quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

As igrejas e templos mais bonitos de São Paulo

Hoje vamos dar uma grande volta pela cidade de São Paulo e conhecer as mais belas e antigas igrejas e templos das diversas religiões que convivem conosco.


I – Igreja da Ordem Terceira do Carmo
Na minha opinião é a mais bonita e uma das mais antigas de São Paulo. Foi construída em 1632 por um grupo de leigos, quase todos descendentes de bandeirantes. Além das paredes de taipa originais, a igreja mantém o altar em madeira do século 18 e imagens de Cristo do século 19, entre outras relíquias. O altar em estilo rococó é um dos mais bonitos da cidade. É tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Av. Rangel Pestana, 230
Brás
Tel: (11) 3242-8361


Igreja da Ordem 3º do Carmo Interior



Igreja da Ordem 3º do Carmo – Fachada


II – Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Em estilo clássico-renascentista a Igreja do Sagrado Coração de Jesus está também entre as igrejas mais bonitas e antigas da cidade. Os painéis e afrescos são obra de uma artista de Florença, que curiosamente pediu à Igreja para manter seu nome no anonimato. 

A história do Santuário do Sagrado Coração de Jesus nos remete ao final do século 19 — 24 de junho de 1881 — dia da fundação da Capela do Sagrado Coração de Jesus, uma iniciativa dos Vicentinos. Em 1901 construíram o santuário contando com o apoio de figuras eminentes da época, como dona Veridiana Prado, o conde Prates e todo o povo paulistano. Nos anos 60 eram muito comum os casamentos realizados nessa linda igreja.




Igreja do Sagrado Coração de Jesus – vista externa


Igreja do Sagrado Coração de Jesus – interior


III – Mosteiro de São Bento
Construído em 1914, ainda hoje abriga monges enclausurados e também o Colégio de São Bento e a Faculdade de São Bento. O relógio que fica do lado de fora do mosteiro, uma preciosidade mecânica de fabricação alemã, foi durante o século 20 considerado o relógio mais preciso de São Paulo até o aparecimento dos relógios a cristal de quartzo.


Fachada do Mosteiro de São Bento


Interior do Mosteiro de São Bento


IV – Igreja de São Francisco
Ao lado do Convento de São Francisco, a construção de taipa de pilão é ladeada por outra igreja, a da Ordem Terceira de São Francisco, e pela Faculdade de Direito da USP. De 1644 é uma igreja bonita e simples, e uma das poucas construções em estilo autenticamente colonial. 

Os afrescos em seu interior representam cenas que contam a história dos padres franciscanos, mas o destaque fica com três valiosíssimas imagens portuguesas: da Virgem, de São Benedito e de São Francisco. Esta última é considerada a mais bela imagem de Santo existente nos conventos franciscanos do Brasil.

Largo São Francisco, 133 - Centro
Tel: (11) 3291-2400


Interior da Igreja de São Francisco

Fachada da Igreja de São Francisco

V – Igreja de Santo Antônio
Construída em 1592, está entre as igrejas mais antigas remanescentes no centro de São Paulo. Fica na Praça do Patriarca, próximo ao Viaduto do Chá. No século XVII abrigou a Ordem dos Franciscanos, e no século XVIII esteve subordinada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos. Passou por diversas reformas e intervenções ao longo dos últimos quatro séculos, sobretudo em sua fachada, reinaugurada em 1919. 

O interior da Igreja conserva importantes testemunhos da arte feita em São Paulo no período colonial. Durante a restauração em 2005, descobriu-se no forro do altar-mor pinturas murais seiscentistas de alta qualidade técnica e artística, as mais antigas de que se tem notícia em São Paulo. Também o altar principal, de 1780, é um belo exemplar barroco. A igreja é tombada pelo poder público estadual (Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) desde 1970, em virtude de sua importância histórica, artística e arquitetônica.


Interior da Igreja de Santo Antônio


VI – Catedral da Sé
A primeira versão da catedral é de 1591, em terreno escolhido pelo cacique Tibiriçá, para o primeiro templo da cidade construído em taipa de pilão.
Em 1745 foi elevada à categoria de catedral. Em 1913 iniciou-se a construção da Catedral como é hoje, elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, e finalmente inaugurada em 25 de janeiro de 1954, na comemoração do 4º Centenário da Cidade de São Paulo, ainda sem as duas torres principais.

Praça da Sé
Centro
Tel: (11) 3107-6832


Fachada da Catedral da Sé


Interior da Catedral da Sé


VII – Igreja Nossa Senhora da Consolação
Fundada em 1799 foi logo reformada em 1840. O terreno pertencia à Dona Veridiana Prado. No início do século XX foi praticamente reconstruída. O projeto, em estilo neo-gótico, é também de autoria de Maximiliano Hehl. Tem uma torre altíssima, um altar-mor em carvalho, mármore e bronze trazido de Paris e obras de importantes pintores do começo do século XX. Das igrejas visitadas é a única que precisa de uma reforma, pois tem diversas infiltrações na abóboda principal e nas paredes laterais.

