quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Qual é a melhor cidade em termos de cultura?


Recebemos de nosso querido amigo e professor Jerry Udler um artigo do jornal inglês “The Guardian”, do correspondente de arte Mark Brown, tão interessante e informativo que resolvemos traduzir e repassar para nossos leitores.[1]


Ópera de Sydney – Austrália

Qual é a melhor cidade em termos de cultura? 
Nova pesquisa esmiúça os números.

O levantamento feito mostra que o maior número de cinemas fica com Paris, de museus com Londres, de livrarias com Tóquio e de teatros com Nova York.


Lincoln Center – NovaYork

Nova York abriga mais teatros que qualquer outra grande cidade, segundo a nova pesquisa sobre ofertas culturais nas cidades.

Paris tem três vezes mais cinemas que Londres, o dobro de bibliotecas públicas, um número muito maior de livrarias, teatros e musicais; enquanto que Londres tem mais museus, restaurantes, casas noturnas e áreas verdes.


Opera Garnier – Paris

Os números emergiram do Relatório Mundial de 2012 sobre a Cultura nas Cidades, publicado no último dia 1o. agosto - um levantamento internacional, o maior nessa categoria que apura em minuciosos detalhes o número de ofertas culturais de doze cidades, embora os autores frisem que a pesquisa não tem o intuito de classificá-las.

Um dos pontos centrais do relatório é que as metrópoles são tão importantes em termos de cultura quanto em finanças ou comércio. O relatório diz: "A Cultura em todas suas diversas formas é o ponto essencial para tornar uma cidade atraente às pessoas cultas e, portanto para as empresas que buscam empregar esse mesmo segmento de indivíduos."



Grande Teatro Xangai – China

O relatório foi encomendado pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, e publicado para coincidir com uma reunião de cúpula cultural em Londres, em que representantes das 12 cidades - Londres, Berlim, Istambul, Joanesburgo, Mumbai, Nova York, Paris, São Paulo, Xangai, Cingapura, Sidney e Tóquio - se reunirão para discutir objetivos comuns.

Johnson disse: "As metrópoles mundiais são núcleos internacionais para o comércio e transações de negócios, mas como este relatório inovador deixa claro, elas se constituem também em polos incrementadores de cultura – em Londres as indústrias de criatividade sozinhas contribuem com 19 bilhões de libras para a economia inglesa e empregam 386.000 pessoas. Reunidos como lideres das cidades e legisladores, queremos aproveitar todo o potencial da cultura, que torna nossas cidades lugares interessantes e desejáveis para se viver e visitar, mas também fazer uma enorme contribuição para ampliar objetivos sociais e econômicos."


Covent Garden - Londres

O relatório diz que a contribuição das artes e indústrias criativas é fundamental para a saúde de uma cidade.

Ele utiliza 60 indicadores diferentes e revela que Londres tem 173 museus, sendo 11 museus nacionais, enquanto Berlim tem 158 combinados, Paris tem 137 e Nova York tem 131. Paris tem mais galerias de arte (1.046), seguida por Londres (857), Nova York (721) e Tóquio (688).


Ópera – Tóquio

A importância das bibliotecas públicas é explorada com Paris vindo no topo em termos numéricos. Tem 830 bibliotecas públicas em comparação as 477 de Xangai, 383 de Londres, 377 de Tóquio, 234 de Johanesburgo, 220 de Nova York, 154 de Sydney e 88 de Berlim. Paris também tem mais livrarias – 1.025 contra 802 de Londres, apesar de Tóquio vir na frente com 1.675, Xangai tem 1.322 e Joanesburgo tem 1020.

Paris é a cidade que tem mais cinemas (302) e telas de cinema (1.003) no mundo, enquanto Londres tem 108 cinemas e 566 telas.

Nova York sai na frente em termos de número de salas de teatros. Tem 420, comparada com 353 em Paris, 230 em Tóquio, 214 em Londres e 184 em Istambul.


