terça-feira, 24 de maio de 2011

Continuando nossa viagem de carro pela Europa

01/01/2011


Continuando a viagem de carro pela Europa, através do diário do leitor Claudinei Quaresma, essa semana vamos visitar Bruxelas.


310 km entre Paris e Bruxelas, 3h10 minutos de estrada.

Estrada perfeita! Aproveito e respondo algumas dúvidas sobre fronteiras entre os países da Europa, o policiamento e os pedágios. Deixei para fazer esse comentário depois da travessia da primeira fronteira França com Bélgica. Na maioria dos Países europeus, não existem postos de fronteira de entrada e saída; você sabe que está trocando de País, porque há uma placa simples indicando que entrou em outro País. Isto é possível graças ao Tratado de Schengen, que permite a livre circulação de pessoas entre os países europeus, que assinaram esse acordo. Alguns países que visitei fazem parte do acordo, como a Bélgica e a França. Quando não fizerem parte do tratado, lembrarei de avisá-los.

Policiamento
Diferentemente do Brasil não existe policia rodoviária, observei somente policiamento de polícias militares de cidades próximas. Uso sempre o critério: respeite as regras da estrada e ninguém vai perturbar sua viagem.

Pedágio
São inúmeros tipos de guichês e possuem funções diversas. Reconhecer os guichês destinados aos carros é relativamente fácil. Em seguida é necessário escolher o guichê de acordo com a forma de pagamento: cartão de crédito, passes especiais ou pagamento em dinheiro. Os símbolos são visíveis também. Escolham sempre um símbolo reconhecível de cartão de crédito (bandeira mastercard e visa são mais usadas por Brasileiros), senão podem cair em filas para aqueles que possuem passes especiais como o Via fácil do Brasil.Para aqueles que escolhem pagar em dinheiro, é interessante saber, que irão encontrar as modalidades abaixo:– guichê com um atendente e uma pequena tela perto da janela do guichê, informando o preço do pedágio a ser pago;– um cesto dentro do qual as pessoas jogam as moedas (geralmente automatizado e usado em pedágios baratos). Nesta hora é melhor ter o valor correto preparado nas mãos. Os carros passam lentamente, quase sem parar, você não vai querer passar esta vergonha de parar o trânsito... rs– em alguns países você receberá na entrada da auto-estrada um ticket no guichê do pedágio e pagará pelos kms rodados quando sair da mesma. (Pedágio honesto, você pagará pelos kms. que usou da estrada, diferentemente do Brasil).
Vamos ao roteiro:LeuvenFicamos hospedados em Leuven (Cidade da Cerveja Stella Artois) também para conhecer a cervejaria Stella Artois, mas como era dia 1º de janeiro, estava fechada. Assim mesmo degustamos o chopp em bares da cidade, muito bom...


   Cervejaria Stella Artois


  Prefeitura Leuven

Bruxelas
Então fomos conhecer Bruxelas, a 30km de Leuven.Bruxelas... Hum adorei esta cidade! Dirigir em Bruxelas é como dirigir em Paris, sem os problemas de lá, estacionar é muito fácil.

Manneken-Pis Fountain 
Saindo da Grand Place pela Rue de L'Étuve Stoof siga até a esquina com a Rue du Chêne Eikstraat para achar o Manneken-Pis Fountain, o garoto mijão mais famoso do mundo. Essa pequena estátua de bronze, de 1.619, roubada (várias vezes), destruída e reconstruída, de um menino fazendo xixi é, de fato, o símbolo de Bruxelas. Existem várias lendas a seu respeito. Uma diz que um pai carregava seu filho numa cesta de frutas e o colocou sobre uma árvore quando foi chamado a participar de uma batalha próxima de onde ele estava. O menino começou a mijar nos inimigos, assustando-os e fazendo papai e os aliados vitoriosos. Outra, conta a história de um garotinho que apagou uma bomba fazendo ingenuamente o seu pipi. Uma terceira fala de um prefeito que prometeu construir uma estátua na posição em que seu filho perdido fosse encontrado; e por aí vai... Se você tiver sorte, poderá ver o menino arrumado com uma de suas diferentes roupas. Sim, é verdade, ele tem um guarda-roupa maior que o seu, sendo vestido, conforme a ocasião, de samurai a Papai Noel ou dançarino da Geórgia.



 Manekin Pis
  

Algumas ruas de Bruxelas


 Avenida centro Bruxelas
  

 Rua de Pedestres
  

 Rua do centro velho de Bruxelas
  

Cathédrale St Michel et Ste Gudule
Catedral de Bruxelas foi erguida no século IX em homenagem a São Michel, no centro de Bruxelas. Dois séculos mais tarde, as relíquias de Santa Gudule foram transladadas ao templo e seu nome, modificado. O que se poder ver agora, em realidade, data do século XII, quando foi reconstruída. Foram necessários 300 anos para o fim das obras.


Vista da Catedral de Bruxelas
   

Grand-Place
A Grand-Place de Bruxelas (flamengo: Grote Markt; português: Praça Grande) é a praça central de Bruxelas. Nela ficam alguns dos edifícios públicos mais importantes de Bruxelas: a Prefeitura, ou Hôtel de Ville, do século 15 e quase da mesma época, a Casa do Rei, ou “Maison du Roi”. Alguns autores, entre os quais Victor Hugo, consideraram a Grand Place como a mais bela praça do mundo. Desde 1998 é Patrimônio Mundial da Humanidades pela Unesco.


Vista da Grand Place
   

Coisas que acontecem em uma cidade linda e que não entendo... Pode-se fazer xixi na rua com a placa indicando.

Placa indicando onde fazer xixi
   

02/01/2010 Bruxelas

Atomium
O Atomium foi construído em 1958 em Bruxelas para a importante Exposição Internacional daquele ano, a primeira grande exposição mundial depois da Segunda Grande Guerra. É interessante lembrar que a outra grande feira mundial em Paris, que se deu antes desta, foi em 1889, quando construíram a Torre Eiffel. Com 103 metros de altura, o Atomium, como o nome sugere, representa um átomo de ferro, ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices. As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. As três esferas, às quais só se tem acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança.


   Atomium

  
 Atomium
  


Vista da cidade do Atomium
   

Próxima semana... Holanda.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tour Arquitetura de São Paulo

Fizemos esta semana um tour por São Paulo, voltado para a Arquitetura Contemporânea da cidade, que recomendamos vivamente.


 MUBE
   

Começamos pelo MUBE, inaugurado em 1995, com uma exposição de Victor Brecheret. O belo projeto é de Paulo Mendes da Rocha, discípulo de Vilanova Artigas, e o paisagismo, de Burle Marx. O Museu Brasileiro da Escultura não se assemelha a um museu convencional; o que chama a atenção quando você olha pela primeira vez, é a grande viga, as caixas de concreto e o conjunto da obra, que se mostra em diferentes fachadas e planos, em meio ao jardim e as ruas do Jardim Europa, como um pequeno parque.

Nossa próxima parada foi a Casa de Vidro no Morumbi, projeto da arquiteta nascida na Itália em 1914, Lina Bo Bardi e, desde 1990, sede do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi. A casa, construída em 1951, para ser a residência do casal, é espetacular. Em seu 60o aniversário, a antiga residência do casal Bardi, foi tombada pelo CONDEPHAAT e é patrimônio histórico desde 1987. Lina foi uma mulher e profissional arrojada, muito a frente de seu tempo. A caixa de vidro, suspensa por pilotis metálicos, parece querer fundir-se com a natureza. Assim como no projeto do MUBE, o inovador era manter tanto a construção quanto o ser humano em contato com a natureza, com o exterior.


Casa de Vidro do Morumbi – Lina Bo Bardi
    

A arquitetura externa dos anos 50 era extremamente de vanguarda e, dentro da casa, também podemos perceber como Lina era uma mulher moderna para sua época! O piso é todo em vidrotil azul claro, na cozinha ela já tinha uma lava-louças elétrica, um incinerador para lixo, pias com tampo e cubas em aço inoxidável, quebrador de gelo, entre outras modernidades impensáveis nos anos 50!!! Além de tudo isso, a maior parte do mobiliário foi desenhado por ela: é super bonito e muito prático. O acervo do Instituto compõe-se de peças que representam diferentes épocas e tendências, todas pertencentes a residência do casal e muito bem integradas.



Casa de Vidro – Living
    

O próximo projeto visitado foi o edifício da FAU – USP, na Cidade Universitária, para conhecer um pouco a obra de Vilanova Artigas, importante arquiteto brasileiro do século 20. Contemporâneo de Lina, nasceu em Curitiba em 1915, mas sua atuação e legado se destacaram na cidade de São Paulo. Formou-se arquiteto pela Escola Politécnica da USP em 1937, depois de ter frequentado o curso de desenho artístico da Escola de Belas Artes, onde conviveu com artistas do Grupo Santa Helena, como Volpi, Bonadei e Rebolo. No início de sua carreira Artigas é fortemente influenciado pelo arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright (1867-1959) e hoje, é considerado como o arquiteto fundador da “escola paulista” de arquitetura moderna.


FAU USP – Vilanova Artigas
   

A proposta principal do projeto arquitetônico da FAU é transmitir uma idéia de continuidade espacial, tanto interna, quanto com o exterior do edifício, que pode ser apreciada no grande vazio central e no acesso livre, sem portas. Os seis pavimentos, ligados por rampas largas e de inclinação suave, dão a sensação de um só espaço fisicamente interligado. As raras divisões utilizadas para separá-lo marcam apenas as diferenças de uso e função.



   FAU USP

Loja Garoa
Nos Jardins, esquina da Oscar Freire com a Melo Alves está a Loja Garoa. A loja da grife paulistana é um projeto do escritório de arquitetura UNA, jovens discípulos de Paulo Mendes da Rocha. Fundado em 1996, o UNA, é uma associação de arquitetos formados pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.



Projeto Escritório UNA – Loja Garoa
    

UNIQUE de Ruy Ohtake
O arquiteto Ruy Ohtake, de 1938, também teve como formação a FAU – USP.
Comentário feito por ele, em uma entrevista dada, há alguns anos, que define o que pensa de seu próprio traçado: “Já reparou nos dois pilares de 25 metros de altura cada um que ajudam a sustentar a estrutura de 100 metros de comprimento do Hotel Unique, no Jardim Paulista? Com apenas 3 centímetros de espessura na base, eles parecem folhas, de tão finos”.



Hotel Unique – Ruy Ohtake
    

 Toda essa tarde de arquitetura brasileira foi preparada por um expert em São Paulo, Diogo de Oliveira, do escritório SP Bureau, especializado em roteiros sob medida na cidade, ou seja, de Monumentos históricos, à arquitetura moderna , à arte de rua, moda, esportes, de acordo com o interesse do cliente.

Diogo, antropólogo por formação, com experiência em viagens e estudos no exterior, disse:
Normalmente nossos roteiros de arquitetura dão conta da escola paulista de arquitetura (1930 aos dias de hoje), cobrindo de Niemeyer a Paulo Mendes da Rocha, passando por escritórios mais contemporâneos (Triptyque, MMBB entre outros).

Diogo de Oliveira
Roteiros sob medida - Tailored Tours
(+55 11) 31043577 / 24h  82598317 / 78819894 ID 86*23881

Diogo, é super simpático, educado, profundo conhecedor de nossa cidade e, com seu jeito de falar manso, nos faz viajar no tempo através da arquitetura da cidade.

Bom tour!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Europa de carro

Diário de Viagem abre a partir de hoje um espaço para seus leitores colocarem suas experiências de viagem. Essa semana estamos começando pelo nosso querido amigo e assíduo leitor Claudinei Quaresma, que fez uma viagem incrível de carro por toda Europa. Aproveitem!


Europa de Carro

Como conhecer de carro onze Países, inclusive o Vaticano, com apenas um trecho de avião.
Dicas necessárias:
– Carteira de motorista Nacional válida
– Carteira de motorista internacional pois alguns países podem pedir, custo em torno de R$ 200,00, pode ser solicitada em qualquer despachante.
– Verifique as regras locais de trânsito, pois cada país tem a sua. Na Alemanha as autobahns não têm limite de velocidade, já na Suíça é necessário um selo de pedágio para trafegar em suas estradas.


Dicas de locação

– Cada país tem um tratado próprio sobre permissões e proibições para locações. Alguns exemplos: carros alugados na Espanha não podem ser entregues na França; nenhuma locadora na França permite alugar carros de determinada categoria, como Mercedes Benz para devolução na Itália, um Volvo já é possível.
– Faça a reserva do carro no Brasil, os preços são melhores.
– Opte por seguro total pagando o seguro adicional.
– Opção: alguns cartões de crédito cobrem o seguro de locação, dispensando o custo de seguro na locadora.
– Opte por KM Livre.
– Escolha carros a Diesel, funcionam melhor no inverno e são mas econômicos.
– Compre um bom GPS: basta agregar o mapa na parte da Europa a visitar e criar seu roteiro personalizado. Sugiro o GPS da marca Tom Tom, vendido no Brasil, usei e funcionou em todos os Países visitados.

Principio básico não saia pelo mesmo país que entrou. Ex. entre pela Espanha e saia pela Itália.

Escolha com antecedência os pontos turísticos de cada cidade que deseje visitar, endereçando cada ponto, minimiza a perda de tempo durante os passeios.


Hotéis

Eu reservei os hotéis com somente um dia de antecedência (via notebook- internet): dá mais liberdade para ficar o tempo que quiser em cada país, ou na cidade que está sendo visitada.

Iniciando a viagem dentro da Europa

Data do Inicio 24/12/09 Entrada por Madrid
Data do Retorno 18/01/10 Saída por Milan


24/12/09

Retiramos o carro reservado no Aeroporto Barajas de Madrid.
O primeiro hotel foi reservado no Brasil: para evitar problemas na imigração é sempre melhor já ter a reserva.

Ops! Na Espanha não tem frentista de posto como no Brasil, você mesmo tem que descer do carro, abastecer e pagar na loja de conveniência (cuidado para não colocar combustível errado).


Véspera de Natal, pequena decepção: São Paulo é mais animada e decorada para as  festividades, mas vamos aos pontos turísticos e dicas.


Dirigir em Madrid é muito fácil, os motoristas são muito educados.

Como estacionar? Há vários estacionamentos públicos, pagos por minutos usados, baratos e de fácil acesso, com saídas para os pontos turísticos.




Palácio Real de Madrid
    


  Palácio Real de Madrid
  

Plaza de Toros

A arena (em espanhol, Plaza de Toros) de Las Ventas é a de maior prestígio em todo o mundo, devendo grande parte de sua popularidade às faenas (touradas), que se realizam em Madrid durante a Feria de San Isidro. Desde 1951, também conta com um Museu Taurino, no qual ficam expostos os objetos e acessórios relacionados ao mundo das touradas.




  Plaza de Toros de Madrid
  


 Camarote do Rei da Espanha
   


 Entrada da Plaza de Toros de Madrid
   
 Plaza de Toros de las Ventas

   

Plaza Maior

A história da Plaza Mayor de Madrid remonta ao século XV, quando a zona se transformou no principal mercado localizado fora dos muros da vila medieval. Com o estabelecimento da corte em Madrid, a partir de 1561, a popularidade e atividade comercial da praça cresceram rapidamente.




Plaza Mayor
    

Puerta del Sol

É neste local que se encontra o quilometro zero das estradas espanholas, e também o relógio que faz tradicionalmente a contagem regressiva para a entrada do ano novo, todo 31 de dezembro.




Puerta Del Sol
    

Parque Del Retiro

O Parque do Retiro de Madrid ou os Jardins do Bom Retiro é um parque da cidade de Madrid. Foi criado entre 1630 e 1640 e tem uma área de 118 hectares.


 Monumento a Afonso XII
   

Dia 25/12/09

Natal, tudo na cidade estava fechado, resolvemos conhecer uma cidade vizinha, Segóvia a 95 km do centro de Madrid, uma hora de estrada.


Segóvia

A cidade de Segóvia se caracteriza por sua espetacular localização, tendo sido erguida sobre uma saliência rochosa rodeada pelos rios Eresma e Clamores, parece um navio de guerra atravessando o mar de Castela. Declarada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.




Entrando em Segóvia
    


 Segóvia – Centro Histórico
  


  Muralha de Segóvia
  



   Catedral de Segóvia


Tour Estádio Santiago Bernabéu

Não sou fã de futebol, mas estava com um amigo que adorava e acabei entrado em alguns estádios consagrados mundialmente.
Santiago Bernabéu Yeste, mais conhecido como Santiago Bernabéu, foi um soldado, futebolista e empresário espanhol. Jogou como futebolista a carreira toda pelo Real Madrid. Depois, tornou-se presidente do clube, sendo considerado o maior da História do time. Também foi soldado pelos fascistas na Guerra Civil Espanhola.




 Estádio Santiago Bernabéu
   


Atlético de Madrid – principal adversário do Real Madrid na capital espanhola
     

Dia 27/12/09

Estrada sentido Barcelona 620kms, 6h30 de viagem.
Paramos em Zaragoza, cidade linda mas não estava em nosso roteiro, visitaremos em outra ocasião.
  


Zaragoza – Catedral
    

Barcelona

Cidade fácil de dirigir, nos finais de semana você pode até criar uma faixa de estacionamento no meio da rua.....(risos)
Sentimos muita dificuldade de encontrar lugares para comer depois das 21h00.


Pontos Turísticos


Casa Milà
Também conhecida como La Pedrera (catalão para 'A Pedreira'), é um edifício desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí e construída entre os anos 1905 e 1907. Está situada no número 92 do Passeig de Gràcia (passeig é catalão para "promenade" ou "avenida") no bairro Eixample de Barcelona, Catalunha, Espanha. Foi construída para Roger Segimon de Milà. É parte do Patrimônio mundial da UNESCO, juntamente com outras obras de Antoni Gaudí.




 Casa Milà
   

Tibidabo 

É um enclave em redor de Barcelona único e incrível pelas vistas que nos mostra, é um monte de 515 metros de onde podemos ter uma vista maravilhosa da cidade de Barcelona. O Templo Expiatório do Sagrado Coração, o parque de diversões e as vistas são o principal patrimônio deste canto de Barcelona. No inverno leve roupa de frio, venta muita.




Templo Expiatório do Sagrado Coração
        


Vista de Barcelona
    

Parque Güell

O Parque Güell faz parte do sítio Obras de Antoni Gaudí, Patrimônio Mundial da UNESCO.








  
Parque Güell
    


Museu D'Art de Catalunya
Foto thetourexpert.eu
     


Estadi Olímpic
O Estádio Olímpico Lluís Companys (em catalão: Estadi Olimpic Lluis Companys, também conhecido como Estadi Olimpic de Montjuic) é um estádio localizado em Barcelona, Catalunha, Espanha. Originalmente construído para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929, foi reconstruído em 1989 para os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.




Totem do Estádio Olímpico Montjuic
                      


 Estádio Olímpico Montjuic
   


 Torre de Telecomunicações Montjuic – projeto de Santiago Calatrava
    

Dia 28/12/09

Futbol Club Barcelona
Os torcedores do clube são conhecidos como culers (ou culés, em espanhol). Em 2010, uma pesquisa realizada pela empresa alemã Sport+Markt concluiu que a torcida do Barcelona é a maior da Europa, contando com cerca de 57,8 milhões de pessoas. O Barcelona foi o primeiro clube espanhol a ganhar na mesma temporada o triplete, composto da Liga dos Campeões da Copa do Rei e de La Liga. O Barcelona é uma das marcas mais conhecidas do planeta.

La Sagrada Família

O Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico da cidade catalã de Barcelona, desenhado pelo arquiteto catalão Anotoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Financiado unicamente por contribuições privadas, o projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí. Em 2010 finalizaram as obras no interior e foi reaberta ao culto e visitas.




Vista da Sagrada Família – Gaudí
    


   Sagrada Família



  Sagrada Família
  

Porto de Barcelona

O porto de Barcelona converteu-se nos últimos anos no mais importante do Mediterrâneo em tonelagem de mercadorias e contentores. Ótima opção para final de tarde, vários bares e restaurantes.




Rambla de Santa Monica
    

Magic fountain

"Show das águas", por volta da 18h00, vale a pena ver, é muito bonito.




Show das Águas
    

L'Aquàrium 

O L’Aquàrium vale a visita pela a imensa quantidade de espécies que podem ser avistadas por lá e pelas diversas atividades que podem ser realizadas durante o passeio. O tour é bastante interessante e tem momentos memoráveis, como ver um cardume de peixes nadando a centímetros de distância dos visitantes, sem contar as dezenas de peixes clown, cavalos marinhos, arraias e muitos outros seres das profundezas, que podem ser vistos de muito, muito perto. Os mais corajosos também podem mergulhar com os tubarões, sem medo de virar a refeição.




L’Aquàrium
    

Dia 29/12/09

Rumo França – Paris
Optamos por devolver o carro no Aeroporto de Barcelona, motivos: as locadoras da Espanha não tem acordo de devolução de carros na França.

Embarcamos para Paris em uma companhia Low Cost, por 80 euros.

Desembarque, Aeroporto Paris - Charles De Gaulle

Retiramos nosso carro reservado no Brasil e fomos procurar nosso hotel reservado com um dia de antecedência.


Continuo nos próximos dias....