quinta-feira, 30 de julho de 2015

Um Cruzeiro na Aquitânia



Cruzeiro Fluvial – Uniworld River Boutique Cruises – River Royale



Barco River Royale
Foto Internet

Esta semana, minha querida prima Sandra conta sobre a viagem fluvial que fez com suas amigas pela Aquitânia, região no sudoeste da Franca. O passeio, a bordo do River Royal, barco da Uniworld River Boutique Cruises, percorre três rios: o Garonne, o Dordogne e o Gironde. Foram oito dias, de Bordeaux à Bordeaux, pela Rota do Vinho Médoc. A Aquitânia é um destino muito bonito e sua capital, Bordeaux, oferece muita cultura e paisagens de tirar o fôlego. Uma experiência repleta de castelos e vinhas maravilhosas. Uma viagem a Bordeaux pode ser considerada o paraíso para os apreciadores e conhecedores de vinhos e sonho de qualquer viajante.


Bordeaux
Foto Sandra Toledo


A viagem começou em Sarlat, onde ficamos três dias, vindo de Paris. Capital do Périgord, esta é uma das maiores cidades do foie gras da França. Se estiver lá sábado, não perca a feira do foie gras, um deleite para os gourmets. Imperdível também, é alugar um carro e ir visitar a gruta de Lascaux. O fac-simile de Lascaux se situa à 200 metros da gruta original, sobre uma colina que domina Montignac, no coração do vale de La Vézère, classificado patrimônio mundial pela UNESCO, por suas excepcionais riquezas em sítios pré-históricos. Lascaux é a cópia exata em três dimensões da gruta de Lascaux original, fechada ao público desde 1963. É um complexo de cavernas famoso pelas suas pinturas rupestres, melhores exemplares da arte pré-histórica do planeta, encontradas em 1942 e com 17 mil anos! 


Arredores de Sarlat indo para Castlenaud
Foto Sandra Toledo


No segundo dia de Sarlat fomos para Rocamadour (amante das rochas). Encravado na rocha, esse cenário secular é palco de um personagem da época de Cristo. Destino de peregrinação há mais de 1000 anos, faz parte de um dos caminhos para Santiago de Compostela e lá se encontra a Virgem Negra. Segundo a tradição, foi onde viveu o eremita Zaqueu de Jericó, morto por volta de 70 d.C., que amava as rochas. Esse lugar é famoso pelos milagres e pelas graças alcançadas. Não deixe de fazer a via Crucis, um caminho que sobe uma montanha, com uma capela para cada cena da caminhada de Jesus. É um passeio lindo e a cidade também muito simpática. Recomendo bastante a visita!


Rocamandour
Foto Sandra Toledo

Ainda em Sarlat fomos visitar o Château de Castelnaud, uma fortaleza medieval lindíssima que foi classificada com o título de Monumentos Históricos em 1980. 
Visitamos também o Château de Beynac um dos melhores, mais conhecidos e preservados na região. Sua construção data da Idade Média, dominando a cidade na margem norte do rio Dordogne. O Château de Beynac foi listado como um monumento histórico pelo Ministério da Cultura francês desde 1944 e tem servido como local para vários filmes famosos. Ricardo 1º, conhecido como “coração de leão”, filho de Leonor de Aquitânia, se apossou do castelo em 1.197 por um tempo. 

1º Dia: Bordeaux
Viemos de carro de Sarlat e fomos direto para o River Royal para o roteiro Bordeaux, Vineyards & Chateaux. O barco fica parado no coração da cidade e vale muito a pena dar uma volta no mercado de comidas, perto do barco. Você pode experimentar desde as deliciosas terrines da campanha até as melhores frutas da estação. Com capacidade para hospedar somente 130 passageiros, é um barco boutique muito simpático, com inúmeras facilidades tipo: sala de fitness, sauna, jacuzzi, massagem, loja e uma simpática biblioteca. A roupa de cama é 800 fios, bordada com monograma, e os produtos de banho são da L’Occitane. Todas as cabines têm vista para o rio ou para as margens. Nas paradas nas cidadezinhas, você pode pedir bicicletas para passear.

http://uniworldcruises.com.br//


Videiras
Foto Sandra Toledo



2º Dia: Pauillac - Cruzeiro pelo Rio Garonne


Navegamos pelo Rio Garonne, rumo à bela cidade de Pauillac, porta de entrada para a região do Médoc. Poderíamos fazer um tour panorâmico com degustação de vinho em uma das vinícolas da “route des châteaux” ou um passeio guiado de bicicleta pelos vinhedos locais, com degustação. Preferimos o primeiro e fomos no Château Latour, um dos melhores e mais famosos vinhos da região. A história da propriedade data de 1331. 

http://www.chateau-latour.com


Château La Tour
Foto Sandra Toledo


3º Dia: Libourne (Saint-Émilion)


Ficamos encantadas com Saint-Émilion! Cidadezinha com arquitetura e vinhedos históricos, os romanos foram os primeiros a plantar uvas nesse local e essa foi a primeira região vinícola a ser protegida pela UNESCO. Construída sobre colinas, tem várias lojinhas interessantes e, imperdível, a Igreja Monolítica, do século 12. Fizemos um walking tour que terminou com uma deliciosa degustação de vinhos.


Vinho St. Émilion
Foto Sandra Toledo


4º Dia: Libourne (Bergerac)


Próxima parada é a cidadezinha de Bergerac, que fica na parte sul do Périgord. Durante o tour a pé, adoramos o mercado local a céu aberto, repleto de orgânicos e que está lá desde a Idade Média em torno de casas de pedra daquela época.  Sem falar que você irá ouvir muito sobre a famosa peça de Edmond Rostand “Cyrano de Bergerac” e sua Roxanne.  Dalí fomos para o Château de Monbazillac, uma charmosa vinícola da era renascentista, com linda vista de seu terraço para o Rio Dordogne. Desde 1941, foi classificado como Monumento Histórico.

http://chateau-monbazillac.com/fr/


Le Vignoble de Bergerac
Foto Sandra Toledo


5º Dia: Blaye – Bordeaux


O dia começa com uma viagem cênica deslumbrante pela Estrada da Corniche Fleurie. O caminho passa pelas vilas pitorescas de Pain de Sucre, Marmisson e Roque de Thau, onde se encontram charmosas casas de pedra do século XIX construídas por capitães de navios, que viajavam para longe, traziam plantas exóticas de países distantes e plantavam em seus jardins. Daí o nome Corniche Fleurie. 


Dordogne
Foto Internet


Já em Blaye, fizemos um passeio guiado pela cidadela do século XVII erguida pelo famoso engenheiro militar Vauban. Sua fortaleza e seus túneis são classificados Monumentos Históricos pela UNESCO.  O dia termina no barco a caminho de Bordeaux. Se quiser, eles oferecem uma excursão opcional para conhecer a destilaria Remy Martin Cognac e degustar um dos melhores conhaques do mundo. 


Blaye
Foto Internet


6º Dia : Cadillac, Bordeaux


Aqui você vai conhecer e experimentar os famosos vinhos de sobremesa Sauternes, com exclusivo almoço e degustação no Château d’Arche. A vinícola possui um lindo hotel do século XVII, Le Relais de Château d’Arche, com uma magnífica vista das vinhas.
http://chateau-arche.fr 


Château d'Arche
Foto Sandra Toledo


7º Dia: Bordeaux


Chegamos a Bordeaux. Capital e a maior cidade do departamento da Gironda, com um porto na margem sul do Rio Garonne, Bordeaux  tem mais de um milhão de habitantes e é famosa em todo o mundo pelas vinhas a seu redor, desde o século XVIII. Foi classificada em 2007 como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, por seu excepcional conjunto urbano. Escolha entre um walking tour ou um passeio guiado de bicicleta pela cidade. Na segunda opção, você passeia pelo Chartrons Quay, um bairro a beira do cais que foi dominado pelos comerciantes britânicos e hoje é repleto de lojinhas e cafés. Pedale pela Rue Notre Dame, passando pela igreja de Saint Louis, até a famosa praça da Bolsa e do Parlamento, antes de voltar para o barco.


Vista do Barco para a Ponte de Pedra em Bordeaus
Foto Sandra Toledo


8º Dia: Bordeaux (Desembarque)

Após o café da manhã, desembarcamos. Foi uma viagem extraordinária. Recomendo muito para quem quer tomar bons vinhos e ver cidadezinhas maravilhosas.  

Para terminar uma frase do grande escritor Montesquieu, nascido em Bordeaux:
“É preciso estudar muito para saber um pouco.”




Boa Viagem!

terça-feira, 14 de julho de 2015

Bons endereços de Santiago


Emoldurada pela Cordilheira dos Andes, a capital do Chile tem muito a mostrar para o visitante. De ótimos hotéis e restaurantes a museus, parques e bairros deliciosos para passear a pé. Quem está com viagem marcada para alguma estação de esqui chilena (Portillo, Valle Nevado, Termas de Chillán e a novíssima Corralco), deve aproveitar e ficar alguns dias nessa linda cidade.


Vista de Santiago
Foto Internet


Hotéis 
Ritz Carlton Santiago ***** 
elegante, clássico, com localização ótima no bairro El Golf (em Las Condes), uma das mais belas e exclusivas regiões da cidade, com ótimos restaurantes e lojas bacanas. Dá para ir a pé para o shopping Costanera Center, um dos maiores que eu já vi na vida. Os quartos são super aconchegantes, com móveis de época, e o hotel tem um luxuoso spa no último piso, com piscina aquecida com vista para as montanhas. O restaurante Estró é a pedida, com especialidades locais.
http://www.ritzcarlton.com/en/Properties/Santiago/  

Hotel Ritz Carlton
Foto Internet



Shopping Costanera
Foto Internet


Grand Hyatt Santiago*****
boa localização, também no bairro Las Condes, walking distance do famoso shopping Parque Arauco. Serviço ótimo, peça um quarto com vista para os Andes e não perca um almoço na piscina no restaurante tailandês Anakena e o jantar no Crostini.
http://santiago.grand.hyatt.com/  

Hotel Grand Hyatt Santiago
Foto Yeda Saigh


W Santiago*****
também no bairro de El Golfe, o hotel fica na rua Isidora Goyenechea, que concentra todos os endereços gastronômicos mais tops da região. É super badalado, para quem quer ver e ser visto. Não deixe de ir no restaurante japonês Osaka, um dos mais disputados de Santiago. Reserve com muita antecedência. Experimente o quarto Cool Corner, descorado pelos premiados designers Tony Chi e Sergio Echeverria. Vista de tirar o fôlego! 
http://www.starwoodhotels.com/ 

Hotel W Santiago
Foto Internet


The Singular Santiago*****
ótima sugestão para quem quer ficar no bairro histórico e descolado de Lastarria, no centro de Santiago. Um hotel boutique novinho, cheio de charme. Decoração contemporânea, quartos de extremo bom gosto. Na cobertura, vale a pena tomar um drinque no bar.
 http://www.thesingular.com/santiago/lastarria/

Hotel The Singular Santiago
Foto Internet

Restaurantes
La Mar: no bairro de Vitacura, na Avenida Nova Constanera, novo pólo gastronômico da cidade, restaurante de ceviche e especialidades peruanas do famoso chef Gastón Acurio. 

Restaurante La Mar
Foto Internet


Casa Lastarria: no coração do Lastarria, um bairro mais transado, restaurante com menu variado, para almoçar. Ótimas especialidades com peixes e frutos de mar.  Depois, passeie pelas vielas, que tem um pouco de tudo – sorveteria, livraria, pequenas boutiques, cafés e uma feirinha de rua.  

Restaurante Casa Lastarria
Foto Internet


Boragó:  premiado entre os melhores restaurantes da América Latina no Latin America’s 50 Best Restaurants 2014, pela revista britânica Restaurant, o Boragó também fica na Avenida Nova Costanera e propõe uma cozinha saudável com ingredientes da estação e receitas históricas. 

Restaurante Boragó
Foto Internet


Puerto Fuy: outra estrela culinária na Avenida Costanera.  Moderno e muito chique, serve pratos de uma cozinha contemporânea super criativa.  
http://www.puertofuy.cl/ 

Restaurante Puerto Fuy
Foto Internet


Azocar: fica num casarão da década de 1920 em uma rua pequena entre a Catedral e a Praça das Armas, no centro. No fundo do restaurante, há um tanque de ostras, a grande especialidade da casa, para degustação com vinho branco.    

El Rincon de Azocar
Foto Internet


Le Fournil: com vários endereços na cidade, uma boulangerie maravilhosa. Vá no da Avenida Vitacura. No cardápio, 75 variedadades de pães e doces. O restaurante anexo da para o calçadão Passeo El Manio, onde serve quiches, saladas e sanduíches, como croque monsieurs.  

Restaurante Le Fournil
Foto Internet


Passeios
Centro velho:
vale a pena dar uma volta pela região onde estão:  
Catedral Metropolitana de Santiago - sede da Arquidiocese de Santiago do Chile e o principal templo católico romano no país. Localiza-se na Plaza de Armas e forma um conjunto arquitetônico com o Palácio Arcebispal, sendo ambos considerados Monumentos Nacionais do Chile.

Catedral de Santiago
Foto Internet


Palacio de La Moneda - sede da Presidência do Chile, também abriga um centro cultural com exposições permanentes sobre o folclore chileno.

Palacio de La Moneda
Foto Internet



Museu Chileno de Arte Pré Colombiana: bárbaro! Uma iniciativa pioneira de Sergio Larrain Garcia-Moreno e do município de Santiago para a América Latina criar uma instituição para estudar e divulgar o patrimônio artístico de todos os povos da América Pré-Colombiana, independentemente das fronteiras políticas que hoje dividem seus países. 

Museu Chileno de Arte Pré Colombiana
Foto Antonella Salem



Depois, dê um pulo no Mercado Central. Há pessoas que gostam de almoçar lá. Não foi a minha escolha. Achei muito turístico e caro. 
Cerro Santa Lucia: também no centro de Santiago, um morro de onde se tem uma vista panorâmica maravilhosa para a cidade. A subida é de teleférico. Lá em cima, um castelo, muitas árvores e um gramado e um café bem simpático.

Cerro Santa Lucia
Foto Internet


Kidzania: no Parque Araucano, vizinho do shopping Parque Arauco, este parque para crianças é sucesso no mundo inteiro, com uma mini cidade onde os pequenos fazem faculdade e trabalham nas mais variadas profissões. A partir de 8 anos, você pode deixar seus filhos lá e ir fazer suas compras. Importante destacar que vale a pena deixar por um período de quatro horas, para que eles aproveitem as atividades.
www.kidzania.cl/ 

Kidzania
Foto Antonella Salem


Shoppings: Parque Arauco e Costanera Center têm uma variedade enorme de boas lojas nacionais e internacionais. 

Shopping Arauco
Foto Antonella Salem


Casa Museo Isla Negra: a menos de uma hora de Santiago, um passeio imperdível é conhecer a casa de praia de Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura. Transformada em museu, possui uma curiosa e particular arquitetura (baseada em barcos), que obriga a quem visita percorrer seus charmosos jardins. Em exibição, a coleção de caramujos marinhos e mascarões de proa do poeta.
http://www.fundacionneruda.org/es/isla-negra/informacion-visita
 

Casa Museo Isla Negra
Foto Internet


La Chascona: em 1953, Pablo Neruda constrói em Santiago sua casa, apelidada de La Chascona, nome inspirado nos grandes cachos dos cabelos de Matilde, sua amante. O Museu “La Chascona”, declarado Monumento Histórico em 1990, expõe em seu interior objetos valiosos que pertenceram ao poeta. Lá também se encontra grande parte de sua pinacoteca, composta por quadros de Diego Rivera, Siqueiros, Fernand Léger, José Pancetti, Mario Carreño, Picasso, entre outros. 

La Chascona
Foto Internet


Concha y Toro: estando em Santiago, é imprescindível visitar uma vinícola  e esta é uma das mais famosas do Chile. A cerca de uma hora do centro, a vinícola oferece tours todos os dias a partir das 10h.

Concha y Toro
Foto Internet


Hacienda Los Lingues: uma fazenda no Valle de Colchagua que é muito especial. Você pode (e deve) dormir lá. Os quartos são lindos e a comida ótima. Cavalgadas e shows de adestramento de cavalos no programa. 
http://www.loslingues.com  

Hacienda Los Lingues - Show de cavalos
Foto  Yeda Saigh



Hotel Hacienda Los Lingues
Foto Yeda Saigh




Para terminar um pensamento do grande poeta chileno 
Pablo Neruda:

Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.


Boa Viagem!!