Metropolitan Museum – Nova York

As bilheterias de teatro de Londres estão em segundo lugar no mundo com 14.200.000 de ingressos vendidos, mas essa quantia é ofuscada por Nova York que tem o dobro desse número: 28.100.000 ingressos vendidos.

Paris lidera em termos de espetáculos musicais ao vivo: um total de 423 comparados aos 385 em Tóquio, 349 em Londres, 294 em São Paulo e 277 em Nova York.

Londres lidera na categoria comédias com 11.388 apresentações comparadas com as 11.076 de Nova York e 10.348 de Paris. E a cidade também tem um número surpreendentemente elevado de restaurantes: são 37.450, ou 478 restaurantes para cada 100.000 habitantes.


Centro de Artes – Cingapura

O relatório expressa a premissa por parte de alguns, que o mundo está sofrendo um 'achatamento' ou tornando-se mais homogêneo; e que as cidades estão se tornando lugares mais semelhantes.

"O que une as cidades do mundo umas as outras são as atividades comerciais e as finanças. O que as faz diferentes entre si é a cultura."

O relatório afirma que muitos elementos culturais moldam uma cidade a despeito de “suas lojas de discos, seus grandes ou pequenos espetáculos musicais, suas bibliotecas e livrarias, seus museus e galerias, seus parques e áreas verdes, clubes, estudantes e cafés”.



Ilha dos Museus – Berlim


Paul Owens, da empresa de consultoria BOP Consulting, que liderou a equipe de pesquisa afirmou: "A cultura é um fator sub pesquisado e mal compreendido no que diz respeito ao sucesso social e econômico das metrópoles do mundo. 

O Relatório Mundial sobre a Cultura nas Cidades é o mais abrangente estudo comparativo desse tipo - uma rica fonte de dados e informações com a mais recente e melhor diretriz política sobre a cultura mundial. Vai ser uma ferramenta extremamente valiosa para os legisladores sobre como planejar estratégias futuras voltadas para o desenvolvimento e investimento. "


Auditório Ibirapuera – São Paulo

Espero que aproveitem todas essas informações!!



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders





[1] guardian.co.uk, Wed 1 de agosto de 2012 09.59 BST

10 comentários:

Beatriz M C disse...

PARA MIM NÃO TEM NADA IGUAL A PARIS !, SÓ HOJE VIMOS DUAS GRANDES EXPOSIÇÕES ! A do CANALETTO NO JAQUEMART -ANDRE E DOS IMPRESSIONISTAS E A MODA NO QUAI D, ORSAY PODE? E amanha ainda vou ver a do VAN CLEEF & ARPEL NO MUSEU ART DECORATIFS ! E o q vi de concertos ballet de conto FOE incrível ! ADOREI MIL BJS!
Beatriz MC

Josefa M D S F Trento disse...

grata
abraço

JOSEFA

Maria da Penha disse...

Obrigada Yeda, gostei muito, muito interessante, prá guardar.
Bj.
MPenha

Maria Olympia França disse...

Oi Yeda,
Estou sempre querendo te agradecer as ótimas informações que nos envia.
Parabéns!
Um abraço da Maria Olympia

Maria Luiza L Soares disse...

Ola,
Yeda,
Tudo bem?
Com seguridade, é Paris!
bjs
Maria Luiza,

Luiz Antunes M Mussnich disse...

Nota 10 Obrigado
Luiz Antunes Mussnich

Carmen Mion disse...

Adorei a matéria Yeda!
Bj Carmen

Jerry disse...

Thank you Yeda, dear. You did a great translation job!
Kiss,
Jerry

Thais Rosenthal disse...

Obrigada pela generosidade de compartilhar informações que enriquecem o espirito.
Já tenho uma pasta com seus diarios de viagem.
abçs,
Thais.

Beatriz Leite disse...

oi, queridas, Yeda e Virginia,
adoro e respeito muito seus textos, dicas e sugestões! ....anoto tudo!

bjs, e ótima semana!
Beatriz