quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fim de semana em Trancoso



Com uma distancia de vôo de apenas 1h40 de São Paulo, Trancoso é uma ótima opção para passar um feriado prolongado. 


É bem verdade que tem mais uma hora de estrada também. Se tiver sorte, e pegar a balsa sem esperar muito (tem a cada meia hora, no domingo os intervalos são muito maiores) é bem agradável. Mas, se a opção for o “asfalto”, a estrada é muito boa, bem conservada e com uma paisagem florestal bonita.


Trancoso é localizado no sul da Bahia, originou-se de uma aldeia Jesuíta denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. Foi redescoberto no fim dos anos 70 por um grupo de hippies. Na época, era só um conjunto de casas de cada lado de um grande gramado com uma igreja ao fundo, de onde se vê o mar. Hoje, esse espaço, que é a praça São João no centro histórico de Trancoso, é chamado "Quadrado". A partir da década de 90, com o desenvolvimento do estado, que investiu na construção de estradas e aeroportos, o potencial turístico da região sofreu um crescimento vertiginoso.


Trancoso é uma das vilas mais conservadas da região, que apesar de estar a 40 km de Porto Seguro e 35 km de Arraial D'Ajuda, tem definitivamente outro perfume e uma energia diferente.


O quadrado em Trancoso é uma colorida aldeia de pescadores do idílico litoral baiano. Ricardo Salem, o arquiteto mais conhecido de Trancoso, nos contou que, quando os portugueses chegaram lá, encontraram os índios da tribo Xamã que viviam ali. Os Jesuítas lhes ofereciam para se tornarem católicos um terreno nessa área quadrada, para que eles construíssem uma casa para morar. Foi assim que se formou o quadrado que dura até hoje e é onde estão todas as lojas e restaurantes badalados. Ainda, segundo Ricardo, Oscar Niemeyer, teria se inspirado no formato desse quadrado quando desenhou a esplanada de Brasília. O poder na frente (igreja) os ministérios dos dois lados (casinhas) e a esplanada no meio.




Quadrado


Em Trancoso existe muitas opções de hotéis com preços para todos os bolsos. Estando em algum hotel no Quadrado, vale muito a pena ir à praia do Estrela d’Água, porque se pode usar a infra-estrutura de praia - cadeiras, guarda-sóis, toalhas e, ainda pedir o que quiser comer, desde uma boa salada até um filé de peixe ou um acarajé delicioso.




Pousadas:



Hotel Casa Uxua


Situado no quadrado – uma opção mais verde, oferece uma espectacular imersão em um ambiente natural e tradicional baiano, para os hóspedes aproveitarem um novo tipo de conforto "casa própria".


Wilbert Das, diretor criativo da marca italiana Diesel, é o autor do projeto do maravilhoso hotel. Piscina de quartzo aventurine única em seu tipo, uma sedutora pedra verde considerada por muitos possuir qualidades de poderosa cura. Restaurante, sala de estar, biblioteca, ginásio, spa, e um beachfront construídos num barco de pesca aterrado, fixado ao lado do oceano. Três das casas Uxua foram restauradas como as tradicionais casas de pescadores posicionadas diretamente para o Quadrado, e as outras seis (incluindo um multi-nível Treehouse feita inteiramente de madeira reciclada) estão a volta da piscina, no meio de um exuberante jardim tropical.




Hotel Casa Uxua



Jacaré do Brasil Casas


A localização é imbatível: no Quadrado, ao lado da igrejinha e de frente para o mar. São cinco "casas" conjugadas, com aparência simples, mas muito sofisticadas por dentro. A decoração é de Sig Bergamin: meia parede de "tijolos" de casca de coqueiro, abajures de palha e muito cimento queimado cor ocre. É um conceito novo de hotel: são cinco casas com concierge, empregados que servem o café da manhã na sua casa. Todas com vistas deslumbrantes para o mar. Cada casa é de um tamanho e com uma decoração específica. Pode-se ir a praia por um caminho interno dentro da mata. O hotel também serve para festas e casamentos. Fui a um casamento maravilhoso lá, o altar foi montado tendo como vista atrás dele o mar e uma linda lua cheia.





Jacaré do Brasil Casas




Pousada Estrela D'água


Tem sua sede situada na antiga casa da cantora Gal Costa, uma das pessoas que mais contribuiu para divulgar as belezas de Trancoso no país. As suítes são muito confortáveis. A principal é um espetáculo com uma vista para o mar de perder o fôlego. A pousada não aceita crianças menores de 12 anos. Na minha opinião, é o melhor hotel de praia. Foi feita pelo arquiteto Ricardo Salem. A parte de marcenaria é uma obra de arte. O serviço é ótimo e tem um belo apoio na praia. Tudo de extremo bom gosto. A praia também é boa para fazer um belo cooper e o banho de mar imperdível.





Estrela d’Água




Pousada Capim Santo


Localizada no centro histórico de Trancoso, no Quadrado, a Pousada Capim Santo foi construída numa arquitetura rústica integrada à natureza: são 10 mil metros de jardim tropical. Os chalés ficam localizados no meio desse lindo arvoredo, com uma super decoração, banheiros com jacuzzi, o restaurante do hotel é ótimo, um dos melhores da cidade. Na relação custo/benefício a Pousada Capim Santo, arrisco dizer é uma dos melhores de Trancoso.





Pousada Capim Santo





Restaurantes



Cacau


Comida excelente – lugar agradável, arejado, é frequentado pelos milionários paulistanos e ganhou citação da prestigiada revista norte-americana Food & Wine, pelo seu cardápio criativo.



Maritaca


Pizza, comidas leves, é o mais badalado. Os donos são paulistas. É um dos restaurantes mais completos da região com amplos ambientes, jardins e deliciosos sofás. Bom para ir com os amigos e ótimo para paquerar.



El Gordo


Pousada pequena com um ótimo restaurante, piscina muito bonita, vista maravilhosa. Situa-se no centro histórico de Trancoso. Cozinha portuguesa e internacional.



Cantinho Doce


Com 14 anos de tradição no quadrado histórico de Trancoso, o restaurante Cantinho Doce ficou famoso por seus doces e pingas temperadas. Tem fama de servir o melhor bobó de camarão. As tortas são maravilhosas: uma das melhores a massa é de brigadeiro, sorvete, chantilly e cobertura de maracujá. Hoje, além dos doces e pingas, funciona também como restaurante com saborosos pratos de comida típica, alem de um charmoso internet café.



Restaurante da Silvana


Situado no quadrado, come-se embaixo da sombra de uma amendoeira, comida caseira e moqueca baiana servida pela simpática Silvana, nativa de Trancoso.




Rosa dos Ventos – Arraial d’Ajuda


Fora do agito da Rua do Mucugê, instalado numa casa antiga com terraço, o Rosa dos Ventos é, desde sempre, o restaurante do Arraial com maiores pretensões gastronômicas.



O acarajé do restaurante Estrela d’água é o melhor que experimentei.



É muito gostoso no final do dia ficar passeando no Quadrado e olhando as lojas sem nenhum compromisso. Uma das melhores é a Lé com Cré, da Ruthinha Salém, chapéus lindos! Carmim, Richards, Marcenaria Trancoso são outras lojas super legais.





Lugares para passear



Caraíva


Fica a 70 km de Porto Seguro. Parte do trajeto até a vila é feito por estrada de terra, o que favorece a preservação deste povoamento.


Caraíva é um do locais desta região mais procurados pelos turistas naturais e ecoturistas. A vila é pequena e não tem como crescer. De um lado fica a Reserva do Monte Pascoal, com a aldeia indígena de Barra Velha e do outro o rio Caraíva. Para se chegar até a vila é preciso atravessar o rio de canoa, pois carros não entram no local e ficam no estacionamento. A barra, onde o rio deságua, é um lugar lindo e já na chegada a paisagem encanta visitantes brasileiros e estrangeiros. A rusticidade é o charme da vila, com suas casas coloridas e ruas estreitas de areia e sem postes de energia elétrica. Isso possibilita uma observação maravilhosa do céu a noite.




Espelho




Arraial d’Ajuda


É simpático conhecer, tem uma rua de lojas ótima, com marcas famosas. Arraial d'Ajuda, sempre foi vanguarda. Antes de se falar em turismo ecológico, o povoado já sabia onde estava sua riqueza.


Classificado pela Bahiatursa como destino turústico, tem hoteis e pousadas, com arquitetura integrada à natureza e com todo conforto que exige. A cozinha do Arraial é um capítulo à parte: dezenas de excelentes restaurantes e cabanas de praia capricham nos temperos, agradando a gregos e baianos. Artistas de todos os quadrantes marcaram o ponto em Arraial, e isso tudo acontece em meio a natureza exuberante da Mata Atlântica e em plena Costa do descobrimento.





Arraial d’Ajuda




Praia do Espelho da Maravilha


A Praia do Espelho, situada a 20 quilômetros de Trancoso, na Bahia, possui águas tão cristalinas e translúcidas que realmente parecem um espelho d'água. ... é uma praia linda vale a pena o passeio, você atravessa várias fazendas de búfalos para chegar lá.



Almoce no restaurante da Silvinha, situado na Praia do Espelho, numa acolhedora construção caiçara, serve comida em estilo oriental, frutos do mar e peixes, principalmente. Reservas devem ser feitas com antecedência pelo telefone.





Praia do Outeiro




Outeiro das Brisas


É um condomínio de casas em cima da praia do Espelho, fácil de alugar casas para temporada. É um privilégio estar em sua própria casa, integrada à cultura local e ao mesmo tempo à vontade com todos os seus caprichos.


Assim é o Outeiro das Brisas: um empreendimento imobiliário com terrenos
diferenciados que há 18 anos reúne diversos estilos de vida em um dos cenários mais exuberantes do sul da Bahia.





Outeiro das Curuípe




Terravista


Condomínio de casas, campo de golf e é onde está o club Mediterranée. Localizado sobre as falésias multicoloridas de Trancoso, no litoral sul da Bahia, o Terravista Golf Course integra com perfeição e harmonia as características naturais de relevo e vegetação, a paisagem magnífica da região e o arrojado desenho do campo de golf. Projetado e construído pelo renomado arquiteto norte-americano Dan Blankenship, responsável por dezenas de projetos ao redor do mundo, o Terravista é um campo que supera todas as expectativas.





Terravista




Aqui os golfistas têm a oportunidade de jogar entre o azul turquesa do mar e o verde intenso da mata preservada, com o som das ondas e o canto dos pássaros...



Condomínio Itapororoca


Condomínio informal com casas deslumbrantes, a maioria delas feita pelo Ricardo Salem. Vale a pena visitar esse condomínio tão especial, a praia é linda e deserta.




Casa em Itapororoca – arquiteto Ricardo Salem




Para acabar com chave de ouro um pensamento do escritor baiano Jorge Amado:

"Acho que você não deve fazer nada que não o divirta, lhe dê prazer".



Serviços



Hotel Casa Uxua
Praça São João, s/n – Trancoso
Reservas:
Tel: + 55 73 3668-2277
info@uxua.com




Hotel Jacaré Casas Brasil
Reservas:
Tel: + 55 73 3668-1151
Skype: villasdetrancoso
Email: villas@mybrazilianbeach.com




Pousada Estrela d’Água
Tel: + 55 11 4007-1211
reservas@essencialhoteis.com.br




Pousada Capim Santo
Tel: +55 73 3668-1122
Trancoso




Pousada e Restaurante Cacau
Quadrado
Tel: + 55 73 3668-1266
Tancoso (BA) Horários: Abre das 18h às 23h30. Segundas fechado.




Restaurante Rosa dos Ventos
Al. dos Flamboyants, 225.
Tel: +55 73 3575-1271
Arraial d'Ajuda




Restaurante Maritaca
Na Rua de Acesso ao Quadrado
Tel: + 55 73 3668-1258




Restaurante da Silvana
Quadrado
Tel: + 55 73 3668-1049




Restaurante da Silvinha
Praia do Espelho
Tel: + 55 73 9985-4157




Restaurante e Pousada El Gordo
Praça São João 7 (Quadrado)
Tel: +55 73 3668-1193/ + 55 73 3668-2041
Pousadaelgordo@hotmail.com

6 comentários:

Sonia J disse...

Querida amiga,
Sempre que leio seus artigos, me da vontade de viajar… muitos beijos com carinho, Sonia

Lina disse...

Yeda
Bom o artigo de Trancoso. Fotos ma-ra-vi-lho-sas.
Beijo
Lina

Bia disse...

Adorei, boa memória e redação invejável.Parabens!
Bjs.,
Bia

Ana Maria A disse...

Querida Yeda
Você sempre traz artigos e propostas muito interessantes, lugares lindíssimos.
Parabéns e um abraço
Ana Maria

Iracema disse...

Querida Yeda
Adorei este passeio por Trancoso.Pela primeira vez alguem explicou direito sobre este lindo lugar que eu não conheço mas que irei em breve graças ao seu artigo.Aproveito para dizer que estou chegando de Nova York e suas dicas foram todas otimas o tempo estava lindo mas muito frio .Andamos muito a pé fomos a todos os museus menos o Asia e assistimos lindas operas e fomos a um conserto maravilhoso.O restaurante `La Goulue ´ .fechou . Beijos carinhosos
Iracema

Graziela disse...

Tia,
Eu adoro Trancoso !!
e amei seu blog ....
Bjs
C carinho !!!