terça-feira, 21 de junho de 2011

Agenda Paris IV

Esta agenda está super oportuna neste momento por conta da estréia do filme de Woody Allen – Meia Noite em Paris, um apaixonado por Paris, como todos nós mortais.


Restaurantes
A palavra mágica em Paris: reserva!!! Sem este procedimento, fica difícil curtir os restaurantes na cidade luz. Nossa agenda recomenda cinco deles,  cada um com qualidades específicas e especiais. Os hotéis sugeridos estão na crista da onda, as exposições são as mais interessantes do momento. E para quem gosta de uma comprinha, confira esses três endereços no final da agenda. E boa viagem!

Caïus
6, rue d’ Armaillé
75017 – Paris
Tel: +33 1 42 27 19 20
www.caius-restaurant.fr

Este restaurante é ao mesmo tempo muito popular para almoços e jantares de negócios, mas também atrai moradores e comerciantes, tem uma freqüência bastante eclética. O novo proprietário, Jean-Marc Notelet, trouxe vigor renovado para a cozinha, que continua a ser tradicionalmente francesa. A recomendação do chefe é experimentar cepes grelhado, foie gras, dourado assado com endívias belgas e vegetais de raiz, e um confit de carne de boi com favas e vinagre envelhecido, com aipo batido no leite de amêndoa.
 


Restaurante Caïus
  

La Cuisine no Hotel Le Royal Monceau - Raffles Paris
37 Avenue Hoche
75008 – Paris
Tel:+33 1 42 99 88 00
http://www.raffles.com/EN_RA/Property/RMO/

Este hotel foi totalmente renovado por Philip Stark, nome famoso do design contemporâneo. A reforma diminuiu o número de quartos, podendo aumentar assim o conforto dos hóspedes. O restaurante do hotel “La Cuisine”, é super diferente, com uma decoração totalmente atual. O menu foi muito bem escolhido, um detalhe chama muito a atenção: nunca tinha visto ser oferecido ao cliente uma escolha de facas para cortar a carne, desde facas francesas até japonesas de marcas renomadas! Atrás das mesas tem um balcão enorme onde se pode ver as sobremesas sendo elaboradas sob a chefia do famoso Pierre Hermé que, aliás, é muito simpático: sua especialidade no dia que fomos era mil folhas com todos os recheios que você consiga imaginar, desde maracujá até doce de leite com manga!
 


 Balcão Restaurante La Cuisine – No centro Pierre Hermé
  

Mini Palais
3, ave Winston Churchill
75008 – Paris
Tel: +33 1 42 56 42 42
http://www.minipalais.com/fr

O restaurante fica no interior do Grand Palais e sua entrada diante da majestosa Ponte Alexandre III. Nos dias mais quentes, procure reservar lugar na área externa, que por si só já vale a visita. A sala interna também é muito elegante. O chef Éric Frechon, chefe do Bristol (três estrelas no Michelin), é o responsável pelo cardápio do Mini Palais. É uma ótima pedida ir ver uma exposição lá e depois almoçar no Mini Palais. Atenção para o horário que é super conveniente: das 10h00 às 22h00.
 


 Restaurante Mini Palais
  

La Fontaine Gaillon
1 rue Gaillon,
75002 – Paris
Tel: +33 1 42 65 87 04
www.la-fontaine-gaillon.com

Este restaurante, de propriedade de famoso ator Gérard Depardieu, situado perto da Ópera Garnier, dá para ir a pé, em uma mansão maravilhosa de 1672. O menu muda frequentemente e a cada dia você pode encontrar novos pratos, com produtos frescos do mercado. A carta de vinhos também é impressionante, com cerca de 150 vinhos da França e outros países como a Sicília e em Marrocos. Fica numa praça super simpática e no verão, não se esqueça de pedir a reserva fora, no terraço que é muito mais agradável.
 


Restaurant La Fontaine Gaillon
  

Restaurante Museu d’Orsay
1, rue de la Legion d´Honneur
75007 – Paris
Tel: +33 1 45 49 47 03
http://www.musee-orsay.fr/en/espace-professionnels/professionals/tourism-professionals/restaurant.html

Criado em 1900, o restaurante do primeiro andar do Museu D' Orsay é maravilhoso, com decoração perfeitamente preservada. O menu é bem leve para almoço, uma excelente escolha para uma pausa na sua visita em alguma exposição no Quai d’Orsay.
 


Restaurante Museu d’Orsay
  

Canal Saint-Martin – 10º arrondissement

Construído por Napoleão em 1802, para levar água limpa para a região central de Paris, o Canal St. Martin também serviu de cenário para pintores impressionistas como Alfred Sisley. Em 1936, Edith Piaf gravou uma música que celebrava o lugar e, dois anos depois, Marcel Carné filmava ali "Hôtel du Nord", onde hoje há um ótimo restaurante, que mantém o mesmo nome. Na literatura, foi cenário de livros de autores como Georges Simenon. O bairro é celeiro de jovens estilistas e também reduto de alguns dos melhores restaurantes que integram o movimento chamado bistronomique, como Astier e Le Chateaubriand. O Canal St-Martin é um resumo de Paris: reúne história, cultura, moda e boa gastronomia, só que com preços mais camaradas. Além disso, passear pelo Canal St-Martin é um ótimo programa. A boulangerie Du Pain et des Idées já ganhou várias vezes o prêmio de melhor croissant de Paris é uma padaria totalmente artesanal de Christophe Vasseur, e fica ao lado do canal. É o novo bairro branché de Paris, e lojas de marcas conhecidas como a A.P.C a cultura "biô", de alimentos orgânicos, e a rede de supermercados Naturalia já estão se instalando lá.
 


Canal St Martin
  

La Défense
O bairro de La Défense a oeste de Paris é relativamente novo e é impressionante o que cresceu! Nem parece que se está em Paris! Arranha-céus imensos, moderníssimos, parece Shangai, Nova York ou Chicago. La Défense concentra a sede de grandes empresas européias e o centro financeiro da cidade, em uma área de arquitetura super contemporânea. Os edifícios se misturam a uma grande praça e ao enorme jardim e funcionam como elo de ligação entre as cerca de 60 obras de arte espalhadas pela esplanada central e a linha de arranha céus. 


O grande Arco do Triunfo do bairro de La Défense, de 1989, a chamada Grande Arche, é um projeto do arquiteto dinamarquês Johann Otto von Spreckelsen. Trata-se de um enorme cubo oco coberto de mármore branco, aberto no centro, simbolizando uma janela aberta para o mundo. La Grande Arche completa a vista do eixo histórico de Paris, que começa a 10 km dali, na pirâmide do Louvre, passa pelo Obelisco da praça Concorde, pelo Arco do Triunfo dos Champs Elysées até seu ponto final no La Défense. O centro de convenção CNIT em La Défense é hoje muito procurado para Congressos e Convenções. Participei do Congresso de Psicanálise de Língua Francesa nesse Centro de Convenções e foi maravilhoso! super confortável, com muitas lojas, cabeleireiros e restaurantes, um luxo.
 


Le Pouce – La Défense
  

CNIT – Centre des Nouvelles Initiatives et des Tendances
2, place de La Défense
92053 – Paris
Tel: +33 1 40 68 22 22


Hotéis

 
Hotel de Buci
22, rue de Buci
75006 – Paris
Tel: +33 1 55 42 74 74
www.buci-hotel.com

Recomendado pela Danuza Leão, esse hotel fica a poucos passos do Jardim de Luxemburgo, do Museu d’Orsay e do Louvre, no coração do Quartier Latin, com cerca de 20 quartos, um novo estilo de hotelaria que atende tanto business quanto turistas. O Hôtel de Buci faz parte da rede Luxe Worldwide Hotels.

La Belle Juliette
92, rue du Cherche Midi
75006 – Paris
Tel: +33 1 42 22 97 40
www.hotel-belle-juliette-paris.com

No coração de Saint Germain des Prés, em meio ao mundo da moda e das mais luxuosas boutiques, livrarias e galerias de arte. Um hotel quatro estrelas, em ambiente elegante, com spa, restaurante e bar. A decoração é bem contemporânea francesa, gosto excêntrico onde as formas redondas e o vermelho e roxo predominam!

Park Hyatt Paris Vendôme
5 Rue de la Paix
75002 – Paris
Tel: +33 1 58 71 12 34
paris.vendome.hyatt.com

 
Desde que o hotel abriu em 2002, o Park Hyatt Paris-Vendôme, no coração de Paris, na famosa Rue de la Paix, tem uma fachada belíssima, que era a antiga casa de alta costura Paquin. Além de um spa completo e moderno, do restaurante Pur que recebeu a primeira estrela Michelin e de 40 extraordinárias suítes projetadas por Ed Tuttle.





 Hotel Park Hyatt Paris
   

Hotel Costes
239, rue Saint Honoré
75001 – Paris
Tel: + 33 1 42 44 50 00
www.hotelcostes.com/

Em local super tranqüilo, com estilo contemporâneo e ultra moderno é um hotel boutique com 43 quartos. A decoração é muito bonita e é freqüentado por celebridades.

Relais Christine
3, rue Christine
75006 – Paris
Tel: +33 1 40 51 60 80
www.relais-christine.com

No coração de Saint Germain de Prés, é um hotel que foi construído sobre as ruínas da Abadia de Grands–Augustins, fundada em 1231. É um hotel boutique, com pouco mais de 50 apartamentos, de um luxo discreto e um ar intimista. O jardim cheio de flores é maravilhoso; um lugar super agradável para um descanso depois de uma tarde agitada em Paris.
 


Hotel Relais Christine
  

Exposições

Monumenta 2011 – Anish Kapoor
Grand Palais
1, Avenue Géneral Eisenhower
75008 – Paris
www.monumenta.com

Todos os anos acontece no Grand Palais uma exposição chamada Monumenta, onde um só artista contemporâneo é convidado para utilizar todo o espaço da nave do museu. Kiefer, Serra e Boltanski já passaram por ali com sucesso. Este ano Anish Kapoor invade todo o espaço com uma obra única, monocromática onde o expectador é convidado a entrar e viver uma experiência sensorial (calor, pressão, opressão para alguns). Impressionante. Nāo perca! Até dia 23 de junho. De quinta a domingo até meia noite.




Exposição Anish Kapoor
  

Manet
Musée d’Orsay
1, rue de la Légion d'Honneur
75007 – Paris
Tel: +33 1 40 49 48 14
www.musee-orsay.fr/

Édouard Manet (1832-1883) é objeto de uma retrospectiva no Museu do Quai d’Orsay, em Paris, prolongada até 17 de julho, com mais de duzentas obras que pretendem resgatar a situação histórica do pintor francês. Sob o título de “Manet, Inventor da Modernidade”, a exposição pretende ser mais do que uma retrospectiva monográfica, segundo o Museu do Quai d’Orsay, reunindo por isso trabalhos célebres do pintor mas também telas menos conhecidas, desenhos, gravuras e obras de contemporâneos. A exposição está linda!!! se for a Paris não perca!!

Museu Louvre
75001 Paris
Tel: +33 1 40 20 50 50
louvre.fr

Fizemos um tour no Louvre com um guia super especializado, indicado por Ana Cecilia Kesselring. Ele propôs vários percursos de diferentes períodos e escolas, e escolhemos o de Leonardo da Vinci e François 1er. Existem cerca de 15 telas creditadas a ele no mundo,  sendo que seis estão no Louvre. O guia nos mostrou uma a uma e contou histórias incríveis sobre toda as obras. Depois vimos “As bodas de Canaã” de Veronese, de tirar o fôlego! Para se ter uma idéia não dava para chegar perto dessas obras, assim como nem da Mona Lisa conseguimos nos aproximar. Por fim dois afrescos de Tintoretto com histórias interessantes sobre todos eles. Vale muito a pena.
 


Museu do Louvre – Bodas de Canãa
  

Musée Bourdelle
18, rue Antoine Bourdelle
75015 – Paris
Tel: +33 1 49 54 73 73
www.bourdelle.paris.fr

Este museu é nos jardins e ateliers onde Antoine Bourdelle (1861-1929) viveu e trabalhou, e possui uma excepcional coleção de bronze, gesso e esculturas em mármore. Bourdelle aprendeu com Rodin, e orientou Giacometti, Richier e Vieira da Silva. O atelier dele é maravilhoso, as esculturas que estão no jardim são imensas e lindas! A extensão do museu que Christian de Portzamparc construiu em 1992 conseguiu mostrar a amplitude do trabalho deste grande escultor. Este ano, por estar em reforma, o Museu Galliera inaugurou uma exposição, a primeira retrospectiva já dedicada a Madame Grès (1903-1993), no Museu Bourdelle. A exposição está uma beleza, de extremo bom gosto: ver os lindos vestidos drapeados de Mme. Grès no meio das esculturas de Bourdelle, realmente é imperdível!!! Mestre da alta-costura, Madame Grès nunca se cansou de repetir durante toda sua vida: "Eu queria ser escultora. Para mim, é a mesma coisa trabalhar o tecido ou a pedra." Exposição prolongada até 28 de agosto de 2011.
 


Exposição Mme. Grès
                       

Lojas

Pleats Please
201, boulevard Saint-Germain
75007 – Paris
Tel: +33 1 45 48 10 44

www.isseymiyake.co.jp/en/pleatsplease/ 
É a linha mais simples do Issey Miyake: roupas muito divertidas e simpáticas por preços accessíveis.

Catherine Andre Mode Unit
19, rue Cherche Midi
75006 – Paris
Tel: +33 1 42 84 08 99
Vestidos e blusas de malha de muito bom gosto e bom preço.

Alain Figaret
2, place de La Défense, 92800 Paris
Tel: +33 1 40 90 95 13
www.alain-figaret.fr
Especialista em camisas sob medida para ambos os sexos, em todo tipo de tecido. Tem também acessórios.


Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Apenas um recado


Em minha última viagem a Paris fiz um tour totalmente especial. Fui levada por Ana Cecilia Kesselring a reinventar Paris!!! Foi maravilhoso! E recomendo fortemente! Para para dar um exemplo, a visita ao Louvre foi com roteiro específico: apenas Leonardo da Vinci e François Premier. Nada melhor que isso!

O que Ana Cecília propõe é uma visita focada unicamente no ponto de interesse escolhido. O melhor de tudo é a companhia encantadora dessa guia. Tenho que falar um pouco do seu perfil.


Dérives / Ana Cecilia Kesselring 

Ela estudou arquitetura e se formou em Artes Plásticas na FAAP. Trabalhou com design gráfico, criando sua própria empresa, Caligrama, antes de se tornar artista plástica. Além de ter morado nos USA, foi à França quando ganhou da FAAP a Bolsa de artista residente na « Cité des Arts », para desenvolver um projeto artístico. Em seguida, obteve o Mestrado em « Arts Plastiques et Nouveaux Médias » na Université Paris VIII. Agora se lançou em um Doutorado na mesma instituição. Em paralelo, prossegue seu trabalho como artista plástica, tendo exposto no Centro Cultural São Paulo, no Centro de Arte Maria Antonia, na Galeria Monica Filgueiras e, em Paris, na Galerie Sycomore Art e na Cité des Arts, entre outros.


Ana é também apreciadora de arquitetura, de design e de moda. Antenada com tudo que está acontecendo de mais novo no momento, na cidade de Paris, criou a empresa Dérives. O nome vem das famosas caminhadas promovidas pelo escritor e cineasta Guy Débord, na cidade de Paris, no final dos anos 50, em que vários artistas se perdiam flanando pelos espaços da bela Paris, para assim, descobrir seus segredos, recriando novas configurações urbanas.


A Dérives se propõe a criar roteiros personalizados e originais, que façam as pessoas reinventarem Paris, de uma forma mais próxima a de seus habitantes ou habitués, saindo do limite das atrações turísticas básicas.


Estes roteiros visam desde orquestrar uma viagem, deixando depois seus componentes livres para fazerem suas descobertas, já com algumas dicas e interesses organizados e direcionados; até acompanhar de uma maneira personalizada cada passo de um roteiro, sugerindo percursos, acompanhando a visita de forma descontraída, mas informativa. Ligar as pessoas à cidade através de canais diferenciados, principalmente da arte, da cultura, da moda e da culinária, é o objetivo da Dérives.


Alguns passeios podem ser feitos à pé, como a visita a alguns bairros da cidade menos conhecidos. Essas visitas buscam sempre associar a magnífica arquitetura de Paris à exposições, galerias e centros arte contemporânea, museus, coleções, lojas descoladas, livrarias, espaços gastronômicos, aos quais os não residentes da cidade raramente têm acesso. Podem também incluir idas a alguns ateliers de artistas e fotógrafos da cidade, degustação de vinhos ou queijos, ou até workshops em perfumaria, e por quê não, em arte.
Respeitando a diversidade de interesses dos viajantes, a Dérives propõe um turismo feito através do olhar de uma insider.


Ana trabalha em parceria com o blog RDRG – Rive Droite Rive Gauche (www.parisrivedroiterivegauche.com), o melhor blog informativo sobre Paris no momento.

Contato:
Dérives
Ana Cecilia Kesselring
e-mail: derives.tours@gmail.com
celular: +33 6 30446187

terça-feira, 7 de junho de 2011

Continuando nossa viagem de carro pela Europa


Continuando quarta parte da viagem de carro pela Europa, através do diário do leitor Claudinei Quaresma, essa semana vamos sair de Bruxelas na Bélgica e vamos para Amsterdam na Holanda.


220 km entre Bruxelas e Amsterdam, 2:20 minutos de estrada.


Estrada ótima sem problemas.

Dirigir em Amsterdam exige cuidados, a cidade tem muitos ciclistas e ciclovias, cuidado com o GVB um ônibus elétrico que transita em trilhos no nível da rua, dividindo espaço entre carros, ciclista e pedestres.

Estacionar não é muito fácil, você pode parar na rua ou em estacionamentos públicos pagos.


Chegando em Amsterdam, eu tinha muita curiosidade para conhecer esta cidade e saber como  uma cidade funciona com o uso de drogas liberadas, então vamos conhecer.


Decepção total, achei a cidade suja, muitas bicicletas são amarradas a grades e esquecidas no tempo em grandes quantidades, um cheiro de maconha insuportável no ar, em bares é proibido fumar cigarro comum, mas de maconha é permitido!! 


A cidade tem algumas coisas interessantes, como museus etc.., mas o restante é somente prostituição e drogas.


Rua de Amsterdam

Rua de Amsterdam

Rua de Amsterdam



Rua de Amsterdam

                                                                               

Cuidado ao dirigir com o GVB (ônibus no fundo da foto)

Red Light District com prostitutas na vitrine.

É o lugar mais antigo da cidade, muito próximo da Estação Central e por detrás da St. Nicolaaskerk, onde se mistura a possibilidade de realizar passeios pela história de Amesterdam e encontrar o mais sofisticado entretenimento adulto.


    Drogas liberadas,  acessórios, 
doces de maconha e locais para consumo.
  


    Drogas liberadas,  acessórios, doces de maconha e locais para consumo.

Aquelas coisa que não entendemos, o banheiro público é aberto.

Banheiro Público
                           
Leidseplein
É o ponto mais quente da noite de Amesterdam com importantes teatros, discotecas, bares, coffeeshops, restaurantes, cinemas e até artistas a atuar diariamente nas ruas. Leidseplein também tem  hotéis, cassinos, e devido ao seu posicionamento junto do Vonderlpark e Museumplein torna este lugar ainda mais procurado pelos habitantes da cidade. 


Het Koninklijk Paleis, O Palácio Real
O Palácio Real é um dos três palácios na Holanda que está à disposição da Rainha Beatriz por decisão do Parlamento. Fica situado no lado oeste da Praça Dan no centro de Amsterdam, lado oposto ao Memorial de Guerra e ao lado de Nieuwe Kerk.

Palácio Real

 O Museu de cera Madame Tussaud vale a pena ser visitado. Não dá para acreditar que as pessoas são de cera, a vontade é de pegar para ter certeza!


Salvador Dali

Ronaldinho Gaúcho

Einstein
                                                                                                          

Este bolinho que não consigo soletrar o nome é delicioso...hum!!

03/01/10 
Museu da Tortura
Este pequeno e escuro museu mostra algumas das mais horríveis invenções para extrair informações daqueles que se negavam a o fazer em tempos de guerra. Completo de lanças, pesos e lâminas, estas máquinas certificam-se que você iria fornecer qualquer tipo de informação, e esteja grato que estas já não estão em uso nos dias que correm. Localização: Singel 449.



Museu da Tortura






Tínhamos mas um dia no nosso roteiro em Amsterdam, mas a cidade não nos encantou e decidimos seguir viagem.



03/01/2010

Continuando o roteiro, partimos da Holanda / Amsterdam sentido Alemanha / Berlim com parada para pernoite em Hanover.

Próxima semana Alemanha...