quinta-feira, 5 de junho de 2014

Um passeio pela Turquia


Essa semana vamos fazer uma viagem muito especial na Turquia, começando por Izmir, depois conhecer as ruínas de Éfeso que são um importante ponto turístico e para terminar com chave de ouro visitar Istambul.

Éfeso

Pode-se dizer que Éfeso é uma das maiores, mais bonitas e mais bem preservadas cidades antigas do mundo. A cidade grega de Éfeso foi erguida por volta de 1000 anos a. C.,fundada por Lisímaco, sucessor de Alexandre o grande, mas foi sob o dominio romano, que se tornou o porto mais importante do Egeu.
Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250.000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época.

Éfeso

Foto Yeda Saigh
A cidade era célebre pelo Templo de Artemis, construído por volta de 550 a.C., uma das Sete maravilhas do Mundo. Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse.



Templo de Artemis
Foto Yeda Saigh



Mapa da Região

São quatro cidades: a primeira e a segunda foram feitas pelos Jonios Miletos em 1.500 a.C., a terceira foi construída por Alexandre da Macedônia, que foi a que visitamos e a quarta foi feita pelos bizantinos. A cidade foi abandonada por causa do assoriamento do rio no século V d.C. É maravilhosa! Ruas e avenidas inteiras de mármore com colunas e lojas dos dois lados. A Biblioteca de Celsus está inteiramente restaurada.

Caminho da Zona de Prostituição
Foto Yeda Saigh


Fotos de Éfeso
Foto Yeda Saigh



Museu de Éfeso.
Situado em Selçuk, é um dos menores e melhores da Turquia. Entre as mostras de mármore e bronze e afrescos muito bem distribuídos, encontra-se no museu uma escultura de Ártemis, jóias e diversos objetos que se acredita tenha vindo do antigo Templo de Ártemis. O culto pagão dedicado a Ártemis, era famoso na antiguidade e fez de Éfeso um lugar muito visitado por pelegrinos  do mundo todo.

Casa da Virgem Maria,
santuário católico e muçulmano localizado no monte Koressos, monte Rouxinol, próximo da cidade de Éfeso. A casa foi descoberta no século XIX através da descrição obtida das visões da beata Ana Catarina Emmerich (1774 - 1824), uma freira católica. A Igreja Católica jamais se pronunciou sobre a autenticidade da casa por conta da falta de evidências aceitáveis, mas de toda forma mantém um constante fluxo de peregrinos no local desde a sua descoberta.

Casa da Virgem Maria
Foto Yeda Saigh


Os peregrinos cristãos visitam a casa baseados na crença de que Maria foi levada para esta casa de pedra por São João e ali eles viveram até a Assunção de Maria, de acordo com a doutrina católica. O santuário já recebeu bençãos apostólicas e visitas de diversas papas, a primeira vez do papa Leão XIII em 1896 e a mais recente em 2006 pelo papa Bento XVI.

Visitar a igreja católica de Sto. Policarpo muito bonita de um bispo cristão de Izmir do século II.

Vitral Igreja Santo Policarpo
Foto Yeda Saigh

Istambul – Istampolis = eu vou para a cidade -> virou Istambul.
antiga Bizâncio até 330 d.C. e Constantinópola até 1453, é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa. A grande maioria da população é muçulmana, mas também há um grande número de laicos e uma ínfima minoria de cristãos e judeus. Durante o período otomano, os turcos chamavam-na de Istambul, nome oficialmente adotado em 28 de março de 1930.

Foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923, cujo governante máximo, o sultão, foi durante séculos reconhecido como califa, o chefe supremo de todos os muçulmanos, o que fazia da cidade uma das mais importantes de todo o Islã. Atualmente, embora a capital do país seja Ancara Istambul continua a ser o principal polo industrial, comercial, cultural e universitário. É a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopola, sede da Igreja Ortodoxa.

A cidade ocupa ambas as margens do Estreito de Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa, uma situação que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes. A parte central da parte européia é por sua vez dividida pelo estuário do Corno de Ouro.

Algumas zonas históricas da parte européia de Istambul foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985. Em 2010, a cidade foi a Capital Européia da Cultura.

Grande Bazar
também chamado Bazar Coberto ou Mercado Coberto é provavelmente o maior e dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado no bairro histórico de Eminönü,. Aberto em 1461, é muito conhecido principalmente pela joalharia, cerâmica, especiarias e tapetes. Tem mais de 60 ruas cobertas e centenas ou milhares de lojas (1200 segundo uns, mais de 4000 segundo outros), é frequentado por 250 000 a 400 000 pessoas diariamente. Calcula-se que cerca de 20 000 trabalhem nele. A maior parte das lojas está agrupada por tipos de mercadorias, havendo áreas especiais para produtos de pele, joalheria e outros produtos.

O Grande Bazar
Foto Yeda Saigh


Mesquita Süleymaniye
é uma mesquita imperial otomana de 1500. A sua situação elevada faz dela uma das vistas mais conhecidas de Istambul. Depois da de Santa Sofia é a maior mesquita de Istambul e uma das maiores realizações do prolífico e genial arquiteto imperial Minar Sinan. É muito bonita. Os túmulos de Souleiman, Roxane e de Sinan, estão ao lado. A mesquita faz parte das Zonas Históricas de Istambul, classificadas pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1985.



Mesquita Süleymaniye
Foto Yeda Saigh

Hipódromo de Constantinopla
com três monumentos importantes: uma cobra sem a cabeça, um obelisco roubado do Egito cortado ao meio de 25mts e uma fonte do Kaiser Guilherme. Atualmente é uma praça chamada Sultão Ahmet sobrevivendo unicamente alguns fragmentos da estrutura original. 


Cobra sem Cabeça
Foto Yeda Saigh


Mesquita Azul
Ou Mesquita do Sultão Ahmed é uma mesquita otomana construída entre 1609 e 1616 e fica em frente da Basílica de Santa Sofia separada por um lindo jardim. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. Construída em um estilo clássico otomano, o seu magnífico exterior não faz sombra a seu suntuoso interior. Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Iznik dão a este espaço uma atmosfera muito especial. Os imperadores bizantinos construíram um grande palácio onde se encontra hoje a Mesquita Azul. Em 1606 o sultão Ahmed I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia. É linda mas não tão perfeita quanto a outra.


Mesquita Azul

As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço público. Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita Azul que incluem: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres, e lojas (o Bazar Arasta), cujas rendas se destinavam a financiar o complexo.
A mesquita foi revestida com azulejos azuis e possui ricos vitrais também do mesmo tom. Não há figuras no interior da Mesquita pois os muçulmanos não cultuam imagens.

Como em toda mesquita ao entrar é necessário tirar os sapatos. Shorts, minissaias, bermudas ou camisetas sem mangas não são recomendados. Funcionários da mesquita fornecem um xale para cobrir as partes do corpo que desrespeitam a religião muçulmana.

Palácio de Topkapi
é enorme, 700 mil m2, tem quatro jardins em escada. A posição do palácio é maravilhosa, está numa península à esquerda do Golden Horn em frente o Bósofro e à direita Mar de Mármara (aonde tem ilhas cheias de mármore). São várias construções separadas. Visitar primeiro as porcelanas que estão na cozinha. Serviam 8.000 refeições por dia. A comida do sultão era separada por medo de envenenamento. Porcelanas lindas, chinesas, japonesas, francesas. Depois visitar as jóias – o quarto maior brilhante do mundo, esmeralda cabo do peintal lindas!

Palácio Topkapi
Foto Yeda Saigh


O palácio foi construído por Mehmet II, o conquistador logo após a conquista de Constantinopola em 1453, e foi a residência dos sultões por três séculos.
Atualmente o Palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos de ouro prata, cerâmica, miniaturas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.


Basílica de Santa Sofia ou Hagia Sophia
Embora ela seja chamada de Santa Sofia, como se tivesse sido dedicada em homenagem a Santa Sofia, sophia é a transliteração fonética em latim da palavra grega para sabedoria — o nome completo da igreja em grego é Igreja da Santa Sabedoria de Deus.

É a primeira igreja cristã do século V a.C., lustres de ferro muito bonitos, mosaicos de Nossa Senhora e Jesus. É famosa principalmente por sua enorme cúpula ou domo, e é tida como tendo mudado a história da arquitetura. Foi a maior catedral do mundo por quase mil anos, até que a Catedral de Sevilha fosse completada em 1520.


Basílica de Santa Sofia
Foto Yeda Saigh


O edifício atual foi construído originalmente como uma igreja entre 532 e 537 por ordem do Imperador bizantino Justiniano I, e permaneceu como mesquita até 1931, quando Kemal Atatürk ordenou que ela fosse secularizada. Permaneceu fechada ao público por quatro anos e reabriu em 1935 já como um museu da recém-criada República da Turquia. Vai-se no segundo andar por uma rampa porque as mulheres iam à cavalo.
Os muçulmanos puseram placas redondas enormes de couro de camelo preto com escritos árabes do corão, o que enfeiou muito o interior da igreja.


Bósforo de barco
É um passeio muito bonito, parar para  almoçar: existem muitos restaurantes muito bons com vista para o Bósforo, o peixe é muito bom em qualquer um deles, fresco e saboroso. O Bósforo tem dois kms. até 700mts de largura por 20 kms comprimento. Liga o Mar de Mármara ao Mar Negro. O estreito de Dardanellos liga o Mar de Mármara ao Mar Egeu na outra ponta.

Estreito de Bósforo
Foto Yeda Saigh




Vídeo You Tube – Estreito de Dardanellos


Ataturk é o grande herói da Turquia e fez a República em 1921. Foi ele proibiu o sultanato e todos os castelos viraram museus.

Mustafá Kemel


Palácio Dolmabahce,
Construído por Abdul Sultão, que não queria mais usar o Topkapi, tinha 20 anos quando mandou fazer e demorou 14 anos para construir: morreu de tuberculose com 38 anos. É maravilhoso! Poucas vezes na vida vi um palácio tão lindo! Um lustres de quatro toneladas de cristal com 100 lâmpadas, presente da rainha da Inglaterra. Tapetes maravilhosos. A escada tem balaustres de cristal e é deslumbrante! A parte do harem é totalmente separada. Fica na frente do
Bósforo, com uma vista linda.

Palacio Dolmabache
A primeira ponte do Bósforo feita em 1973 por um arquiteto japonês. É a quarta ponte maior do mundo. Ver casas antigas de madeira muito bonitas.
Voltar pela orla que é linda. Atravessar a ponte do Bósforo para ir à Asia até Alto do Bebedere. Tem uma vista linda, dá para ver até a Mesquita Azul.

Nossa correspondente em Istambul Michele Kafer Gultan[1] nos mandou essas dicas de hotéis, restaurantes em Istambul, Izmir e Éfeso, aproveitem!

Hotéis Izmir
Swissotel
O hotel surpreende as expectativas, o spa é maravilhoso. O Hammam, as massagens, muito bom mesmo. O staff é simpático e cordial, o quarto é super confortável e espaçoso com uma cama divina e os travesseiros que fazem parecer que você está dormindo nas nuvens.


 
Swiss Hotel Izmir

Kusadasi - Surmeli Éfeso
Localização excelente, quartos ótimos, muito bom restaurante e um saff impecável.
Hotel Kusadasi Surmeli Éfeso
Hotéis Istambul
Ciragan Kempinski ***** antigo palácio maravilhoso jantamos no restaurante italiano. Nunca vi um hotel igual na vida!! O hotel Kempinski uma coleção de propriedades distintas ao redor do mundo. Como o mais antigo grupo hoteleiro de luxo da Europa, estamos empenhados em fornecer aos nossos clientes viagens memoráveis inspirados por um toque europeu requintado. Acreditamos que a vida deve ser vivida com estilo.



Hotel Ciragan Kempinski

The House Hotel Nisantasi- boutique luxo
Este hotel 5 estrelas está situado em Nisantasi, o bairro comercial de Istambul. A propriedade oferece acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) e quartos com móveis modernos

Hotel Nisantasi


Georges Hotel Gálata - boutique luxo 
Design moderno e glamour atemporal o Georges Hotel Galata estabelece novos padrões, necessidade central de Istambul de luxo cosmopolita.
Fornecendo uma mistura única de atendimento personalizado e serviço impecável, a equipe de Georges Hotel Galata está empenhada em fornecer uma experiência excepcional para todos os hóspedes.


Georges Hotel Galata

Restaurantes em Istambul


Ulus 29 - clássico, tradicional, moderno, elegante, sofisticado  http://www.group-29.com/

Restaurante ULUS 29

Restaurantes em Éfeso

NAR Gourmet- excelente atmosfera e comida Ottoman, boa pedida para almoço, fica ao lado do Grand Bazar .

Restaurante NAR Gouemet

Hamdi- melhor kebab da cidade, fica ao lado do Bazar das Especiarias.

Bar e Restaurante Hamdi


Lucca - bar e restaurante- descontraído, casual, cheio de gente bonita, fica em Bebek o "Leblon" daqui.

Restaurante Lucca


Blue Topaz ( dentro do Reina) um menu fixo de frutos do mar, uma degustação da comida Mediterrânea, depois da meia noite o Reina vira uma balada.

Bar e Restaurante Blue Topaz


Reina é um clube na beira do Bosphoro que tem vários restaurantes dentro. Um deles é o Blue Topaz . No meio , na parte aberta ao ar livre tem um bar com DJ e depois da meia-noite vira uma grande balada.

Kusadasi 
Os restaurantes do centrinho de Kusadasi ( OLD TOWN ) são simples, tipo os de praia no Brasil... a comida também é simples, típica, kebab, gozleme e frutos do mar, o melhor é escolher na hora, não há um que se destaque.

Restaurante Kusadasi

Restaurantes em Izmir

Yengec Restaurant: vista magnífica, frutos do mar. 

Restaurante Yengec


Gozlemecim - quer dizer "meu Gozleme querido" é um estilo de crepe muito popular aqui, simples mas delicioso!

Kosebasi Kordon - clássico kebab em ótima atmosfera. 

Os de frutos do mar, na orla são uma ótima pedida para o jantar. O Blue Fish tem música ao vivo ao ar livre. 

Sugiro ler um livro muito elucidativo intitulado "Istambul - uma cidade fascinante, um guia cultural e informático para viajantes brasileiros", escrito por Dalar Achar e Katia Mindlin, duas mestres na arte dos Balcãs.

Para terminar um pensamento do laureado com o prêmio Nobel escritor turco

Orhan Pamuk:







[1] Michele Kafer Gultan, nossa colaboradora em Istambul (ver artigo 29/09/2011)

3 comentários:

Katia disse...

Olá Yeda,
Não tinha o seu email mas agora posso reiterar o agradecimento e parabeniza-la pelo blog! No momento estou justamente em Istambul usufruindo desta cidade que você tão bem descreve!
Um abraço das Portas do Oriente,
Katia

Alice C disse...

Adorei, apesar de conhecer, achei tudo bem lembrado e explicado. Bjs
Alice

Anônimo disse...

Vou para lá em Setembro. Alguém pode me indicar um bom passeio de balão? E seguro viagem? Bjs, Janaína.