sexta-feira, 17 de junho de 2016

Bruxelas



Bruxelas, como muitas cidades da Europa é um destino bastante interessante e muito curioso para ampliar novas experiências. Fomos para Paris e depois direto para Bruxelas de trem TGV. No aeroporto Charles de Gaulle tem um trenzinho que se chama CDGVAL que te leva até a Gare onde você pega o TGV para Bruxelas.   Foi super fácil, a não ser pelas malas que é muito desagradável carregar, aconselho vivamente para quem for pegar trem na Europa levar uma mini mala bem leve! Comemos um croque monsieur na gare, ótimo! A viagem leva uma hora com uma parada em Lille. Chegamos em Bruxelas às 19h com sol e céu azul! 

Galerie Du Roi
Foto Yeda Saigh


Desde o fim da Segunda Guerra Mundial Bruxelas é uma das capitais mais influentes do mundo, sede da União Européia, prédio lindo, super moderno e é de 1950!!  E da sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN. É uma cidade com um milhão de habitantes poliglotas (fala-se, pelo menos, neerlandês, francês e inglês), de elevado padrão de educação, de capacitação tecnológica, de renda e de consumo. A capital da Bélgica é uma das cidades de melhor qualidade de vida no mundo. Através de seu raro conjunto de monumentos históricos e arquitetônicos, sua efervescência cultural e de sua rica gastronomia Bruxelas revela toda a força e brilho do povo belga.


Loja de Chapéus
Foto Yeda Saigh

Desta vez, em vez de ficarmos em hotel, optamos por alugar apartamentos através Airbnb e foi uma surpresa muito boa! O apartamento era ótimo, super bem decorado, tudo novinho, com dois quartos, dois banheiros, sala grande com cozinha americana inteiramente equipada. O proprietário Charles é dono do prédio todo: são quatro andares, um apartamento por andar. Uma moça, Poliana nos esperava e nos mostrou tudo. 

Apartamento Bruxelas
Foto Yeda Saigh

Saímos a pé em volta do apartamento, lotado de turistas, muito alegre, nem parecia que tinham sofrido aquele atentado terrorista há pouco tempo. Visitamos a Galerie du Roi, a maioria das lojas é de chocolates, uma mais linda do que a outra! A Bélgica é famosa pelos chocolates, batata frita e cerveja. Fomos num bar de cerveja e de batatas fritas, a fila era enorme! Comemos e realmente são deliciosas! 


Belgian Frites
Foto Yeda Saigh


O lugar do Congresso era muito bonito, Square - Brussels Meeting Centre é o nome do centro de convenções em Bruxelas, situado no antigo Palais des Congrès: foi projetado por Jules Ghobert e Maurice Hoyoux e construído em 1958 para a Feira Mundial.



 
Square Brussels Meeting Centre
Foto Yeda Saigh


Passeios

Tour pela cidade
Vale a pena fazer um tour pela cidade, tem ônibus de turistas que levam aos pontos turísticos principais ótimos, eu sempre gosto de fazer um tour com esses ônibus de dois andares abertos em cima, você fica com uma boa noção da cidade e depois pode até escolher aonde você quer voltar para visitar. 

Relógio Bruxelas
Foto Yeda Saigh



União Européia UE
Bruxelas é a capital  da União Europeia, que é uma união econômica e política de 28 Estados-membros independentes situados na Europa. A Bélgica é um dos seis membros fundadores da UE em 1957. O Tratado de Maastricht instituiu a União Europeia com o nome atual em 1993.  Vale uma visita!



União Europeia
Foto Yeda Saigh


Otan
A Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN, é de Abril de 1949 e constitui um sistema de defesa coletiva através do qual seus estados membros concordam em defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa. A Bélgica é um dos 28 Estados membros. Vale uma visita!


 
OTAN
Foto Yeda Saigh

Visitamos um bairro residencial Laeken, casas grandes e muito bonitas onde inclusive moram o rei Philipe e a rainha Matilda. Os jardins são abertos ao público que usam muito para passear.





Família Real
Foto Internet


Atomium,
foi construído em 1958 em Bruxelas para a Expo 58. Com 103 metros de altura, o Atomium representa um átomo com seus elétrons ao redor.  
Endereço: Avenue de l'Atomium, 1020 Bruxelles
Telefone: +32 2 475 47 75

Atomium
Foto Yeda Saigh


Teatro Beaux Art Bozar, 
Vale a pena ver a programação, sempre com alguma apresentação interessante.


Teatro Bozar
Foto Internet


Manneken Pis
É uma escultura famosa de um menino fazendo xixi, no centro da Grand Place.
Endereço: 1000 Brussels


Manneken PIS
Foto Internet


Museus

Magritte
Localizado no coração de Bruxelas, o Museu Magritte apresenta uma notável coleção de obras do artista surrealista belga René Magritte. Esta rica coleção de mais de 200 trabalhos é a maior do mundo.



Museu Magritte
Foto Yeda Saigh


Curiosidade: a fama de Magritte é tão grande na Bélgica que até os anúncios são feitos baseados em suas obras.


Anuncio Magritte
Foto Yeda Saigh



Museu Nacional de Belas Artes
Instalado num edifício neo-clássico, divide-se em duas partes distintas, o Museu de Arte Antiga, com obras que vão do século XV ao século XVIII, incluindo a melhor coleção de arte flamenga do mundo, e o Museu de Arte Moderna (do século XIX à atualidade), com ligação ao Museu Magritte.


 
Museu Nacional de Belas Artes
Foto Yeda Saigh

Visitamos a exposição Invisíveis Masterpieces de  Pieter Bruegel, do começo do Renascimento, maravilhosa!! Uma coleção impressionante de obras desse artista tão famoso.


Tríptico de Peter Brughel
Foto Yeda Saigh


Restaurantes

Au Vieux Saint Martin, 
muito simpático, situado num dos bairros mais bonitos de Bruxelas, alegre, lotado, sopa de aspargos deliciosa. Experimente também um dos melhores tartares, se não o melhor. Com o nome de Le filet Americain, o prato é servido da forma mais tradicional possível, pequena salada com pepino e batatas fritas, divino!
Place du Grand Sablon, 38


Restaurante Au Vieux Saint Martin
Foto Internet


Lola, 
brasserie chique, contemporânea, comida deliciosa e serviço muito bom, freqüência ótima!



Restaurante Lola
Foto Yeda Saigh


Comptoir des Galeries, 
comida divina, muito bom, serviço ótimo, em termos de gastronomia o mais sofisticado. 



Restaurant Comptoir
Foto Yeda Saigh


Pharmacie Anglaise, 
um bar bem sofisticado para se tomar um drink antes do jantar, decoração bem interessante, era uma farmácia antiga com todos aqueles potes lindos e as prateleiras de madeira antiga.

  

Pharmacie Anglaise
Foto Yeda Saigh



Para terminar  um provérbio belga e mais um quadro de Magritte!!:

“Se você não usa sua cabeça usará seu bolso.”


Magritte
Foto Yeda Saigh



Boa viagem,





Yeda

Nenhum comentário: