quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Um Passeio pela Colômbia


Para minha surpresa e de vários outros turistas a Colômbia é um país encantador com muitas opções diferentes para passar as férias. Desde uma cultura antiga muito rica até as belezas naturais da sua costa caribenha.


Bogotá

São Paulo a Bogotá pela Gol é uma boa pedida, mas há também outras alternativas. A GOL não tem classe executiva, os primeiros assentos chamam-se “comfort” e não são muito confortáveis apesar do nome. A única diferença da classe turística é que são fileiras de 3 cadeiras de cada lado e eles deixam a cadeira do meio vazia, mas o espaço das pernas é quase igual. São 5h30 de viagem e São Paulo é duas horas a menos que Bogotá.

Bogotá, capital da Colômbia, fica à 2.600 metros acima do nível do mar com clima ameno quase o ano todo (14oC à 20oC), motivo pelo qual é muito procurada. Fundada em 1538, é uma cidade antiga, rica em história e cultura. Há muitos museus, galerias de arte, teatros, igrejas antigas (séc 17 e 18) e monumentos históricos. E, de outro lado, uma cidade moderna, com muitas universidades, bibliotecas, restaurantes (comida típica e internacional), shoppings e lojas de “griffe”.

Panorâmica Bogotá 


No centro velho de Bogotá, no bairro da Candelária, há um bom número de prédios históricos que podem ser visitados. É o bairro mais antigo da cidade, todo em estilo colonial espanhol. Fica também no centro velho a Casa de Nariño, sede do governo colombiano, o Senado e a Casa de Bolívar. O chamado Conjunto Cultural do Banco da República, reúne entre outras instituições, a Biblioteca Luis Ángel Arango, a Sala de Exposições Temporárias, a Coleção de Instrumentos Musicais, a Sala de Concertos, a Casa da Moeda, o Museu do Ouro, o Museu Botero e o Museu de Arte do Banco da República.

Centro Antigo 


O Museu Botero é uma visita imperdível. A coleção de arte é permanente e foi doada pelo artista no ano 2000 ao governo de Bogotá, que em troca cedeu uma bela casa colonial para expor as obras. A coleção é incrível pela qualidade: Corot, Renoir, Bonnard, Dalí, Chagall, Beckmann, Delvaux, Giacometti, Picasso, Miró, Bacon y Moore, entre outros. Fiquei muito impressionada com a quantidade e a qualidade do acervo de Botero, tentei investigar como ele conseguiu uma coleção de tal porte, mas não consegui. O museu exibe também 123 obras de Botero feitas em diferentes técnicas como pintura, desenho e escultura. As figuras roliças de Botero são uma sátira da sociedade.

Museu Botero 

O Museu do Ouro é um espetáculo, vale muito a pena fazer uma visita demorada com um guia. São mais de 30.000 peças maravilhosas! Tem uma das mais importantes coleções de ourivesaria da era pré-hispânica do mundo.

O edifício de 13.000 m2 passou por uma reforma profunda (mais de dez anos), que faz dele hoje, um museu atualizado e organizado. Assistimos a uma exposição sobre o ciclo completo dos metais, desde sua extração, até a forma como são trabalhados e no final podermos ver as jóias e os objetos nos quais foram transformados.

Os miuscas eram os antigos habitantes da Colômbia central da Cultura Chibchan, encontrados pelos espanhóis na época da conquista em 1537.

Jangada Muisca – Lenda do “El Dorado” ofertas de ouro 


Tomar um café com empanada em frente ao museu, no Casona, é muito gostoso.

Visitar o Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez. Projetado pelo arquiteto colombiano Rogelio Salmona, que nasceu em Paris e foi ainda criança para a Colômbia. Salmona morou em Paris onde trabalhou com o arquiteto Le Corbusier. O projeto pretendeu manter as características do velho centro histórico da cidade e trazer algo de contemporâneo. Conta com uma livraria, uma galeria para exposições, um auditório e salas para reuniões. Vale a pena conhecer.

