quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicas de programas de TV, Revistas, Guias e Agências de Turismo



Hoje vamos escrever sobre bons programas de turismo que existem na TV, bons livros, guias, revistas e algumas boas agências de Turismo. Não sei se vocês tem a mesma dificuldade que temos, mas procurar um programa que se quer assistir na revista da NET, é jogo duro; a dificuldade é quase a mesma que tentar decifrar qualquer manual de aparelho eletrônico. Aliás, fizemos uma pesquisa entre amigos e praticamente ninguém mais usa esse tipo de revista, se é que algum dia usou. A outra opção, bem melhor, é consultar os programas na tela da TV, apesar de só mostrarem a programação dos próximos três dias. Pensando nisso, fizemos uma detalhada pesquisa, que se traduziu (ou resultou) numa lista básica, e espero que, bem fácil, sobre programas de Turismo na TV.



O rápido desenvolvimento (boom) da internet, há cerca de uma década, criou uma nova opção de consulta sobre praticamente todo e qualquer assunto, inclusive viagens. Antes dela, era preciso consultar os guias impressos, as agências especializadas, os amigos que viajavam com freqüência, para nos informarmos a respeito. Não que isso tenha acabado, mas com a chegada da Internet, inclusive nos celulares, temos a facilidade de consultar na hora, não importa onde quer que estejamos, se uma informação está correta ou qualquer outra resposta que queiramos, desde o endereço de um restaurante até o horário do museu que você está indo.

Programas de Turismo na TV 

I – Discovery Channel, com mais de uma opção:



1- Travel Living - Turismo
1.1 - 1000 lugares para visitar antes de morrer, com os jornalistas americanos Albin e Melanie, baseado no livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”, de Patrícia Shultz. É muito bem feito, divertido, mostram lugares que realmente dá vontade de ir conhecer. 
Sexta feira – 18h e 23h; 
Sábado – 5h, 9h e 18h; 
Domingo – 11h. 

1.2 – Anthony Bourdain sem reservas
É um bom programa, lugares interessantes, com destaque maior para comida.  
Segunda – 4h e 8h;
Quarta feira – 18h e 23h; 
Quinta feira – 5h e 9h; 
Sábado – 21h; 
Domingo – 10h, 20h, 22h e 00h.

1.3 – Destino – Lua de Mel 
Mostram lugares, hotéis e destinos menos comuns. 
Segunda feira – 17h e 19h; 
Terça feira – 6h, 10h e 00h; 
Domingo – 17h. 


1.4 – Top Five América Latina
Procuram lugares super diferentes, fazendas que viraram pousadas, os melhores passeios aéreos: asa delta, balão onde o visual é bonito, em Cuzco, ou em praias do México.
Terça feria – 19h; 
Quarta feira – 6h, 10h e 00h;
Sexta feira –1 h;
Domingo – 8h.

2 – National Geographic Channel 

2.1 - Destino Aventura
Conheça Scott e Justin, dois amigos que embarcam em uma jornada para conhecer lugares maravilhosos ao redor do mundo: locais com paisagens inesquecíveis e aventuras exóticas. A viagem não é o mais importante, e sim chegar ao destino previsto. 
2a. feira – 9h e 17 h. 

2.2 - Cardápios do Mundo
O famoso chef francês Fred Chesneau viaja pelo mundo em busca de novos sabores e receitas autênticas. Ele troca técnicas e segredos com chefs locais e cozinheiros comuns que compartilham sua paixão tanto por comida do dia-a-dia como por pratos mais refinados. 
Quarta feira – 9h e17h; 
Domingo – 8h. 



3 – Multishow 
3.1 – No Caminho – Segunda feira – 22h30;
3.2 – Vai pra onde? – Sexta feira – 22h30; 
3.3 – Nalu pelo Mundo – Quarta feira – 12h30
3.4 – Não conta lá em casa – Quarta feira 23h15;
3.5 – Extremos – Quinta feira – 22h00;
3.6 – Outros Lugares – Terça feria – 22h45.  

4 – TV Record
Álvaro Garnero  – 50 por 1
É um programa bem divertido para sábado tarde da noite: seguir as aventuras do Álvaro. Ele acabou de fazer uma viagem incrível – saindo de Vancouver foi até o Japão de trem, de navio ou de carro (nunca de avião). 
Sábado – 00h30





Além desses canais dos quais falamos, existem outros que vocês podem consultar sobre turismo e viagens em TVs por assinatura. Quer conhecer qual é a comida típica de um determinado país? Quer saber como é a vida noturna, localização dos bares e restaurantes em outro estado do Brasil? Quer conhecer quais são os principais pontos turísticos de uma cidade européia? Há resposta para quase tudo nos programas de turismo das TVs.


II - Guias de Viagem

1 – Michelin 
Na minha opinião continua sendo um dos melhores guias; o vermelho para restaurantes e o verde para museus, monumentos, igrejas, passeios; até o horário de abertura é perfeito, melhor do que muitos concièrges de hotel informam. É um conforto sair para passear com um Michelin na mão, você não desperdiça o tempo que é tão precioso em uma viagem. 



2 – Lista S Pellegrino com Worlds 50 Best 
Mais conhecida como Fifty Best – compara restaurantes do mundo inteiro. Abalou o guia Michelin e elegeu o Restaurante D.O.M. do chef Alex Atala como o sétimo melhor do mundo. Foi no restaurante "Filomena" da Vera e do Roberto Suplicy que Alex Atala começou a ficar conhecido. 

3 – Guia Viver e Sentir Portugal
Tudo para conhecer o melhor de Portugal por Otávio Gomes (mapa, cd e guia impresso). É um lançamento e parece ser muito bom. 

4 – Guia 4 Rodas
Informações sobre hotéis e restaurantes do Brasil. É o guia mais antigo e mais completo do Brasil da Editora Abril. Hoje já começa a ter outros concorrentes. 

5 – Guia Unicard Unibanco Mastercard – Brasil 
Em português, inglês, francês e espanhol – Parece ser um bom lançamento. 

6 – Guia Itaucard – Brasil 
Também um lançamento recente.

7 – Guia da Folha
É um dos mais procurados hoje em dia, acredito que por ser em português, muito bem feito e bem didático. As fotos são lindas! 


III- Agências de Viagens
Um bom atendimento sem stress com soluções positivas e não somente respostas negativas às suas perguntas, um programa bem feito, tem um valor inestimável. Por esses motivos selecionamos três excelentes agências de viagens: 

1 – Interpoint
Heloisa Levy – incansável no atendimento, procura fazer o máximo para o cliente ficar satisfeito. Tem um conhecimento enorme de viagens no mundo todo, principalmente do Oriente Médio, e da Ásia. Seus roteiros são imbatíveis!
Interpoint Viagens e Turismo
Al. Jaú, 1717 - casa 03
01420-002 São Paulo, SP
Tel: 55 11 3087-9400 
http://interpoint.com.br

2 – Explore Travel
Fizemos uma parceria com essa agência há um mês atrás. São especializados em viagens de cultura e lazer. É uma agência de dois jovens, Philippe Takla e Rodolfo Trussardi; fazem roteiros de viagens exclusivos e diferenciados para lugares incríveis. A parceria com a Abercrombie & Kent e a National Geographic, já diz tudo  sobre o nível dessa agência.
Av. São Gabriel 149 cj. 1001
01435-001 São Paulo, SP
Tel: - 55 11 3165-6145 
www.exploretravel.com.br



3 – Decatur
Viajar com a Lena, minha amiga há anos, é ótimo. Ela é super simpática e dedicada, faz o possível e o impossível para ajudar o cliente, inclusive dá um jeito de usar as suas milhas, o que é raríssimo em qualquer agência de viagem.
AV. São Luiz,258 cj. 1108
01046-000 Centro, São Paulo, SP
Tel: 55 11 3259-3188


IV - Revistas
Uma das melhore revistas de turismo é a internacional e tradicional Condé Nast Traveller, com o que há de melhor em viagens no mundo! Hoje também se rendeu a versão digital. 
Outras publicações super interessantes como as americanas:
Travel & Leisure,
National Geographic 
Viajes  
Traveler 
Afar,
a francesa Officiel Voyage e 
a argentina Lugares

No Brasil existem ótimas publicações sobre turismo com bons roteiros e informações atualizadas. Segue abaixo as revistas que consideramos mais completas: 

Revistas Brasileiras
1 - Viagem e Turismo
2 - Viaje Mais
3 - Próxima Viagem
4 - Viajar
5 – Rotas e Destinos
6 – Melhores Roteiros
7 – Meridiani
8 – Grandes Destinos (Interpoint Turismo)
9 – Guia do Turista (anual)



V – Turismo em geral na Internet
Há incontáveis sites eficientes sobre o assunto na internet. A maioria deles oferece consulta em mais de um idioma e indica o que acontece de interessante naquele momento no lugar escolhido. Vale a pena conhecer. Alguns publicam a opinião dos usuários e enumeram as principais atrações turísticas com fotos. Além disso, tudo sobre: restaurantes, hotéis, aluguel de carro, vôos, trens, teatros, museus e exposições. 

1 - Fodor's – www.fodors.com
Nele, é possível descobrir hotéis e restaurantes no mundo inteiro, consultar uma central com diversas dicas que vão de aluguel de veículos a vistos e passaportes. Mas o principal atrativo da página é a possibilidade de criar um guia personalizado.

2 - Frommer's na Internet – www.frommers.com
É um ponto de partida perfeito: há informações sobre 200 lugares no mundo. Cada local merece uma descrição detalhada, que inclui dados sobre hospedagem, alimentação, transporte e, é claro, as grandes atrações turísticas. Como uma das principais preocupações do Frommer's é dar dicas que não pesem no bolso do turista, tudo vem acompanhado dos respectivos preços. Melhor: há uma seção inteira dedicada às passagens, aos hotéis e aos restaurantes mais baratos.


3 - Travel Page – www.travelpage. com
A proposta da página é simples: listar os melhores sites de turismo da Web. São centenas de links, com informações sobre praticamente cada canto do planeta. 

4 - Viaje na Viagem – www.viajenaviagem.com
Sobre o Brasil e o mundo, por Ricardo Freire. O site dá informações interessantes sobre turismo, muitas vezes através de pequenos blogs, além de alguns roteiros. 

Site com serviços de reservas (vôos, hotéis e carros), informações turísticas e notícias, principalmente sobre os EUA e Canadá. 

Site bastante útil como ponto de partida para uma busca geral de hotéis, restaurantes, locações e muito mais: uma síntese de informações atualizadas, que leva a vários links bastante úteis para comparar itens. 

7 - Lonely Planet – www.lonelyplanet.com
Site do programa de TV australiano, dedicado ao viajante solitário.

Ainda dentro do assunto turismo, para informações sobre cultura, exposições, teatros, shows e muito mais:  

1 - Time Out
A proposta da página é bastante simples: listar os melhores museus, casas noturnas e restaurantes de quase 30 cidades do mundo. Esse é o endereço perfeito para conferir filmes em cartaz, exposições, peças de teatro, shows... Com uma vantagem: as informações passam por atualização constante e, em alguns casos, é possível até fazer reservas - é preciso apenas um cartão de crédito. Mas nem tudo é perfeito: os roteiros se restringem às principais cidades da Europa, dos Estados Unidos e algumas da Ásia.

2 - NY24h
Feito por brasileiros, com as atrações de Nova York (restaurantes, teatros, cinemas, concertos etc.) e sugestões sobre o que fazer, dia e noite.
www.ny24h.com

3 - Londres Online 
Londres também tem um guia em português. 
www.londresonline.com

4 - Champs Elysées 
Tudo sobre Paris. Muito completo e com um mapa interativo. Em francês, inglês e português. 
www.champselysees.org

Não podemos nos esquecer, dos suplementos de turismo do Estadão e da Folha. A única ressalva é que os anúncios são muitos e no meio dos artigos, o que dificulta e polui a visão. Como já falamos em nosso artigo de 12/01/2010 - Rio de Janeiro II, o caderno de turismo do Jornal do Brasil não tem anúncio no meio dos artigos! Porque não seguir o seu modelo? 

Para finalizar, um pequeno trecho do lindo Poema de Sete Faces de Drummond:


"Mundo, mundo, vasto mundo..."


Boa viagem!


Serviço:
Banca Europa – 24 horas
Av Europa x R Groenlândia
Jd. Europa, São Paulo, SP
Tel: 3086-2831

Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Patagônia


Uma boa opção de viagem para a Páscoa é a Patagônia Argentina. 


Nosso roteiro começa em El Calafate, pequena cidade na província de Santa Cruz, próxima à fronteira do Chile, com 5.500 habitantes, cuja capital é Rio Gallegos. El Calafate possui um clima frio, com temperatura média de 7oC. Por falta de opções de vôos é preciso ir por Buenos Aires, dormir lá uma noite e no dia seguinte pegar o vôo para El Calafate. Na Patagônia argentina, aos pés da Cordilheira dos Andes, El Calafate é o ponto de partida para visitar o extraordinário Parque Nacional dos Glaciares, fundado em 1937 e declarado Patrimônio da Humanidade em 1981. Sua extensão é de 725 mil hectares e nele se localizam os Glaciares Perito Moreno, Upsala, O’Nelli, Spegazzinni entre outros. É interessante saber que os glaciares se movem até um metro por dia, provocando violentos atritos no terreno. O Glaciar Perito Moreno é o ponto alto da viagem. Esse nome foi dado em homenagem ao criador da Sociedade Científica Argentina e pesquisador da região austral, Perito Moreno.


Primeiro dia

Ficar no hotel Los Notros em frente ao Glaciar Perito Moreno, onde tudo que se ouve são os sons da natureza, uma vez que a arquitetura do hotel preservou ao máximo o meio ambiente. É uma paisagem única e extraordinária, que transmite uma sensação de perfeita harmonia. Os quartos são lindos, decoração perfeita para um hotel rústico chique, com bay window de onde se tem uma vista maravilhosa para o glaciar. O restaurante do Los Notros é muito simpático e serve uma comida argentina ótima. O hotel oferece translado de ida e volta para o aeroporto de El Calafate, além de inúmeros passeios. É tudo lindo!

Hotel Los Notros

Hotel Los Notros


Andar até algumas das diversas passarelas de observação do glaciar é um programa imperdível! Enquanto se anda pela passarela, dá para ver e ouvir enormes fatias de gelo se soltarem do bloco maior; é uma experiência impressionante! A proximidade do glaciar nos faz sentir como somos pequenos e insignificantes em relação a natureza. Jantar no restaurante do hotel, porque o dia seguinte vai ser puxado.

Passarela Perito Moreno 

Glaciar Perito Moreno


Segundo dia

Um café ótimo é servido na sede do hotel antes de visitar de perto o glaciar Perito Moreno. Pegar o barco até o pontão, descer na praia e ir a pé fazer trekking no gelo, é um programa muito divertido! Caminhar pelo bosque e em seguida almoçar um lanche que o hotel oferece. Depois do almoço ir com o carro do hotel para El Calafate, que fica a 70km de distância. Além das compras de artesanato, que são bem interessantes, andar um pouco pela cidade. Com tantas atividades durante o dia e muitas mais previstas para o dia seguinte, o melhor a fazer é jantar no hotel e ir dormir.

Trekking

El Calafate 

Terceiro dia

Depois de um bom café na sede do hotel, sair para conhecer o Glaciar Upsala (a saída é as 6h30 da manhã). Ir de barco até Punta Bandera no lago Argentino, onde pega-se outro barco para ir até bem perto do Glaciar. São duas horas para se aproximar do glaciar! É uma experiência fascinante: as pessoas em um barquinho bem perto daquela enormidade branca gelada! Maravilhoso!! Depois ir até a Estância Cristina, uma bela fazenda onde oferecem o almoço. Antes de almoçar subir a pé até um mirante para ver mais uma vez o Glaciar de longe. Voltar para a estância e se deliciar com um típico assado de cordeiro argentino. Depois do almoço passear pela fazenda e pegar o barco de volta (o passeio leva doze horas!) até Punta Bandera, onde o carro do hotel aguarda para levar todos de volta. Jantar muito bem no restaurante do hotel e cama que ninguém é de ferro!

Glaciar Upsala


Quarto dia

Tirar esse dia para passear em volta do hotel. Tem caminhos muito bonitos. Toda a mobília do hotel foi comprada em remates (leilões) e as mesas de madeira foram feitas por um ótimo marceneiro de Buenos Aires. Pegar o carro do hotel para o aeroporto de El Calafate para ir à Ushuaia. O vôo (da Aerolíneas) leva uma hora. Localizada na Ilha da Terra do Fogo, é a cidade mais austral do mundo. Conhecida como o Fim do Mundo, a cidade de Ushuaia tem pouco mais de cem anos e uma paisagem espetacular contornada por bosques, montanhas, rios e lagos. É o ponto de partida para percorrer e descobrir lugares únicos na Argentina: navegar pelo Canal de Beagle, alcançar o Farol do Fim do Mundo, percorrer o Parque Nacional mais austral do mundo, e partir desde sua baia até a imensa e misteriosa Antártica.

Tudo isso alimenta ainda hoje a imaginação dos aventureiros de todo o planeta. Em Ushuaia as opções são variadas em qualquer época do ano, podendo-se percorrer suas belas paisagens de carro, caminhando, a cavalo, trem e navegando; desfrutando e praticando várias atividades como trekking, pesca com mosca, canoísmo, ciclismo, visitas a estâncias e ainda observação de flora e fauna.

Hoje sua estação de ski de neve, Cerro Castor, atrai principalmente os jovens. O centro de esqui mais austral do mundo tem a temporada mais extensa do cone sul, que vai desde o início de junho até o meio de outubro. A cidade é muito pequena e muito pobre. Um pueblo bem simples. Já o Hotel Las Hayas no alto de uma montanha é muito bom, cinco estrelas, quartos amplos e aconchegantes. Para aproveitar a tarde passear na cidade de Ushuaia: Av. St. Martin, a mais importante da cidade; fazer umas comprinhas; ir ao Museu do Fim do Mundo, apenas interessante; e jantar no Bar Ideal, uma casa tombada muito simpática, comida boa.

Ushuaia 

Quinto dia

Pela manhã ir ao Parque Nacional e visitar a Baia Ensenada, que fica no Canal de Beagle na Terra do Fogo: é tudo muito bonito. Ver o Pico Tronador, vulcão inativo na cordilheira dos Andes, cujo cume é a divisa com o Chile e que separa dois imensos parques nacionais, um chileno e outro argentino. Para chegar até esse local são 3.065 kms. desde Buenos Aires: é onde acaba a famosa Ruta nº 3. Voltar a Ushuaia e comer as famosas empanadas no restaurante La Tranquera, restaurante argentino muito simples, mas muito bom, existe há mais de 30 anos!

