Higienópolis


4 - Shopping Ibirapuera

Dez anos depois do Iguatemi, o Ibirapuera foi o segundo a ser inaugurado na cidade de SP, em 1976. Hoje conta com mais de 400 lojas em quatro pisos, sendo seis de estacionamento, com 3.110 vagas, seis lojas âncora, três praças de alimentação, nove elevadores e 38 escadas rolantes, recebendo cerca de 80 mil pessoas por dia. Além dos serviços comuns a esse tipo de empreendimento, vale lembrar que tem um posto da Policia Federal para emissão de passaportes.

O bairro que mais se beneficia da localização do shopping Ibirapuera é Moema, uma vez que o shopping fica bem no meio da av. Ibirapuera, tendo de um lado da avenida as ruas com nomes de pássaros e, do outro, as ruas com nomes de tribos indígenas. Os outros bairros beneficiados pelo Ibirapuera são: Campo Belo, Indianópolis, Vila Mariana, Brooklin e Santo Amaro.

Av. Ibirapuera, 3103
04029-000 Moema, SP
Tel: 11 5095-2300
www.ibirapuera.com.br


Shopping Ibirapuera


5 - Shopping Morumbi

Foi fundado em 1982, com cerca de 480 lojas e com a maior área de alimentação do Brasil. Tem três pisos, e lojas de marcas exclusivas, como a primeira loja da rede espanhola Zara, a primeira loja Oakley além das duas primeiras cafeterias Starbucks no Brasil e a primeira livraria Fnac dentro de um Shopping Center da capital paulista. Em 2006 passou por uma expansão e reforma, o que o tornou o terceiro maior Shopping do Estado de São Paulo. É uma área da cidade com forte presença de escritórios e empresas. Possui uma enorme área de diversões eletrônicas, o hot zone e quatro salas de cinema, do grupo Cinearte. Apesar do nome, o Morumbi Shopping está localizado no distrito de Santo Amaro e não no Morumbi, como a nomenclatura sugere.

Av. Roque Petroni Júnior, 1089
04707-900 Brooklin Paulista, SP
Tel: 11 4003-4132
www.morumbishopping.com.br


Shopping Morumbi


6 - Shopping Villa Lobos

O Shopping Villa Lobos fica na Marginal Pinheiros ao lado do verde do Parque Villa Lobos e próximo ao campus da USP – Cidade Universitária. O Villa Lobo tem também, como a maioria dos shoppings desse padrão, serviços de atendimento pessoal e personalizado ao cliente no espaço Villa Cliente, composto pelo Villa Atende e o exclusivo Villa Concierge. São quase 1500 vagas no estacionamento, divididas entre três pavimentos subterrâneos e o estacionamento externo. O Villa Valet, serviço de estacionamento com manobristas, fica no piso G1 e oferece aos clientes local climatizado para espera dos carros, decorado pela arquiteta Débora Aguiar e com conexão wi-fi gratuita. Tem ainda um mix de lojas, livraria (Cultura, lindíssima), mercado, restaurantes e demais serviços para atender principalmente ao público em geral, e do bairro onde foi construído, o Alto de Pinheiros.

Av. das Nações Unidas, 4777
Alto de Pinheiros, SP
Tel: 11 3024-3738
www.shoppingvilla-lobos.com.br


Shopping Villa Lobos


7 - Shopping Vila Olímpia

Muito bem localizado: próximo da Av. Brigadeiro Faria Lima e da Marginal Pinheiros, é o mais novo shopping da região. A Vila Olímpia, mudou incrivelmente seu perfil como bairro, nos últimos anos. São escritórios de empresas, principalmente das áreas de internet e tecnologia; restaurantes, casas noturnas descoladas, além de residências de um público em sua maioria jovem. O shopping veio para atender esse novo perfil do bairro com novas opções de compras e lazer aos moradores e frequentadores da região. O restaurante Garcia e Rodrigues abriu lá no ano passado e está ótimo, igualzinho ao do Rio. Tem também muitas lojas de griffes cariocas.

Rua das Olimpíadas, 360
04551-000 Vila Olímpia, SP
Tel: 11 4003-4173
www.scvilaolimpia.com.br


Shopping Vila Olímpia


8 - Shopping D&D

Fica em uma das mais valorizadas áreas empresariais de São Paulo - a região da Berrini motivo pelo qual é muito bom para quem vem participar de Congressos e fica nos hotéis Sheratton ou Hilton que são walking distance. Inaugurado em 1995, mais especializado em lojas de decorações, foi o primeiro no Brasil nesse conceito. São quase 100 lojas, distribuídas por 24 mil m² de área total com completa infra-estrutura, estacionamento com mais de 2 mil vagas e serviço opcional de manobrista. Há ainda a praça de alimentação com fast foods, restaurantes, cafés, docerias e sorveterias. A área de conveniência do D&D tem também tabacaria, papelaria, loja de revelação rápida de fotos, drogaria, casa de vinhos, lavanderia e gráfica, além de lounges confortáveis ambientados pelas próprias lojas. É possível encontrar por lá quase tudo para uma casa: desde peças exclusivas, assinadas por grandes designers, até objetos e utensílios para casa. O D&D faz parte do complexo World Trade Center, assim como o Sheraton WTC Hotel, WTC Convention Center, WTC Clube de Negócios, WTC Tower e o Golden Hall.

Av. Das Nações Unidas, 12555
04795-100 Brooklin Paulista, SP
Tel: 11 3043-9000
www.dedshopping.com.br



9 - Shopping Eldorado

O Shopping Eldorado, inaugurado em 1981, fica em uma das regiões privilegiadas de São Paulo, próximo a bairros nobres como Pinheiros, Vila Madalena, Jardins e Itaim. Em mais de 73 mil m² de área são cerca de 328 lojas e 3.500 vagas de estacionamento. Para quem mora perto da Rebouças ou Faria Lima é muito bom. A alameda de serviços é ótima, a melhor que eu conheço, tem todo tipo de serviços que a gente usa numa casa. A Academia Fórmula também é lá e acabou de ser totalmente reformada, está um espetáculo! Vale lembrar que tem também um posto da Polícia Federal, para emissão de passaportes, com atendimento muito bom.

Av. Rebouças, 3.970
05401-450 Pinheiros, SP
Tel: 55 11 2197-7810
Concierge: 55 11 2197-7815
www.shoppingeldorado.com.br


Shopping Eldorado



10 - Shopping Jardim Sul

Inaugurado em 1990, tem muitas opções de serviços: cerca de 200 lojas, estacionamento, mercado, praça de alimentação, 11 cinemas e, até uma unidade do laboratório Fleury. Tem também um ponto de atendimento do Sem Parar.

Avenida Giovanni Gronchi, 5819
05724-003 Morumbi, SP
Tel: 55 11 3779 7900
www.jardimsul.com.br



Em matéria de compras fora de shoppings, o quadrilátero de ouro, sem dúvida alguma, é a região da Oscar Freire, nos Jardins. Compreende as ruas entre as Av. Rebouças e Av. 9 de Julho, e entre a Faria Lima e a Av. Paulista, uma das melhores opções para passear e admirar belas vitrines.



Rua Oscar Freire

Foi totalmente repaginada em 2006, entre as ruas Augusta e Melo Alves, graças a intervenção da iniciativa privada em uma ação conjunta dos lojistas: a fiação passou a ser subterrânea, as calçadas foram niveladas e um novo paisagismo surgiu, que resultou num visual muito mais limpo e bonito da rua. O resultado foi fantástico, as vendas aumentaram 100%!! Tomara fizessem isso em todas as ruas de São Paulo! Esse shopping a céu aberto foi invadido por lojas conceitos, tais como a loja da Havaiana e a da Melissa. Esse verão a Daslu abriu um corner na esquina da Consolação com a Oscar Freire, que ficou muito simpático, parece que você está nos Hamptons.



Rua Oscar Freire



Rua Vitorio Fasano

No mesmo quadrilátero, a rua Vitorio Fasano também foi repaginada para receber o Hotel Fasano, o Restaurante Nonno Ruggero e o bar Baretto. Também na mesma rua, a loja hoje super famosa de malas Rimowa é uma marca antiquíssima alemã que existe desde 1898. O Presidente e CEO mundial da grife, Dieter Morszeck, é casado com uma brasileira e terceira geração da família fundadora. O que a diferenciou das outras malas foi um sistema de quatro rodinhas que giram sobre o próprio eixo, além da matéria prima de alumínio e policarbonato que é levíssima. A grife está presente em vários filmes famosos, entre eles Táxi, com Gisele Bündchen, e Sr. e Sra. Smith, com a dupla Brad Pitt e Angelina Jolie. O publicitário Morszeck escreveu o roteiro de uma mala Rimowa tendo a favela do Morro da Glória, no Rio de Janeiro, como cenário principal.

Ainda na mesma rua estão a flagship Cris Barros e a griffe Marina Rinaldi, e o incrementado restaurante Alucci de Lucia Faria.


Rua Vitorio Fasano


Hotel Fasano
Rua Vitório Fasano, 88
Tel: 11 3896-4000
www.fasano.com.br


Nonno Ruggero
Rua Vitório Fasano, 88
Tel: 11 3896-4180
www.fasano.com.br


Baretto
Rua Vitório Fasano, 88
Tel: 11 3896-4180
www.fasano.com.br


Rimowa
Rua Vitorio Fasano, 37
Tel:(11) 3062-0226
www.rimowa.com.br


Cris Barros
Rua Vitorio Fasano, 85
11 3082-3621
flagship@crisbarros.com.br


Marina Rinaldi
Rua Vitório Fasano, 47
Tel: 11 8259-4491
www.marinarinaldi.com.br


Alucci
Rua Vitório Fasano, 35
Tel:11 3062-6191
www.alucci.com.br


Al. Gabriel Monteiro da Silva

Acabou se tornando um ponto para as melhores lojas de decoração. A Gabriel está para a decoração assim como a Oscar Freire está para a moda. As maiores e melhores griffes para a casa estão nesse endereço. As lojas tem espaços super bem projetados.


Rua João Cachoeira

No Itaim, também passou por uma repaginação há alguns anos, que melhorou muito o visual da rua, sem a fiação aparecendo. É um comércio mais básico. Recomendo a loja da Hering que é ótima e a Hi Happy de brinquedos que reinaugurou no ano passado.


Ruas Gomes de Carvalho e Olimpíadas

Na Vila Olímpia, também foram repaginadas pela iniciativa privada e ganharam o novo shopping Vila Olímpia.


Rua Avanhandava

Foi a primeira rua revitalizada do centro de São Paulo em 2007, uma ideia de Walter Mancini, dono do tradicional restaurante Família Mancini. Inspirada nas cidades européias, a reforma trouxe nova vida ao centro de São Paulo, prestigiando a história da rua e da cidade. Baseado no conceito traffic calming, o projeto utilizou piso ecológico nas calçadas e rolamento da via, o que facilita a absorção da água da chuva. Criou um novo paisagismo: canteiros e vasos de plantas pela rua, além de duas fontes – nos moldes da Tradicional Fontana Italiana. Preservar nossa história e a cultura de nosso povo foi o objetivo de Walter. Hoje a rua Avanhandava é um ponto de referência gastronômico. Lá se encontram os restaurantes: Famiglia Mancini, Walter Mancini, Pizzaria, Jeremias, o Bom, Central 22 e a galeria e loja de arte Calligraphia.


Rua Avanhandava


Famiglia Mancini
R Avanhandava, 81
Tel: 11 3256-4320
www.famigliamancini. com.br


Walter Mancini
R Avanhandava, 126
Tel: 11 3258-8510
www.waltermancini.com.br


Pizzaria Avanhandava 34
R Avanhandava, 25
Tel: 11 3231-0033
www.avanhandava34.com.br


Jeremias, o Bom
R Avanhandava, 37
Tel: 11 3255-4120
jeremiasobompianobar@pianobar.37.com.br


Central 22
R Avanhandava, 22
Tel: 3258-4243
central22@central22.com.br


Calligraphia
Rua Avanhandava, 40
Tel: 3151-6477
www.calligraphia.com.br


Rua Amauri

Também foi repaginada e ficou muito bonita. Fizeram uma pequena praça onde se pode tomar um suco ou um sorvete, parece que você está fora de São Paulo. Lá você encontra os ótimos restaurantes: Forneria San Paolo, Parigi, Ecco, Trindade e Dressing. Também pode tomar um café no Starbucks, comer um delicioso sandwich no tradicional Yellow Giraffe e comprar uma revista, um CD ou um livro na simpática Revistaria Amauri.



Praça Rua Amauri



Forneria San Paolo

Rua Amauri, 319
Tel: 11 3078-0099
www.restauranteforneria.com.br


Parigi
Rua Amauri, 275
Tel: 11 3167-1575
www.fasano.com.br


Ecco
Rua Amauri, 244
Tel: 3079-2299
www.eccorestaurante.com.br


Trindade
Rua Amauri, 328
Telef: 11 3079-4819 / 4861
www.restaurantetrindade.com


Dressing
Rua Amauri, 337
Tel: 11 3071-0779
www.dressing.com.br


Starbucks
Rua Amauri, 286
Tel: 11 3079-2900
www.starbucks.com.br


Yellow Giraffe
Rua Amauri, 356
Tel: 11 3079-2438


Revistaria Amauri
Rua Amauri, 299
Tel: 11 3168-3765



Para terminar o trecho final do poema "Canto do Regresso à Pátria" de Oswald de Andrade:

"Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo".



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A Cidade de São Paulo aos 457 Anos



Esta semana, homenageando o aniversário de São Paulo, vamos falar um pouco da nossa história através de seus monumentos e da enorme oferta cultural que nossa cidade oferece. 


Apesar de faltar um pouco de florestas, lagos e montanhas, a nossa cidade impressiona qualquer visitante.

São Paulo entre as 10 do mundo – Informa Gilberto Dimenstein no Folha On Line dia 16/10/10 a publicação do guia Best in Travel 2009, da Lonely Planet, com a lista das 10 cidades do mundo que merecem uma visita. São Paulo está entre estas ‘capitais do mundo’ pela cultura e entretenimento que oferece! São elas: Antuérpia, Beirute, Chicago, Glasgow, Lisboa, Cidade do México, São Paulo, Xangai, Varsóvia e Zurique.


Vista da cidade de São Paulo


Curtam o artigo ao som de Sampa por Caetano Veloso





MUSICA & CANTO - ENTRE AMIGOS
Teclado - Alberto
Contrabaixo - Jair
Pandeiro/Timba- Xará
Vocais: Ana Carla - Dinho Izzo - Juliana Saciloto - Xará

Obrigado Enise Lilases por compartilhar este vídeo


Principais pontos turísticos e históricos do centro da cidade:


Catedral da Sé

Normalmente visitamos as catedrais das cidades que estamos conhecendo, porque não visitar a da nossa cidade? Um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, a catedral é enorme: tem 111 m de comprimento, 46 m de largura, 92 m de altura e ocupa um quarteirão inteiro. Do lado de dentro, dois mosaicos laterais em estilo bizantino, e há elementos brasileiros como o tucano e o tatu esculpidos no topo das colunas. Visite a cripta uma capela subterrânea onde estão enterrados alguns personagens da história de São Paulo, como o cacique Tibiriçá. A catedral fica na Praça da Sé, em frente, ao Marco Zero da cidade. 

Praça da Sé, 11
Tel: 11 3107-6832
http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/catedral_da_se.htm


Catedral da Sé


Páteo do Colégio

É muito simples mas é interessante visitar esse marco da nossa cidade onde tudo começou. A construção já não é a mesma de 1554, quando foi criada a escola de jesuítas que deu origem a São Paulo. Daquela época, resta apenas uma parede de taipa de pilão, de 1585. O Museu e a Capela Padre Anchieta foram erguidos em 1979, após o edifício ter servido de Palácio dos Governadores desde 1765 e de Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a partir de 1932. O legado histórico reside no local de fundação da capital paulistana e no acervo do museu, composto de quase 700 objetos, entre os quais estão as relíquias do beato numa sala da igreja, a maquete da cidade no século 16 e obras de arte sacra. 

Praça Páteo do Colégio, 2,
Tel: 11 3105-6899
http://www.pateocollegio.com.br/newsite


Páteo do Colégio

Bolsa de Valores de São Paulo

Vale uma visita a uma das Bolsas mais importantes do mundo! O prédio de estilo neoclássico tardio remonta à década de 1940 e foi adquirido pela Bovespa em 1986. Por dentro, as escadas são feitas de mármore italiano, e o prédio está recheado de obras de arte e móveis clássicos. A Bolsa de Mercados e Futuros Bovespa é aberta a visitas de segunda a sábado, das 10h às 17h, e a atendimento para grupos agendados. Quem estiver de passagem pode conhecer o Espaço Raymundo Magliano Filho, onde há a Mesa de Operações e o Espaço Cultural. 

Rua 15 de Novembro, 275
Tel: 11 2565-6826
www.bmfbovespa.com.br



Torre do Banespa

Inspirado no Empire State Building, o Edifício Altino Arantes, conhecido como torre do Banespa , tem 1.61 m de altura, 35 andares e 14 elevadores. Inaugurado em 1947, foi por 20 anos o prédio mais alto de São Paulo. Hoje o espaço é sede do Santander Cultural, e o mirante do prédio proporciona uma vista de 360º, até 40 km, de onde é possível avistar a Praça da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Viaduto do Chá e, no horizonte, a Serra da Cantareira, o Pico do Jaraguá e as antenas da Avenida Paulista. Para subir, é necessário apresentar documento com foto, e o tempo de permanência no mirante é limitado a cinco minutos por grupo.

Rua João Brícola, 24
Tel: 11 3249-7428



Torre do Banespa


Centro Cultural Banco do Brasil

Construído em 1901, o edifício tornou-se sede do Banco do Brasil em 1927 e Centro Cultural em 2001. Patrimônio tombado pelo Condephaat, o prédio agora é palco de diversas expressões artísticas, como exposições temporárias que ocupam três andares. No teatro há sempre uma peça interessante em cartaz; no cinema, filmes que fogem do circuito comercial. Um agradável café, com mesas na calçada, funciona no térreo. 

Rua Álvares Penteado, 112
Tel: 11 3113-3651
Entrada grátis
http://www.bb.com.br


CCBB


Edifício Martinelli

Foi o primeiro arranha-céu da cidade criado em 1929 para ser o maior edifício da América Latina. Pouco menos de 20 anos depois, perdeu o posto de edifício mais alto da cidade para a Torre do Banespa. A fachada é de concreto armado e, o interior é todo em mármore de Carrara, espelhos trazidos da Europa. Foi restaurado em 2010 e o terraço reaberto para visitas agendadas. Dali dá para ver o Vale do Anhangabaú, o Mosteiro de São Bento e a Catedral da Sé. Para tomar um lanche, uma boa opção é o Café Martinelli Midi (Rua Líbero Badaró, 508, 11/3104-6825) 

Entrada grátis
http://www.prediomartinelli.com.br


Edifício Martinelli


Mosteiro de São Bento

Mesmo paulistanos que não são católicos praticantes acordam cedo para assistir às missas do mosteiro. O motivo? As belas apresentações de canto gregoriano (2ª/6ª às 7h, sábado às 6h e domingo às 10h). A grandiosa basílica é do início do século 20, mas o mosteiro existe há mais de 400 anos. Entre imagens cristãs, a decoração também tem pinturas características da arte beuronense, que valoriza a cultura pagã - uma delas, logo na entrada, é o círculo vermelho rodeado pelos doze signos do zodíaco. Ao lado da sacristia, há uma loja onde são vendidos pães, doces e bolos preparados pelos monges confeiteiros Largo de São Bento. Recentemente abriram uma linda loja nos Jardins que recomendo muito; além de você poder comer deliciosos pães e biscoitos, a embalagem é tão chique que é uma ótima opção para presente. Vale conferir também o brunch no mosteiro em geral no último domingo de cada mês.

Tel: 11 3328-8799
www.mosteiro.org.br


Mosteiro de São Bento


Teatro Municipal

É um ícone do Centro da cidade, com fachada inspirada na Ópera de Paris. O teatro foi projetado em 1911, pelos arquitetos Ramos de Azevedo e pelos italianos Cláudio e Domiziano Rossi, para receber a elite paulistana. Abrigou a Semana de Arte Moderna em 1922, movimento que buscou renovar a cultura brasileira com a arte modernista. Por fora, a arquitetura mostra traços renascentistas barrocos do século XVII. Em seu interior, essas características são acompanhadas de vitrais, mosaicos e de um lustre com sete mil cristais belgas. É a sede da Orquestra Sinfônica Municipal e do Balé da Cidade de São Paulo. Em 2011, o Teatro Municipal de São Paulo completa 100 anos.

Praça Ramos de Azevedo, 11
Tel: 11 3397-0382
Entrada grátis
www.teatromunicipal.sp.gov.br


Teatro Municipal


Pinacoteca do Estado

Considero o museu mais bonito de S. Paulo, desde a administração de Emanuel de Araújo, oferece exposições maravilhosas (Rodin em 95 com mais de 180 mil visitantes; Andy Warhol, Mr. America; a coleção das irmãs Klabin).

O prédio de tijolos aparentes também projetado por Ramos de Azevedo foi o primeiro museu de arte de São Paulo, inaugurado em 1905 no bairro da Luz, construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. A Pinacoteca abriga em seu acervo, predominantemente, uma coleção de arte brasileira dos séculos 19 e 20, que está entre as mais conservadas e importantes do país. 

Praça da Luz, 2
Tel: 11/3324-1000
www.pinacoteca.org.br


Pinacoteca do Estado


Estação Pinacoteca

Fica a poucas quadras do prédio da Pinacoteca e exibe o rico acervo da Coleção Nemirovsky, com quadros do quilate de Antropofagia, de Tarsila do Amaral, e boas exposições temporárias. O prédio foi construído em 1914, em 1939 abrigou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops) de São Paulo e, em 1999, foi tombado como patrimônio cultural pelo Condephaat.

Lgo. Geral Osório, 66
Tel: 11 3337-0185
Aberto: 3ª/dom 10h/17h30
www.pinacoteca.com.br/pinacoteca


Estação Pinacoteca


Museu da Língua Portuguesa

Dedicado à difusão e valorização da língua portuguesa, o Museu da Língua Portuguesa está localizado no centenário prédio da Estação da Luz, em São Paulo. Em suas instalações multimídia, os visitantes são estimulados a interagir com a exposição, tornando a visita ao museu um experiência única e prazerosa. Em seus três primeiro anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

Praça da Luz, 11
Tel: 3326-0775
www.museulinguaportuguesa.org.br


Museu da Língua Portuguesa e Estação da Luz

Estação da Luz

A Estação da Luz é uma estação ferroviária localizada no bairro da Luz, na cidade de São Paulo. Integra a rede de transportes sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo, sendo um dos seus mais importantes nós, visto que por ela passam ou estão próximas, diferentes linhas de trem e metrô. A estação abriga ainda o Museu da Língua Portuguesa, uma instituição cultural ligada à Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, inaugurada em 2006.

www.estacaoluz.org.br


Sala São Paulo

Projetada em 1925, no estilo Luís XVI, a Estação Júlio Prestes só foi concluída em 1938. O prédio restaurado em 1997 se tornou sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina. Duas características únicas do espaço são o forro de placas móveis, o que garante uma acústica perfeita, e o isolamento acústico, que torna imperceptível aos visitantes a passagem de trens pela Estação da Luz, próxima ao prédio. 

Praça Júlio Prestes, 16
Tel: 11 3223-3966
www.salasaopaulo.art.br


Sala São Paulo

Museu de Arte Sacra

Localizado no Mosteiro da Luz, fundado e construído em taipa de pilão por Frei Galvão por volta de 1774, o Museu é considerado um dos mais importantes monumentos arquitetônicos coloniais paulistas. O precioso acervo é composto por mais de 4 mil obras de arte religiosa entre imaginária sacra, retábulos, oratórios, objetos litúrgicos e livros raros dos séculos XVI ao XX. Merece destaque o belíssimo Presépio Napolitano do século XVIII, doado por Ciccillo Matarazzo, composto por 1620 peças, em exposição permanente na antiga "Casa do Capelão", dentro do complexo do Mosteiro.

Av. Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo-SP
Tel: 11 3326-1373
www.museuartesacra.org.br


Memorial do Imigrante 

A antiga Hospedaria do Imigrante conta hoje a saga de membros das mais diferentes culturas e dos mais distantes povos que chegaram à cidade em busca de novas oportunidades. Pode ser feito passeio em locomotiva do início do séc. XX (aos sábados e domingos).

Rua Visconde de Parnaíba, 1316
Tel: 11 2692-1866
www.memorialdoimigrante.org.br


Fora do centro da cidade, também valem a visita:


Museu de Arte de São Paulo (Masp)

Imponente projeto de Lina Bo Bardi, ou Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido simplesmente por MASP, foi inaugurado em 1947 e criado para ser um museu dinâmico, com um perfil de centro cultural. Por isso possui espaços diferenciados para realização de exposições temporárias. As exposições temporárias apresentam os mais variados temas ou suportes. Exposições nacionais e internacionais de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura se revezam durante o ano, trazendo ao público um universo de imagens.

Avenida Paulista, 1.578
Telefone 55 11 3251-5644
www.masp.art.br


MASP

Museu de Arte Moderna - MAM

O MAM criação do arquiteto Affonso Eduardo Reidy é uma das principais atrações do público que frequenta o Parque do Ibirapuera. Fazem parte de sua coleção mais de 5 mil obras, reunindo mais de mil artistas entre os mais expressivos da arte moderna e contemporânea brasileira. A área expositiva, o restaurante e os espaços internos estão integrados visualmente à vegetação do parque do Ibirapuera e ao Jardim de Esculturas, que abriga obras do acervo do MAM numa área de 6 mil metros quadrados com paisagismo de Burle Marx. 

Parque do Ibirapuera, próximo ao portão 3
www.mam.org.br


MAM

Museu da Casa Brasileira

É um museu especializado em móveis, design e objetos de decoração dos séculos XVII ao XXII. Fica localizado numa casa de estilo neoclássico com mais de 1.200 m² de área construída num terreno de 7.200 m² do bairro do Jardim Paulistano, que pertencia ao casal Renato e Fábio Prado. Para oferecer um pacote completo de possibilidades ao visitante, o Museu possui um restaurante. Um amplo jardim com mais de 6.000 m² e cerca de 200 espécies de árvores brasileiras, que se destaca entre a densa massa de concreto da região, integra o conjunto arquitetônico do Solar Fábio Prado, construído durante a década de 40 e onde o Museu está instalado desde 1972. Ao redor desse imenso gramado acontecem atividades aos fins de semana, como as apresentações musicais programadas para as manhãs de domingos.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705
Tel: 11 3032-3727
www.mcb.sp.gov.br


Museu da Casa Brasileira

Museu Afro Brasil

1.100 obras relacionadas com a temática do negro, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, livros, vídeos e documentos, de artistas e autores brasileiros e estrangeiros, compõem o acervo da exposição permanente do Museu Afro Brasil. 

Parque do Ibirapuera, no Pavilhão Manoel da Nóbrega, próx. portão 10
www.museuafrobrasil.org.br


Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP)

Criado em 1963, tem em seu acervo cerca de 8.000 obras, entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais. São obras de artistas como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Brecheret, Tarsila, Rego Monteiro, Portinari, Oiticica, De Chirico, Modigliani, Boccioni, Picasso, Chagall, entre tantos outros. O MAC - Museu de Arte Contemporânea abrirá acervo de mais de 10 mil obras ainda em 2010 no antigo DETRAN, edifício de Oscar Niemeyer parte do conjunto do Ibirapuera.
MAC/USP - Rua da Reitoria, dentro da Cidade Universitária | MAC/Ibirapuera - 3º andar do Pavilhão da Bienal, dentro do Parque do Ibirapuera
www.mac.usp.br/mac


MAC

Museu Brasileiro de Escultura (MuBE)

O MuBE surgiu para impedir a construção de um shopping center em zona residencial. O terreno foi cedido pela prefeitura, em comodato, por 99 anos e a construção foi realizada com o esforço da iniciativa privada. Um concurso público premiou o projeto de Paulo Mendes da Rocha, hoje um dos mais expressivos e premiados arquiteto da contemporaneidade, sendo o MuBE uma de suas obras mais conhecidas, nacional e internacionalmente. Para o arquiteto, o museu é um lugar de concentração, reflexão do trabalho humano e da produção artística. 

O jardim do MuBE é projeto do renomado paisagista Burle Marx. Inaugurado em maio de 1995, com a Exposição de Victor Brecheret, o MuBE, ao contrário dos museus tradicionais, tem como vocação ser um "museu aberto", sem manter um acervo fixo, recebendo exposições temporárias de artistas da vanguarda histórica e moderna, representativos na formação da arte moderna e contemporânea nacional e internacional. O Museu Brasileiro da Escultura – MuBE desenvolve extensa e diversificada programação cultural, com exposições, cursos, seminários e palestras, recitais de piano. São em média, vinte e cinco exposições/ano, abrindo espaço para jovens artistas, além de apresentar mostras de artistas renomados, nacionais e internacionais. para aproximadamente, 80.000 visitantes por ano. 

Av. Europa, 218
Tel: 11 3081-8611
www.mube.art.br


Museu da Imagem e do Som (MIS)

Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, o MIS conta hoje com midiateca com conexão de Internet aberta ao público e uma programação diversificada. São exposições de arte contemporânea, mostras de vídeo e exibição de filmes do circuito, programação infantil, palestras e cursos oferecidos pelo primeiro laboratório público de novas mídias, o LABMIS, onde também há estrutura física e pessoal para o desenvolvimento de projetos de artistas comissionados e residentes – estes últimos escolhidos por meio de edital anual.

Av. Europa, 158
Tel: (11) 2117-4777
www.mis-sp.org.br


Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga)

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido também como Museu do Ipiranga, é um museu brasileiro localizado na cidade de São Paulo, sendo parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista. É responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte". Um dos principais objetivos do museu é mostrar aos visitantes o papel do povo paulista na História do Brasil.

Parque da Independência, s/no.
Tel: 11 2065-8000
www.mp.usp.br


Museu do Ipiranga

Biblioteca Mário de Andrade 

Após longo período de obras, a biblioteca Mário de Andrade foi completamente reaberta ao público no último dia 25 de janeiro, dia do aniversário de 457 anos da cidade de São Paulo. A biblioteca é a segunda maior do País - a maior é a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro - e passou por uma modernização, que custou R$ 16,3 milhões. Desde julho de 2010, o local reabriu a seção Circulante e já recebeu 89.540 pessoas. A biblioteca Mário de Andrade foi inaugurada em 1926 e projetada pelo arquiteto francês Jacques Pilon.

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/seceretarias/cultura/bma


"Desenhar a cidade dos sonhos é fácil; reconstruir a vida requer imaginação".

Jane Jacobs.

Para terminar um vídeo de fotos antigas da cidade de São Paulo.




Obrigado ao Annibal Mesquita Filho por dividir esse vídeo conosco.

Por Annibal: Parabéns São Paulo, todos os Brasileiros e Estrangeiros que para aqui vieram e fizeram suas vidas e familias agradecem... Parabéns... Muito obrigado!


Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders