quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Chapada Diamantina – Bahia



É uma viagem diferente e muito relaxante para quem gosta de aventuras. 

Recomendo muito a Agência Venturas e Aventuras, muito organizada, com larga experiência em viagens sob medida para aqueles que gostam de curtir a natureza; têm pacotes prontos incluindo o roteiro, hospedagem, traslados e todos os passeios.


Morro do Pai Inácio


A viagem de São Paulo a Salvador pela Avianca é ótima. O espaço entre as cadeiras aumentou bastante nessa nova configuração interna do avião ATR, privilegiando o conforto do passageiro, além de um serviço muito bom. Em duas horas de vôo chega-se a Salvador. 

Experimente o hotel Convento do Carmo, no Pelourinho, maravilhoso! Não deixe de admirar os dois claustros do Convento que estão muito bem conservados, um é do século XVII e o outro do século XVIII, onde fica a piscina. É uma boa pedida fazer uma pausa na hora do almoço, aproveitar para se refrescar e comer uma salada na piscina do hotel.



Vista do Morro do Pai Inácio


Hotéis

Hotel Convento do Carmo
O Pestana Convento do Carmo é um dos mais fabulosos hotéis na Bahia, localizado no Pelourinho, Centro Histórico da cidade de Salvador, classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial. 

O Convento foi inicialmente construído em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas da ordem 3ª do Carmo: ao longo dos séculos foi palco de grandes acontecimentos da história do Brasil e é hoje, após uma cuidadosa e detalhada restauração, o primeiro hotel histórico de luxo no Brasil.



Hotel Convento do Carmo – piscina


Hotel Convento do Carmo - Claustro


Três Pousadas no Pelourinho ao lado do Hotel Convento do Carmo:

1- Pousada Villa Carmo
os proprietários Ana e Gianluca são italianos e muito simpáticos: ele nos recebeu muito bem e mostrou toda a pousada. 

A sala de café da manhã é muito agradável, quartos bons, mas o mais bonito de tudo é a vista que se tem do terraço para a Baía de Todos os Santos. Uma boa opção para quem quer ficar em um lugar mais em conta que os grandes hotéis.


2 - Pousada Casa Vila Bela
é de um francês, simples mas muito bem montada, também com uma linda vista da varanda para a Baía de Todos os Santos.


3 - Pousada Pilar
a mais sofisticada das três, pertence a um brasileiro e dois europeus, com todas as comodidades de um hotel 4 estrelas.



Pousada Pilar


Hotel Othon
Fundada em 1943 com a denominação de Cia. Brasileira de Novos Hotéis, seu primeiro hotel foi o "Aeroporto Othon", inaugurado em 1944 no centro do Rio de Janeiro. 

Othon Lynch Bezerra de Mello foi o fundador, que expandindo seus negócios nas áreas têxtil e açucareira, vislumbrou dar ao Brasil uma extensa rede hoteleira com capital integralmente nacional. 

Os Hotéis Othon vêm, desde então, apresentando notável ritmo de crescimento, sendo ainda hoje uma das maiores redes nacionais de hotéis.

O hotel Bahia Othon Palace fica no alto de um rochedo, diante do mar azul turquesa da praia de Ondina em Salvador, projeto dos arquitetos Paulo Casé e Luís Accioly. 



Hotel Othon – piscina


Fazer um tour de táxi por toda a cidade é uma ótima maneira de conhecer Salvador a um custo benefício bem mais vantajoso. Recomendo o motorista Evandro Mello – (71) 9969-6979 
evandro_mello@hotmail.com: a quantidade de lugares que visitamos em um dia com o guia só para nós, fez toda a diferença.


Igreja do Bonfim
uma das igrejas católicas mais famosas do Brasil em Salvador. É lá que são distribuídas as famosas fitinhas coloridas do Bonfim, que as pessoas amarram no pulso, fazem um pedido e não tiram mais até elas caírem sozinhas.

A imagem do Nosso Senhor do Bonfim foi trazida em razão de uma promessa feita pelo capitão-de-mar-e-guerra da marinha portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria, que, durante forte tempestade prometeu que se sobrevivesse traria para o Brasil a imagem de sua devoção.

Todo começo do ano, no segundo domingo de janeiro, depois do Dia de Reis, há a tradicional lavagem das escadas da Igreja que teve início em 1773, quando os integrantes da "irmandade dos devotos leigos" obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim. As portas da Igreja permanecem fechadas durante a lavagem - as baianas despejam água nos degraus e no adro, ao som de toques e cânticos africanos.



Igreja do Bonfim


Igreja de São Francisco
a mais bonita e famosa Igreja Católica de Salvador, como dizem os baianos: quem vem para Salvador e não vai conhecer a Igreja de São Francisco é como se não tivesse vindo para Salvador.

Começou a construção em 1708 até 1750: é considerada uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro, muito ouro, a maior parte das esculturas foi feita pelos escravos: pode-se ver pelas fisionomias dos anjos com traços negróides. 

As esculturas dos Santos são muito bonitas feitas por artistas famosos da época. Apesar da igreja ser de São Francisco é mais conhecida por Santo Antônio.

A Igreja e o Convento foram tombadas pelo Iphan, classificados como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, e fazem parte do Centro Histórico de Salvador, que hoje é Patrimônio da Humanidade.




Igreja de São Francisco – altar mor



Igreja de São Francisco – pátio interno


Dique Tororó
uma área de diversão, criado no século XVII, já serviu de proteção para a cidade contra invasões. A partir do século XIX, o dique começou a ser aterrado para a expansão da cidade, tendo diminuído seu tamanho. 

Hoje é uma área de esporte e lazer bem arborizada. Possui anfiteatro, centros comunitários, pedalinhos, restaurantes, além de doze esculturas de orixás assinadas pelo artista plástico Tati Moreno.

Solar do Unhão
sede do Museu de Arte Moderna da Bahia, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o MAM foi inaugurado em 1969, uma vista linda para o mar diante desse expressivo conjunto arquitetônico, formado pelo Solar, pela Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique com tanques.



Solar do Unhão


Casa da Misericórdia
é um museu instalado em um palácio do século XVII, inaugurado em 2006. Exibe obras que vão do século XVII até os dias de hoje e dá continuidade ao projeto social de revitalização da região central em torno da Santa Casa de Misericórdia. 

Atualmente é o mais visitado da Bahia. A casa é deslumbrante e foi toda reformada, tem uma vista maravilhosa para a Bahia de Todos os Santos. Vale muito a pena visitar!



Casa da Misericórdia – Museu


Restaurantes

Amado
muito simpático e de extremo bom gosto: é um antigo galpão reformado, paredes originais de tijolos antigos em contraste com o jardim moderno. No terraço e na grande janela do salão principal, chama a atenção a bela vista para a Baía de Todos os Santos. Cozinha contemporânea muito boa, chef Edinho Engel eleito cinco vezes chef do ano em "Veja Salvador Comer & Beber".



Restaurante Amado


Chez Bernard
desde 1964, o restaurante é hoje um dos mais antigos da cidade, famoso pela vista para a Baía de Todos os Santos e também pela elegância e sofisticação. Em todos esses anos de funcionamento o Bernard conseguiu manter a qualidade do menu de origem francesa.


Salvador/Lençóis – Em um vôo de uma hora pela companhia aérea Azul vai-se de Salvador a Lençóis, a principal cidade da Chapada.

Passeios
Morro do Pai Inácio
conhecido como o cartão postal da Chapada Diamantina, realmente muito bonito, vista deslumbrante. A subida é puxada, mas com muita atenção e calma dá para ir até o topo e vale a pena porque o panorama que se descortina lá do alto é de tirar o fôlego. O passeio demora umas 2h30 ao todo. Não deixe para descer no escuro, torna-se perigoso por causa das pedras.

Arredores de Lençóis
Serrano
passeio feito a pé, saindo do hotel sempre subida, atravessamos a cidade em estilo colonial século XIX, muito charmosa, da época do garimpo, tinha até Consulado Francês! É o passeio mais próximo da cidade (1,5km) para ver um pedaço do rio Lençóis, que se desvia da montanha e corre sobre uma grande rocha formando várias piscinas naturais, onde se pode aproveitar para nadar e diminuir o calor do corpo.

Salão das Areias coloridas
é um passeio muito bonito, através de grutas semi abertas de formação geológica sedimentária, tipo de rocha que se fragmenta com facilidade, daí as diversas cores das areias vistas ali. É dali que se tira a areia para fazer essas garrafas de areia colorida que se vende muito no Nordeste.



Salão das areias coloridas


Salão das areias coloridas – detalhe


Curiosidade - Não é necessário sair as 8hs da manhã, é mais confortável tomar o café da manhã com calma e sair mais tarde com o seu grupo e o guia.

Cachoeira do Serrano
vista muito bonita, lembrando que tudo foi fundo de mar há hum milhão e oitocentos mil anos!! Uma delícia para tomar um banho e dar uma descansada.

Poço Halley
entre as muitas piscinas naturais, tomamos banho nesse poço. Uma pequena cachoeira ao lado permitiu sentar e ficar tomando jato d’ água nas costas, muito gostoso, ficamos descansando um bom tempo, o guia até tirou uma soneca.

Cachoeirinha
seguimos para uma outra cachoeira um pouco maior, bem bonita, águas mais claras que formam outra piscina natural. Também pode-se tomar um banho.

Pratinha
região de formação calcária formada por milhares de micro conchas e por isso um verdadeiro oásis de águas cristalinas! É uma fazenda particular com um complexo de atrações para o turista:

Flutuação na caverna
com colete salva vida, pé de pato e snorkling um guia leva pequenos grupos para apreciar o leito, as paredes e o teto da caverna. muito relaxante pelo silêncio local.

Tirolesa
divino!! Não é muito alta, 15 mts. de altura, você cair no rio com aquele calor nada melhor! é muito divertido! Depois pode-se tomar sol numa prainha bem simpática.



Pratinha – Tirolesa

Pratinha – Prainha

Gruta Azul
Caminhada de 15mns. De setembro a novembro os raios do sol penetram pelas fendas da gruta e refletem na água um tom de azul muito bonito e intenso!


Gruta Azul


Gruta Azul


Lapa Doce
outra caverna a 20mns de carro, descemos uma escada bastante íngreme com corrimão rústico feito com troncos finos de árvore. É impressionante o tamanho das rochas, camadas que foram se juntando ao longo dos séculos. Depois mais um percurso de 1 km até chegar na caverna e 40 minutos para atravessar toda ela no escuro com lanterna.

Serra Paridas
um complexo arqueológico com pinturas rupestres nas rochas. Fomos de carro, 20 mns., o lugar é lindo, parece uma paisagem do outro mundo. Na entrada tem uma porteira com cadeado e corrente, o guia/taxista tinha a chave! O local dos desenhos são duas enormes rochas protegidas por uma cerca: você vai dando a volta e vendo as pinturas. A vista de lá é belíssima.



Inscrição rupestre semelhante ao "E T" 


As inscrições nas pedras tem mais de 8000 anos de idade!!!! Vimos um desenho de um ET, idêntico ao do filme do Spielberg, o que deixou nossa imaginação voar! São desenhos bem simples da vida do dia a dia, animais variados, ferramentas, homens, tudo em tons de laranja. Ao lado da casa sede do sítio arqueológico fica o atelier do vigia Adailton – (75) 9966 0391, artista  autodidata que faz objetos de artesanato e alguns móveis, cadeiras, mesas, tudo bonito e muito em ordem, até o banheiro é super limpo e muito bem arrumado.

Curiosidade

A Caverna de Chauvet, no sul da França, descoberta em 1994, é um dos mais importantes sítios arqueológicos de arte pré-histórica do mundo a reunir as pinturas antigas da humanidade. O cineasta alemão Werner Herzog está em cartaz na cidade de São Paulo com o filme 'Caverna dos Sonhos Esquecidos', exatamente sobre esse tema.


 Orquidário
também particular, muito interessante, 290 espécies diferentes de orquídeas. As típicas da Chapada são em sua maioria tão pequenas que dificilmente perceberíamos serem orquídeas.



Orquidário


Museu Garimpo
com fotos do garimpo de antigamente em branco e preto, objetos de época como pequenas balanças de precisão, pinças e bateias.




Museu do Garimpo


Poço do Diabo
várias cachoeiras no local, o almoço é em um pequeno restaurante na entrada. A descida pelo leito do rio é bem difícil. Aproveite a tirolesa, é uma delícia, e você cai direto no rio!  Tem também rapel para quem gosta. 


Mercado de artesanato
um galpão na praça central de Lençóis, com vários artistas que vendem artesanato. 


Hotel Canto das Águas
ótimo, bem na entrada da cidade, bom gosto, uma piscina deliciosa com caramanchões para fazer massagem a tarde na volta dos passeios, o que é muito relaxante por que se anda muito morro acima e morro abaixo!! O hotel indica vários profissionais, eu escolhi uma moça argentina Maria José, que recomendo bastante, é muito boa. O restaurante é ótimo, tem um chef muito bom, Beto, e o serviço é impecável. Não deixe de tomar um suco na entrada do hotel: tem um café super moderno e bem montado.



Hotel Canto das Águas – piscina

Pousada Villa Serrano
de bom gosto, com um belo café da manhã, a dona é super simpática, me mostrou todo o hotel que é muito bem montado. Seu marido e ela fazem parte do Edhen – Espaço de Desenvolvimento Humano e Natural - recomendo marcar uma sessão com ele, Nelson da Silveira, que atende no próprio hotel, é super interessante.


Villa Serrano

Hotel Portal Lençois
Boa localização, quartos com terraço, bonita piscina ao ar livre e uma vista deslumbrante do Parque Nacional da Chapada Diamantina. É o único hotel cinco estrelas da cidade.

Alcino Estalagem e Atelier
na entrada da cidade, uma pousada de charme, eleita pelo Guia 4 Rodas de 2013 como o mais famoso e  melhor café da manhã de Lençóis. No atelier há peças de cerâmica bem simpáticas para comprar.

Para terminar duas frases tradicionais da Chapada Diamantina:


"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado e o último peixe for pescado vocês vão entender que dinheiro não se pode comer"


"Da gruta nada se tira a não ser fotografias. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se leva a não ser saudades."



Boa Viagem!



Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders


6 comentários:

Beatriz Leite disse...

oi, adorei!!! ...anotado para próxima oportunidade!

bjs, p/ vc Virginia (a Gruta Azul deve ser linda... e a foto está ótima!)
Beatriz

Olimpio disse...

Tu querida adoro o seu blog!

Pim

Marina Sucar disse...

Yeda
Que lugares lindos!!!!!
Bjs
Marina

Angelica Barbosa disse...

Amiga querida,

Com saudades mando beijos. Mais uma vez adorei!!!

Angélica

Idely R F Lelot disse...

muito bom!
Idely

Carlos Alberto Carvalhido de Souza disse...

Parabéns pelo blog. lindo.
Não deixe de conhecer a vila de Igatu, eu recomendo, é linda e bucólica.
http://vila-de-igatu-chapada-diamantina.blogspot.com.br