Mapa

Estação do Fim do Mundo


Sexto dia

Fazer a excursão do trem de manhã. É muito simpático, e se chama Trem do Fim do Mundo. Entrar no Parque Nacional e parar numa reserva de antigos indígenas Yamanas. Voltar para Ushuaia e almoçar no restaurante Tia Elvira, no porto, com uma bonita vista, parece ser um dos melhores da cidade. A tarde fazer a excursão de barco para ver os pinguins: o caminho é pelo canal de Beagle até a junção do Atlântico com o Pacífico. De um lado do canal é o Chile e de outro a Argentina. É um passeio que demora seis horas, mas vale muito a pena, os pinguins são incríveis: tem hora certinha de saírem do mar e virem para a terra, dá para acertar o relógio.

Canal de Beagle


Ilha dos Pinguins


Sétimo dia – Dia de voltar ao Brasil! De Ushuaia a Buenos Aires são três horas de vôo.

Para finalizar um trecho do conto Terra de Esquecimento, em Terra do Fogo (Ed. Francis, p 134), do escritor chileno Francisco Coloane:

Há paisagens, como instantes da vida, que não se apagam jamais da mente; voltam sempre a nos impressionar, vindas de dentro de nós, com intensidade cada vez maior.



Boa viagem!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Enjoy Tefaf!


Art – More than an Asset – Um bem precioso


Tulipas

Bem vindo a Tefaf! Trata-se de uma feira de arte! E, quase nada mais precisa ser dito! Qualquer pessoa que vá a feira, visitante ou expositor, terá um grande prazer em diferentes aspectos desse evento. Observar as excelentes obras de arte e coleções expostas, apreciar a variedade das peças exibidas ou a qualidade de um determinado objeto, admirar os maravilhosos arranjos de flores.

O mais interessante é ter a oportunidade de estar com pessoas que pensam e gostam de arte, é um privilégio!

É como se você entrasse num mundo diferente — uma espécie de paraíso dos amantes da arte - palavras do Chairman da Tefaf, Dr. Ulrich Guntram, do grupo AXA, principal patrocinador da Tefaf.

Tefaf Maastricht é a feira líder de artes e antiguidades, que anualmente apresenta o que há de melhor nesse assunto. É possível adquirir obras de grandes artistas como Brueghel, Bacon, ou antiguidades, que refletem 6.000 anos de excelência artística.



Hall da feira

E também a feira de arte mais importante do mundo. Nunca vi nada igual, desde a beleza dos stands até as peças, quadros, jóias e tulipas indescritíveis!!! Além disso, a freqüência é bonita e elegante. A impressão que se tem é de um museu a venda. Desde um Rembrandt de 1658, por 47 milhões de euros (o quadro mais caro da feira), da Galeria Otto Naumann de Nova York, a um Brueghel deslumbrante da Galeria De Jonckheere, até inúmeros contemporâneos como Picasso, Bacon, Munch, Dubuffet e Chagall. Chama atenção nessa feira a presença marcante de compradores orientais, como os chineses.



Brueghel – Danse des Noces en Exterieur

Como chegar a TEFAF

O trem é uma ótima opção para quem sai de Paris (Thalys). Da Gare du Nord, em 2h10 chega-se em Liège, na Bélgica. O almoço no trem é muito gostoso e ganha-se tempo. De Liège, tem um trem que em 20 minutos vai direto à Maastricht. Outra possibilidade, é pedir um transfer do hotel. A estação de Liège é moderníssima e linda, projetada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava.



Estação Liège
Estação Liège

A tela “Portrait of a Man with Arms Akimbo" de Rembrandt exposta na Tefaf foi arrematada em 2009, pela Galeria Otto Naumann Ltd de Nova York, em um leilão da Christie’s de Londres. O valor da transação ficou ao redor de $32 milhões de dólares. Na Tefaf, o valor da tela para venda era de $ 47 milhões de dólares, a obra mais cara de toda a feira.



Rembrandt - Portrait of a man with Akimbo

Os dois mais importantes antiquários portugueses especializados em porcelana Companhia das Índias, participam da Tefaf! É difícil dizer qual o mais bonito: Luis Alegria e Jorge Welsh

Em dezembro, quando fomos a Lisboa, tivemos uma experiência incrível no antiquário de Jorge Welsh. Fomos convidados para ir tomar um drink e conhecer o antiquário. Ele nos esperava com um champagne bem gelado. Mostrou-nos as peças mais importantes. “Geralmente eu mostro apenas 30% do que tenho”, nos disse. 

Na sua galeria, todas as peças ficam dentro de armários com portas de madeira que correm, de forma que ele só mostra o que quer, tudo super bem iluminado. Depois, ainda nos convidou para jantar no restaurante Tavares Rico, que fica ao lado do antiquário.


Jorge Welsh - Ganso com présentoire - porcelana cia. das Indias - Séc.XVIII
Antiquário – Luis Alegria, travessa - porcelana Cia. das Índias - Séc. XVIII

Antiquário Brimo de Laroussille

Antiquário francês especialista em alta Idade Média e Renascença. Com objetos raros desses períodos, tornaram-se antiquários importantes tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.


Antiquário Alessandra Di Castro

Alessandra Di Castro abriu sua galeria na Piazza di Spagna em Fevereiro de 2009. Mobiliário italiano e europeu, obras de arte, esculturas, pratas, pinturas e jóias. Ela foi super simpática conosco e nos deu entradas para todos os outros dia da feira.


Galeria De Jonckheere

Nome importante quando se fala em pintura flamenga, que até hoje desperta interesse no mundo todo. Fundada em 1976 em Bruxelas, a galeria se especializou em pesquisar e negociar pinturas da escola flamenga e holandesa. É considerada como galeria referência nesse tipo de pintura, e sua reputação foi construída com base nos rigorosos padrões pelos quais as pinturas são selecionadas. Sempre em evidência, a galeria de Paris é muito bem localizada, próximo do Palácio do Elysée, além de participarem das feiras de arte mais importantes no mundo. É interessante saber que Georges and François De Jonckheere podem ser consultados pelos colecionadores de arte, na compra e venda de uma obra que precise de sua ‘expertise’.


Galeria Malborough

Dois Dubuffets importantes no stand da Malborough. Essa super galeria, considerada uma das melhores do mundo, é especializada apenas em: impressionistas, pós impressionistas, grandes mestre europeus do século 20, expressionistas alemães, artistas americanos do pós guerra, e nos maiores artistas do século 20.


Galeria Wienerroither & Kohlbacher

A galeria austríaca exibia um guache de Egon Schiele de 1914 “Seated Semi–Nude”, maravilhoso!! custava a bagatela de 1.7 milhões de euros!!


Galeria Gana Art

Havia duas galerias coreanas com stand na Tefaf, o que me deu bem a dimensão da Coréia do século 21. A Gana Art tinha um Picasso “Busto de Mulher” de 1944, pintado em Mougins na Provence. E um Marc Chagall, “Bouquet de Fleurs” de 1937. Fundada em 1987 a Gana Art Center é uma instituição de arte com três galerias na Coréia. Em 1995 abriram uma filial em Paris (Gana Beaubourg) e em 2008 outra em Nova York. A nova galeria nova iorquina em Chelsea, acabou prevalecendo sobre a de Paris, devido as recentes tendências do mercado internacional de arte. Com isso trocaram Paris por Nova York.


Galeria E. H. Ariëns Kappers

Uma interessante impressão em papel de 11,8cm x 7,6cm, de Albrecht Dürer de 1514!! Absolutamente preservada! Fundada em 1980 por Erik Ariëns Kappers no hoje famoso bairro de Spiegelkwartier em Amsterdam, vizinho ao Rijksmuseum. Expert em obras primas no papel do século 15 ao 20. Desde 1987 associou-se com C.P.J. van der Peet.


Galeria Koopman Rare Art

Os stands de pratas inglesas realmente eram de tirar o fôlego!!

Um deles, a Koopman Rare Art tem o privilégio nos últimos 20 anos de ser vizinha das casas de penhores de prata de Londres. Entre essas empresas está a Timo Koopman & Lewis Smith com 45 anos de experiência em colecionar e negociar algumas das melhores e mais importantes pratas antigas para entrar no mercado inglês e internacional. Uma das maiores coleções de prata fina inglesa disponível no Reino Unido para compradores. A Koopman Rare Arte ganhou ,em 2004, o prêmio “British Antique Collectables” como marchand especialista em antiguidades em prata.


Graff – Diamantes e alta joalheria

Era o stand mais valioso da feira e de maior afluência e o único que não se podia fotografar! Só uma vitrine com sete peças com brilhantes foi avaliada em 100 milhões de euros!! Para dar uma idéia do que era o stand, dois exemplos de jóias expostas: anel em diamante azul em forma de pêra com mais de 20 quilates e colar em diamantes amarelos e brancos com 167 quilates. De acordo com a própria empresa, o termo Graff significa raridade, beleza e excelência. Lojas em Monte Carlo, Londres e Nova York.