O Museu El Chicó é uma antiga fazenda (1620) do período colonial muito bonita. A sede é linda e tem um parque maravilhoso. Foi uma doação da proprietária, D. Mercedes Sierra de Pérez à Sociedad di Mejoras y Ornatos. Hoje tanto pode-se visitar o museu, como realizar eventos em uma de suas várias construções.

Museu El Chicó 


Um passeio à Montserrat para ver a vista de Bogotá é bem interessante. É a montanha símbolo de Bogotá e fica a 3.240 m de altitude. Chega-se lá de teleférico ou funicular. Em um dia bonito de céu limpo a vista é maravilhosas sobre a cidade e dá para ter uma melhor idéia do tamanho da cidade. A igreja local é de 1650. Os jardins são lindos e muito bem cuidados, aliás em Bogotá inteira.

Santuário Montserrat 


Catedral de Sal - Um passeio incrível é a visita a mina de sal transformada em atração turística subterrânea, talvez única no mundo, conhecida como a Catedral de Sal de Zipaquirá, que fica à 50 km de Bogotá. Construída por mãos mineiras e transformada num templo, está incrustada no Morro do Zipa a 2.652 m de altura e tem uma temperatura média de 14ºC. Mais de 13 milhões de visitantes de todo o mundo já visitaram o local.

Em 1995 foi inaugurada a nova sede da Catedral de Sal, dada a instabilidade da primeira mina. Essa construção está a 180 metros sob a terra e para sua construção foram extraídas 250 mil toneladas de rocha de sal. É a maior reserva de rocha salina do mundo. São muitas galerias subterrâneas, num trajeto que chega a 1,5 km. Em 1932 Luiz Ángel Arango teve a idéia de construir essa catedral embaixo da terra, ao observar a devoção dos operários antes de iniciarem a jornada diária de trabalho. O caminho é feito por esses corredores de sal seguindo uma reprodução da Via Crucis de Jesus Cristo nas 12 estações, tudo esculpido em sal e muito bem iluminado. É uma obra única no mundo!

Catedral de Sal 


Hotéis recomendados

Hotel Casa Medina – é o hotel mais charmoso e tradicional de Bogotá e está localizado perto da zona G (gourmet), onde estão vários dos melhores restaurantes da cidade.


Sofitel Victoria Regia – hotel pequeno, estilo europeu, perto dos centros comercial Andino, Atlantis e El Retiro. O gerente é brasileiro e atende super bem.


Cité Hotel – um hotel novo, moderno, muito bem localizado, próximo a zona T.


Casa Dann Carlton – bem localizado, pessoal atencioso, quarto espaçoso e muito bom para congressos ou convenções.


Algumas sugestões de cafés, confeitarias e restaurantes em Bogotá:

Andrés Carne de Rés – em Chia (40 minutos de Bogotá), perto de Zipaquirá e agora também no centro. Restaurante de absoluto sucesso, que chega a servir 2000 pessoas de uma só vez, existe há 28 anos. O sucesso da empreitada e o bom nome levaram o proprietário a abrir mais dois locais na famosa zona Rosa: o Andrés D.C. (alusão à capital federal) e o Plaza de Andrés, uma praça de alimentação especializada em gastronomia colombiana. Resumindo o sucesso de Andrés: faturamento anual de 34,3 milhões de dólares em 2008!

Restaurante Andrés Carne de Rés 


Em Bogotá existem cinco zonas famosas por seus bons restaurantes: Zona T ou Zona Rosa, Parque 93, Usaquén, Zona G e Candelária.

Balzac –Comida francesa, muito bom. Uma das cinco casas do chefe Harry Sasson.

Club Colombia – comida típica colombiana situado na Zona Rosa, numa casa maravilhosa, com mais de 350 metros quadrados de elegância e organização impecável.

Myriam Camhi – para uma refeição leve, tipo “wrap”, sobremesas deliciosas e deliciosos cafés para acompanhar.

Harry Sasson – na zona Rosa (de shoppings, restaurantes e bares) ou T como é conhecida. Harry, o dono, é um dos chefs mais conhecidos de Bogotá.

Accento Café – no Parque 93, para um drink e algo leve para comer, com varias opções de café.

Abasto – cozinha mediterrânea (ao lado do cine Paraíso – um charme) no bairro de Usaquén - bairro que conserva muito da arquitetura colonial, também conhecido por seus restaurantes e bares e pelo mercado das pulgas todos os domingos.

Criterion – localizado na zona G, um dos melhores restaurantes franceses da cidade. Os donos são dois irmãos que estudaram fora e montaram o restaurante em 2000.

Hotel da Ópera – restaurante do único hotel 5 estrelas da região da Candelária.

Leo, Cocina y Cava – cozinha colombiana, situado na Candelaria. Foi qualificado como um dos 82 melhores do mundo pela revista Condé Nast Traveller.

Il Tinello - você se sente na Itália. O dono sempre presente, música italiana ao vivo, um “risotto al funghi” delicioso!

Matiz – o chef peruano prepara uma das melhores comidas de Bogotá.

Pesquera Jaramillo – no Parque 93, muito bom, especialidade em peixes. O parque 93 é uma praça muito animada a qualquer hora, toda rodeada de restaurantes, cafés e baladas, mais para a garotada.

Rafael – localizado na Zona G, excelente cozinha peruana moderna, bom para almoço ou jantar.

Wok – é uma cadeia de restaurantes focada em cozinha oriental. Compre o livro de receitas dele que é ótimo.


Algumas sugestões de boas compras:

Há vários pequenos e médios shoppings em Bogotá, mas o destaque mesmo é para o Centro Andino – shopping muito bom para compras, com excelentes lojas. Fica na Zona T, ou Zona Rosa que é só para pedestres e é bárbara, cheia de ótimas lojas e restaurantes. Super animada.

Silvia Tcherassi – (em frente ao Andino). Designer Cconhecida nas passarelas internacionais. Tem também um hotel/spa boutique em Cartagena com apenas 7 quartos, que acaba de ser destacado pela revista Condé Nast Traveller.

Julia de Rodriguez –Uma boutique super exclusiva, com a ultima moda em couro, desenhada por Julia de Rodriguez, já há 30 anos neste mercado.

Mario Hernandez – em todos os shoppings e aeroportos. Para bolsas, carteiras e artigos de couro de excelente qualidade.

Diesel – em todos os shoppings, você encontra a famosa marca Diesel, “made in Colombia”, por preços incríveis. Vale super a pena.

Touché Collection - em todos os shoppings. É uma reconhecida franquia colombiana para lingerie, pijamas, roupas esportivas e traje de banho feminino adulto e infantil.


Global Gourmet – loja especializada em todo tipo de produto para preparo de comida oriental, dos meus amigos Tony e Sônia Carmona.


Curiosidade - Os bairros de Bogotá são classificados por extratos de um a seis de acordo com as condições financeiras dos moradores. E as contas de serviços (água, luz, telefone e gás) são cobradas de acordo com o extrato residencial onde você vive. Ou seja, quem mora nos extratos cinco e seis paga mais pela luz do que os de extrato quatro e três.


Cartagena

Uma boa opção para quem vai para a Colômbia é aproveitar e ir conhecer Cartagena, apenas uma hora de vôo de Bogotá. Banhada pelo Mar do Caribe, é uma cidade muito interessante em termos de belezas naturais e arquitetura antiga.

Cartagena é considerada o lado light do Caribe, de beleza natural e clima agradável o ano todo. Conta com uma bela rede hoteleira, principalmente os conventos que se transformaram em hotéis (como no caso de Antigua na Guatemala).

Não se esqueça de visitar alguma lapidação de esmeraldas, que são consideradas muito especiais lá e em Bogotá.

A cidade antiga é toda murada (8kms. de muralhas feitas na época da colonização); os bons hotéis, restaurantes e lojas ficam dentro do centro histórico murado. Andar a pé por esse lado da cidade é um “must”.

Cartagena 


O escritor Gabriel Garcia Marques, ganhador do Prémio Nobel, conhecido também como Gabo, tem uma linda casa em Cartagena.

O hotel Santa Teresa é um convento antigo muito bonito. No começo do século 17, uma nobre de Cartagena chamada María de Barras y Montalvo ordenou a construção desse convento, o primeiro da cidade murada, para que pudesse terminar seus dias entre as freiras carmelitas.

Hotel Convento Sta. Tereza


Outro convento lindo que também se transformou no elegante hotel Sofitel é o antigo convento de Santa Clara: maravilhoso e está descrito no livro de Gabriel Garcia Marques “Del amor y otros demonios”. O restaurante francês do Hotel, o El Refectorio é ótimo. O restaurante italiano do hotel também é muito bom.

 Hotel Convento Sta. Clara 


O restaurante Vitrola (relíquia de 1904 ,exposta na entrada), perto do Convento de Santa Teresa, dentro das muralhas é muito bom, bonito e super bem frequentado. Especializado em peixes e frutos do mar. Está situado numa casa de 400 anos.

O restaurante SAN PEDRO é um dos restaurantes mais prestigiosos da cidade, especializado em comida asiática e mediterrânea.

Tour pela cidade: Igreja S. Pedro Claver, o túmulo dele e o local onde morou. visitar o lugar onde ficavam os escravos durante a inquisição e o Mercado das Pulgas, cheio de lojas em arcos e joalherias. Aproveitar para ver como lapidam as esmeraldas.

Fazer um cooper em volta do hotel até uma praia chamada Castillo Grande, a mais bonita com prédios chiques.

Visitar o Castillo de San Filipe, é muito bonito. É um dos maiores monumentos de Cartagena e tido como a melhor obra de engenharia militar espanhola na América.

Castillo San Felipe 


Curiosidade - Cartagena é considerada território neutro das guerrilhas para não espantar o turista.

Uma boa opção para quem gosta de praia e de mergulho é ir até a ilha de San Andrés, território colombiano, em pleno Mar do Caribe.

San Andrés 


“Primero estaba el mar. Todo estaba obscuro. No habia sol, ni luna. Ni gente, ni animales, ni plantas. El mar estaba en todas as partes. El mar era la madre. La madre no era gente, ni nada, ni cosa alguna. Ella era espiritu de lo que iba a venir y ella era pensamiento y memória.”
Mitologia Kogui


Serviços


Bogotá:

Museu Botero
Calle 11 nº 4-41


Museu do Ouro
Calle 16, 5-41,
Tel: +57 1 284 7450


Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez
Calle de la Enseñanza (11) 5-60
La Candelaria, Zona C
Tel: 00 57 1 283.2200


Museu El Chicó
Carrera 7 Calle 93


Centro Andino
Carrera 11 n° 82-71
Tel: +57 1 404 2463


Casa Medina Hotel
Cra. 7 nº 69A - 22
Tel: +57 1 217 0288


Sofitel Victoria Regia
Cra. 13 nº 85 – 80
Tel: +57 1 621 2666


Cité Hotel
Cra. 15 nº 88 – 10
Tel: +57 1 646 7777


Casa Dann Carlton Hotel
Calle 94 No. 19-71
+57 1 633 8777


Andres Carne de Res
Cl. 2 nº 11 – 94
Chia, Colombia


Andres Carne de Res
Calle 82 nº 12 – 21
Tel: +57 1 863 7880


Balzac
Calle 83 Nº. 12-19
Tel: +57 1 610 5210


Club Colombia
Av. 82 nº 9 – 11
Tel: +57 1 249 5681


Myriam Camhi
Calle 81 # 8-08
Tel: +57 1 345 1819


Harry Restaurant
Calle 83 nº 12 – 49
Tel: +57 1 616 4520


Accento Café
Calle 81 nº 8 - 60
Tel: +57 1 312 9849


Abasto
Cra. 6 nº 119b - 52
Tel: +57 1 215 1286


Critérion Calle 69a nº5 – 75 Tel : +57 1 310 1377


Hotel de la Opera Bogotá – Restaurante La Scala
Calle 10 nº5 - 72,
Tel: +57 1 336 2066


Leo, Cocina y Cava
Cl. 27B nº 6 – 75
Tel: +57 1 286 7091


Il Tinello
Calle 79B nº 8 – 61
Tel: +57 1 347 9101


Matiz
Calle 95, nº 11A – 17
Tel: +57 1 520 2003


Pesquera Jaramillo
Carrera 11 nº. 93B-31,
Tel: +57 1 256 5494


Rafael
Calle 70 nº 4 -65
Tel: +57 1 255 4138


Wok Carrera 13 nº 82 – 74 Tel: +57 1 218 9040


Las 4 Estaciones
Carrera 8A nº 98-38
Tel: +57 1 218 0745


Salto del Ángel
Carrera 13 nº 93a – 45
Tel: +57 1 654 5454


La Fragata
Carrera 13 nº27 – 98 P. 2 / World Trade Center
Tel: +57 1 282 4824


HB Bakery & Café
Cra. 6 # 69a - 34
Tel: +57 1 404 2463


Silvia Tcherassi
Cra. Nº 84-17 (em frente ao Andino)


Julia de Rodriguez
Calle 75 # 11 – 77


Cartagena:

Restaurante Vitrola
Calle Baloco n° 2-01
Tel: +57 5 660 0711


Restaurante El Refectorio e Hotel Sofitel Santa Clara
Calle del Torno
Bario de San Diego
Tel: +57 5 664 6070


Restaurante San Pedro
Plaza San Pedro Claver, 30-11


Hotel Santa Tereza
Cra. 3A nº 31-23
Tel: 0800 891 38 41


Global Gourmet
Cra 14 nº90-12


Colaboradores:
Virginia Figliolini Schreuders
Sônia Jafet Carmona

14 comentários:

Anônimo disse...

excelente materia! da ate vontade de conhecer. Beijao, Sonia

Miriam T disse...

Querida yeda
Adorei seu esrito sobre a Colombia
Beijos

Miriam

Patricia P disse...

Yeda,
Que máximo seu blog,adorei e já repassei para minha lista.
Parabéns!!!
Qual vai ser a próxima viagem?
beijão

Patricia P

Walkiria disse...

Yeda,
que delícia ler sobre Bogotá e ter vivido experiências muito especiais lá. Adorei sua indicações e concordo com tudo.
Bjs,
Walkiria.

Celina J disse...

Parabens !
Adorei !
Bjs
Celina

Anônimo disse...

Eu estava procurando informações para minha viagem em janeiro e esse post está maravilhoso! parabéns :)
eu só tenho uma dúvida, eu sou estudante e financiada pelos pais, hahaha qual é a média de preço dos lugares, como restaurantes? É o preço de uma boa saída aqui no Brasil?

Anônimo disse...

Excelente,

Pretendo ir a Bogotá e suas informações estão muito bem catalogadas.

Parabéns e obrigada pela agradável leitura.

Neiva Moura

Anônimo disse...

Vou em 10 de junho para lá e ainda nao havia lido nada, belo resumo com muita informacao. Obrigada, me ajudou muito.
Que dinheiro levo?

azul-piscina disse...

Ótimo resumo, pena que somente vi agora depois que voltei. Mas outras oportunidades aparecerão e com mais tempo seguirei suas orientações e dicas.

Douglas hell disse...

Q máximo de viagem passei minhas ferias junto com minha esposa em Cartagena e San Andres é lindo demais otimo rotero ,maravilhoso

Anônimo disse...

OLA AMIGA GOSTARIA DE SABER QUAL A MEDIA DE PREÇOS DOS RESTAURANTES AMIGA, DAS LOJAS DE ROUPAS E SAPATOS E O PREÇO DO OURO SE VOCE SOUBER AGRADEÇO ESTOU INDO NO PROXIMO MES.
OBRIGADO FERNANDA RIBEIRO

Anônimo disse...

Muito bom o Blog, parabéns.

Vera Bardella disse...

Yeda querida adorei o report sobre a Colombia,pela qual tenho o maior interesse.Parabéns
Vera Bardella

Anônimo disse...

Concordo Harry Sasson... muito bom restaurante! recomendo!
Embora tenhamos alguma dificuldade de adaptação respiração/altura Bogotá recomendo! Os preços são sencivelmente os mesmos de Portugal.... 1 Euros = 2500 pesos.... trocas no Aeroporto quando chegas... e quando regressas!!