sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Save the Date – Miami III


Continuando a falar sobre a Art Basel Miami, nesse artigo vou contar um pouco sobre duas Galerias e alguns Museus.


Convention Center

O Convention Center é um espaço ótimo, muito organizado, onde ficaram as 250 galerias que participaram do evento. Ocupa quatro quarteirões de Miami Beach e é “walking distance” das melhores praias, dos melhores hotéis e do South Beach Art Deco District (com estacionamento).

Uma dica; se quiserem viajar pela agência oficial da feira, a Art Basel indica a Agência Turon, uma agência de turismo especializada em arte em New York e que funciona como agente oficial da feira. A Turon Travel bloqueia quartos com taxas especiais em mais de 30 hotéis de todas as categorias em Miami Beach e Miami. E também conseguem preços especiais para a parte aérea e alugueis de carros.


MAM

O Museu de Arte Moderna de Miami, ofereceu um cocktail seguido de um delicioso jantar aos convidados VIPS da Arte Basel, para o vernissage da exposição do pintor argentino Guilhermo Kuitca, que estava maravilhosa.

De uma arquitetura muito bonita, o museu era conhecido como Centro de Belas Artes (1984-1996), uma organização unicamente para exposições temporárias de toda a amplitude de história da arte, mas sem coleção própria.

Em 1995, após um longo processo de planejamento, que envolveu milhares de moradores de Miami, foram feitas várias modificações. Entre as mais importantes figuram: a mudança do nome da instituição para Miami Art Museum (MAM), começar a colecionar obras para criar um acervo próprio e exibir a arte dos séculos 20 e 21, com ênfase na arte do Hemisfério Ocidental.

MAM Museum

Bass Museum

Foi criado em 1963. A cidade de Miami aceitou como presente a coleção de John e Johanna Bass com a condição de manterem sua coleção intacta e proporcionarem exposições permanentes. Está localizado na antiga Miami Beach Public Library and Art Center e foi projetado em 1930 por Russell Pancoast, neto do pioneiro de Miami, John Collins. Foi o primeiro espaço público em Miami para exposição de Artes Plásticas. Esse edifício é hoje o ponto central da zona histórica da cidade. Durante a Art Basel pudemos apreciar a exposição Where do we go from here? E parte do acervo do Museu.

Bass Museum


Vizcaya Museum

O Museu Vizcaya é um monumento histórico nacional e também um museu credenciado pela Associação Americana de Museus, que pertence ao Condado de Miami-Dade. Permanece aberto ao público 364 dias por ano. O museu e os jardins foram construídos pelo empresário James Deering em 1916. Faz parte do conjunto a casa principal com dez acres de jardim e uma vila histórica.

Uma visita a Vizcaya nos desperta todos os sentidos. Entra-se por um jardim de floresta subtropical exuberante até chegar a casa principal através de uma passagem repleta de fontes e folhagens. O interior da casa é recheado de tesouros vindos de toda parte do mundo. De segunda a sexta feira, por meia hora (começando ao meio dia) pode-se ouvir música tocada em um órgão de 1917. Do lado de fora, uma vista espetacular da Baia de Biscayne e por fim um colorido orquidário. Não deixe de visitar este refúgio maravilhoso no coração de Miami!

Vizcaya Museum

Galeria Luisa Strina

Luisa Strina, acredito que uma das Galerias mais antigas e importantes brasileiras, expôs em seu interessante espaço os artistas que representa.

Atrás dela (foto abaixo), está uma obra de Adrian Villar Rojas - argentino – “Lo que el fuego me trajo”, acrílico sobre Madeira.




O artista Marepe (Marcos Reis Peixoto, 1970), baiano muito bem representado com duas obras; uma delas pode ser vista nessa foto, no chão atrás da Luisa: uma escultura de vidro.

A foto abaixo é uma instalação de Laura Lima, artista plástica carioca (1971). É impressionante ver esse braço desenhando ininterruptamente e saber que pertence a um ser vivo que fica dentro de um pequeno quarto horas!!!

Instalação de Laura Lima


Galeria Brito
Luciana Brito com Sylvester Stalone,
uma das celebridades que estava na Art Basel.

Luciana Brito expôs no seu lindo espaço os artistas:

Marina Abramovic, escultora, com uma foto maravilhosa “Transitory Object for Human Use” (foto abaixo) e também um vídeo muito admirado.




Marina Abramovic - Transitory Object for Human Use

Delson Uchôa, pintor alagoano com uma tela magnífica (acrílico sobre tela); demorou anos para fazer esse quadro, é muito caprichoso e o resultado é maravilhoso!




Delson Uchôa - Quaresma

Luciana me contou que esse ano fez uma sessão especial “art cabinet” com artistas históricos que representa: Geraldo de Barros e Waldemar Cordeiro e fez o maior sucesso!!
Vendeu obras dos dois para renomadas Instituições e trabalhos de outros artistas que representa, para coleções particulares. Segundo ela valeu muito a pena ir!

Para terminar esses artigos sobre a Art Basel de Miami nada melhor do que parafrasear Lydia Martin do Miami Herald, que escolheu este criativo título para sua coluna: Basel: Bigger, better, busy as ever.

A 8ª edição da arte Basel Miami foi vinte por cento maior em área do que a de 2008 e ainda ficou lotada; traduzindo: não está diminuindo e ainda é um grande sucesso! A crise não atingiu a Art Basel de Miami.

Save the Date para 2010 e Feliz Natal!!!






Serviço

Miami Beach Convention Center
1901 Convention Center Drive
Miami Beach, Florida
Tel: 305-6737311

Bass Museu
2121 Park Avenue
Miami Beach, Florida
Tel: 305.673.7530

MAM Museum of Modern Art
101 West Flagler St.
Miami Beach, Florida
Tel: 305.375.3000

Vizcaya Museu
3251 South Miami Av.
Miami, Florida
Tel: 305-250.9133

Turon Travel
2 Wooster St.
New York, 10013, NY
Tel: 212.925.5453

Galeria Luisa Strina
Rua Oscar Freire, 502
São Paulo, SP
Tel: 3088.2471

Galeria Luciana Brito
Rua Gomes de Carvalho, 842
São Paulo, SP
Tel: 3842.0634



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

Nenhum comentário: