quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Club Med nos Alpes Franceses



Queridos leitores, neste primeiro artigo de 2011 escrevo sobre os Clubs Meds que existem na França para esquiar, na região dos “Trois Vallées”, um ótimo programa para as férias de janeiro.


Para chegar ao Club Med Aspen Park de Méribel, saímos de São Paulo em um vôo da TAP, com conexão em Lisboa para Genève. Nada melhor que um motorista com uma van a sua espera, o que já fazia parte do pacote do Club Med. A distância de cerca de 170 km pode levar de duas a quatro horas, dependendo do trânsito nas estradas. No nosso caso foram duas horas e meia. Ao lado do Club Med Aspen Park há mais dois Clubs Meds: o Le Chalet e o Antarès.




Club Med Méribel Aspen Park 




Méribel Aspen Park


Um pouco sobre a história dos Clubs Meds:
Já existem há 60 anos. Em 5 de junho de 1950, trezentas pessoas aportaram na Ilha Maiorca (no arquipélago Baleares) para desfrutar de dias de descanso e animação. Acomodados em tendas de camping e com a programação focada em esportes e festas, ainda não sabiam que eram as primeiras testemunhas e co-criadoras de um dos mais revolucionários conceitos na indústria do turismo. Foi assim que começa a história do Club Mediterranée.



Idealizado pelo atleta francês Gerard Blitz, o Club Med nasceu com a missão de criar uma nova forma de férias, com foco na vida ao ar livre e nos esportes. Junto com Gilbert Trigano (que na época vendia tendas de camping), os dois montaram o primeiro Village. Com o espírito de um clube, os primeiros membros, batizados como Gentis Membros hoje mais conhecidos como GO’s, levaram 36 horas para chegar em Maiorca!




Club Med em 1950


O pacote de viagem incluía o trajeto feito de Paris à Ilha (em um trem, barco e ônibus), as três refeições, uma equipe de organizadores para atendê-los, uma série de esportes náuticos, excursões pela ilha, festas e o mais importante: a convivência entre os membros e os organizadores do clube. O que até hoje é o grande diferencial do Club Med no mundo.



Durante todo o verão de 1950, exatamente 2,3 mil pessoas foram ao Village no arquipélago de Baleares. Nos anos seguintes Blitz e Trigano expandiram este novo conceito: foram a Itália, Grécia, Tahiti e, em 1956, surgiu o primeiro village de neve, em Leysin, na Suíça. A partir daí o caminho foi de pioneirismo e sucesso: o Club Med foi o criador do conceito resort, do estilo buffet de gastronomia e sistema All Inclusive! Pouco a pouco o Club Med chegou aos quatro cantos do mundo. Em 1967, foi inaugurado o Mini Club: um espaço dedicado para crianças, proporcionando férias incomparáveis para famílias.



Hoje 60 anos depois, o Club Med se mantém como a maior rede de resorts no mundo com mais de 80 villages espalhados em 27 países. Novos villages estão por vir: o quarto no Brasil (na Praia do Peró), o terceiro no Egito e o primeiro na China.



Nos Alpes Franceses, na região conhecida como Savoia, o Club Med tem ótimas opções para se esquiar. 



Selecionei alguns Clubs Meds de quatro estrelas, pelas facilidades e conforto que oferecem aos hóspedes e aos amantes do esqui. É interessante saber que essa região, conhecida como “Les trois Vallés” é a maior em área esquiável: 600 km de pistas, com mais de 85% delas acima de 1800m, garantindo assim excelente qualidade de neve entre os meses de dezembro a abril. As pistas atendem todo tipo de esquiador, pois metade delas são pistas fáceis (verdes e azuis) e a outra metade, para experts (vermelhas e pretas). Uma das grandes vantagens de um Club Med é que você não precisa pagar nada no local, o pagamento é todo adiantado e está incluído: café da manhã, almoço, jantar, aperitivos e lanches entre as refeições e a comida é ótima, farta e variada. As aulas de ski e o skipass também estão incluídos para os três vales. 


Você pode ir até Courchevel esquiando, passear pelo centro, almoçar e voltar esquiando no final do dia. E o custo/benefício realmente vale a pena, principalmente se você está viajando com crianças, é muito mais confortável. Você chega do ski na hora do almoço cansado e com fome e o buffet já está servido, não precisa nem pedir nem esperar. E no jantar, é igual. Fora que tem comida a toda hora, aperitivos deliciosos antes do almoço: patês variados com torradinhas, crudités com molho, azeitonas, pistaches e outras delícias. A tarde bolos, biscoitos, doces e chás. Café expresso, refrigerantes e sucos você pode pedir no bar a qualquer hora.



Curiosidade – Em Courchevel, estive numa loja dentro de um shopping que vendia todos os cremes do Ivo Pitangui e fazia o maior sucesso!




Os ski resorts do Club Med:



1 – Méribel Aspen Park **** Localizado nos Alpes franceses no Vale dos Allues.
Foi onde ficamos e gostei muito. Instalado na conhecida estação de Méribel desde 1993, o resort Méribel Aspen Park fica a 1.700 m de altitude, com vistas maravilhosas da região, ar puro e cerca de 20 excelentes circuitos para a prática de esqui, ao redor de uma reserva florestal natural, que vai do Lago Tueda até o Glacier Gebroulaz. Aos pés da montanha, no meio dos pinheiros está o hotel, um chalé de madeira e pedra, que cria um cenário aconchegante, com apenas 60 quartos. O GO era tão simpático que um de nós ficou sem a mala de esqui (chegou no dia seguinte) e ele emprestou uma calça de esqui dele para o nosso amigo não perder nenhum dia de esqui.



O Club Med SPA by Carita tem tratamentos tradicionais e orientais maravilhosos! Tem também sauna seca e a vapor para você relaxar depois de um dia de esqui. 



Entre outras facilidades do resort, é bom lembrar que é “ski in ski out”, tornando tudo mais fácil para os esquiadores, no começo e no fim do dia.



Os quartos são super confortáveis e bem grandes: só para se ter uma idéia cada quarto tem dois banheiros e um grande terraço com uma maravilhosa vista para as montanhas podendo-se aproveitar o por sol do final do dia. A piscina é só externa e não estava aquecida.



Outra Curiosidade – os russos invadiram pacificamente as estações de esqui na França (acredito que invadiram a Europa toda). No nosso hotel somente tinham 3 famílias não russas nos 60 quartos!!!. Tinha menu em russo, na recepção os avisos estavam escritos em russo, até deu para aprender um pouquinho!!! O natal russo é dia 6 de janeiro – dia de reis - e fizeram uma enorme festa com fogos e comida típica. Só se via russos nas ruas, nas lojas, por onde se passava. Não são muito simpáticos e não tentam nenhuma comunicação.



2 – Méribel l’ Antarès **** também no vale francês dos Allues. A localização é muito bonita com pinheiros a volta e muita neve. Aninhado na neve e nos pinheiros, no sopé da montanha, em uma estação preservada e autêntica. É um grande chalé de madeira com pedra aparente e um design moderno.



A estação foi o local das competições femininas de esqui alpino nos Jogos Olímpicos de 1992, e também oferece a imensa área dos “Trois Vallées”.



O terraço com vista panorâmica para o vale é muito procurado para o almoço pela beleza da vista. O hotel tem 70 apartamentos, todos com terraço e vista para o vale ou para a montanha. Estada de cortesia para crianças de até 4 anos incompletos. Como os outros Club Med da região, além de esquiar, há também snowboard e caminhadas com raquetes nos pés. A piscina é interna e externa, muito boa para nadar. Tem também sauna seca ou a vapor. Aproveite!
Altitude do Village: 1750




Méribel l’ Antarès



3 – Méribel Le Chalet **** ao lado dos outros dois
É o menor deles e o mais exclusivo, um chalé aconchegante com 34 apartamentos super bem decorados. Foi aberto em Méribel em 1992 para os Jogos Olímpicos, como os outros dois é muito bem localizado, podendo-se sair do hotel já com os esquis nos pés. Um grande terraço dando para as pistas e uma piscina interna-externa. Altitude do Village: 1700 m.




Méribel Le Chalet


5 – Chamonix Mont Blanc ****
Desde que dois alpinistas venceram o "gigante" Mont Blanc, há mais de dois séculos, a estação da Haute-Savoie, pioneira na prática do esqui, sempre soube manter um espírito único.


A 1.035 m de altitude, o Village se aninha em antigo palácio “Le Savoy”, renovado pelo arquiteto Jacques Garcia. Do terraço ou da piscina externa aquecida, a vista do Mont Blanc é espetacular. Os ciprestes e os plátanos, fazem parte dos 3000 m² de espaços verdes do Village.




Chamonix Mont Blanc 


6 – Peisey Vallandry ****
Está localizado em Village Paradiski e é muito frequentado pelos brasileiros. Na minha opinião e na do GO do Aspen Park é muito grande, 280 quartos, o que dificulta um pouco o atendimento!! Também localizado na região de Savoie, à 2.100m de altitude, junto ao Parque Nacional de Vanoise, na França. Além das pistas de ski, o Club Med Peisey Vallandry oferece dois restaurantes e dois bares, piscina aquecida (indoor) e um ótimo spa.




Peisey Vallandry 


É muito agradável depois do esqui ir passear no centro de Méribel. Tem a facilidade de ter ônibus na porta do hotel que leva você a cada 15 mns. São muitas lojas, cafés simpáticos e não perca um mercado de roupas de rua muito bom (sweaters de cashmere, blusas de seda, casacos, boinas, luvas, tudo de boa qualidade), às terças e sextas.



Aconselho muito a fazer o passeio de balão, dá medo e é bem caro mais vale muito a pena: nunca mais na vida você vai esquecer essa maravilhosa experiência!! Chama-se Montgolfière e fica em Courchevel, a meia hora do Club Med. Fomos a uma altura de mais de 3000 mts., deu frio na barriga quando vi um avião passar por baixo de nós! Ver o Mont Blanc de frente faz realmente perder o fôlego!




Montgolfière 





Montgolfière 



Outra experiência incrível é saltar de Parapente. Você vai junto com o instrutor e voa pelos “Trois Vallées” durante quase uma hora, imperdível para quem gosta de emoção!




Parapente 


Em Courchevel, visitei dois hotéis maravilhosos muito bem localizados no “Jardin Alpin”, na pista:



Aman Resort – Le Mélézin ***** O requinte dos hotéis Aman é inacreditável: é tudo lindo, desde o terraço com espreguiçadeiras cinzas, com mantas xadrezes e listadas, fazendo um composé muito chique, até o restaurante e o bar, tudo de extremo bom gosto. Está situado no “Jardin Alpin”, na pista do “Bellecôte” em Courchevel 1850, “walking distance” do centro da cidade.




Aman Resort




Aman Resort



Les Airelles *****



Diz-se que em Courchevel quanto maior a altitude, maior o luxo. Esse exclusivo hotel boutique austríaco, com apenas 37 quartos e 14 suites, fica a 1.850 metros e oferece o que há de melhor em luxo e conforto para seus hóspedes com excelente serviço. Dois maravilhosos restaurantes, um deles comandado por Pierre Gagnaire (famoso chef francês). O spa é inacreditável: piscina olímpica, várias salas de massagem, sauna seca e a vapor e um quarto com neve para entrar depois da sauna, realmente um luxo!!!




Hotel Les Airelles



“A viagem é como a vida. Seu sucesso vai depender menos do dinheiro que se tem para gastar e mais da informação que se tem sobre vocé mesmo. Quanto mais conseguir fazer escolhas que o agradem, mais conseguirá ter prazer”. Alain de Botton




Serviço:



Club Med Méribel Aspen Park
73550 Méribel les Allues
Tel: +33 4 79 00 51 77
www.clubmed.com.br


Club Med Méribel l’ Antarès
73550 Méribel
Tel: +33 4 79 23 28 23
www.clubmed.com.br


Club Med Méribel le Chalet
73550, Méribel les Allues
Tel: +33 4 79 23 28 23
www.clubmed.com.br


Club Med Chamonix Mont Blanc
Hotel Le Savoy
191 Allée du Savoy
74400 Chamonix Cedex
Tel: +33 4 50 53 87 80
www.clubmed.com.br


Club Med Peisey Vallandry
73210 Peisey Nancroix
Tel: +33 4 79 04 07 50
www.clubmed.com.br


Montgolfière e Parapente
Skivol
73123 Courchevel
Fax: +33 4 79 08 16 66
contact@skivol.com
www.skivol.com


Aman Resort – Le Mélézin
Rue de Bellecôte, 73120
Courchevel 1850
Tel: (33) 4 79 08 01 33
Fax: (33) 4 79 08 08 96
lemelezin@amanresorts.com
www.luxuryexplorer.com/hotels/amanresorts/lemelezin
www.amanresorts.com/lemelezin


Hotel Les Airelles
Le Jardin Alpin
73120 Courchevel
Tel: +33 4 79 00 38 38
www.airelles.fr



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

5 comentários:

Ana Maria M disse...

Yeda querida
Estava sentindo sua falta. Soube que vc estava em Portugal.
Seu roteiro de ferias esta mto bom . parabens ,bjs
ana

Maria Lucia S disse...

Oi Yeda
Que delicia receber notícias de um lugar tão lindo justo no dia de aniversario. Um presente para desejar e sonhar.
Um beijo grande
Maria Lucia.

Lecy disse...

Cara Yeda é lindo!

Agradeço o colirio para os olhos

Abrçs,

lecy

Miriam T disse...

Querida Yeda
Muito bom o artigo!
Bjs
Saudades
Miriam

Maria A C R disse...

Querida Yeda ,
Adorei como sempre.
Seria ÓTIMO receber com legenda em Ingles para eu mandar para meus amigos na China e no Vietnam.
Beijos

MA