segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Atacama

Ir para o deserto de Atacama no Carnaval pode ser uma ótima idéia. 

Uma imensidão de terra repleta de paisagens surreais e de mistérios, que provoca todos os nossos sentidos, captando a energia e as vibrações do lugar.

Localizado na região norte do Chile tem 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, chove muito pouco na região. As temperaturas neste deserto variam entre 0ºC à noite e máxima 30ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é San Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3.000 habitantes e está a 2.443 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro. San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.

Existem duas opções para chegar: dormir em Santiago é mais tranqüilo, ou ir diretamente para Atacama. Escolhi a primeira opção.


1 ºdia

Em Santiago, sugiro ficar no Hotel Marriott, que é muito bom (nessa época do ano, por causa do horário de verão Santiago é uma hora a menos que o Brasil). Na chegada, o hotel oferece um sanduíche de salmão e um copo de champagne.


2º dia

Na manhã seguinte, passear no Shopping Parque Arauco, muito bonito e um dos melhores de Santiago. Dar uma volta pelos bairros mais interessantes de Santiago, como o Las Condes que tem casas lindas e muito verde. O guia virá buscar às 14h30 para o aeroporto: o vôo até a cidade de Calama é de duas horas. Na chegada, um guia do hotel Explora já está a espera com uma van para rodar 70 km até San Pedro de Atacama. O hotel é deslumbrante, uma arquitetura que se encaixa perfeitamente na paisagem desértica. Quando você chega não percebe, mas a medida que vai conhecendo o hotel por dentro é de tirar o fôlego. Nada agride a bela paisagem. Os quartos são muito confortáveis e a decoração é perfeita, com tecidos de algodão xadrezes artesanais lindíssimos, com redes e peças de cerâmica indígenas. Em resumo, a arquitetura e a decoração respeitaram o meio ambiente de uma maneira muito agradável. 



Hotel Explora


O Hotel Explora está localizado entre o oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, num dos mais belos e únicos cenários do mundo. Trata-se de uma experiência única. Os guias são super especializados e experientes e marcam um encontro toda tarde no bar para cada um ver a programação que quer fazer. 


Heidi, nossa guia


O hotel é ao lado de San Pedro de Atacama, um pueblo muito pequeno, com casas de barro muito simples. Depois de escolher a guia e combinar o programa para o dia seguinte, a pedida é tomar um drink e jantar no restaurante, que é ótimo. Depois do jantar, subir para o solarium e admirar a noite estrelada do deserto: imperdível!


Hotel Explora

3º dia

Pela manhã, passeio em Las Cornizas, indo de van até um ponto determinado e depois caminhar mais uma hora e meia a pé. É lindo!! Depois, descer escorregando pelas dunas, que é uma delícia e muito devertido. O duro depois é tirar a areia que entra por todos os poros do corpo.


Las Cornizas


O hotel tem quatro piscinas e quatro saunas, vale a pena tomar um belo banho de piscina na hora do almoço, que é o horário mais quente e fazer uma sauna.


Piscina hotel


A tarde fazer um tour pelo Museu e pelo sítio arqueológico, que são muito interessantes. Localizado em San Pedro de Atacama, é um museu de acervo arqueológico fundado pelo padre belga Gustavo Le Paige em 1957. Possui uma coleção com mais de 300.000 peças de cerâmica, fragmentos de tecido, múmias e material arqueológico descobertos na área local.


4º dia

De manhã cedo, fazer dois passeios imperdíveis: o Vale da Morte e o Vale da Lua. O mais incrível no vale da morte é sentir a magia e a beleza do deserto: o ar límpido permite ver vulcões a quilômetros de distância na planície por onde circulam lhamas livremente. No Vale da Lua, a visão mais impressionante é uma formação rochosa conhecida como Anfiteatro. É super diferente e muito bonito: parece uma paisagem lunática.


Vale da Lua


Um tour a tarde pela Quebrada Kira, é um passeio fascinante pela beleza da natureza, são formações rochosas impressionantes.

Quebrada Kira


5º dia


Acordar às 4h30 da manhã para ir aos Geisers de El Tatio a apenas 40 kms de San Pedro. Chega-se ao amanhecer. É bárbaro! A guia montou uma mesa com toalha xadrez com um café da manhã delicioso! Croissants quentinhos, pãezinhos variados com geléia, queijo presunto, bolos. Os geisers são incríveis: é uma formação geológica a 4.200 mts, fica saindo fumaça e água fervendo a 86ºC o tempo todo. Todo cuidado é pouco! A borda é mole, admire de longe, porque segundo a guia, já ocorreu casos de turistas desavisados caírem lá dentro e ficarem gravemente feridos. De lá, ir para as Termas de Puritama: são quatro piscinas de água quente, onde se pode tomar banho, é genial! O Hotel Explora construiu banheiros e um caminho de madeira para a travessia para o conforto dos seus hóspedes. As guias montaram um lanche bárbaro, salmão, queijos, vinhos, e até champagne!! Um luxo!!




Geisers


Geisers


Ir ao pueblo Toconao, visitar uma igreja e dois artesanatos locais. Às seis da tarde visitar o Salar de Atacama: é um lago de sal seco a 55kms ao sul de São Pedro com mais de 3.000 km2 de área, a 2.300mts do nível do mar. No caminho fica a lagoa Chaxa e a Reserva Ecológica Natural Los Flamencos. É uma maravilha ver os flamingos andando pelas salinas, eles são cor de rosa!! 


Salar de Atacama


A paisagem é maravilhosa, tudo pedra e sal. Em algumas partes ainda tem água. Uma passarela no caminho com cartazes contando a história.


Cartaz sobre Flamingos


6º dia

Fazer um tour de bicicleta. É um passeio gostoso!! Tomar um banho de piscina e almoçar com a vista do vulcão. Pode-se fazer um tour no vulcão Licancabur, mas demora um dia inteiro e é muito puxado, altura de mais de 5.000 mts. Voltar para Santiago a tarde e jantar no restaurante Puerto Fuy, uma indicação excelente: comida deliciosa, o ceviche estava perfeito!


7º dia

Sair de manhã para visitar dois museus muito interessantes: o Museu Pablo Neruda La Chascona e o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana.

Em 1953, Neruda constrói sua casa em Santiago, apelidada La Chascona, inspirado nos grandes cachos dos cabelos de Matilde sua amante. O Museu La Chascona, declarado Monumento Histórico em 1990, possui uma curiosa e particular arquitetura (baseada em barcos), que obriga a quem visita, percorrer seus charmosos jardins. Em seu interior pode-se ver objetos valiosos, que pertenceram ao poeta. Lá também se encontra grande parte de sua pinacoteca, composta por quadros de Diego Rivera, Siqueiros, Fernand Léger, José Pancetti, Mario Carreño, Picasso, entre outros.

Sugiro para quem ainda não viu, assistir o filme O Carteiro e o Poeta (Il Postino, 1994), que conta a história de Pablo Neruda numa ilha na Itália com sua terceira mulher Matilde. No filme, Neruda torna-se amigo de um carteiro, que lhe pede para ensinar a escrever versos para poder conquistar uma bonita moça do povoado.




Museu La Chascona


O Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana possui uma coleção de peças de metais, cerâmicas e tecidos provenientes das diversas culturas e civilizações pré-colombianas das América Central e da América do Sul. Uma vitrine com algumas cerâmicas marajoaras do Brasil. Os objetos de pedra e cerâmica são as únicas coisas que sobreviveram à ação destrutiva da humanidade. A cerâmica, em particular, foi decorada com uma combinação de várias técnicas, como a incisão, gravura, pintura e modelagem.

Voltar para São Paulo com a certeza de ter feito uma viagem maravilhosa!



Para finalizar um pensamento de Pablo Neruda:

"Dois amantes felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem tantas vezes enquanto viverem,
são eternos como é a natureza".



Serviços:

Santiago Marriott Hotel

Av. Presidente Kennedy 5741
Santiago, Chile
Tel: +56 2 426-2000
www.marriott.com/hotels/travel/scldt-santiago-marriott-hotel



Explora Atacama Hotel

Domingo de Atienza S/N
San Pedro de Atacama, Chile
Tel: +56 (2) 946–2950
www.explore-atacama.com
sales@explore-atacama.com



Restaurante Puerto Fuy

Nueva Costanera, 3969
Vitacura, Santiago
Tel: +56 (2) 208-8908
www.puertofuy.cl



Museu La Chascona

Calle Fernando Márquez de la Plata, 192
Santiago
Tel: +56 (2) 777-8741
www.fundacionneruda.org



Museu de Arte Pré Colombiana

Bandera 361
Santiago
Tel: +56 (2) 928-1500
www.precolombino.cl



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

10 comentários:

Beth B disse...

Yeda
Adorei esta viagem!!!
Bj. Beth B

M. Angela GR disse...

Sugestão Maravilhosa.
Lembro-me da Thais e você lá.
Beijos.
M. Angela

Maria Lucia disse...

Querida amiga ,
Adorei o blog, parabéns.
bjs,

Maria Lucia

Cristiane O disse...

BOM DIA YEDA
ADOREI CONHECÊ-LA!!
PARABÉNS PELO BLOG!!!
SUCESSO!!
BJS
CRIS

Monica disse...

Yeda,obrigado,vou fazer tudo igual,na volta te conto,bjs
Monica

Eleonora disse...

Prezada Yeda
Ainda iremos ao Atacama.
Um grande abraço,
Eleonora

Ana MM disse...

Yeda querida
Vc sp c/excelentes sugestões!
Se ja não estivessemos c/ Trancoso pago. Uma opção seria o Atacama.
vou guardar.bjs
Ana

Aline disse...

Oi Yeda,

Adorei saber que tens um blog, que já xeretei rapidamente e agora vou virar leitora assídua! Parabéns!

Aline

Cema disse...

Super barbaro Adorei e não conheço Bjs Cema

Anônimo disse...

Gostei muito.
A foto nos geisers do Atacama me fez lembrar do Felipe.
Bjo
Rodolfo