quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Apenas um recado II


Essa semana estou enviando para vocês duas boas dicas bem diferentes.


Antonella Salem e Adèle S. Abdalla, primas e amigas de uma vida inteira, resolveram juntar forças e montaram esse blog super útil e interessante, com os melhores endereços e ótimas novidades mundo afora.


Travel WHIZ


Criado por uma jornalista e uma consultora de viagens, travel WHIZ reúne dicas e ofertas selecionadas de destinos mundo afora. Blog ‘must see’ antes de viajar.


 
Antonella Salem


Jornalista especializada em turismo há quase 20 anos, começou carreira no Jornal da Tarde (Grupo Estado), onde ficou por mais de 10 anos. Hoje, edita e escreve a seção semanal Boa Viagem do jornal Diário do Comércio, da Associação Comercial de São Paulo, e colabora com as revistas Vogue, Casa Vogue, GQ Brasil e Wallpaper. Já esteve em todos os continentes e adora garimpar novos destinos e hotéis.
 


Adèle S. Abdalla


Formada em Comunicação Social e  Marketing, prestou consultoria de viagens e entretenimento para o Concierge American Express atendendo clientes Platinum Cards. Também esteve na gestão do programa de relacionamento dos cartões Itaú Personnalité para o qual montou uma central de atendimento especializada, liderando equipe jovem e dinâmica e realizou exclusivas parcerias no mercado de turismo.  É uma viajante exigente e já esteve em mais de 20 países.


Para contactá-las: whiz.com.br
 


Turismo de Luxo

Minha querida amiga Maria Ignes Barbosa foi quem me deu essa maravilhosa dica.



Se estiver pensando em ir à Istambul, na Turquia, inclua em seu roteiro um serviço essencial e diferenciado. A brasileira, radicada em Istambul, Michele Kafer Gultan, trabalha como "concierge de luxo" - e é uma daquelas pessoas que você tem que conhecer. Simpática, elegante e superantenada, Michele oferece um serviço de "boutique concierge", direcionado a turistas que desejam não somente viajar, mas também viver uma experiência única.


A profissional, que fala português, inglês, espanhol e turco, além de acompanhar os clientes pessoalmente, elabora um programa de acordo com o perfil e a necessidade de cada pessoa. Reservas e sugestões de restaurantes, carro com motorista, aulas de yoga, culinária Otomana, personal shopping, entre outras coisas, estão entre os serviços oferecidos por ela.


  Michele Kafer Gultan
   

"Mostro aos meus clientes a cidade de uma maneira bem especial, mesclo o novo com o antigo, apresento a comida turca, otomana e também restaurantes descolados e modernos. Com isso, os clientes têm a oportunidade de ver a cidade de um ponto de vista local", diz.

Para contactá-la: michele@turistambul.com ou www.turistambul.com

A agenda da moça é disputadíssima, mas ela sempre dá um jeitinho de atender a todos.


Aproveitem as dicas!!


Yeda

Rio de Janeiro – 3

E o Rio de Janeiro continua lindo......*


Chegar no Rio de Janeiro numa sexta feira a tarde, com um tempo bonito é um presente de Deus. Desde a janela do avião você vê a paisagem maravilhosa, a ponte Rio Niterói, a cidade de Niterói à esquerda, a majestosa Baía da Guanabara com o Pão de Açúcar, a Ilha Fiscal, o porto do Rio de Janeiro, a Urca, o Yacht Club com seus barcos, enfim, é tudo lindo!




Baia da Guanabara


Alguns restaurantes interessantes:


Oui-Oui
Concebido pela chef Roberta Ciasca e seus sócios, Danni Camilo e Steph Quinquis, o Oui Oui tem proposta pioneira no Rio de Janeiro: oferece cardápio exclusivamente de pequenas porções, para que o cliente monte seu próprio menu degustação. Não há diferenciação entre entradas e pratos principais, e a ideia é que as receitas sejam compartilhadas por todos da mesa, em várias rodadas de comidinhas ao longo da noite.


Rua Conde de Irajá, 85
Humaitá
Tel: (21) 2527-3539
www.restauranteouioui.com.br




Restaurante Oui Oui


Entretapas
Numa casa antiga do bairro de Humaitá, um restaurante charmoso, comida muito boa, lembra muito o Eñe de São Paulo. Serviço muito bom.
Através das tapas, passeia-se pela culinária espanhola, respeitando as receitas e os temperos que foram ficando no tempo com a presença dos povos que habitaram a Espanha através dos tempos, fazendo do Entretapas um pedacinho da Espanha no coração do Rio de Janeiro. 


Rua Conde de Irajá, 115
Humaitá, RJ
Tel: (21) 2527-0673
http://entretapas.com.br




Restaurante Entretapas


Alameda
Depois de sete anos em Araras (RJ), o restaurante Alameda desce a serra e se instala no bairro do Humaitá, no lugar do antigo Carême. Ganhador de uma estrela no Guia Quatro Rodas de 2004 a 2009, a casa oferece uma enorme variedade de pratos feitos à base de escargot, que vem diretamente de produções em Petrópolis e Nova Friburgo.


Rua Visconde de Caravelas 113
Humaitá, RJ
Tel: (21) 2527-9662
www.alamedarestaurante.com.br




Restaurante Alameda


CT Boucherie
Claude Troisgros abriu na badalada Dias Ferreira no Leblon, um restaurante de carnes diferente: o prato principal de carne é fixo e é servido com um maravilhoso rodízio de acompanhamentos. Serviço impecável e decoração bem simpática, muito agradável sentar no terraço.


Rua Dias Ferreira 636
Leblon, RJ
Tel: (21) 2529.2329
www.ctboucherie.com.br




Restaurante CT


Talho Capixaba
O antigo açougue de 1958, se transformou numa delicatessen que está super na moda para o café da manhã ou lanche durante o dia, sempre cheio de celebridades. Você toma um bom café da manhã ou come sanduíche, não esquecendo que se trata de uma mercearia, onde se encontra para comprar os mais deliciosos pães, bolos, frios e biscoitos para se comer no balcão ou em mesinhas fora.


Av. Ataulfo de Paiva, 1022 Loja a-b
Leblon, RJ
Tel: 21 2512–8760
www.talhocapixaba.com.br




Delicatessen Talho Capixaba


Cinema Estação Ipanema
Para quem fica em Ipanema é um ótimo endereço para se ir a pé de vários hotéis e tem sempre ótimos filmes. Inaugurado em 2000 são duas salas frequentadas principalmente pelos moradores do bairro.

Rua Visconde de Pirajá, 605

Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2279 4603
www.grupoestacao.com.br/grupoestacao/salas/ipanema.php




Igreja Nossa Senhora da Paz
Muito simpática, construção bonita e antiga, frequentada pelas pessoas do bairro. Há missas em mais de um horário aos sábados e domingos.


Rua Visconde de Pirajá, 339 - Ipanema
Rio de Janeiro - RJ, 22410-003
Tel: 55 21 2523-4543
www.nspaz.org.br




Livraria Argumento
É um ponto de encontro de intelectuais do Leblon, também na Dias Ferreira.
No fundo da livraria tem um restaurante muito movimentado. Encontramos Heloisa Seixas e Rui Castro, que nos autografaram seu último livro Terramarear, sobre viagens. Contaram que quando viajam pelo Brasil ou ao exterior, a passeio ou a trabalho, juntos ou separados, Ruy Castro e Heloisa Seixas, sua mulher, procuram o espírito dos lugares. Para isso, antes de partir, lêem livros, ouvem músicas e assistem a filmes sobre a região que vão visitar. Chegando lá, são capazes de traçar roteiros originais, que agora compartilham com os leitores em Terramarear. Ambos são dois grandes viajantes e nos contam suas experiências interessantes pelos mais diferentes pontos turísticos do mundo. 


Rua Dias Ferrereira, 417
Leblon, RJ
Tel: 21 2239–5294
www.livrariaargumento.com.br




Bossa Nova
Domingo de manhã na praia em Ipanema é uma programação imperdível. Sempre tem um grupo de bons músicos tocando por prazer, entre a Garcia d’Avila e a Aníbal de Mendonça. Escutar aquela linda música, olhando o mar, num dia de sol ..... não preciso dizer mais nada. Como dizia Vinicius de Moraes “A vida é a arte do encontro”.




Praia de Ipanema


Clube Gourmet
Não preciso falar muito sobre o Zé Hugo e seus maravilhosos restaurantes! Agora no centro com um buffet nada exagerado, tudo na medida certa e longe daquelas “caçambas” de aço inox que se usa por aí. 

O primeiro Clube Gourmet foi em Botafogo, há muitos anos. Um janelão aberto dá diretamente pra cozinha, de onde saem os pratos quentes. Um presente para o Centro do Rio e seus freqüentadores como eu, uma decoração novinha em folha. Até a rua ficou mais bonita, com a bela entrada vermelha. De antigo, guardou mesmo o paladar de uma das comidas mais gostosas do Rio de Janeiro.


Rua Sete de Setembro, 63
Centro - RJ
Tel: 55 21 2509–2636




Restaurante Le Champs Elysées
Dentro do belo prédio da Maison de France, perto do aeroporto e do centro financeiro do Rio, atrai muitos executivos. O salão é muito simpático e a comida dos irmãos Alain e Dominique Raymond não fica devendo nada à clássica cozinha francesa. 


Le Champs Elysées Restaurante
Av. Pres Antônio Carlos 58, 12o. andar
Centro, RJ
Tel: 2122406411




Centro Cultural Banco do Brasil
Prédio maravilhoso, localizado em um dos melhores pontos do centro antigo. Sempre com boas exposições, peças de teatro e filmes. Logo na entrada, você se depara com um café para um expresso rápido, sem compromisso, mas se você estiver com tempo, aconselho a subir ao mezanino e ir na Confeitaria Colher de Pau, tomar um delicioso chá. Inaugurado como sede da Associação Comercial, em 1906, foi sede do pregão da Bolsa de Fundos Públicos. 

Na década de 20, depois de uma reforma passou a pertencer ao Banco do Brasil tornando-se sua Sede até 1960 e hoje Agência Primeiro de Março, ainda em atividade. No final da década de 80, o Banco do Brasil decidiu pela preservação do prédio transformando-o em centro cultural. Com 17 mil metros quadrados, o CCBB RJ integra muitos espaços num só, onde a arte está permanentemente em cartaz.


Rua Primeiro de Março, 66
Centro, RJ 
Tel: 21 3808-2020
www.bb.com.br




Centro Cultural Banco do Brasil


Centro Cultural Banco do Brasil


Fundação Casa França–Brasil
Casa França-Brasil é inaugurada em 29 de março de 1990 como um espaço cultural voltado para diversas manifestações artísticas, como artes visuais, cinema, vídeo, quadrinhos, música, multimídia e outras.
Em cartaz uma exposição maravilhosa, da artista francesa Valérie Belin: “O Ser e o Parecer”, onde segundo a autora “a fotografia é a mágica de ver aparecer e assistir à transformação propiciada por esse meio”. A curadoria é de Adon Peres e Evangelina Seiler. 


Rua Visconde de Itaboraí, 78
Centro, RJ
Tel: 55 21 2332–5120
http://www.fcfb.rj.gov.br




Fundação Casa França Brasil


Exposição Valérie Belin


Centro Cultural dos Correios
Construído para sediar a escola da companhia de navegação Lloyd Brasileiro, o edifício dos Correios foi inaugurado em 1922. A inauguração oficial do Centro Cultural Correios foi em agosto de 1993 com a Exposição Mundial de Filatelia - Brasiliana 93. Desde então, o Centro Cultural Correios vem promovendo eventos nas áreas de teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e outras.

As linhas arquitetônicas da sua fachada são de estilo eclético, característico do início do século XX. Preste atenção no elevador do início do século passado, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno.

No andar térreo, estão localizados o teatro, uma Galeria de Arte, uma agência e um bistrô. No segundo e terceiro pavimentos estão localizadas dez salas de exposições. A Praça dos Correios com um lindo espelho d'água e um suporte de uma concha acústica, pode receber um público numeroso para eventos a céu aberto. Vimos uma exposição de Di Cavalcanti, com desenhos incríveis, alguns óleos e gravuras. 


O Centro Cultural dos Correios faz parte do Corredor Cultural, tendo como vizinhos a Casa França Brasil e o Centro Cultural do Banco do Brasil.


Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro, RJ
Tel: 55 21 2253-1580
www.correios.com.br/sobreCorreios/




Centro Cultural dos Correios


Igreja da Candelária
Construída no século 18, por um casal de portugueses em agradecimento a Nossa Senhora das Candeias, por terem sido salvos de um naufrágio e terem conseguido chegar ao Rio de Janeiro em 1600. Em seu interior está eternizada a história do casal, com pinturas que contam esta história. 

A fachada, particularmente bonita entre as igrejas coloniais brasileiras e o projeto de planta em cruz latina, lembram muito certas igrejas do barroco português. A igreja da Candelária está voltada para a baía de Guanabara, principal de entrada na cidade.




Igreja Candelária


Aconselho vivamente a fazer esse passeio do Corredor Cultural do Centro.


Av Presidente Vargas
Centro, RJ
Tel: 55 21 2233-2324



*Letra e Música de “Aquele abraço” de Gilberto Gil


Como dizia Vinicius de Moraes: “...é melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe...” 
Letra do Samba da Benção



Bom fim de semana!


