quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

São Paulo II





Hoje vamos escrever sobre ir as compras em São Paulo.


São 200 Shoppings Centers na nossa cidade, além de várias ruas repletas de boutiques super chiques em presentes, roupas, acessórios e alimentos para todos os gostos.


1 - Shopping Iguatemi

É sem dúvida o mais antigo e também muito bem frequentado até hoje. Fica na avenida Brigadeiro Faria Lima (antiga rua Iguatemi), na região dos Jardins, e foi inaugurado em novembro de 1966. Considerado o primeiro shopping da cidade de São Paulo, reúne um grande número de griffes nacionais e internacionais. Sofisticado, sempre atualizando a arquitetura interna e externa de seus espaços, tem restaurantes, cinemas, agências bancárias e pouco mais de 300 lojas, sendo quatro âncoras. Serviços especiais: personal shopper, carregador de compras, guarda volumes, quiosque para embalagem para presente, um lounge e concierge bilíngue. Tem um posto de atendimento do Sem Parar.

Av. Brig. Faria Lima, 2232
Tel: 11 3816-6116
Concierge 11 3048-7305
www.iguatemisaopaulo.com.br


Shopping Iguatemi


2 - Shopping Cidade Jardim

Inaugurado em 31 de maio de 2008 no Morumbi, também é um shopping de alto padrão. São 78 mil metros quadrados de área construída, 120 lojas e quatro torres, que estão entre os maiores arranha-céus do Brasil. Cinemas moderníssimos com cadeiras reclináveis, numeradas e serviço de bar, Spa, academia, serviço de concierge, restaurantes e griffes exclusivas, tanto nacionais como internacionais.

Av. Magalhães de Castro, 12000
01448-000 Cidade Jardim, SP
Tel: 11 3552-5900
www.shoppingcidadejardimjhsf.com.br


Shopping Cidade Jardim



3 - Shopping Pátio Higienópolis

É o mais chique nessa área da cidade de São Paulo e foi inaugurado em Outubro de 1999. Com uma decoração muito bonita, lembra o Ball Harbour de Miami. Fica no tradicional bairro de Higienópolis e é um shopping direcionado aos consumidores de classe média-alta e alta. São seis andares com todo tipo de serviços e excelentes lojas, cinemas, academia e um teatro, o teatro Folha. No centro do último andar, uma ampla cúpula de vidro, deixa a luz natural invadir o shopping durante o dia. Nos gazebos em estilo inglês de vidro e ferro trabalhado, os quais dão entrada ao prédio, pode-se observar que a arquitetura externa e interna foi projetada para se integrar à arquitetura clássica de estilo europeu do século XIX, predominante no bairro. Hoje o shopping cresceu adquirindo e restaurando três bonitos casarões do início do século vizinhos a ele. Também tem serviços especiais próprios a shoppings de seu porte, entre os quais o atendimento por concierge.

Av. Higienópolis, 618
01238-000 Higienópolis, SP
Tel: 11 3823-2300
www.patiohigienopolis.com.br


Pátio Higienópolis


4 - Shopping Ibirapuera

Dez anos depois do Iguatemi, o Ibirapuera foi o segundo a ser inaugurado na cidade de SP, em 1976. Hoje conta com mais de 400 lojas em quatro pisos, sendo seis de estacionamento, com 3.110 vagas, seis lojas âncora, três praças de alimentação, nove elevadores e 38 escadas rolantes, recebendo cerca de 80 mil pessoas por dia. Além dos serviços comuns a esse tipo de empreendimento, vale lembrar que tem um posto da Policia Federal para emissão de passaportes.

O bairro que mais se beneficia da localização do shopping Ibirapuera é Moema, uma vez que o shopping fica bem no meio da av. Ibirapuera, tendo de um lado da avenida as ruas com nomes de pássaros e, do outro, as ruas com nomes de tribos indígenas. Os outros bairros beneficiados pelo Ibirapuera são: Campo Belo, Indianópolis, Vila Mariana, Brooklin e Santo Amaro.

Av. Ibirapuera, 3103
04029-000 Moema, SP
Tel: 11 5095-2300
www.ibirapuera.com.br


Shopping Ibirapuera


5 - Shopping Morumbi

Foi fundado em 1982, com cerca de 480 lojas e com a maior área de alimentação do Brasil. Tem três pisos, e lojas de marcas exclusivas, como a primeira loja da rede espanhola Zara, a primeira loja Oakley além das duas primeiras cafeterias Starbucks no Brasil e a primeira livraria Fnac dentro de um Shopping Center da capital paulista. Em 2006 passou por uma expansão e reforma, o que o tornou o terceiro maior Shopping do Estado de São Paulo. É uma área da cidade com forte presença de escritórios e empresas. Possui uma enorme área de diversões eletrônicas, o hot zone e quatro salas de cinema, do grupo Cinearte. Apesar do nome, o Morumbi Shopping está localizado no distrito de Santo Amaro e não no Morumbi, como a nomenclatura sugere.

Av. Roque Petroni Júnior, 1089
04707-900 Brooklin Paulista, SP
Tel: 11 4003-4132
www.morumbishopping.com.br


Shopping Morumbi


6 - Shopping Villa Lobos

O Shopping Villa Lobos fica na Marginal Pinheiros ao lado do verde do Parque Villa Lobos e próximo ao campus da USP – Cidade Universitária. O Villa Lobo tem também, como a maioria dos shoppings desse padrão, serviços de atendimento pessoal e personalizado ao cliente no espaço Villa Cliente, composto pelo Villa Atende e o exclusivo Villa Concierge. São quase 1500 vagas no estacionamento, divididas entre três pavimentos subterrâneos e o estacionamento externo. O Villa Valet, serviço de estacionamento com manobristas, fica no piso G1 e oferece aos clientes local climatizado para espera dos carros, decorado pela arquiteta Débora Aguiar e com conexão wi-fi gratuita. Tem ainda um mix de lojas, livraria (Cultura, lindíssima), mercado, restaurantes e demais serviços para atender principalmente ao público em geral, e do bairro onde foi construído, o Alto de Pinheiros.

Av. das Nações Unidas, 4777
Alto de Pinheiros, SP
Tel: 11 3024-3738
www.shoppingvilla-lobos.com.br


Shopping Villa Lobos


7 - Shopping Vila Olímpia

Muito bem localizado: próximo da Av. Brigadeiro Faria Lima e da Marginal Pinheiros, é o mais novo shopping da região. A Vila Olímpia, mudou incrivelmente seu perfil como bairro, nos últimos anos. São escritórios de empresas, principalmente das áreas de internet e tecnologia; restaurantes, casas noturnas descoladas, além de residências de um público em sua maioria jovem. O shopping veio para atender esse novo perfil do bairro com novas opções de compras e lazer aos moradores e frequentadores da região. O restaurante Garcia e Rodrigues abriu lá no ano passado e está ótimo, igualzinho ao do Rio. Tem também muitas lojas de griffes cariocas.

Rua das Olimpíadas, 360
04551-000 Vila Olímpia, SP
Tel: 11 4003-4173
www.scvilaolimpia.com.br


Shopping Vila Olímpia


8 - Shopping D&D

Fica em uma das mais valorizadas áreas empresariais de São Paulo - a região da Berrini motivo pelo qual é muito bom para quem vem participar de Congressos e fica nos hotéis Sheratton ou Hilton que são walking distance. Inaugurado em 1995, mais especializado em lojas de decorações, foi o primeiro no Brasil nesse conceito. São quase 100 lojas, distribuídas por 24 mil m² de área total com completa infra-estrutura, estacionamento com mais de 2 mil vagas e serviço opcional de manobrista. Há ainda a praça de alimentação com fast foods, restaurantes, cafés, docerias e sorveterias. A área de conveniência do D&D tem também tabacaria, papelaria, loja de revelação rápida de fotos, drogaria, casa de vinhos, lavanderia e gráfica, além de lounges confortáveis ambientados pelas próprias lojas. É possível encontrar por lá quase tudo para uma casa: desde peças exclusivas, assinadas por grandes designers, até objetos e utensílios para casa. O D&D faz parte do complexo World Trade Center, assim como o Sheraton WTC Hotel, WTC Convention Center, WTC Clube de Negócios, WTC Tower e o Golden Hall.

Av. Das Nações Unidas, 12555
04795-100 Brooklin Paulista, SP
Tel: 11 3043-9000
www.dedshopping.com.br



9 - Shopping Eldorado

O Shopping Eldorado, inaugurado em 1981, fica em uma das regiões privilegiadas de São Paulo, próximo a bairros nobres como Pinheiros, Vila Madalena, Jardins e Itaim. Em mais de 73 mil m² de área são cerca de 328 lojas e 3.500 vagas de estacionamento. Para quem mora perto da Rebouças ou Faria Lima é muito bom. A alameda de serviços é ótima, a melhor que eu conheço, tem todo tipo de serviços que a gente usa numa casa. A Academia Fórmula também é lá e acabou de ser totalmente reformada, está um espetáculo! Vale lembrar que tem também um posto da Polícia Federal, para emissão de passaportes, com atendimento muito bom.

Av. Rebouças, 3.970
05401-450 Pinheiros, SP
Tel: 55 11 2197-7810
Concierge: 55 11 2197-7815
www.shoppingeldorado.com.br


Shopping Eldorado



10 - Shopping Jardim Sul

Inaugurado em 1990, tem muitas opções de serviços: cerca de 200 lojas, estacionamento, mercado, praça de alimentação, 11 cinemas e, até uma unidade do laboratório Fleury. Tem também um ponto de atendimento do Sem Parar.

Avenida Giovanni Gronchi, 5819
05724-003 Morumbi, SP
Tel: 55 11 3779 7900
www.jardimsul.com.br



Em matéria de compras fora de shoppings, o quadrilátero de ouro, sem dúvida alguma, é a região da Oscar Freire, nos Jardins. Compreende as ruas entre as Av. Rebouças e Av. 9 de Julho, e entre a Faria Lima e a Av. Paulista, uma das melhores opções para passear e admirar belas vitrines.



Rua Oscar Freire

Foi totalmente repaginada em 2006, entre as ruas Augusta e Melo Alves, graças a intervenção da iniciativa privada em uma ação conjunta dos lojistas: a fiação passou a ser subterrânea, as calçadas foram niveladas e um novo paisagismo surgiu, que resultou num visual muito mais limpo e bonito da rua. O resultado foi fantástico, as vendas aumentaram 100%!! Tomara fizessem isso em todas as ruas de São Paulo! Esse shopping a céu aberto foi invadido por lojas conceitos, tais como a loja da Havaiana e a da Melissa. Esse verão a Daslu abriu um corner na esquina da Consolação com a Oscar Freire, que ficou muito simpático, parece que você está nos Hamptons.



Rua Oscar Freire



Rua Vitorio Fasano

No mesmo quadrilátero, a rua Vitorio Fasano também foi repaginada para receber o Hotel Fasano, o Restaurante Nonno Ruggero e o bar Baretto. Também na mesma rua, a loja hoje super famosa de malas Rimowa é uma marca antiquíssima alemã que existe desde 1898. O Presidente e CEO mundial da grife, Dieter Morszeck, é casado com uma brasileira e terceira geração da família fundadora. O que a diferenciou das outras malas foi um sistema de quatro rodinhas que giram sobre o próprio eixo, além da matéria prima de alumínio e policarbonato que é levíssima. A grife está presente em vários filmes famosos, entre eles Táxi, com Gisele Bündchen, e Sr. e Sra. Smith, com a dupla Brad Pitt e Angelina Jolie. O publicitário Morszeck escreveu o roteiro de uma mala Rimowa tendo a favela do Morro da Glória, no Rio de Janeiro, como cenário principal.

Ainda na mesma rua estão a flagship Cris Barros e a griffe Marina Rinaldi, e o incrementado restaurante Alucci de Lucia Faria.


Rua Vitorio Fasano


Hotel Fasano
Rua Vitório Fasano, 88
Tel: 11 3896-4000
www.fasano.com.br


Nonno Ruggero
Rua Vitório Fasano, 88
Tel: 11 3896-4180
www.fasano.com.br


Baretto
Rua Vitório Fasano, 88
Tel: 11 3896-4180
www.fasano.com.br


Rimowa
Rua Vitorio Fasano, 37
Tel:(11) 3062-0226
www.rimowa.com.br


Cris Barros
Rua Vitorio Fasano, 85
11 3082-3621
flagship@crisbarros.com.br


Marina Rinaldi
Rua Vitório Fasano, 47
Tel: 11 8259-4491
www.marinarinaldi.com.br


Alucci
Rua Vitório Fasano, 35
Tel:11 3062-6191
www.alucci.com.br


Al. Gabriel Monteiro da Silva

Acabou se tornando um ponto para as melhores lojas de decoração. A Gabriel está para a decoração assim como a Oscar Freire está para a moda. As maiores e melhores griffes para a casa estão nesse endereço. As lojas tem espaços super bem projetados.


Rua João Cachoeira

No Itaim, também passou por uma repaginação há alguns anos, que melhorou muito o visual da rua, sem a fiação aparecendo. É um comércio mais básico. Recomendo a loja da Hering que é ótima e a Hi Happy de brinquedos que reinaugurou no ano passado.


Ruas Gomes de Carvalho e Olimpíadas

Na Vila Olímpia, também foram repaginadas pela iniciativa privada e ganharam o novo shopping Vila Olímpia.


Rua Avanhandava

Foi a primeira rua revitalizada do centro de São Paulo em 2007, uma ideia de Walter Mancini, dono do tradicional restaurante Família Mancini. Inspirada nas cidades européias, a reforma trouxe nova vida ao centro de São Paulo, prestigiando a história da rua e da cidade. Baseado no conceito traffic calming, o projeto utilizou piso ecológico nas calçadas e rolamento da via, o que facilita a absorção da água da chuva. Criou um novo paisagismo: canteiros e vasos de plantas pela rua, além de duas fontes – nos moldes da Tradicional Fontana Italiana. Preservar nossa história e a cultura de nosso povo foi o objetivo de Walter. Hoje a rua Avanhandava é um ponto de referência gastronômico. Lá se encontram os restaurantes: Famiglia Mancini, Walter Mancini, Pizzaria, Jeremias, o Bom, Central 22 e a galeria e loja de arte Calligraphia.


Rua Avanhandava


Famiglia Mancini
R Avanhandava, 81
Tel: 11 3256-4320
www.famigliamancini. com.br


Walter Mancini
R Avanhandava, 126
Tel: 11 3258-8510
www.waltermancini.com.br


Pizzaria Avanhandava 34
R Avanhandava, 25
Tel: 11 3231-0033
www.avanhandava34.com.br


Jeremias, o Bom
R Avanhandava, 37
Tel: 11 3255-4120
jeremiasobompianobar@pianobar.37.com.br


Central 22
R Avanhandava, 22
Tel: 3258-4243
central22@central22.com.br


Calligraphia
Rua Avanhandava, 40
Tel: 3151-6477
www.calligraphia.com.br


Rua Amauri

Também foi repaginada e ficou muito bonita. Fizeram uma pequena praça onde se pode tomar um suco ou um sorvete, parece que você está fora de São Paulo. Lá você encontra os ótimos restaurantes: Forneria San Paolo, Parigi, Ecco, Trindade e Dressing. Também pode tomar um café no Starbucks, comer um delicioso sandwich no tradicional Yellow Giraffe e comprar uma revista, um CD ou um livro na simpática Revistaria Amauri.



Praça Rua Amauri



Forneria San Paolo

Rua Amauri, 319
Tel: 11 3078-0099
www.restauranteforneria.com.br


Parigi
Rua Amauri, 275
Tel: 11 3167-1575
www.fasano.com.br


Ecco
Rua Amauri, 244
Tel: 3079-2299
www.eccorestaurante.com.br


Trindade
Rua Amauri, 328
Telef: 11 3079-4819 / 4861
www.restaurantetrindade.com


Dressing
Rua Amauri, 337
Tel: 11 3071-0779
www.dressing.com.br


Starbucks
Rua Amauri, 286
Tel: 11 3079-2900
www.starbucks.com.br


Yellow Giraffe
Rua Amauri, 356
Tel: 11 3079-2438


Revistaria Amauri
Rua Amauri, 299
Tel: 11 3168-3765



Para terminar o trecho final do poema "Canto do Regresso à Pátria" de Oswald de Andrade:

"Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo".



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

5 comentários:

Ana Maria M disse...

Yeda querida

Amei o tema ! Parabens pela escolha.
È mto bom ver nosso querido São Paulo !
Bjs,
Ana

Amilton disse...

Encaminhei para umas amigas cariocas, vão ficar doidas….

Amilton

Unknown disse...

Adorei! PArabéns!
Matei um pouquinho da saudade da minha cidade querida...

Anônimo disse...

Adorei as dicas, parabéns pela iniciativa!! Torço para que venham outros posts com dicas interessantes!! Você tem talento para isso!! :D

Yeda Saigh disse...

Mto obrigada! Um estímulo positivo é mto importante! Abs.
Yeda