quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicas de programas de TV, Revistas, Guias e Agências de Turismo



Hoje vamos escrever sobre bons programas de turismo que existem na TV, bons livros, guias, revistas e algumas boas agências de Turismo. Não sei se vocês tem a mesma dificuldade que temos, mas procurar um programa que se quer assistir na revista da NET, é jogo duro; a dificuldade é quase a mesma que tentar decifrar qualquer manual de aparelho eletrônico. Aliás, fizemos uma pesquisa entre amigos e praticamente ninguém mais usa esse tipo de revista, se é que algum dia usou. A outra opção, bem melhor, é consultar os programas na tela da TV, apesar de só mostrarem a programação dos próximos três dias. Pensando nisso, fizemos uma detalhada pesquisa, que se traduziu (ou resultou) numa lista básica, e espero que, bem fácil, sobre programas de Turismo na TV.



O rápido desenvolvimento (boom) da internet, há cerca de uma década, criou uma nova opção de consulta sobre praticamente todo e qualquer assunto, inclusive viagens. Antes dela, era preciso consultar os guias impressos, as agências especializadas, os amigos que viajavam com freqüência, para nos informarmos a respeito. Não que isso tenha acabado, mas com a chegada da Internet, inclusive nos celulares, temos a facilidade de consultar na hora, não importa onde quer que estejamos, se uma informação está correta ou qualquer outra resposta que queiramos, desde o endereço de um restaurante até o horário do museu que você está indo.

Programas de Turismo na TV 

I – Discovery Channel, com mais de uma opção:



1- Travel Living - Turismo
1.1 - 1000 lugares para visitar antes de morrer, com os jornalistas americanos Albin e Melanie, baseado no livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”, de Patrícia Shultz. É muito bem feito, divertido, mostram lugares que realmente dá vontade de ir conhecer. 
Sexta feira – 18h e 23h; 
Sábado – 5h, 9h e 18h; 
Domingo – 11h. 

1.2 – Anthony Bourdain sem reservas
É um bom programa, lugares interessantes, com destaque maior para comida.  
Segunda – 4h e 8h;
Quarta feira – 18h e 23h; 
Quinta feira – 5h e 9h; 
Sábado – 21h; 
Domingo – 10h, 20h, 22h e 00h.

1.3 – Destino – Lua de Mel 
Mostram lugares, hotéis e destinos menos comuns. 
Segunda feira – 17h e 19h; 
Terça feira – 6h, 10h e 00h; 
Domingo – 17h. 


1.4 – Top Five América Latina
Procuram lugares super diferentes, fazendas que viraram pousadas, os melhores passeios aéreos: asa delta, balão onde o visual é bonito, em Cuzco, ou em praias do México.
Terça feria – 19h; 
Quarta feira – 6h, 10h e 00h;
Sexta feira –1 h;
Domingo – 8h.

2 – National Geographic Channel 

2.1 - Destino Aventura
Conheça Scott e Justin, dois amigos que embarcam em uma jornada para conhecer lugares maravilhosos ao redor do mundo: locais com paisagens inesquecíveis e aventuras exóticas. A viagem não é o mais importante, e sim chegar ao destino previsto. 
2a. feira – 9h e 17 h. 

2.2 - Cardápios do Mundo
O famoso chef francês Fred Chesneau viaja pelo mundo em busca de novos sabores e receitas autênticas. Ele troca técnicas e segredos com chefs locais e cozinheiros comuns que compartilham sua paixão tanto por comida do dia-a-dia como por pratos mais refinados. 
Quarta feira – 9h e17h; 
Domingo – 8h. 



3 – Multishow 
3.1 – No Caminho – Segunda feira – 22h30;
3.2 – Vai pra onde? – Sexta feira – 22h30; 
3.3 – Nalu pelo Mundo – Quarta feira – 12h30
3.4 – Não conta lá em casa – Quarta feira 23h15;
3.5 – Extremos – Quinta feira – 22h00;
3.6 – Outros Lugares – Terça feria – 22h45.  

4 – TV Record
Álvaro Garnero  – 50 por 1
É um programa bem divertido para sábado tarde da noite: seguir as aventuras do Álvaro. Ele acabou de fazer uma viagem incrível – saindo de Vancouver foi até o Japão de trem, de navio ou de carro (nunca de avião). 
Sábado – 00h30





Além desses canais dos quais falamos, existem outros que vocês podem consultar sobre turismo e viagens em TVs por assinatura. Quer conhecer qual é a comida típica de um determinado país? Quer saber como é a vida noturna, localização dos bares e restaurantes em outro estado do Brasil? Quer conhecer quais são os principais pontos turísticos de uma cidade européia? Há resposta para quase tudo nos programas de turismo das TVs.


II - Guias de Viagem

1 – Michelin 
Na minha opinião continua sendo um dos melhores guias; o vermelho para restaurantes e o verde para museus, monumentos, igrejas, passeios; até o horário de abertura é perfeito, melhor do que muitos concièrges de hotel informam. É um conforto sair para passear com um Michelin na mão, você não desperdiça o tempo que é tão precioso em uma viagem. 



2 – Lista S Pellegrino com Worlds 50 Best 
Mais conhecida como Fifty Best – compara restaurantes do mundo inteiro. Abalou o guia Michelin e elegeu o Restaurante D.O.M. do chef Alex Atala como o sétimo melhor do mundo. Foi no restaurante "Filomena" da Vera e do Roberto Suplicy que Alex Atala começou a ficar conhecido. 

3 – Guia Viver e Sentir Portugal
Tudo para conhecer o melhor de Portugal por Otávio Gomes (mapa, cd e guia impresso). É um lançamento e parece ser muito bom. 

4 – Guia 4 Rodas
Informações sobre hotéis e restaurantes do Brasil. É o guia mais antigo e mais completo do Brasil da Editora Abril. Hoje já começa a ter outros concorrentes. 

5 – Guia Unicard Unibanco Mastercard – Brasil 
Em português, inglês, francês e espanhol – Parece ser um bom lançamento. 

6 – Guia Itaucard – Brasil 
Também um lançamento recente.

7 – Guia da Folha
É um dos mais procurados hoje em dia, acredito que por ser em português, muito bem feito e bem didático. As fotos são lindas! 


III- Agências de Viagens
Um bom atendimento sem stress com soluções positivas e não somente respostas negativas às suas perguntas, um programa bem feito, tem um valor inestimável. Por esses motivos selecionamos três excelentes agências de viagens: 

1 – Interpoint
Heloisa Levy – incansável no atendimento, procura fazer o máximo para o cliente ficar satisfeito. Tem um conhecimento enorme de viagens no mundo todo, principalmente do Oriente Médio, e da Ásia. Seus roteiros são imbatíveis!
Interpoint Viagens e Turismo
Al. Jaú, 1717 - casa 03
01420-002 São Paulo, SP
Tel: 55 11 3087-9400 
http://interpoint.com.br

2 – Explore Travel
Fizemos uma parceria com essa agência há um mês atrás. São especializados em viagens de cultura e lazer. É uma agência de dois jovens, Philippe Takla e Rodolfo Trussardi; fazem roteiros de viagens exclusivos e diferenciados para lugares incríveis. A parceria com a Abercrombie & Kent e a National Geographic, já diz tudo  sobre o nível dessa agência.
Av. São Gabriel 149 cj. 1001
01435-001 São Paulo, SP
Tel: - 55 11 3165-6145 
www.exploretravel.com.br



3 – Decatur
Viajar com a Lena, minha amiga há anos, é ótimo. Ela é super simpática e dedicada, faz o possível e o impossível para ajudar o cliente, inclusive dá um jeito de usar as suas milhas, o que é raríssimo em qualquer agência de viagem.
AV. São Luiz,258 cj. 1108
01046-000 Centro, São Paulo, SP
Tel: 55 11 3259-3188


IV - Revistas
Uma das melhore revistas de turismo é a internacional e tradicional Condé Nast Traveller, com o que há de melhor em viagens no mundo! Hoje também se rendeu a versão digital. 
Outras publicações super interessantes como as americanas:
Travel & Leisure,
National Geographic 
Viajes  
Traveler 
Afar,
a francesa Officiel Voyage e 
a argentina Lugares

No Brasil existem ótimas publicações sobre turismo com bons roteiros e informações atualizadas. Segue abaixo as revistas que consideramos mais completas: 

Revistas Brasileiras
1 - Viagem e Turismo
2 - Viaje Mais
3 - Próxima Viagem
4 - Viajar
5 – Rotas e Destinos
6 – Melhores Roteiros
7 – Meridiani
8 – Grandes Destinos (Interpoint Turismo)
9 – Guia do Turista (anual)



V – Turismo em geral na Internet
Há incontáveis sites eficientes sobre o assunto na internet. A maioria deles oferece consulta em mais de um idioma e indica o que acontece de interessante naquele momento no lugar escolhido. Vale a pena conhecer. Alguns publicam a opinião dos usuários e enumeram as principais atrações turísticas com fotos. Além disso, tudo sobre: restaurantes, hotéis, aluguel de carro, vôos, trens, teatros, museus e exposições. 

1 - Fodor's – www.fodors.com
Nele, é possível descobrir hotéis e restaurantes no mundo inteiro, consultar uma central com diversas dicas que vão de aluguel de veículos a vistos e passaportes. Mas o principal atrativo da página é a possibilidade de criar um guia personalizado.

2 - Frommer's na Internet – www.frommers.com
É um ponto de partida perfeito: há informações sobre 200 lugares no mundo. Cada local merece uma descrição detalhada, que inclui dados sobre hospedagem, alimentação, transporte e, é claro, as grandes atrações turísticas. Como uma das principais preocupações do Frommer's é dar dicas que não pesem no bolso do turista, tudo vem acompanhado dos respectivos preços. Melhor: há uma seção inteira dedicada às passagens, aos hotéis e aos restaurantes mais baratos.


3 - Travel Page – www.travelpage. com
A proposta da página é simples: listar os melhores sites de turismo da Web. São centenas de links, com informações sobre praticamente cada canto do planeta. 

4 - Viaje na Viagem – www.viajenaviagem.com
Sobre o Brasil e o mundo, por Ricardo Freire. O site dá informações interessantes sobre turismo, muitas vezes através de pequenos blogs, além de alguns roteiros. 

Site com serviços de reservas (vôos, hotéis e carros), informações turísticas e notícias, principalmente sobre os EUA e Canadá. 

Site bastante útil como ponto de partida para uma busca geral de hotéis, restaurantes, locações e muito mais: uma síntese de informações atualizadas, que leva a vários links bastante úteis para comparar itens. 

7 - Lonely Planet – www.lonelyplanet.com
Site do programa de TV australiano, dedicado ao viajante solitário.

Ainda dentro do assunto turismo, para informações sobre cultura, exposições, teatros, shows e muito mais:  

1 - Time Out
A proposta da página é bastante simples: listar os melhores museus, casas noturnas e restaurantes de quase 30 cidades do mundo. Esse é o endereço perfeito para conferir filmes em cartaz, exposições, peças de teatro, shows... Com uma vantagem: as informações passam por atualização constante e, em alguns casos, é possível até fazer reservas - é preciso apenas um cartão de crédito. Mas nem tudo é perfeito: os roteiros se restringem às principais cidades da Europa, dos Estados Unidos e algumas da Ásia.

2 - NY24h
Feito por brasileiros, com as atrações de Nova York (restaurantes, teatros, cinemas, concertos etc.) e sugestões sobre o que fazer, dia e noite.
www.ny24h.com

3 - Londres Online 
Londres também tem um guia em português. 
www.londresonline.com

4 - Champs Elysées 
Tudo sobre Paris. Muito completo e com um mapa interativo. Em francês, inglês e português. 
www.champselysees.org

Não podemos nos esquecer, dos suplementos de turismo do Estadão e da Folha. A única ressalva é que os anúncios são muitos e no meio dos artigos, o que dificulta e polui a visão. Como já falamos em nosso artigo de 12/01/2010 - Rio de Janeiro II, o caderno de turismo do Jornal do Brasil não tem anúncio no meio dos artigos! Porque não seguir o seu modelo? 

Para finalizar, um pequeno trecho do lindo Poema de Sete Faces de Drummond:


"Mundo, mundo, vasto mundo..."


Boa viagem!


Serviço:
Banca Europa – 24 horas
Av Europa x R Groenlândia
Jd. Europa, São Paulo, SP
Tel: 3086-2831

Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

9 comentários:

Beth B disse...

Oi Yeda!!! td bem? Gostei dessas dicas.
Beijos

Beth B.

Marcio S disse...

Mas que maravilha Yeda. Vou guardar esse roteiro de dicas de programas com seus outros emails numa pasta especial que criei. Tenho estado bastante atento a tudo que recebo de você. Muitíssimo obrigado e um ótimo final de semana, Márcio S.

Ignacio G disse...

Oi Yeda,
Obrigado por me incluir nessa lista com informações tão interessantes. Passo a acompanha-la para aproveitar as ótimas dicas.
Abraço
Ignacio

Eneida disse...

Oi Yeda ... que saudades!!!!!!!!!
Tenho recebido e me deliciado com suas sugestões. Que idéia genial que você teve!! Como sempre está de parabéns. Criatividade e novas maneiras de viver, sorrir, ser útil, abrir caminhos ... Você, como ninguém sabe administrar a vida. Você é demais!!
Um grande beijo.
Eneida

Thais disse...

Oi Tu,
Que primorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr !!!!!
Adorei.
Bjsss Tha

Beatriz MC disse...

Que bárbaro estas dicas amei?saudades qdo nos vemos? Bjs carinhosos vê q eu não perco nada q vem de vce!
Beatriz MC

Interpoint disse...

Olá, Yeda!
Obrigado pelas palavras sobre a agência e sobre a Heloisa. Muito bom o post, ótimas dicas!
Abraços

Thais disse...

Achei uma otima dica, estou repassando para varias amigas.Bjss Tha

Fernanda disse...

Olá, Yeda
Que belo presente você mandou aos amigos!
Uma pesquisa primorosa mesmo, parabéns.
Aproveito para perguntar se você vai ao Encontro e ao Congresso em Paris.
Um grande abraço,
Fernanda