Parcerias

                                                   www.exploretravel.com.br
                                                   anakesselring.blogspot.com



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um rápido passeio por Ribeirão Preto

O interior do Estado São Paulo está cada vez mais desenvolvido com ótimas cidades para passar fins de semana e se divertir. Estivemos em Ribeirão Preto esse final de semana e foi muito agradável. Algumas dicas para vocês:

Hotéis
Araucária Plaza
Bom atendimento, restaurante, bar, maravilhoso café da manhã, quarto muito confortável, spa com sauna, sala de musculação e piscina.

Rua João Penteado, 2103
Jd América, Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 3913–1300
www.araucariaplaza.com.br

JP
Em meio a uma bonita área verde de 20 mil m2, o hotel JP tem piscinas, saunas, quadras e fitness center. É um hotel moderno e de fácil acesso para quem está de carro, porque fica ao lado da estrada, longe do centro da cidade.

Via Anhanguera, Km 306,5
Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 2101–1400
www.hoteljp.com.br
 
Hall hotel JP
Vista da piscina Hotel JP

Comfort Inn e Suites
Piscina e restaurante, fica a 300 mts da Av. 9 de julho, walking distance para quem vai a um Congresso.

Rua Amador Bueno, 1.116
Centro, Ribeirão Preto, SP
Tel:55 16 2133–3999
www.atlanticahotels.com.br/atlantica/hoteis/estrutura.asp?Numfuncionalidade=292&NumHotel=1038&Cidade=Ribeir%C3%A3o


Restaurantes
Flor de Sal Bistrô

É um restaurante super simpático, serviço muito bom, comida francesa com pratos preparados com todo capricho. O chef Tiago, adepto do slow food, acredita que comer bem faz parte de um ritual que traz prazeres incomparáveis e inexplicáveis. Também em São José do Rio Preto.

Rua Floriano Peixoto, 1463
Boulevard, Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 3421–4963
www.flordesalbistro.com

 
Flor de Sal

Pinguim Chopperia
O mais famoso chopp do país. Cartão de visita de Ribeirão Preto, frequentado por turistas e artistas. Além do chopp o restaurante oferece um menu variado que acompanham muito bem chopp gelado. A filial do Shopping também é muito boa, dá para almoçar rápido um ótimo buffet de saladas variadas.

General Osório, 389
Centro, Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 3625–0519
www.pinguimochopp.com.br

 
Pinguim

Fofo Restaurante
O nome Fofo é o apelido do dono, fazendeiro, que gostava de cozinhar desde criança. Com 14 anos de experiência e receitas tradicionais italianas e francesas, é um considerado um dos melhores de Ribeirão. Uma adega de mais de mil garrafas, uma carta de vinhos com mais 300 rótulos, é uma das maiores do interior paulista!

Rua João Penteado, 605
Boulevard, Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 3635–7075 / 3635–7921
www.foforestaurante.com.br

 
Restaurante Fofo

Mirai
Há 15 anos, o primeiro Mirai, que quer dizer futuro em japonês, abriu as portas no Jardim Macedo em Ribeirão Preto. Começava assim a realização de um antigo sonho: levar a cozinha japonesa para aquela cidade. Depois vieram mais duas casas na cidade, como resposta ao sucesso em meio ao público, que o Mirai vêm fazendo.

Rua Ondibecte Silveira, 293
Jd Macedo, Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 3627-9522

Restaurante Mirai


Catedral de Ribeirão Preto
Entre os bens da Catedral, talvez o mais valioso seja o conjunto de pinturas nas paredes e telas retratando a vida de São Sebastião, o padroeiro da cidade. O pintor Benedicto Calixto de Jesus levou seis anos (1916 a 1922) para completar a encomenda recebida do bispo dom Alberto José Gonçalves e pintar esses seis quadros que vale muito a pena serem vistos!

 
Martírio de S. Sebastião – Benedicto Calixto

Comunhão – Benedicto Calixto

Museu do Café
Construído no início da década de 50, o Museu do Café é conhecido por guardar a mais importante coleção de peças do Estado de São Paulo sobre a História do Café. Seu acervo é formado por grandes esculturas, carros de boi, troles, máquinas de beneficiar café, além de fotos do período áureo do café na região de Ribeirão Preto.
 
Museu do Café
Museu do Café

Museu Histórico
 Instalado há 54 anos na antiga sede da Fazenda Monte Alegre, o Museu Histórico tem como missão preservar, organizar e dar acesso à documentos, bibliografia e a variadas coleções referentes à História de Ribeirão Preto e região. A imponente arquitetura em estilo rural é representada por uma residência ampla em formato de “L”, rodeada por belas varandas decoradas com lambrequins (beirais rendados) de madeira e cercada por palmeiras imperiais.