Rua da Consolação, 585
Centro
Tel: (11) 2256-5356


Fachada da Igreja Nossa Senhora da Consolação


Interior da Igreja Nossa Senhora da Consolação


Via Crucis da Igreja Nossa Senhora da Consolação


VIII – Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte
Construída com taipa de pilão e adobe em estilo colonial, a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte é de 1810. Ao longo do século XIX era parada obrigatória de escravos condenados à forca para pedir uma boa morte. Tombada pelos órgãos de proteção ao patrimônio municipal e estadual, a igreja foi fechada em 2005por apresentar estado avançado de deterioração e reaberta em 2009, depois de cuidadoso trabalho de restauro.

Rua Do Carmo, 202 


Fachada da Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte


IX – Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos 
Foi construída gratuitamente por trabalhadores negros e consagrada em 1906, quando uma grande procissão, acompanhada por banda, trouxe as imagens da antiga igreja, que ficava no Largo do Rosário, atual Praça Antônio Prado para o Largo do Paissandu, onde está até hoje.

Largo do Paissandu
Centro
Tel: (11) 2223-3611


Fachada da Igreja do Rosário


X – Catedral Ortodoxa
A inauguração foi em janeiro de 1954, início das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo. É uma construção típica da arquitetura bizantina e foi inspirada na Basílica de Santa Sofia em Constantinopla, antiga capital do Império Bizantino, hoje Istambul. Internamente possui uma sucessão de janelas e arcos, criando um espaço de beleza e amplidão.

Rua Vergueiro, 1515
Tel: (11) 5579-3835


Interior da Catedral Ortodoxa


XI – Sinagoga Beth-El
Foi a primeira grande sinagoga da comunidade judaica da cidade de São Paulo. A Sinagoga Beth-El, com cinco andares, também foi inspirada em modelos bizantinos. É um projeto de 1929 do russo Samuel Roder, a convite de um grupo formado pelas famílias Klabin, Lafer, Segall e Feffer. Atualmente só abre nos principais feriados religiosos ou por agendamento.

Rua Martinho Prado, 128
Bela Vista


Fachada da Sinagoga Beth-El


XII – Templo Messiânico
Construído à margem da represa de Guarapiranga, em São Paulo, numa área de 327.500 metros quadrados, é conhecido como o Solo Sagrado. É considerado um dos maiores espaços para a contemplação da natureza e meditação existentes no Brasil.

Av. Prof Hermann Von Ihering, 6567
Parelheiros
Tel: (11) 5970-1000


Vista externa do Templo Messiânico


Vista geral do Templo Messiânico


XIII – Templo Budista Zu Lai 
Fica em Cotia, a cerca de 30 minutos de carro da zona sul e é o maior templo budista da América Latina. É um dentre os muitos templos do Monastério Fo Guang Shan espalhados pelo mundo. Seu objetivo é propagar os princípios desse Monastério, divulgando o Budismo e beneficiando a todos, através de quatro princípios: Educação, Cultura, Beneficência Social e Purificação Espiritual. 

Estrada Municipal Fernando Nobre, 1461
Cotia
Tel: (11) 4702–5230


Vista geral do Templo Budista Zu Lai


XIV – Mesquita Mohammad Mensageiro de Deus 
Também conhecida como a Mesquita do Brás, é o único templo xiita em São Paulo. 

Rua Elisa Witacker, 17
Brás
Tel: (11) 3311-0354


Mesquita Mohammad Mensageiro de Deus


XV – Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Com sede em Salt Lake City, nos Estados Unidos, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de São Paulo é conhecida como a Igreja Mórmon. Possui a maior biblioteca especializada em genealogia aberta ao público, oferecendo acesso a milhões de volumes de registros de nascimentos, casamentos, mortes e outros, também aqui no Brasil. 


Vista geral da Igreja de Jesus Cristo dos 
Santos dos Últimos Dias



Para finalizar uma frase de Santo Agostinho:

"O mundo é um livro, e aqueles que não viajam lêem somente uma página."





Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders


8 comentários:

Sula disse...

Oi Yeda , parabéns pelo trabalho . Suas dicas são ótimas. Um ótimo 2012 . Bj. Sula.

Maria Amalia disse...

Adorei!!! Obrigada!!!
Bjos
Maria Amalia

Daniela C disse...

Que lindas Yeda!! Obrigada.

Beijos,

Dani.

Maria Regina P disse...

Yeda
lindissimo este artigo
bj
regina

Anônimo disse...

me ajudou muinto ne um trabalho de historia

Anônimo disse...

Parabens!! E obrigada pelas dicas...

Moises Barbosa disse...

A estrutura é que nos fascina.....

Moises Barbosa disse...

A estrutura é que nos fascina..