sexta-feira, 6 de maio de 2011

Europa de carro

Diário de Viagem abre a partir de hoje um espaço para seus leitores colocarem suas experiências de viagem. Essa semana estamos começando pelo nosso querido amigo e assíduo leitor Claudinei Quaresma, que fez uma viagem incrível de carro por toda Europa. Aproveitem!


Europa de Carro

Como conhecer de carro onze Países, inclusive o Vaticano, com apenas um trecho de avião.
Dicas necessárias:
– Carteira de motorista Nacional válida
– Carteira de motorista internacional pois alguns países podem pedir, custo em torno de R$ 200,00, pode ser solicitada em qualquer despachante.
– Verifique as regras locais de trânsito, pois cada país tem a sua. Na Alemanha as autobahns não têm limite de velocidade, já na Suíça é necessário um selo de pedágio para trafegar em suas estradas.


Dicas de locação

– Cada país tem um tratado próprio sobre permissões e proibições para locações. Alguns exemplos: carros alugados na Espanha não podem ser entregues na França; nenhuma locadora na França permite alugar carros de determinada categoria, como Mercedes Benz para devolução na Itália, um Volvo já é possível.
– Faça a reserva do carro no Brasil, os preços são melhores.
– Opte por seguro total pagando o seguro adicional.
– Opção: alguns cartões de crédito cobrem o seguro de locação, dispensando o custo de seguro na locadora.
– Opte por KM Livre.
– Escolha carros a Diesel, funcionam melhor no inverno e são mas econômicos.
– Compre um bom GPS: basta agregar o mapa na parte da Europa a visitar e criar seu roteiro personalizado. Sugiro o GPS da marca Tom Tom, vendido no Brasil, usei e funcionou em todos os Países visitados.

Principio básico não saia pelo mesmo país que entrou. Ex. entre pela Espanha e saia pela Itália.

Escolha com antecedência os pontos turísticos de cada cidade que deseje visitar, endereçando cada ponto, minimiza a perda de tempo durante os passeios.


Hotéis

Eu reservei os hotéis com somente um dia de antecedência (via notebook- internet): dá mais liberdade para ficar o tempo que quiser em cada país, ou na cidade que está sendo visitada.

Iniciando a viagem dentro da Europa

Data do Inicio 24/12/09 Entrada por Madrid
Data do Retorno 18/01/10 Saída por Milan


24/12/09

Retiramos o carro reservado no Aeroporto Barajas de Madrid.
O primeiro hotel foi reservado no Brasil: para evitar problemas na imigração é sempre melhor já ter a reserva.

Ops! Na Espanha não tem frentista de posto como no Brasil, você mesmo tem que descer do carro, abastecer e pagar na loja de conveniência (cuidado para não colocar combustível errado).


Véspera de Natal, pequena decepção: São Paulo é mais animada e decorada para as  festividades, mas vamos aos pontos turísticos e dicas.


Dirigir em Madrid é muito fácil, os motoristas são muito educados.

Como estacionar? Há vários estacionamentos públicos, pagos por minutos usados, baratos e de fácil acesso, com saídas para os pontos turísticos.




Palácio Real de Madrid
    


  Palácio Real de Madrid
  

Plaza de Toros

A arena (em espanhol, Plaza de Toros) de Las Ventas é a de maior prestígio em todo o mundo, devendo grande parte de sua popularidade às faenas (touradas), que se realizam em Madrid durante a Feria de San Isidro. Desde 1951, também conta com um Museu Taurino, no qual ficam expostos os objetos e acessórios relacionados ao mundo das touradas.




  Plaza de Toros de Madrid
  


 Camarote do Rei da Espanha
   


 Entrada da Plaza de Toros de Madrid
   
 Plaza de Toros de las Ventas

   

Plaza Maior

A história da Plaza Mayor de Madrid remonta ao século XV, quando a zona se transformou no principal mercado localizado fora dos muros da vila medieval. Com o estabelecimento da corte em Madrid, a partir de 1561, a popularidade e atividade comercial da praça cresceram rapidamente.




Plaza Mayor
    

Puerta del Sol

É neste local que se encontra o quilometro zero das estradas espanholas, e também o relógio que faz tradicionalmente a contagem regressiva para a entrada do ano novo, todo 31 de dezembro.




Puerta Del Sol
    

Parque Del Retiro

O Parque do Retiro de Madrid ou os Jardins do Bom Retiro é um parque da cidade de Madrid. Foi criado entre 1630 e 1640 e tem uma área de 118 hectares.


 Monumento a Afonso XII
   

Dia 25/12/09

Natal, tudo na cidade estava fechado, resolvemos conhecer uma cidade vizinha, Segóvia a 95 km do centro de Madrid, uma hora de estrada.


Segóvia

A cidade de Segóvia se caracteriza por sua espetacular localização, tendo sido erguida sobre uma saliência rochosa rodeada pelos rios Eresma e Clamores, parece um navio de guerra atravessando o mar de Castela. Declarada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.




Entrando em Segóvia
    


 Segóvia – Centro Histórico
  


  Muralha de Segóvia
  



   Catedral de Segóvia


Tour Estádio Santiago Bernabéu

Não sou fã de futebol, mas estava com um amigo que adorava e acabei entrado em alguns estádios consagrados mundialmente.
Santiago Bernabéu Yeste, mais conhecido como Santiago Bernabéu, foi um soldado, futebolista e empresário espanhol. Jogou como futebolista a carreira toda pelo Real Madrid. Depois, tornou-se presidente do clube, sendo considerado o maior da História do time. Também foi soldado pelos fascistas na Guerra Civil Espanhola.




 Estádio Santiago Bernabéu
   


Atlético de Madrid – principal adversário do Real Madrid na capital espanhola
     

Dia 27/12/09

Estrada sentido Barcelona 620kms, 6h30 de viagem.
Paramos em Zaragoza, cidade linda mas não estava em nosso roteiro, visitaremos em outra ocasião.
  


Zaragoza – Catedral
    

Barcelona

Cidade fácil de dirigir, nos finais de semana você pode até criar uma faixa de estacionamento no meio da rua.....(risos)
Sentimos muita dificuldade de encontrar lugares para comer depois das 21h00.


Pontos Turísticos


Casa Milà
Também conhecida como La Pedrera (catalão para 'A Pedreira'), é um edifício desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí e construída entre os anos 1905 e 1907. Está situada no número 92 do Passeig de Gràcia (passeig é catalão para "promenade" ou "avenida") no bairro Eixample de Barcelona, Catalunha, Espanha. Foi construída para Roger Segimon de Milà. É parte do Patrimônio mundial da UNESCO, juntamente com outras obras de Antoni Gaudí.




 Casa Milà
   

Tibidabo 

É um enclave em redor de Barcelona único e incrível pelas vistas que nos mostra, é um monte de 515 metros de onde podemos ter uma vista maravilhosa da cidade de Barcelona. O Templo Expiatório do Sagrado Coração, o parque de diversões e as vistas são o principal patrimônio deste canto de Barcelona. No inverno leve roupa de frio, venta muita.




Templo Expiatório do Sagrado Coração
        


Vista de Barcelona
    

Parque Güell

O Parque Güell faz parte do sítio Obras de Antoni Gaudí, Patrimônio Mundial da UNESCO.








  
Parque Güell
    


Museu D'Art de Catalunya
Foto thetourexpert.eu
     


Estadi Olímpic
O Estádio Olímpico Lluís Companys (em catalão: Estadi Olimpic Lluis Companys, também conhecido como Estadi Olimpic de Montjuic) é um estádio localizado em Barcelona, Catalunha, Espanha. Originalmente construído para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929, foi reconstruído em 1989 para os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.




Totem do Estádio Olímpico Montjuic
                      


 Estádio Olímpico Montjuic
   


 Torre de Telecomunicações Montjuic – projeto de Santiago Calatrava
    

Dia 28/12/09

Futbol Club Barcelona
Os torcedores do clube são conhecidos como culers (ou culés, em espanhol). Em 2010, uma pesquisa realizada pela empresa alemã Sport+Markt concluiu que a torcida do Barcelona é a maior da Europa, contando com cerca de 57,8 milhões de pessoas. O Barcelona foi o primeiro clube espanhol a ganhar na mesma temporada o triplete, composto da Liga dos Campeões da Copa do Rei e de La Liga. O Barcelona é uma das marcas mais conhecidas do planeta.

La Sagrada Família

O Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico da cidade catalã de Barcelona, desenhado pelo arquiteto catalão Anotoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Financiado unicamente por contribuições privadas, o projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí. Em 2010 finalizaram as obras no interior e foi reaberta ao culto e visitas.




Vista da Sagrada Família – Gaudí
    


   Sagrada Família



  Sagrada Família
  

Porto de Barcelona

O porto de Barcelona converteu-se nos últimos anos no mais importante do Mediterrâneo em tonelagem de mercadorias e contentores. Ótima opção para final de tarde, vários bares e restaurantes.




Rambla de Santa Monica
    

Magic fountain

"Show das águas", por volta da 18h00, vale a pena ver, é muito bonito.




Show das Águas
    

L'Aquàrium 

O L’Aquàrium vale a visita pela a imensa quantidade de espécies que podem ser avistadas por lá e pelas diversas atividades que podem ser realizadas durante o passeio. O tour é bastante interessante e tem momentos memoráveis, como ver um cardume de peixes nadando a centímetros de distância dos visitantes, sem contar as dezenas de peixes clown, cavalos marinhos, arraias e muitos outros seres das profundezas, que podem ser vistos de muito, muito perto. Os mais corajosos também podem mergulhar com os tubarões, sem medo de virar a refeição.




L’Aquàrium
    

Dia 29/12/09

Rumo França – Paris
Optamos por devolver o carro no Aeroporto de Barcelona, motivos: as locadoras da Espanha não tem acordo de devolução de carros na França.

Embarcamos para Paris em uma companhia Low Cost, por 80 euros.

Desembarque, Aeroporto Paris - Charles De Gaulle

Retiramos nosso carro reservado no Brasil e fomos procurar nosso hotel reservado com um dia de antecedência.


Continuo nos próximos dias....

6 comentários:

Maria Lucia disse...

Oi Yeda
Nosssaaa!!! Parece até que vc adivinhou ou não?!?!
Este ano no meu niver de casamento ( Ja se vão 35 anos) vamos para Espanha. Ia te escrever esta semana para perguntar sobre isto!!!!
Veio na horinha certa!
Obrigado
Um Beijo grande
Maria Lucia

Miriam T disse...

Muito legal.
quem não gosta de avião como meu genro vai adorar!
Miriam

Marisa M disse...

Obrigada Yeda,continue mandando.Abraço,Marisa

Malu disse...

Bom dia.
Yeda adorei as dicas,só preciso de férias.!!!
Beijos.
Malu/Alcaçuz Mario Ferraz

Anônimo disse...

olá!
Gostei do blog. Estive em Barcelona em 2010 e me apaixonei pela cidade.
A foto que você legenda como Castelo Montjuic é na verdade o Museu D´Art da Catalunya, que aliás é ótimo e vale uma visita.

Anônimo disse...

Olá Yeda.

Poderia me passar o roteiro completo?

Estou planejando minha lua de mel na Europa e seu roteiro me pareceu interessante.

Obrigado,
Alexandre.