 
Museu Histórico

Se tiver tempo não deixe de visitar dois lugares próximos a Ribeirão Preto para ver Portinari: sua casa em Brodowski, a 30 km de RP e, em Batatais, a igreja Matriz, a 45 km de RP, ambas pela SP-334.

Brodowski - Museu Casa de Portinari
O museu, inaugurado em 1970, fica na casa onde o pintor passou sua infância, em uma tranquila praça de Brodowski. Nas paredes dos cômodos e da capela do jardim estão 20 pinturas murais em técnicas de afresco e têmpera, como a bela São Francisco Pregando aos Pássaros, de 1934. A casa, uma atração à parte, preserva móveis originais e uma coleção de objetos de Portinari. Em seu quarto, por exemplo, estão relíquias como o cachimbo de nó de roseira e os sapatos de plataforma feitos para compensar a perna mais curta. Na Capela de Santo Antônio a tela principal também é de autoria de Portinari.

Pça. Cândido Portinari, 298
Brodowski, SP
Tel: 55 16 3664–4284
www.casadeportinari.com.br


Museu Casa de Portinari
Portinari – Pipas

Em Batatais, na Igreja Matriz da cidade, se encontra o maior acervo sacro de Cândido Portinari. Tratam-se de 23 belas pinturas nas paredes da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais, onde ele foi batizado. O conjunto, de 1954, inclui 14 estações da Via Sacra, nas capelas laterais e na nova matriz, além de cinco cenas bíblicas e quatro imagens de Nossa Senhora Aparecida. Essas telas estão instaladas em nichos especialmente projetados para recebê-las, num trabalho acompanhado pelo próprio artista.

 
Portinari – Batismo de Jesus
Portinari – Altar Igreja Matriz de Batatais

Em cartaz no MAM SP no Parque Ibirapuera, até esse domingo, 18 de setembro a exposição: No Atelier de Portinari, com cerca de 90 obras do artista de 1920 até 1945. Vale conferir!
 
MAM SP
Parque do Ibirapuera, portão 3 – s/nº
São Paulo, SP
Tel: 55 11 5085–1300
www.mam.org.br/exposicoes/ver/no-atelie-de-portinari-1920-45

O interior do Estado de São Paulo surpreende a quem vem de fora, por ter um bom número de cidades modernas, com o conforto e as facilidades de uma cidade grande e, em geral, ainda sem a maioria dos problemas. Assim é Ribeirão Preto, eleita pelo Ministério do Turismo como importante pólo de negócios e de atração turística do interior do Estado de SP.

Para finalizar um pensamento do grande escritor Carlos Drummond de Andrade:

“A vida necessita de pausas”

Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cidade do México

Ir para o México é uma experiência única! Terceira maior metrópole do mundo, perde apenas para Tóquio e Nova York. Essa cidade com mais de 20 milhões de habitantes foi construída sobre as ruínas de Tenochtitlan, antiga capital Azteca.


Centro Histórico da Cidade do México


A Praça Zócalo é o centro histórico e marco zero da Cidade do México.


Ruínas Templo Mayor


Na praça Zócolo, visite as ruínas Azteca do Templo Mayor, é maravilhoso! Descobertas por acaso por um eletricista, bem no centro da cidade, as ruínas têm sete níveis de construção e é possível andar por todos eles. Começaram em 2005 e mas ainda estão trabalhando nas buscas arqueológicas. Construíram um museu ao lado das ruínas contando toda a história dessa civilização perdida e com uma exposição muito bem montada de todos os objetos que foram achados no local. Os espanhóis chegaram no México em 1500, destruíram várias construções aztecas e construíram em cima. Os arqueólogos acreditam que muitas construções espanholas dessa época foram feitas por cima de alguma ruína.


Ruínas Templo Mayor
Ruínas Templo Mayor

Catedral Metropolitana

Não deixe de visitar a primeira catedral construída na Nova Espanha. A fachada é barroca e dentro há cinco altares e 14 capelas laterais. O maior problema no momento é que o edifício está afundando em algumas partes, já que foi construído sobre o lago Texcoco. 


Catedral Metropolitana

Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, santa padroeira do México. É inacreditável a fé dos mexicanos, a antiga catedral comportava 3.000 pessoas, mas fizeram uma nova que cabe até 40.000 fiéis!! Para passar na frente da Virgem existe até um tapete rolante devido ao fluxo de pessoas para controlar o tempo que cada um gasta na frente da Virgem! 

O Santuário católico é dedicado à Virgem de Guadalupe localizado no Monte do Tepeyac, na Cidade do México, considerado o principal templo da Igreja Católica no continente americano, sendo um dos mais visitados do mundo, com um impressionante numero de fiéis: cerca de 20 milhões anualmente. para se ter uma idéia deste fenômeno, basta conferir esta estatística: em 2006 o número de visitantes superou os do Vaticano!
 
Basílica de Guadalupe

Murais de Diego Rivera

Trata-se de um programa imperdível visitar estes murais feitos entre 1929 e 1945 no Palácio Nacional, que contam toda a história do México. São espetaculares e arrisco dizer que lembram a Capela Sistina. Nesse mural colossal aparecem retratadas todas as figuras conhecidas e importantes dessa época. Diego Rivera, além de famoso mundialmente, era comunista e foi casado com Frida Kahlo. Não deixe de reparar que sempre ele se pinta como um menino ao lado de Frida Kahlo já mulher (Freud explica).
 
Palácio Nacional

Mural Diego Rivera

Pirâmides do Sol e da Lua

As famosas pirâmides do México ficam a 50 km ao norte da capital, em Teotihuacan, cujo significado é "o local onde os homens se tornam deuses". A cidade que havia ali é uma das mais impressionantes do mundo antigo. Foi fundada antes da era cristã e chegou a ter mais de 125 mil habitantes. 


Visitamos a Citadela, a pirâmide do Sol, subimos 65 mts! Escadas muito estreitas, mas vale a pena pela vista maravilhosa. Depois fomos a pé pela estrada dos mortos até pirâmide da Lua, é tudo lindo, esse passeio é fantástico.

 
Pirâmides do Sol e da Lua

Palácio de Bellas Artes

É o principal teatro de ópera da Cidade do México. Famoso por sua arquitetura externa neo clássica e art nouveau, e interna em estilo art déco, pelo mármore branco de Carrara e principalmente apenas!!! pelos murais interiores de Diego Rivera, Rufino Tamayo, David Alfaro Siqueiros, e José Clemente Orozco.
 
Palácio de Bellas Artes
Parque Ecológico de Xochimilco

Considerado por muitos como a "Veneza Mexicana"; são bonitos canais que podem ser percorridos a bordo de uma "trajinera" (barco de madeira enfeitado com flores). Só vá se você tiver tempo sobrando.




Museu de Antropologia – Maias e Aztecas


É o museu de Antropologia mais bonito do mundo! São 23 salas de exposição e quase oito hectares de área! com obras importantes aztecas e maias, além da tolteca, da teotihuacana e da oaxaca, culturas que marcaram a história do México. Tudo muito bem disposto e didático. A arquitetura é impressionante, não deixe de admirar el paraguas, uma grande estrutura em forma de guarda-chuva da qual cai uma cascata artificial, suportada por um só pilar esguio revestido de bronze com relevos.

Av Paseo de la Reforma e Gandhi, s/n
11560 Chapultepec Polanco
Tel: +52 55 4040–5300
www.mna.inah.gob.mx
 
Museu de Antropologia

Museu de Antropologia – Calendário Azteca

Museu Nacional de Arte

Uma coleção com cerca de 3.000 obras de arte mexicana que vão de 1550 a 1955. O edifício do Museu Nacional foi construído no início do séc. XX, em estilo modernista combinando o uso do ferro com as tendências artísticas góticas e clássicas.

Tacuba, 8
Centro Histórico
Tel: +52 55 5130–3400
www.munal.com.mx


Museu de Arte Moderna 


As obras estão em seis salas do museu e também nos jardins, onde tem uma coleção de esculturas. A coleção permanente é de obras dos artistas mexicanos mais importantes do séc. XX. Lá você poderá ver obras de Diego Rivera, José Clemente Orozco, Frida Kahlo e Rufino Tamayo. Além disso, o museu tem os famosos quadros "Las dos Fridas", de Frida Kahlo e "La vendedora de Frutas", de Olga Costa.

Paseo de la Reforma
Bosque de Chapultepec, 1
Miguel Hidalgo
Tel: +52 55 5211 8331


Museu Frida Kahlo


Em Coyoacán, a Casa Museu de Frida Kahlo (mãe indígena, pai alemão) é de 1904. Construída por seu pai, Guillermo Kahlo, que nem imaginava quantos grandes intelectuais e artistas do século 20 passariam por ali. Vale a pena visitar a casa onde Frida viveu, a Casa Azul. Pode-se sentir de perto as texturas e técnica de suas pinturas e através delas, também os seus sentimentos. Ler algumas cartas de Frida dirigidas a Diego Rivera, sua paixão, e olhar o seu diário assim como os objetos de época, foi uma experiência interessante. Tem uma grande coleção de obras suas e de outros pintores.

Calle Londres, 247
Del Carmen, Coyocán
Tel: +52 55 5554 5999
www.museofridakahlo.org.mx
 
Frida Kahlo

Casa de Diego Rivera

De 1931, esta casa é importante por ter sido o estúdio e casa do casal Frida e Diego Rivera. Criação do arquiteto Juan O’Gorman inspirada em Le Corbusier. A casa é feita sobre pilotis com grandes janelas de vidro. É interessante notar que são duas casas: uma para ela e outra para ele, unidas no último andar por uma passarela. Isso era para manter a individualidade de cada um sempre que conveniente e ao mesmo tempo possibilitar a ela levar a comida dele pela passarela todos os dias!!! O local é muito bem organizado e funciona também como museu, com exposições temporárias e outras atividades culturais.

Av. Altavista, 3
01060 Altavista, Alvaro Obregón
Tel: +52 55 5550 1189


Diego Rivera

Museu Mural de Diego Rivera - "Sueño de una tarde dominical"

Este pequeno museu abriga um dos murais mais famosos e interessantes deste grande pintor mexicano. E um mural de 74 metros quadrados sobre a Independência e a Revolução mexicana. Não deixe de passar para ver, é uma visita rápida que vale a pena!

Balderas, Centro
Cuauhtemoc
Tel: +52 55 5521 5318
bellasartes.gob.mx

 
Mural Diego Rivera

Museu Soumaya 


Carlos Slim Helú, talvez o homem mais rico do mundo (74 bilhões de dólares) é dono das telecomunicações no México, acionista do jornal New York Times, da Saks Fifth Avenue e aqui no Brasil, da CLARO. Slim inaugurou em março desse ano o monumental museu Soumaya, na Cidade do México, que reúne 66 mil obras de arte e é gratuito. Soumaya era o nome de sua mulher, e é também o nome de uma de suas três filhas. Soube por fontes fidedignas, que uma de suas filhas tem uma coleção de mais de 1000 pares de sapatos expostos na biblioteca de sua casa! O arquiteto desse maravilhoso museu é seu genro Fernando Romero, uma arquitetura moderníssima. No sexto andar só Rodin e Dali; é a maior coleção de Rodin particular do mundo! Não deixe de visitar o banheiro, é imperdível!!

Plaza Carso
Blvd. Miguel de Cervantes Saavedra, 303
11529 Granada, Miguel Hidalgo
Tel: +52 55 4976 0179
www.soumaya.com.mx



Museu Soumaya
Museu Soumaya
Museu Soumaya
Museu Soumaya – Banheiro
Rodin - As três Sombras

Museu de Arte Popular
Inaugurado em 2006, impressiona pela beleza e variedade. Referência da arte mexicana em todas suas expressões. Se puder visitar apenas dois museus na cidade do México, sendo a escolha lógica do primeiro lugar para o Museu de Antropologia, o outro sem dúvida deve ser o Museu de Arte Popular. Vale mesmo a pena!! A loja do Museu é imperdível, a melhor que já vimos em museu.

Revillagigedo, 11 (entrada pela Independencia)
Centro Histórico
Tel: +52 55 5510-2201
www.map.df.gob.mx
 



Museu de Arte Popular

Museu Tamayo de Arte Contemporânea


Rufino Tamayo, pintor e fundador do museu e sua mulher Olga, doaram sua coleção particular para a cidade do Meexico. São telas, esculturas e fotografias colecionadas ao longo de suas vidas.

Paseo de la Reforma y Gandhi, s/n
Bosque de Chapultepec I
11580 Miguel Hidalgo, Chapultepec
Tel: +52 55 5286–6519
www.museotamayo.org


Compras 


Polanco é o bairro mais badalado do México não só para compras, mas também para restaurantes e hotéis. Paseo de La Reforma é outro bairro onde se encontram bons endereços de hotéis e restaurantes.


Citadela de Artesania


Super interessante, milhares de lojas com um artesanato lindo, muita coisa da Guatemala. É tão grande que não dá para visitar todas as lojas, nós só conseguimos ficar na entrada!! O mais difícil é se controlar e não comprar tudo que dá vontade.


Antiqua


Antiquário, móveis antigos típicos mexicanos, da melhor qualidade.

 Tlaquepaque, Jalisco
45500 Guadalajara
Tel: +52 3635–3402
antiguademexico.com


Restaurantes


Plaza Mayor


No Gran Hotel o restaurante Plaza Mayor é bonito e muito bom para aquela pausa na hora do almoço. O hotel não está tão bem conservado, mas mantém um ar chique e aristocrático no centro que está decadente. No quarto andar você almoça com uma vista incrível da Praça Zócalo.


Hacienda de los Morales


O restaurante é um dos mais antigos da cidade do México, dentro de uma antiga sede de fazenda muito bonita. A decoração e a freqüência, acredito, já não serem as mesmas, mas a casa e o jardim continuam lindos!

No hotel Presidente Intercontinental você tem três ótimos restaurantes, todos internacionais com filiais na Cidade do México:


1– Au Pied Du Cochon
Filial do restaurante de Paris. Ótimo, elegante, muito bem frequentado, comida deliciosa e boa carta de vinhos.
Campos Elíseos, 218
Polanco
Tel: +52 55 5327-7756
www.aupieddecochon.com.mx

2 – Palm
As deliciosas lagostas do The Palm de Nova York também são deliciosas na filial da Cidade do México. Não perca!!
Campos Elíseos, 218
Polanco
www.thepalm.com.mx

3 – Alfredo de Roma
As famosas pastas italianas como o delicioso fettuccine Alfredo de Roma são imperdíveis também na capital mexicana.
Campos Elíseos, 218
Polanco
www.alfredodiroma.com.mx


Elago 


É um privilégio conseguir ter um restaurante no lindo Bosque de Chapultepec! Soubemos pelo chauffeur de taxi que hoje não é mais permitido novos estabelecimentos nessa área. Fomos a noite e assim mesmo a vista do lago é maravilhosa, imagino que de dia deva ser muito especial! Pratos típicos e uma boa carta de vinhos.


Lago Maior


Bosque de Chapultepec
Tel: +52 55 5515-9585
www.lago.com.mx


Contramar


Peixes maravilhosos! mantém a qualidade de ingredientes frescos e sabores incríveis! Considerado o melhor restaurante de peixes da Cidade do México.
Durango, 200
Roma Norte
Tel: +52 55 5514–9217 / 5514–3169
www.contramar.com.mx

 
Segundo Luisa Strina a Galeria Kurimanzutto é uma das mais bonitas do mundo! São especialistas em arte contemporânea e realmente vale uma visita.
Gob. Rafael Rebollar, 94
11850 San Miguel Chapultepec
06140 México
Tel: +52 55 5256–2408
www.kurimanzutto.com


Hotéis


Four Seasons Hotel *****


Ótima localização, o hotel, para não fugir as regras dos Four Seasons, é lindo.! É muito agradável fazer uma pausa na programação do dia e ir almoçar ou tomar um drink no pátio com pássaros, flores e mesas ao ar livre: foge-se um pouco da poluição e do barulho da cidade.

Paseo de la Reforma, 500
06600 México
Tel: +52 55 5230-1818
www.fourseasons.com/mexico

 

Hotel Four Seasons

Sheraton Maria Isabel Hotel Towers****


Localizado no Paseo de la Reforma, com vista para a linda escultura do Anjo da Independência, a apenas 30 mns do aeroporto. É um dos mais antigos hotéis da Cidade do México.

Paseo de la Reforma, 325
06500 Cuauhtemoc
www.starwoodhotels.com/sheraton/property/overview/index.html?propertyID=259



JW Marriott Hotel Mexico City ***** 


Hotel de executivos, está localizado a poucos passos do principal núcleo de negócios e turismo da Cidade do México, no coração da Zona Rosa, em Polanco, perto do Paseo de la Reforma. A famosa Brasserie Lipp tem lá uma filial.

Andres Bello, 29
11560 México
Tel: +52 55 5999–0000
www.marriott.com/hotels/travel/mexjw-jw-marriott-hotel-mexico-city

 

Canteiro em forma de Pirâmide do 
Paseo de la Reforma


Hotel Camino Real ****


Com uma arquitetura única, grandes espaços inspirados nas pirâmides e nos pátios coloniais, o Camino Real é uma boa opção para se ficar na Cidade do México, também em Polanco.

Mariano Escobedo, 700
11590 Anzures, Polanco
camino-real-polanco.hotel-rn.com


Hotel La Casona****


Esse hotel, com uma construção do princípio do século XX, foi totalmente restaurado, e hoje catalogado como Monumento Artístico pelo Instituto Nacional de Belas Artes. Pequeno e acolhedor, Relais et Châteaux, fica em um bairro que hoje é considerado inn, trendy, com muitas boutiques da moda.

Durango, 280
06700 Roma
Tel: +52 55 52 86 30 01
hotellacasona.com.mx

Para finalizar um poema do grande poeta mexicano Octavio Paz:


Hermandad

"Soy hombre: duro poco
Y es enorme la noche.
Pero miro hacia arriba:
Las estrellas escriben.
Sin entender compreendo:
También soy escritura
Y en este mismo instante
Alguien me deletrea".


Boa viagem!



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders