segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cidade do México

Ir para o México é uma experiência única! Terceira maior metrópole do mundo, perde apenas para Tóquio e Nova York. Essa cidade com mais de 20 milhões de habitantes foi construída sobre as ruínas de Tenochtitlan, antiga capital Azteca.


Centro Histórico da Cidade do México


A Praça Zócalo é o centro histórico e marco zero da Cidade do México.


Ruínas Templo Mayor


Na praça Zócolo, visite as ruínas Azteca do Templo Mayor, é maravilhoso! Descobertas por acaso por um eletricista, bem no centro da cidade, as ruínas têm sete níveis de construção e é possível andar por todos eles. Começaram em 2005 e mas ainda estão trabalhando nas buscas arqueológicas. Construíram um museu ao lado das ruínas contando toda a história dessa civilização perdida e com uma exposição muito bem montada de todos os objetos que foram achados no local. Os espanhóis chegaram no México em 1500, destruíram várias construções aztecas e construíram em cima. Os arqueólogos acreditam que muitas construções espanholas dessa época foram feitas por cima de alguma ruína.


Ruínas Templo Mayor
Ruínas Templo Mayor

Catedral Metropolitana

Não deixe de visitar a primeira catedral construída na Nova Espanha. A fachada é barroca e dentro há cinco altares e 14 capelas laterais. O maior problema no momento é que o edifício está afundando em algumas partes, já que foi construído sobre o lago Texcoco. 


Catedral Metropolitana

Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, santa padroeira do México. É inacreditável a fé dos mexicanos, a antiga catedral comportava 3.000 pessoas, mas fizeram uma nova que cabe até 40.000 fiéis!! Para passar na frente da Virgem existe até um tapete rolante devido ao fluxo de pessoas para controlar o tempo que cada um gasta na frente da Virgem! 

O Santuário católico é dedicado à Virgem de Guadalupe localizado no Monte do Tepeyac, na Cidade do México, considerado o principal templo da Igreja Católica no continente americano, sendo um dos mais visitados do mundo, com um impressionante numero de fiéis: cerca de 20 milhões anualmente. para se ter uma idéia deste fenômeno, basta conferir esta estatística: em 2006 o número de visitantes superou os do Vaticano!
 
Basílica de Guadalupe

Murais de Diego Rivera

Trata-se de um programa imperdível visitar estes murais feitos entre 1929 e 1945 no Palácio Nacional, que contam toda a história do México. São espetaculares e arrisco dizer que lembram a Capela Sistina. Nesse mural colossal aparecem retratadas todas as figuras conhecidas e importantes dessa época. Diego Rivera, além de famoso mundialmente, era comunista e foi casado com Frida Kahlo. Não deixe de reparar que sempre ele se pinta como um menino ao lado de Frida Kahlo já mulher (Freud explica).
 
Palácio Nacional

Mural Diego Rivera

Pirâmides do Sol e da Lua

As famosas pirâmides do México ficam a 50 km ao norte da capital, em Teotihuacan, cujo significado é "o local onde os homens se tornam deuses". A cidade que havia ali é uma das mais impressionantes do mundo antigo. Foi fundada antes da era cristã e chegou a ter mais de 125 mil habitantes. 


Visitamos a Citadela, a pirâmide do Sol, subimos 65 mts! Escadas muito estreitas, mas vale a pena pela vista maravilhosa. Depois fomos a pé pela estrada dos mortos até pirâmide da Lua, é tudo lindo, esse passeio é fantástico.

 
Pirâmides do Sol e da Lua

Palácio de Bellas Artes

É o principal teatro de ópera da Cidade do México. Famoso por sua arquitetura externa neo clássica e art nouveau, e interna em estilo art déco, pelo mármore branco de Carrara e principalmente apenas!!! pelos murais interiores de Diego Rivera, Rufino Tamayo, David Alfaro Siqueiros, e José Clemente Orozco.
 
Palácio de Bellas Artes
Parque Ecológico de Xochimilco

Considerado por muitos como a "Veneza Mexicana"; são bonitos canais que podem ser percorridos a bordo de uma "trajinera" (barco de madeira enfeitado com flores). Só vá se você tiver tempo sobrando.




Museu de Antropologia – Maias e Aztecas


É o museu de Antropologia mais bonito do mundo! São 23 salas de exposição e quase oito hectares de área! com obras importantes aztecas e maias, além da tolteca, da teotihuacana e da oaxaca, culturas que marcaram a história do México. Tudo muito bem disposto e didático. A arquitetura é impressionante, não deixe de admirar el paraguas, uma grande estrutura em forma de guarda-chuva da qual cai uma cascata artificial, suportada por um só pilar esguio revestido de bronze com relevos.

Av Paseo de la Reforma e Gandhi, s/n
11560 Chapultepec Polanco
Tel: +52 55 4040–5300
www.mna.inah.gob.mx
 
Museu de Antropologia

Museu de Antropologia – Calendário Azteca

Museu Nacional de Arte

Uma coleção com cerca de 3.000 obras de arte mexicana que vão de 1550 a 1955. O edifício do Museu Nacional foi construído no início do séc. XX, em estilo modernista combinando o uso do ferro com as tendências artísticas góticas e clássicas.

Tacuba, 8
Centro Histórico
Tel: +52 55 5130–3400
www.munal.com.mx


Museu de Arte Moderna 


As obras estão em seis salas do museu e também nos jardins, onde tem uma coleção de esculturas. A coleção permanente é de obras dos artistas mexicanos mais importantes do séc. XX. Lá você poderá ver obras de Diego Rivera, José Clemente Orozco, Frida Kahlo e Rufino Tamayo. Além disso, o museu tem os famosos quadros "Las dos Fridas", de Frida Kahlo e "La vendedora de Frutas", de Olga Costa.

Paseo de la Reforma
Bosque de Chapultepec, 1
Miguel Hidalgo
Tel: +52 55 5211 8331


Museu Frida Kahlo


Em Coyoacán, a Casa Museu de Frida Kahlo (mãe indígena, pai alemão) é de 1904. Construída por seu pai, Guillermo Kahlo, que nem imaginava quantos grandes intelectuais e artistas do século 20 passariam por ali. Vale a pena visitar a casa onde Frida viveu, a Casa Azul. Pode-se sentir de perto as texturas e técnica de suas pinturas e através delas, também os seus sentimentos. Ler algumas cartas de Frida dirigidas a Diego Rivera, sua paixão, e olhar o seu diário assim como os objetos de época, foi uma experiência interessante. Tem uma grande coleção de obras suas e de outros pintores.

Calle Londres, 247
Del Carmen, Coyocán
Tel: +52 55 5554 5999
www.museofridakahlo.org.mx
 
Frida Kahlo

Casa de Diego Rivera

De 1931, esta casa é importante por ter sido o estúdio e casa do casal Frida e Diego Rivera. Criação do arquiteto Juan O’Gorman inspirada em Le Corbusier. A casa é feita sobre pilotis com grandes janelas de vidro. É interessante notar que são duas casas: uma para ela e outra para ele, unidas no último andar por uma passarela. Isso era para manter a individualidade de cada um sempre que conveniente e ao mesmo tempo possibilitar a ela levar a comida dele pela passarela todos os dias!!! O local é muito bem organizado e funciona também como museu, com exposições temporárias e outras atividades culturais.

Av. Altavista, 3
01060 Altavista, Alvaro Obregón
Tel: +52 55 5550 1189


Diego Rivera

Museu Mural de Diego Rivera - "Sueño de una tarde dominical"

Este pequeno museu abriga um dos murais mais famosos e interessantes deste grande pintor mexicano. E um mural de 74 metros quadrados sobre a Independência e a Revolução mexicana. Não deixe de passar para ver, é uma visita rápida que vale a pena!

Balderas, Centro
Cuauhtemoc
Tel: +52 55 5521 5318
bellasartes.gob.mx

 
Mural Diego Rivera

Museu Soumaya 


Carlos Slim Helú, talvez o homem mais rico do mundo (74 bilhões de dólares) é dono das telecomunicações no México, acionista do jornal New York Times, da Saks Fifth Avenue e aqui no Brasil, da CLARO. Slim inaugurou em março desse ano o monumental museu Soumaya, na Cidade do México, que reúne 66 mil obras de arte e é gratuito. Soumaya era o nome de sua mulher, e é também o nome de uma de suas três filhas. Soube por fontes fidedignas, que uma de suas filhas tem uma coleção de mais de 1000 pares de sapatos expostos na biblioteca de sua casa! O arquiteto desse maravilhoso museu é seu genro Fernando Romero, uma arquitetura moderníssima. No sexto andar só Rodin e Dali; é a maior coleção de Rodin particular do mundo! Não deixe de visitar o banheiro, é imperdível!!

Plaza Carso
Blvd. Miguel de Cervantes Saavedra, 303
11529 Granada, Miguel Hidalgo
Tel: +52 55 4976 0179
www.soumaya.com.mx



Museu Soumaya
Museu Soumaya
Museu Soumaya
Museu Soumaya – Banheiro
Rodin - As três Sombras

Museu de Arte Popular
Inaugurado em 2006, impressiona pela beleza e variedade. Referência da arte mexicana em todas suas expressões. Se puder visitar apenas dois museus na cidade do México, sendo a escolha lógica do primeiro lugar para o Museu de Antropologia, o outro sem dúvida deve ser o Museu de Arte Popular. Vale mesmo a pena!! A loja do Museu é imperdível, a melhor que já vimos em museu.

Revillagigedo, 11 (entrada pela Independencia)
Centro Histórico
Tel: +52 55 5510-2201
www.map.df.gob.mx
 



Museu de Arte Popular

Museu Tamayo de Arte Contemporânea


Rufino Tamayo, pintor e fundador do museu e sua mulher Olga, doaram sua coleção particular para a cidade do Meexico. São telas, esculturas e fotografias colecionadas ao longo de suas vidas.

Paseo de la Reforma y Gandhi, s/n
Bosque de Chapultepec I
11580 Miguel Hidalgo, Chapultepec
Tel: +52 55 5286–6519
www.museotamayo.org


Compras 


Polanco é o bairro mais badalado do México não só para compras, mas também para restaurantes e hotéis. Paseo de La Reforma é outro bairro onde se encontram bons endereços de hotéis e restaurantes.


Citadela de Artesania


Super interessante, milhares de lojas com um artesanato lindo, muita coisa da Guatemala. É tão grande que não dá para visitar todas as lojas, nós só conseguimos ficar na entrada!! O mais difícil é se controlar e não comprar tudo que dá vontade.


Antiqua


Antiquário, móveis antigos típicos mexicanos, da melhor qualidade.

 Tlaquepaque, Jalisco
45500 Guadalajara
Tel: +52 3635–3402
antiguademexico.com


Restaurantes


Plaza Mayor


No Gran Hotel o restaurante Plaza Mayor é bonito e muito bom para aquela pausa na hora do almoço. O hotel não está tão bem conservado, mas mantém um ar chique e aristocrático no centro que está decadente. No quarto andar você almoça com uma vista incrível da Praça Zócalo.


Hacienda de los Morales


O restaurante é um dos mais antigos da cidade do México, dentro de uma antiga sede de fazenda muito bonita. A decoração e a freqüência, acredito, já não serem as mesmas, mas a casa e o jardim continuam lindos!

No hotel Presidente Intercontinental você tem três ótimos restaurantes, todos internacionais com filiais na Cidade do México:


1– Au Pied Du Cochon
Filial do restaurante de Paris. Ótimo, elegante, muito bem frequentado, comida deliciosa e boa carta de vinhos.
Campos Elíseos, 218
Polanco
Tel: +52 55 5327-7756
www.aupieddecochon.com.mx

2 – Palm
As deliciosas lagostas do The Palm de Nova York também são deliciosas na filial da Cidade do México. Não perca!!
Campos Elíseos, 218
Polanco
www.thepalm.com.mx

3 – Alfredo de Roma
As famosas pastas italianas como o delicioso fettuccine Alfredo de Roma são imperdíveis também na capital mexicana.
Campos Elíseos, 218
Polanco
www.alfredodiroma.com.mx


Elago 


É um privilégio conseguir ter um restaurante no lindo Bosque de Chapultepec! Soubemos pelo chauffeur de taxi que hoje não é mais permitido novos estabelecimentos nessa área. Fomos a noite e assim mesmo a vista do lago é maravilhosa, imagino que de dia deva ser muito especial! Pratos típicos e uma boa carta de vinhos.


Lago Maior


Bosque de Chapultepec
Tel: +52 55 5515-9585
www.lago.com.mx


Contramar


Peixes maravilhosos! mantém a qualidade de ingredientes frescos e sabores incríveis! Considerado o melhor restaurante de peixes da Cidade do México.
Durango, 200
Roma Norte
Tel: +52 55 5514–9217 / 5514–3169
www.contramar.com.mx

 
Segundo Luisa Strina a Galeria Kurimanzutto é uma das mais bonitas do mundo! São especialistas em arte contemporânea e realmente vale uma visita.
Gob. Rafael Rebollar, 94
11850 San Miguel Chapultepec
06140 México
Tel: +52 55 5256–2408
www.kurimanzutto.com


Hotéis


Four Seasons Hotel *****


Ótima localização, o hotel, para não fugir as regras dos Four Seasons, é lindo.! É muito agradável fazer uma pausa na programação do dia e ir almoçar ou tomar um drink no pátio com pássaros, flores e mesas ao ar livre: foge-se um pouco da poluição e do barulho da cidade.

Paseo de la Reforma, 500
06600 México
Tel: +52 55 5230-1818
www.fourseasons.com/mexico

 

Hotel Four Seasons

Sheraton Maria Isabel Hotel Towers****


Localizado no Paseo de la Reforma, com vista para a linda escultura do Anjo da Independência, a apenas 30 mns do aeroporto. É um dos mais antigos hotéis da Cidade do México.

Paseo de la Reforma, 325
06500 Cuauhtemoc
www.starwoodhotels.com/sheraton/property/overview/index.html?propertyID=259



JW Marriott Hotel Mexico City ***** 


Hotel de executivos, está localizado a poucos passos do principal núcleo de negócios e turismo da Cidade do México, no coração da Zona Rosa, em Polanco, perto do Paseo de la Reforma. A famosa Brasserie Lipp tem lá uma filial.

Andres Bello, 29
11560 México
Tel: +52 55 5999–0000
www.marriott.com/hotels/travel/mexjw-jw-marriott-hotel-mexico-city

 

Canteiro em forma de Pirâmide do 
Paseo de la Reforma


Hotel Camino Real ****


Com uma arquitetura única, grandes espaços inspirados nas pirâmides e nos pátios coloniais, o Camino Real é uma boa opção para se ficar na Cidade do México, também em Polanco.

Mariano Escobedo, 700
11590 Anzures, Polanco
camino-real-polanco.hotel-rn.com


Hotel La Casona****


Esse hotel, com uma construção do princípio do século XX, foi totalmente restaurado, e hoje catalogado como Monumento Artístico pelo Instituto Nacional de Belas Artes. Pequeno e acolhedor, Relais et Châteaux, fica em um bairro que hoje é considerado inn, trendy, com muitas boutiques da moda.

Durango, 280
06700 Roma
Tel: +52 55 52 86 30 01
hotellacasona.com.mx

Para finalizar um poema do grande poeta mexicano Octavio Paz:


Hermandad

"Soy hombre: duro poco
Y es enorme la noche.
Pero miro hacia arriba:
Las estrellas escriben.
Sin entender compreendo:
También soy escritura
Y en este mismo instante
Alguien me deletrea".


Boa viagem!



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders


2 comentários:

Ana M M disse...

Que delicia ,matei as saudades de la. Adorei o México.
merci,bjs

ana

Lilia C disse...

27 de julho Lilia Cintra Leite
Gosto muito do site de viagem. É com prazer que sigo os roteiros.