quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um rápido passeio por Ribeirão Preto

O interior do Estado São Paulo está cada vez mais desenvolvido com ótimas cidades para passar fins de semana e se divertir. Estivemos em Ribeirão Preto esse final de semana e foi muito agradável. Algumas dicas para vocês:

Hotéis
Araucária Plaza
Bom atendimento, restaurante, bar, maravilhoso café da manhã, quarto muito confortável, spa com sauna, sala de musculação e piscina.

Rua João Penteado, 2103
Jd América, Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 3913–1300
www.araucariaplaza.com.br

JP
Em meio a uma bonita área verde de 20 mil m2, o hotel JP tem piscinas, saunas, quadras e fitness center. É um hotel moderno e de fácil acesso para quem está de carro, porque fica ao lado da estrada, longe do centro da cidade.

Via Anhanguera, Km 306,5
Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 2101–1400
www.hoteljp.com.br
 
Hall hotel JP
Vista da piscina Hotel JP

Comfort Inn e Suites
Piscina e restaurante, fica a 300 mts da Av. 9 de julho, walking distance para quem vai a um Congresso.

Rua Amador Bueno, 1.116
Centro, Ribeirão Preto, SP
Tel:55 16 2133–3999
www.atlanticahotels.com.br/atlantica/hoteis/estrutura.asp?Numfuncionalidade=292&NumHotel=1038&Cidade=Ribeir%C3%A3o


Restaurantes
Flor de Sal Bistrô

É um restaurante super simpático, serviço muito bom, comida francesa com pratos preparados com todo capricho. O chef Tiago, adepto do slow food, acredita que comer bem faz parte de um ritual que traz prazeres incomparáveis e inexplicáveis. Também em São José do Rio Preto.

Rua Floriano Peixoto, 1463
Boulevard, Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 3421–4963
www.flordesalbistro.com

 
Flor de Sal

Pinguim Chopperia
O mais famoso chopp do país. Cartão de visita de Ribeirão Preto, frequentado por turistas e artistas. Além do chopp o restaurante oferece um menu variado que acompanham muito bem chopp gelado. A filial do Shopping também é muito boa, dá para almoçar rápido um ótimo buffet de saladas variadas.

General Osório, 389
Centro, Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 3625–0519
www.pinguimochopp.com.br

 
Pinguim

Fofo Restaurante
O nome Fofo é o apelido do dono, fazendeiro, que gostava de cozinhar desde criança. Com 14 anos de experiência e receitas tradicionais italianas e francesas, é um considerado um dos melhores de Ribeirão. Uma adega de mais de mil garrafas, uma carta de vinhos com mais 300 rótulos, é uma das maiores do interior paulista!

Rua João Penteado, 605
Boulevard, Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 3635–7075 / 3635–7921
www.foforestaurante.com.br

 
Restaurante Fofo

Mirai
Há 15 anos, o primeiro Mirai, que quer dizer futuro em japonês, abriu as portas no Jardim Macedo em Ribeirão Preto. Começava assim a realização de um antigo sonho: levar a cozinha japonesa para aquela cidade. Depois vieram mais duas casas na cidade, como resposta ao sucesso em meio ao público, que o Mirai vêm fazendo.

Rua Ondibecte Silveira, 293
Jd Macedo, Ribeirão Preto, SP
Tel: 55 16 3627-9522

Restaurante Mirai


Catedral de Ribeirão Preto
Entre os bens da Catedral, talvez o mais valioso seja o conjunto de pinturas nas paredes e telas retratando a vida de São Sebastião, o padroeiro da cidade. O pintor Benedicto Calixto de Jesus levou seis anos (1916 a 1922) para completar a encomenda recebida do bispo dom Alberto José Gonçalves e pintar esses seis quadros que vale muito a pena serem vistos!

 
Martírio de S. Sebastião – Benedicto Calixto

Comunhão – Benedicto Calixto

Museu do Café
Construído no início da década de 50, o Museu do Café é conhecido por guardar a mais importante coleção de peças do Estado de São Paulo sobre a História do Café. Seu acervo é formado por grandes esculturas, carros de boi, troles, máquinas de beneficiar café, além de fotos do período áureo do café na região de Ribeirão Preto.
 
Museu do Café
Museu do Café

Museu Histórico
 Instalado há 54 anos na antiga sede da Fazenda Monte Alegre, o Museu Histórico tem como missão preservar, organizar e dar acesso à documentos, bibliografia e a variadas coleções referentes à História de Ribeirão Preto e região. A imponente arquitetura em estilo rural é representada por uma residência ampla em formato de “L”, rodeada por belas varandas decoradas com lambrequins (beirais rendados) de madeira e cercada por palmeiras imperiais.

 
Museu Histórico

Se tiver tempo não deixe de visitar dois lugares próximos a Ribeirão Preto para ver Portinari: sua casa em Brodowski, a 30 km de RP e, em Batatais, a igreja Matriz, a 45 km de RP, ambas pela SP-334.

Brodowski - Museu Casa de Portinari
O museu, inaugurado em 1970, fica na casa onde o pintor passou sua infância, em uma tranquila praça de Brodowski. Nas paredes dos cômodos e da capela do jardim estão 20 pinturas murais em técnicas de afresco e têmpera, como a bela São Francisco Pregando aos Pássaros, de 1934. A casa, uma atração à parte, preserva móveis originais e uma coleção de objetos de Portinari. Em seu quarto, por exemplo, estão relíquias como o cachimbo de nó de roseira e os sapatos de plataforma feitos para compensar a perna mais curta. Na Capela de Santo Antônio a tela principal também é de autoria de Portinari.

Pça. Cândido Portinari, 298
Brodowski, SP
Tel: 55 16 3664–4284
www.casadeportinari.com.br


Museu Casa de Portinari
Portinari – Pipas

Em Batatais, na Igreja Matriz da cidade, se encontra o maior acervo sacro de Cândido Portinari. Tratam-se de 23 belas pinturas nas paredes da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais, onde ele foi batizado. O conjunto, de 1954, inclui 14 estações da Via Sacra, nas capelas laterais e na nova matriz, além de cinco cenas bíblicas e quatro imagens de Nossa Senhora Aparecida. Essas telas estão instaladas em nichos especialmente projetados para recebê-las, num trabalho acompanhado pelo próprio artista.

 
Portinari – Batismo de Jesus
Portinari – Altar Igreja Matriz de Batatais

Em cartaz no MAM SP no Parque Ibirapuera, até esse domingo, 18 de setembro a exposição: No Atelier de Portinari, com cerca de 90 obras do artista de 1920 até 1945. Vale conferir!
 
MAM SP
Parque do Ibirapuera, portão 3 – s/nº
São Paulo, SP
Tel: 55 11 5085–1300
www.mam.org.br/exposicoes/ver/no-atelie-de-portinari-1920-45

O interior do Estado de São Paulo surpreende a quem vem de fora, por ter um bom número de cidades modernas, com o conforto e as facilidades de uma cidade grande e, em geral, ainda sem a maioria dos problemas. Assim é Ribeirão Preto, eleita pelo Ministério do Turismo como importante pólo de negócios e de atração turística do interior do Estado de SP.

Para finalizar um pensamento do grande escritor Carlos Drummond de Andrade:

“A vida necessita de pausas”

Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

10 comentários:

Patricia L Nogueira disse...

Yeda,
Fiquei muito contente em receber seu email
Sobre o seu Blog!
Adorei parabéns!
Bjs
Patricia Lara Nogueira

Mario Lorenzi disse...

Sim, uma boa pausa, todos deveriamos viajar mais no Brasil.
Um beijo,
Mario

Patricia Scott Bonfiglioli disse...

OLÁ YEDA , A FAMÍLIA DO MEU AVÔ MATERNO É TODA DE RIBEIRÃO PRÊRO , INCLUSIVE MEU AVÔ (OSWALDO DE ABREU SAMPAIO)FOI QUEM IMPLANTOU TODOS OS CINEMAS DE LÁ.
VC CONSEGUIU DE MANEIRA MUIIITO GOSTOSA MOSTRAR O Q TEM DE MELHOR EM RIBEIRÃO.
BJS ,
PATRICIA SCOTT BONFIGLIOLI

Sergio Lewkowicz disse...

Oi Yeda,
Muito obrigado pelo blog e pelas matérias. Adorei. Vai ser muito útil.
Beijo,
Sergio

Ricardo Ramenzoni disse...

Amo seu Blog de viagens.
Como vc sabe Genny e eu somos apaixonados por isso e viajamos muito.
beijos queridos

Ricardo

Clotilde Roviralta disse...

Yeda, adorei por Ribeirão...........
Bjsssssssss
Clô

Angela Motta disse...

Yeda,
Obrigada, mto bom seu blog!
Bjs.
Angela M

Margarida Gordinho disse...

oi Yeda,
gostei muito dessa idéia de mostrar o interior de SP.
bjo.
Margarida

Heloisa Padilha disse...

Muito bacana a reportagem.
um guia muito bem feito, parabens Yeda querida!!
Parabens tb pra Virginia.
bjusss

Heloisa

Bebel Alves Lima disse...

Que boa ideia essa do interior paulista!!..ainda me lembro das águas de S Pedro ao lado da fazenda que mamãe aproveitava para fazer vaporização com águas sulfurosas..o hotel era DECO. Mais tarde, s virou SENAC mas nunca mais voltei.
Por lá , naquela zona Monteiro Lobato achava que tinha petróleo . Na fazenda havia o chamado pasto da Sonda onde ele deixara por lá.O visconde de sabugosa”” andou”” por aquelas bandas...bjs Bebel