sexta-feira, 8 de maio de 2015

O Novo Museu Whitney




O Museu Whitney foi inaugurado a semana passada. Projetado pelo arquiteto Renzo Piano (Centro Pompidou/ Beaubourg – Paris), situado entre o High Line e o Rio Hudson, o novo edifício do Whitney vai poder mostrar, pela primeira vez, todo seu inigualável acervo da arte americana moderna e contemporânea.


Foto Lia Franco
Foto Lia Franco





















Gertrude Vanderbilt Whitney (1875/1942) foi  a fundadora do museu em 1931. Ela nasceu na rica família Vanderbilt e se casou com um rapaz da família Whitney. Era uma  escultora e colecionadora de arte, principalmente de artistas americanos, que no início do século XX, tinham muita dificuldade de expor e vender seus trabalhos. Reconhecendo os obstáculos enfrentados por esses artistas, a Sra. Whitney começou a comprar e mostrar suas obras, tornando-se assim a principal patrona da arte americana desde 1907 até sua morte em 1942. Ela era uma proeminente figura social e anfitriã, que sempre defendeu os artistas americanos.

Jasper Johns - Three Flags - 1958
Foto Lia Franco

Em 1914, a Sra Whitney fundou seu estúdio em Greenwich Village, onde apresentou exposições desses artistas americanos, cujos trabalhos haviam sido desconsiderados pelas galerias tradicionais.


Fotos Lia Franco




















Em 1929 ela já tinha uma coleção com mais de 500 obras, que ofereceu para o Museu Metropolitan de Nova York. Quando sua oferta foi recusada, ela montou seu próprio museu, com um formato novo e radicalmente diferente: seria exclusivamente sobre a arte e os artistas americanos.

Andy Warhol - Green Coca-Cola Bottles - 1962
Foto Lia Franco

Em 1954, 

o museu mudou-se para W, 54th St., devido ao seu crescimento. Em 1963 o Museu adquiriu o edifício Marcel Breuer na 75th St., Madison Av., sendo inaugurado em 1966.
O novo Museu Whitney abriu suas portas no Meatpacking, novo polo cultural de Nova York, na 99 Gansevoort St., em 01 de maio de 2015.

Fotos Lia Franco

A inovação tem sido uma característica marcante do Whitney desde o seu início. Ele foi o primeiro museu dedicado à obra de artistas americanos e o primeiro museu de Nova York a apresentar uma grande exposição de um artista de vídeo (Nam June Paik em 1982). Figuras como Jasper Johns, Cy Twombly, e Cindy Sherman tiveram suas primeiras retrospectivas no museu Whitney.

Fotos Lia Franco



Aproveitem o Museu!

Yeda

Nenhum comentário: