quinta-feira, 7 de março de 2013

Um pouco da Cultura Japonesa


Essa semana minha querida amiga Ruth Inamura vai dividir conosco um pouco da viagem que fez ao Japão. 


Um pouco da Cultura Japonesa


Este ano minha filha Celina completou 20 anos!!

CELINA VESTIDA PARA A COMEMORAÇÃO 


Não pude levar a minha filha para participar, porque é um evento nacional restrito a quem nasceu no Japão, mas tive o prazer de fazer a foto de lembrança, que ficou linda!

No Japão, todos os jovens que completam 20 anos atingem a maioridade: são considerados adultos e passam a fazer parte da sociedade. Há o dia da Maioridade (Seijin no Hi), comemorado na segunda 2ª-feira do mês de janeiro. É feriado nacional, comemorado com cerimônias e festejos organizado pelas prefeituras das cidades. 

As atividades incluem cerimônias em templos, passeios e recepções. As moças usam lindos e ricos quimonos formais de seda, o Furisode (de mangas longas), o que indica que a moça é solteira e estolas de pele sintética. Os moços usam quimonos formais masculinos ou ternos.

O Seijin no Hi é o dia no qual a moda tradicional vive o seu dia de gala nas ruas do Japão.

JOVENS VESTIDAS A CARATER PARA A FESTA

Há estúdios no Japão que se encarregam de toda a produção, desde escolher um lindo quimono, fazer uma bela maquiagem, um penteado muito caprichado que combine com o quimono e por último as fotos!

Sapporo, Hokkaido: Festival da Neve

Todos os anos, na primeira semana de fevereiro, acontece o Festival de Neve (Yuki Matsuri) em Sapporo, na província de Hokkaido. Era o meu sonho visitar Hokkaido nesta época, justamente para ver as inúmeras e gigantescas esculturas de neve e de gelo. Preparei-me para muito frio, porque Hokkaido fica no norte e é a região mais fria do Japão, com temperaturas que variam de 0 grau, podendo chegar até 20 graus negativos.

Sapporo, capital da província Hokkaido, localiza-se na planície de Ishikari, dividida pelo rio Toyohira.

A cidade concentra o interesse turístico de inverno, por causa do grande evento e também pelas estações de ski.

Fizemos a viagem por trem regular e trem expresso, a partir de Shinkansen. O trem expresso faz a travessia do canal da ilha de Honshu a Hokkaido (Aomori e Hakodate) e leva mais de nove horas, de Tokyo a Sapporo. Por avião, uma hora e meia de vôo.

No centro de Sapporo, há o Parque Odori, onde se avista a torre de televisão metálica e bem iluminada à noite. Um dos pontos de atração turística é a torre do relógio, de madeira, o Tokei-dai, o Museu e o Jardim da cerveja Sapporo. A fábrica de doces e chocolates Shiroi Koibito também é outra atração da cidade e é quem patrocina o Festival da Neve.

A vida noturna concentra-se na Rua Susukino, com muitos bares e restaurantes.

Um dos principais pratos do cardápio local é à base de caranguejo e não se esqueça que Hokkaido é a terra da batata, sempre muito saborosa.

O Festival da Neve e do Gelo acontece em três pontos: Parque Odori, Susukino e Tsudome.

No Parque Odori ficam expostas as principais esculturas. Cada área do parque expõe obras que reproduzem prédios em tamanho real, além de tobogãs e pista de patinação. Em Susukino, concentram-se as esculturas de gelo que à noite, iluminadas, parecem feitas de cristal. Em Tsudome há diversões para as crianças e espaço para exposição de esculturas dos cidadãos locais, além de uma praça de alimentação.

Origem do Festival

Tudo começou em 1950, quando os estudantes do colegial construíram seis esculturas pequenas no parque Odori. A ideia cresceu, ganhou dimensões gigantescas e, hoje, as esculturas são visitadas por mais de um milhão de pessoas vindas de todos as partes do mundo.

As esculturas retratam personagens famosos, desenhos animados e até prédios conhecidos do mundo todo, incrementados com jogos de luzes e imagens virtuais de alta tecnologia.

Este ano, na 64ª edição do Festival da Neve – de 5 a 11 de fevereiro –, havia 216 esculturas.

Aqui estão algumas fotos e imagens para compartilhar com vocês: é de uma beleza que encanta as pessoas, construída com material que a Natureza nos oferece.

TORRE DA TELEVISÃO - PARQUE ODORI 

ESCULTURA DE NEVE IMITANDO UM PRÉDIO FAMOSO

EXIBIÇÃO DE UM SHOW EM FRENTE
À UMA ESCULTURA 

ESCULTURA DE GELO EM SUSUKINO 


ESCULTURAS DE GELO EM SUSUKINO

RÉPLICA DE GELO DO TEATRO KABUKIZA 

TEMPLO DE MÁRMORE DE BANCOC, TAILÂNDIA 

ESCULTURAS DE GELO 



乗り心地をお楽しみください


APROVEITEM A VIAGEM!!

Nenhum comentário: