terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Viagem ao Golfo Pérsico


Continuando nossa viagem pelo Golfo Pérsico ir de carro de Dubai para Abu Dhabi, 140 kms. Abu Dhabi fica em uma ilha ligada ao continente por cinco pontes. Chama a atenção a avenida da praia é linda e toda florida. Os escritórios oficiais do governo e as embaixadas ficam em Abu Dhabi, cujo presidente hoje é o famoso Sheik Khalifa Bin Zayed Al Nahyan



Curiosidade

Uma das edições de janeiro da revista Point de Vue trás na capa a Rainha Elizabeth II (12a maior fortuna mundial) e o Sheik Khalifa ben Al-Nahyan (4a maior fortuna mundial) para ilustrar a matéria sobre o livro do escritor Pascal Dayez-BurgeonLa Fortune des Rois”.


Capa da Revista Point de Vue


Visitar a mesquita Sheik Zeilah, enorme e linda com suas 82 cúpulas. Cabem 41 mil pessoas! Foi construída entre 1996 e 2007 e dedicada ao Sheik Zayed bin Sultán al Nahyan, fundador e primeiro presidente do país, falecido em 2004 e enterrado na mesquita.


Mesquita Sheik Zeilah


Interior Mesquita Sheik Zeilah


Ver o maior tapete persa do mundo no interior da mesquita! realmente é muito bonito, muito verde (o Sheihk queria trazer um jardim para dentro da mesquita), feito por 1.200 mulheres iranianas durante dois anos. Os lustres de cristal swarovski são maravilhosos e enormes.


Tapete Mesquita Sheik Zeilah


Para entrar na mesquita é obrigatório cobrir a cabeça: na entrada da mesquita tem uma sala com écharpes e túnicas longas, todas pretas, que eles emprestam para as turistas poderem entrar. 

Nas paredes da mesquita há vários relógios enormes mostrando: o ano que eles estão (1.433 - ano islâmico) e o nosso ano (2.012 - ano cristão), e os horários diários que os fiéis devem rezar, sempre virados para Meca. 



Relógio da Mesquita Sheik Zeilah


As paredes são decoradas com muitos desenhos de flores pintadas de várias cores, muito bonitas. Na religião muçulmana é proibido o uso de figuras de santos nas mesquitas.



Paredes da Mesquita Sheik Zeilah


O banheiro das mulheres é super organizado e limpo, chega até a ser bonito. São várias fontes com torneiras em volta e banquinhos para que as mulheres possam se sentar e fazer o ritual da purificação antes de entrarem na mesquita: lavar o rosto, as mãos e os pés três vezes antes da reza, pois são as partes do corpo que podem fazer tanto o bem como o mal.


Banheiro da Mesquita Sheik Zeilah


Visitar o Emirates Palace Hotel, a construção de hotel mais cara do mundo, três bilhões de dólares!!! maravilhoso!! a guia disse que estávamos hospedados no hotel para podermos entrar. Vale muito a pena tomar um café lá, é muito chique!


Entrada do Emirates Palace Hotel


Vista para a praia do Emirates Palace Hotel


Passar pela Ilha Saadiyat, felicidade em árabe, um mega empreendimento imobiliário de 30 bilhões de dólares em uma ilha de 27kms quadrados!!!

Abu Dhabi tem grandes planos para a Ilha Saadiyat e como é de se esperar, todos ambiciosos e milionários. No momento a ilha é um verdadeiro canteiro de obras. Será o único local do mundo onde cinco arquitetos ganhadores do Prêmio Pritzker terão obras um ao lado do outro: Guggenheim de Frank Gehry, Louvre de Jean Nouvel, um Centro de Artes de Zaha Hadid, Museu Zayed de Norman Foster e Museu Marítimo de Tadao Ando


Museu do Louvre em Abu Dhabi

Guggenheim em Abu Dhabi

Museu Zayed em Abu Dhabi


A Universidade de Nova York abrirá um campus local. Tudo isso mostra o esforço para tornar Abu Dhabi a capital cultural do Oriente Médio em um polo global de arte. Investimentos bilionários em construção civil em Abu Dhabi concorrem com Dubai, e é impressionante a rapidez na alteração do perfil do skyline e da linha costeira da cidade, afinal há poucos anos, Saadiyat era apenas areia. 

Ir ao Ferrari Park que fica bem próximo ao circuito de Fórmula 1 de Yas Marina, na ilha de Yas. O parque é todo coberto, cabem até 10 mil pessoas e foi inaugurado em 2.010. São mais de 86 mil metros quadrados com 19 atrações, incluindo uma montanha russa, que simula um carro de Fórmula 1, considerada a maior e a mais rápida montanha russa do mundo, 240 kms por hora! Dá muito medo, mas é super rápida, a volta demora apenas um minuto. Mesmo para pessoas como nós, que não são nem um pouco aficionadas de parques de diversões, tivemos que reconhecer que esse é um espetáculo! Tudo muito bem organizado, limpíssimo, com ótimos kioskes de sanduíches e sorvetes espalhados por todo o parque!



Ferrari Park

Curiosidade

Religião muçulmana - é uma das mais rígidas, com muitas regras tais como: não podem beber álcool, a burca para as mulheres é obrigatória, rezar cinco vezes por dia sempre virados para Meca. É comum escutar ao longo do dia uma voz vinda de algum minarete próximo, chamando os fiéis para rezar: os microfones estão espalhados em todos os lugares, desde os souks até os shoppings. Os estrangeiros não podem entrar em todas as mesquitas.



SULTANATO DE OMAN
Ir de avião pela Oman Airways de Dubai para Muscat (uma hora de vôo), capital de Oman, país da península Arábica, ainda pouco conhecido. 
A cidade é no Golfo, muito simpática. Diferentemente de Dubai, onde o turismo é mais voltado para o luxo, Oman é um local perfeito para conhecer as belezas naturais: mais de 1,7 mil quilômetros de costa, cercadas de montanhas rochosas e desertos. 

Ficar no Hotel Shangri-La na praia, longe do centro da cidade, cerca de uma hora do aeroporto. O hotel está na frente de uma praia deserta muito bonita, de areia branca, água do mar turquesa. Quartos um pouco pequenos, a área da piscina é ótima para almoçar, relaxar e aproveitar para tomar um belo banho de mar. Em volta do hotel tem um curso de água onde as pessoas são levadas, em cima de bóias, pela correnteza para um passeio, uma delícia! 

Visitar a Grande Mesquita Sultan Qaboos de Oman, a maior e mais importante de Oman.


Mesquita Sultan Qaboos de Oman



Conhecer os palácios oficiais do Sultão que ocupam um quarteirão inteiro: acabaram de ser construídos e servem somente para receber visitas oficiais e despachar. É muito agradável andar a pé por toda a praça e pelos jardins que ficam ao lado mar. O Sultão mora em outro palácio fora da cidade. 

A estrada do hotel para a cidade é deslumbrante, vai margeando o golfo de Oman, no Mar da Arábia. Do outro lado da estrada só montanhas de pedra muito altas, céu sempre azul. Fica a 50 kms do Estreito de Ormuz onde está tendo o problema com o Irã. 



Yachts na beira da estrada



Forte Português - Muscat


Palácios do Sultão em Muscat



Jardins dos Palácios do sultão em Muscat


A rainha da Holanda estava hospedada em um desses palácios, por isso todas as avenida e ruas estavam decoradas com bandeiras da Holanda e de Oman intercaladas, deixando a paisagem muito alegre e colorida.

Segundo nossa guia, Muscat é a segunda cidade mais limpa do mundo (a primeira é Singapura).


Ir passear pela corniche e pelos souks, são bem bonitos, compras ótimas. O yacht do sultão é enorme e fica parado no porto da cidade.



Yacht do Sultão


Visitar o Museu de Muscat – bem interessante, com objetos locais da história deles. Na entrada do museu tem uma cidade em miniatura também bem interessante. 

Sair para o aeroporto para ir a Doha, capital do Qatar pela Qatar Airways. Uma hora e meia de vôo e uma hora a menos de fuso. Em Doha o mini bus leva 20 minutos do aeroporto até o hotel Ritz Carlton. O hotel tem vários restaurantes todos ótimos. Jantar no italiano Porcini, uma massa ótima. 
O buffet de café da manhã é o maior que já vi. Com tudo o que você pensar. O spa do hotel é ótimo, completo, com piscina, uma super sala de musculação, sauna, massagem. 
Jantar no restaurante francês do hotel, o La Mer, no 23o andar, uma vista da cidade deslumbrante.






Restaurante La Mer – Hotel Ritz Carlton


No hotel estavam hospedados 10 times de futebol juniores, inclusive o Vasco da Gama do Rio de Janeiro.



Piscina do Hotel Ritz Carlton



A população de Doha é de cerca de 800.000 habitantes, chegando a quase  1.700.000 em todo o Qatar, mas apenas 1/5 dela é de nativos, o restante são imigrantes, em sua maioria indianos. A cidade é linda, com prédios enormes; lembra Dubai, pois tudo é bem grande, com muitas construções.



Skyline Doha


Sair para um tour pela ilha artificial The Pearl, com prédios suntuosos para estrangeiros e filiais das melhores lojas que existem no mundo – a loja mais bonita do Hermès da vida. Uma área imensa, 400 hectares a beira-mar, com iates enormes, formando uma baía em meia-lua. Muito lindo mesmo, é o primeiro empreendimento urbano de Doha.



Vista panorâmica – The Pearl


Interior do Shopping – The Pearl


The Pearl


Sair pela corniche, avenida a beira da praia para o souk Waqif que vale muito a pena, principalmente pelas maravilhosas pashminas com preço muito bom. 

Vá visitar a loja do falcão, que é incrível: parece uma loja do Hermès tamanho é o bom gosto! um pet shop para falcões e águias, com todos os apetrechos tipo luvas, focinheiras, coleiras e bolsas lindas.


Loja Falcão


Visitar o Museu de Arte Islâmica, uma construção lindíssima a beira mar, dedicado às artes islâmicas. O acervo contem obras de três continentes, do século VII ao XIX, com uma iluminação perfeita e mais de 800 peças em 35 mil metros quadrados. 

Projetado pelo mesmo arquiteto que fez a pirâmide do Louvre, o chinês I. M. Pei também responsável pelo projeto da National Gallery of Art de Washington, da biblioteca Memorial Kennedy em Boston, do arranha-céu do Bank of China em Hong Kong e do Museu de História de Berlim. A construção, que tem forma cúbica, mistura elementos islâmicos e ocidentais, e é inspirada na fonte utilizada para banhos antes das rezas, que se encontra na Mesquita de Ibn Tulum, do século IX, no Cairo. 

A lanchonete fica na entrada onde tem um pé direito enorme com a parede toda envidraçada, dando a sensação que você está em alto mar. Não se esqueça de pedir uma pâtisserie que é muito especial!

A meta de sua Alteza o Emir do Qatar Sheik Hamad bin Khalfa Al Thani é transformar o Qatar em uma grande capital cultural.





Fachada do Museu de Arte Islâmica



Interior do Museu de Arte Islâmica


Visitar Katara Cultural Village, perto da lagoa de West Bay. Uma vila de 99 hectares construída para refletir a tradição de Qatar através da arquitetura tradicional e que abriga as mais diversas atividades culturais. É uma ilha artificial, sonho realizado do Sheik Hamad bin Khalfa Al Thani, projeto de 82 milhões de dólares, que inclui: anfiteatro aberto para cinco mil pessoas, teatro, filarmônica (segundo nos falaram o regente Zubin Metha já está contratado para a próxima temporada), livrarias, galerias de arte, mercados, artesanato, lojas e restaurantes. Os visitantes podem passear por todo o centro em um carrinho elétrico, é muito confortável. Esses espaços bastante novos, ainda estão vazios, quase sem uso.



Anfiteatro – Katara Cultural Village

Pátio Interno – Katara Cultural Village



Katara Cultural Village


Para completar o passeio alugar um daqueles lindos barcos de madeira ancorados na beira do mar e dar uma volta de meia-hora pela baía! O chão do barco é forrado de tapetes persas com futtons e almofadas por cima.




Passeio de barco

A volta para São Paulo leva 14 horas e meia de vôo. bem cansativo: dá para ver vários filmes (o menu de filmes da Emirates oferece 1.500 opções: desde Doris Day até o último do Brad Pitt), dormir, acordar para o almoço, o lanche, o jantar e não chega nunca!



Para terminar um trecho de Os Rubaiyat do famoso poeta persa Omar Ibn Khayyam (1.040/1.120):


"Ouve o que a sabedoria diz todos os dias:
A vida é breve
Não te esqueças, não és como certas plantas
que rebrotam depois de cortadas".



Boa viagem!


6 comentários:

Luiz P Lima disse...

Yeda
Ótimo overview ! Estamos indo a semana q vem !
Bj
Luiz

Ana Maria P Gonçalves disse...

Yeda, querida
Otima essa reportagem sobre o Golfo Persico.
Fotos belissimas.
Nao conheco essas "bandas" e fiquei encantada.
Parabens.
1 beijo
Ana Maria P. Goncalves

Maria Amalia disse...

Querida, que show!!
Vou ler com calma e atentamente!!
Obrigada
Bjos
Maria Amália

Marta Suplicy disse...

Yeda
Adorei. Fotos lindas, informações claras e suscintas. Perfeito.
Marta Suplicy

Ana Maria Igel disse...

Querida Yeda,
Que maravilha de blog, já fiquei com vontade de ir ao Líbano urgente.
Parabéns pela idéia, pelo conteúdo e pelas fotos belíssimas.
Agora, com mais tempo vou rever tudo, e procurar pelos outros.
Muito obrigada e um grande beijo
Ana Maria

Anônimo disse...

This design is wicked! You definitely know how to keep
a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog
(well, almost...HaHa!) Great job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented
it. Too cool!

my web-site Http://Nouveauclashofclanstriche.Blogspot.Com/