Joalheria Graff

Dados importantes

Na vigésima–quarta Tefaf em Maastricht havia 261 marchands de arte, antiquários e donos de galerias, vindos de 16 países diferentes. A feira é tão importante no setor de arte, que de todos esses expositores, apenas sete eram novos e um voltou depois de longa ausência. Dois dos novos expositores, Malcolm Fairley e Grace Tsumugi Fine Arts, ambos de Londres, trouxeram para a feira o design japonês, que até então não estava bem representado na Tefaf. É fácil compreender depois desses números, que o seguro da feira tenha sido de $2 bilhões de dólares.


Ficamos apenas dois dias, o que foi muito pouco. Para quem gosta de arte, o ideal seria , no mínimo, quatro dias. Tefaf, é uma experiência única!


Centro antigo Maastricht - encontro de três épocas arquitetônicas

A cidade de Maastricht

Fundada pelos romanos no século 50 AC a cidade de Maastricht é a mais antiga da Holanda. Tem mais de 2 mil anos! O centro medieval, onde estão muitas das atrações de Maastricht, vale uma visita a pé. Da grande ponte que corta o Rio Maas a vista da cidade é linda. Misturando o estilo arquitetônico belga com o holandês tem igrejas antigas, praças e mercados ao ar livre tipicamente holandeses, restaurantes, lojas, bares, hotéis a volta e casas antigas muito simpáticas. 

Na grande praça ficam as duas principais igrejas da cidade (a catedral é muito bonita) uma ao lado da outra e a prefeitura. Localizada na ponta sul da Holanda, muito próxima da Bélgica e da Alemanha, Maastricht oferece uma atmosfera especial e diferente do restante do país, devido à forte influência recebida dos países vizinhos. Capital da província de Limburg, há quem diga que Maastricht parece uma cidade estrangeira dentro da própria Holanda. Nela a cultura da Holanda e da Bélgica se misturam, com ingredientes adicionais e originais da Alemanha. Sendo holandesa, Maastricht não poderia deixar de ter centenas de bicicletas, muito comuns em qualquer cidade do país. 



Maastricht – Centro antigo

Igrejas

A Basílica de St. Servan, igreja em estilo romeno, data de 1039, guarda relíquias em seu interior. Ao lado, a Igreja de St. John, em estilo gótico, também não deixa a desejar em termos de beleza. Uma curiosidade é que sua torre é avermelhada; por isso, ela se diferencia de outras igrejas da Europa. Dentro da Igreja St. John ainda existem pedras no chão que serviam de lápides para túmulos de pessoas importantes. Embora tenha sido construída no século XIII, em 1633 essa igreja se tornou protestante, o que mostra um pouco da dualidade religiosa existente na Holanda até nossos dias.


Restaurantes
Florian

Italiano, simpático, comida leve e serviço bom.



‘t Hegske

Holandês, comida ótima, super simpático para almoço.



Lojas

Nenhuma em especial, mas o impressionante é que têm todas as grifes famosas, desde Hermès até Louis Vuitton, numa cidade tão pequena!



Hotéis
Botticelli

Construído no começo do séc. XVIII, restaurado com muito cuidado para sua inauguração em 1997, no coração da cidade antiga.



Crowne Plaza Hotel Maastricht

Muito bem localizado, às margens do rio Maas, no centro da cidade, é o lugar ideal para ficar: bela vista, lugar tranquilo e walking distance até o centro. Excelente restaurante o 'de Mangerie' especializado em cozinha Mediterrânea e holandesa.



Château Hotel St Gerlach

O hotel Château St. Gerlach no belo Vale Geul, a menos de 10 km de Maastricht fica numa propriedade cuja história data de 1201. Ocupado por nobres durante alguns séculos. Foi restaurado por e Camille Oostwegel e hoje é um elegante hotel com jardins maravilhosos, restaurante francês, spa e piscina. Camille Ooswegel tem quatro hotéis e restaurantes pela Holanda, todos eles de luxo, e em lugares com história para contar.



Beaumont

Um prédio histórico situado no centro antigo, simpático e bem chique. Pertence a família do mesmo nome desde 1912. O arquiteto inglês David Chipperfield foi quem restaurou conservando seu estilo. Vimos muitas pessoas da feira hospedadas lá, o que é um bom sinal.



Tratado de Maastricht

O Tratado de Maastricht, também conhecido como Tratado da União Européia (TUE) foi assinado a 7 de Fevereiro de 1992 na cidade holandesa de Maastricht.

O Tratado da União Européia mais conhecido como Tratado de Maastricht foi um marco significativo no processo da unificação européia. Além da integração econômica até então existente entre diversos países europeus, o tratado estabeleceu três importantes pilares: a unificação política externa, a segurança comum e a cooperação policial e judiciária entre os países membros. 

O resultado mais evidente do tratado foi a substituição da denominação Comunidade Européia pelo termo atual, União Européia. Instituiu igualmente a cidadania européia, reforçou os poderes do Parlamento Europeu e criou a União Econômica e Monetária.




Gostaríamos de participar aos leitores que fizemos uma parceria com a Explore Travel, uma agência de viagem especializada em roteiros personalizados.




Explore Travel

A Explore Travel foi fundada por Philippe Takla e Rodolfo Trussardi com o objetivo de oferecer viagens exclusivas e diferenciadas para os mais interessantes locais do globo. Trabalham apenas com fornecedores altamente qualificados, tais como a agência norte-americana Abercrombie & Kent e as viagens da National Geographic.

Localização - Av. São Gabriel 149 cj. 1001
CEP 01435-001 São Paulo, Brasil
Telefone - 55 11 3165-6145
E-mail - exploretravel@exploretravel.com.br
Website - http://www.exploretravel.com.br/



Para finalizar:

Mais espetáculo que feira, a TEFAF é deslumbrante! Desde um Cartier vintage até um Rembrandt incalculável! “É inacreditável o que se encontra” diz Erin Fitzpatrick of Salander-O'Reilly Galleries in New York — “fragmentos do mar morto, um colar de marajá e uma terra cota perdida de Bernini.”




Serviço:
MECC Maastricht

Maastrichts Expositie & Congres
Centrum Forum
100 6229 GV Maastricht
www.tefaf.com



Galeria Otto Naumann Ltd

22 East 80th. Street
10075 New York, Ny, US
Tel: +1 212 734 4443
www.ottonaumannltd.com



De Jonckheere

100, rue du Fabourg Saint-Honoré
75008 Paris, Fr.
Tel: +33 1 42 66 69 49
www.dejonckheere-gallery.com



7, rue de L'Hôtel de Ville
1201 Geneva, Switzerland
T +41 22 310 8080
www.dejonckheere-gallery.com



Luis Alegria

Av. Dr. Antunes Guimarães, 142
4100 Porto, Pt
Tel: +35 1 22 610 21 24
luis.alegria@iol.pt



Jorge Welsh

Rua da Misericórdia, 41 – 47
1200-270 Lisboa, Pt
Tel: +35 1 21 395 33 75
www.jorgewelsh.com



116 Kensigton Church St.

London W8 4BH
Tel+ 44 20 72 29 21 40
uk@jorgewelsh.com



Brimo de Laroussilhe

7, quai Voltaire
75007 Paris, Fr.
Tel: +33 1 42 60 74 76
www.brimodelaroussilhe.com



Antiquário Alessandra Di Castro

Piazza di Spagna 4
00187 Rome, It.
Tel: +39 6 69 92 31 27
www.alessandradicastro.com



Marlborough Fine Art Ltd.

6 Albemarle Street
London W1S 4BY, UK
Tel: +44 20 76 29 51 61
www.marlboroughfineart.com



Wienerroither & Kohlbacher

Strauchgasse 2
1010 Vienna, Austria
Tel: +43 1 533 99 77
www.austrianfineart.com



Gana Art Gallery

97 Pyeonchang-dong
Chongno-gu, Seoul, Korea
Tel: +82 2 720 1020
www.ganaart.com
newyork@ganaart.com



E. H. Ariëns Kappers

Nieuwe Spiegelstraat 32
1017 DG Amsterdam, Nl.
Tel: +31 20 623 53 56
www.masterprints.nl



Koopman Rare Art Ltd

53-64 Chancery Lane
London WC2A 1QS, UK
Tel: +44 20 72 42 76 24
www.koopmanrareart.com



Graff

6-7 New Bond Street
London WIS 3SJ, UK
Tel: +44 20 75 84 85 71
www.graffdiamonds.com



Florian Restaurant

Bredestraat 7
6211 HA Maastricht
Tel: +43 32 11 492
www.florianmaastricht.nl



Restaurant 't Hegske

Heggestraat 3a
6211 GW Maastricht
Tel: +43 32 51 762
www.hegske.nl



Botticelli

Papenstraat 11,
Maastricht 6211 LG, Nl.
Tel: +31 43 3526300
www.hotelbotticelli.nl



Crown Plaza Hotel Maastricht

Ruiterij 1
6221 EW Maastricht
Tel: +31 43 350 91 91
www.crowneplazamaastricht.com



Chateau St Gerlach Hotel

Joseph Corneli Allée 1
6301 KK Valkenburg aan de Geul, Nl.
Tel: +31 43 608 88 88
www.chateauhotels.nl



Beaumont Maastricht

Wycker Brugstraat 2,
6221 Maastricht, Nl.
Tel: +31 43 325 44 33
www.beaumont.nl



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders