quarta-feira, 13 de julho de 2011

Viagem Provence-Bourgogne

Viagem de um grupo de16 amigas para comemorar uma data especial!

O tour escolhido foi viajar de navio subindo o rio Rhône desde Arles, na região da Provence, até Châlon sur Saône, na Bourgogne. Não foi uma escolha qualquer; o ambiente de um navio permite maiores chances das amigas se reunirem e colocarem os assuntos em dia.



Primeiro dia


Em Marseille éramos apenas três, a quarta encontramos no hotel e, assim por diante, até as duas últimas que encontramos no navio Rive Royale. Fizemos o tour de trem pela Vieille Marseille e para Nôtre Dame de la Garde, num dia ensolarado e de céu muito azul. Jantamos no restaurante Miramar, 12, Quai Du Port (Vieux Port)- uma bouillabaisse maravilhosa, que é o prato típico da região!
 



Fortaleza If – Marseille

Segundo dia

Alugamos os carros, e lá fomos nós, de Marseille para para Aix en Provence, uma farra!!. Ficamos no Hotel Aquabella. Passeamos por: Vieille Aix na Rue Gaston de Saporta; visitamos a Cathédrale St- Sauveur, que é muito bonita, na Place des Martyrs-de-la-Résistance; fomos ao incrível Musée des Tapisseries, na Place de l’Hotel de Ville; Tour de l’Horloge, Rue du Marechal Foch, Place Richelme, onde tem uma feirinha imperdível; Place d’Albertas, ver uma fonte muito bonita no centro; Rue Espariat, Place St Honoré – onde tem outra fonte no centro; a Cours Mirabeau, avenida mais famosa arborizada com plátanos, linda com muitas fontes; Hôtels Particuliers com balcões esculpidos, restaurantes, Café Des Deux Garçons. Não perca a oportunidade de visitar o Atelier de Cézanne e o Musée Granet onde tem Cézannes lindíssimos! 


Em Aix, nosso grupo já contava com 8 amigas.
 



Aix en Provence – Cours Mirabeau

Almoçamos numa crêperie na Place des Augustins. No fim da tarde chegaram mais duas amigas e ogrupo já tinha 10 mulheres!!!!!!!!!!!

Jantamos no Bistrot Romain, na Cours Mirabeau, chegamos lá caminhando. O restaurante é bonito, tradicional, sem excessos: Foie gras e risoto, champagne e vinho para acompanhar. E que doces!!!


Segundo dia


Deixamos Aix en Provence bem cedo, em três carros rumo a cidade medieval de Les Baux de Provence. Nosso intuito era no caminho, chegarmos a tempo para o único tour do dia, na histórica Abbaye de Sénanque. A abadia é de monges beneditinos cistercienses, e a visita pelo seu interior foi muito interessante. Salões enormes, pé direito muito alto, dava para imaginar o frio o que não passavam durante os invernos. Infelizmente, o jardim da abadia, área toda de plantação de lavanda, ainda não estava florido.
 



Abbaye de Sénanque

Ainda no caminho para Baux paramos no Musée de La Lavande (em Coustellet, Maubec) onde assistimos o processamento da lavanda, desde a colheita até o óleo essencial. Depois a jovem francesinha que nos servia de guia, nos levou até a loja do pequeno museu, onde pudemos nos fartar de produtos a base de lavanda: cremes, óleo, colônia, sachés, etc

Não menos interessante, muito pelo contrário, foi voltar a visitar Gordes, outra cidade encarapitada no alto de um grande rochedo, pela qual me já me apaixonara na primeira visita em outubro do ano passado. Fomos andar sem rumo, que delícia, como férias fazem bem!!! e nos perdermos nas poucas lojinhas tão cheias de produtos locais, que enfeitiçaram a todas nós. Depois de mais compras, como diz Yeda, “que ninguém é de ferro”, aí sim fomos para Baux.
 



Baux




Ruínas Baux

Em Baux de Provence, ficamos no Hotel Benvegudo Bastide.Visitamos o Castelo, localizado no coração da Provence, ocupando a famosa vila de Baux de Provence. É uma antiga fortaleza medieval no alto de uma montanha rochosa. Aliás, o nome do vilarejo é uma alusão ao material rochoso da montanha: o minério bauxita. A vista que se tem do castelo sobre o planalto é maravilhosa: vinhas e olivais que se estendem até o mar e que fascinaram e serviram de inspiração para pintores como Cézanne e Van Gogh.

Nosso almoço foi ao ar livre, no pátio de um restaurante simpático, abrigadas do sol forte pelas árvores do local.

Depois de uma tarde de sol, antiguidades e belezas naturais em Baux rumamos para a pequena St Rémy de Provence, ainda na foz do rio Rhône. Visitamos uma Foire des Vignerons, onde os vinicultores locais levam seu produto para vender numa feira de rua e também servem comidinhas para acompanhar os vinhos, que delícia!!
 



Feirinha St. Rémy

Em seguida passamos pela Maîrie, na casa onde dizem ter nascido Nostradamus, em 14 de dezembro de 1503, e conhecemos a Église St. Martin. Depois de muitas igrejas visitadas na Europa, essa foi a primeira delas em que não há ainda sinal de restauração.

Depois de mais umas comprinhas de artesanato local, paramos para jantar no restaurante do hotel Auberge de La Reine Jeanne. O hotel dá para um pátio interno, cheio de mesas. Foi uma delícia, pois chegamos ainda com a luz da tarde e quando saímos para voltarmos ao hotel já era noite fechada. Comemos muito bem e conversamos bastante. Foie gras, champagne e doces deliciosos!!!!


Terceiro Dia


Deixamos Baux de Provence depois do café. As dez amigas em três carros partiram cedo rumo a uma visita nostálgica ao Moulin de Daudet (Alphonse Daudet, escritor), uma vez que tínhamos em comum o fato de termos lido esse livro em nosso tempo de colégio.
 



Moulin Alphonse Daudet

Tendo concretizado o livro lido nos tempos de escola, com a visita ao Moinho, que ainda estava em nosso imaginário, rumamos para Arles, onde deveríamos entregar os carros alugados até às 12 horas. Foi tudo muito fácil, pois o pequeno porto fluvial é ao lado da Gare e do pátio das locadoras. 

Nessa altura já estávamos as 16 todas reunidas:  A sensação era “ sexy sixties!!!!! Foi bom demais!!
Walking tour em Arles: Arènes, Théatre Antique, Place de la République (Hôtel de Ville, Église St Trophime ), Place du Forum (estátua do Mistral), Espace Van Gogh. Almoçamos na Place du Fórum. 


Fizemos o check-in no navio boutique RIVER ROYAL, para um cruzeiro de tirar o fôlego! É um  navio pequeno para somente 130 passageiros, muito simpático e com inúmeras facilidades tipo: bicicletas que você pode pedir para passear quando o navio para em alguma cidadezinha, sala de fitness, sauna, jaccuzzi, massagem, boutique e uma simpática biblioteca. Roupa de cama 800 fios bordada com monograma, produtos l’Occitanne. Todas as cabines têm vista para o rio ou para as margens.
 



Navio River Royal

Oferecem, além das três refeições com vinho incluído, early breakfast, café expresso com docinhos, chá da tarde com sandwiches e doces. A comida é gourmet e muito, mas muito boa, com uma boa carta de vinhos.
Em 2009 ganhou o prêmio de Best Smalll Ships da Condé Nast!


Está incluído um tour diário com guia e no final do dia, uma palestra com explicações dos passeios do dia seguinte, e depois do jantar música ao vivo para dançar!! Realmente, não precisamos de mais nada!


Além desse tour que fizemos pelo rio Rhône com o River Royale existe o tour Grande France, de Paris até Arles, por 15 dias.

Éramos 102 passageiros. Antes do jantar, no bar, tivemos o drink de boas vindas do comandante quando apresentaram toda a tripulação que era francesa e as pessoas que trabalhavam a bordo (a maioria do leste europeu) e deram as explicações necessárias para que a viagem fosse um sucesso! 


Jantamos no navio e muita dança!!


Quarto dia


Chegamos em Avignon e fizemos um walking tour por Avignon: Hôtel de Ville, Rocher des Doms (jardim e belvedere), Église St. Pierre, Sinagoga, Les Halles, visita ao Palácio dos Papas na Place du Palais. Ir a Avignon e não visitar a Pont d’Avignon seria impensável. Lá fomos todas para mais um momento divertido: Pont St Bénézet – “Sur le Pont d’Avignon, on y danse, on y danse”....
 



Avignon

O almoço foi na Place de l’Horloge.
A noite do Wellcome dinner do Capitão e, muita dança!!
 


Quinto dia

Paramos em Viviers, minúscula cidade medieval murada, entre as montanhas e o rio Rhône, onde fizemos um walking tour, com o famoso vento Mistral, praticamente nos carregando!!!!!! Assistimos a um rápido, mas incrível concerto de órgão na menor catedral da França: Cathédrale St. Vincent, no alto de Viviers. Vale muito a pena o passeio, Viviers é realmente linda: tem 130 habitantes mas como tem uma catedral, sede do Arcebispado da região, tem satatus de cidade.
 



Viviers - Torre Catedral




Telhados de Viviers

Jantamos no navio e ouvimos uma pianista de jazz ótima!
 


Sexto dia

Chegamos à Tain l’Hermitage e Tournon, duas cidades irmãs também a beira do Rhône, cercadas pelos vinhedos. Para quem gosta de vinho e chocolate, esse é o lugar! Walking tour por Tournon e degustação de vinhos em Tain l’Hermitage.
 



Château Tournon

À tarde aula de cozinha com o chef do River Royale: crêpes suzettes!! 

Depois do jantar, fizemos um passeio noturno a pé por Tain l’Hermitage, travessia da ponte de madeira Marc Seguin e caminhada em Tournon. Na volta jogo de quiz.
 


Sétimo dia

Chegamos em Lyon e fizemos um tour de ônibus: Notre Dame de Forvière, Trompe l’oeil na parede de um edifício antigo e um tour a pé: Vieux Lyon, Cathédrale St Jean, Les Traboules (incríveis passagens internas dentro dos edifícios para ligar as ruas),
 



Traboule na Vieux Lyon

Place Belle Cour, onde almoçamos no restaurante Prêt à Porter de Paul Bocuse, Brasserie Le Sud. Continuamos nosso tour pelas ruas da parte velha da cidade: rue Victor Hugo (pedestre, comercial), visitamos o Musée Historique des Tissus e o Musée des Arts Décoratifs, o Théâtre des Célestins e a Place des Jacobins.
 



Jantar de despedida do River Royal

Jantar de despedida do capitão com muita dança.
 

Oitavo dia

Em Chalon sur Saône já na Bourgogne, pegamos um ônibus e fomos até Beaune fazer o tour do dia, muito interessante, vimos: Les Hospices de Beaune, Hôtel-Dieu, Place de La Halle (mercado) e Place Carnot (feirinha), rue Carnot, Beffroy (torre), Collégiale Notre Dame (igreja), Hôtel de Ville, tudo acompanhado, como todos os dias, pela guia do navio.
 



Telhados de Beaune




Beaune

Voltamos de trem para Châlon sur Saône: caminhada pela praça do Hôtel de Ville e Église St Pierre.
À noite bolo e parabéns para as 16 “sexy sixties” ao final do jantar e depois uma bela caminhada noturna por Châlon sur Saône, antes do farewell danse!!
 


Nono dia

Check out do River Royale!! 


Pegamos o tranfer de manhã em Châlon sur Saône e fomos para a Gare de Lyon; uma criação maravilhosa de Santiago Calatrava. Não se esqueça de admirar a bela estação!
 



Gare de Lyon por S. Calatrava

Happy End de uma viagem de sonhos!!


Uma pensamento do famoso escritor de Lyon, St. Exupéry para terminar:


"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos".

26 comentários:

Anônimo disse...

parabens a todas nós!Personagens,jornalistas, fotógrafas,dançarinas,sexy sixties!bjs Paty

Vera T disse...

Adoraria poder estar junto!!!! Delícia !!! Sdades !! Bjussss
Vera T

Bebel disse...

Que delicia de passeio e boas experiências.
Não conhecia o passeio deste barco.
Obrigada e parabéns a todas as 16 amigas.

Bebel

Mara Amália S disse...

ADOREI!!! MUITO BOM FAZER ESTA VIAGEM COM VCS "SIXTIES"!!!
BJOS

Maria Amália S.

Maria Oracilda V disse...

YEDA: QUE VIAGEM MARAVILHOSA!!!!! OBRIGADO
Maria Oracilda V

Alice Carta disse...

Viagem ótima, quando fizerem outra ,não para Provence, e tiver lugar me avise,bjs
Alice Carta

Cecilia M disse...

Yeda querida, babo com seus relatos de viagem. Se algum dia você for fazer um grupo, me avise eu adoro fazer turismo !!! Super beijo,
Cecilia M.

Cristina K. disse...

OI Virginia,
Adorei te ver, tanto no domingo quanto hoje pelo e-mail!
Bela Viagem.
Beijos
Cristina K.

Cristina P disse...

Querida ViVi,
Que delícia esse relato da nossa viagem... Viajei de novo!!!!!!!!
Realmente recordar é viver novamente e, no nosso caso, com um sabor muito especial.
Obrigada também a Paty por sua participação.
Um grande beijo,
Cristina

Beatriz S L disse...

PARABENS!
Amei!!!!!!!!
Virgínia e Paty, vcs conseguiram uma maravilha! Foi ótima idéia e execução fantástica.
E nós todas coadjuvantes estamos tb de parabéns.
De novo, nós tivemos o privilégio dessa viagem com a companhia de amigas/colegas queridas de mto tempo.
Bjs e saudades de tds,
Beatriz

Rosalia disse...

Vivi, Paty, que beleza de trabalho ! Vou imprimir e guardar de recordação, junto com todas as fotos. Tenho o maior orgulho de ser parte deste grupo.
Bjs,
Rosalia

Sandra L disse...

Xu ,Paty ,
Adorei!!!!
Dá saudades né?
Ficou o máximo,uma super lembrança!

Bjoss da Sandra

Cecília B disse...

Virginia, simplesmente o máximo!!!! Ficou mto bom. Muito obrigada a todas que participaram. Bjs., Cecilia

Paty G disse...

Vivi
Adorei, o resultado foi ótimo! Principalmente, porque fazemos parte dessa história! Como personagens principais, com começo, meio e final feliz!!!
Obrigada, meninas, sexy sixties,pela companhia, e sobretudo pela alegria transbordante. As fotos não nos deixam mentir...E isso, é tudo de bom!!!
À bientôt!!!
Beijos
Paty

Lydia disse...

Virginia, ficou MUITO bom, ADOREI!!!
Como vcs já disseram, foi viajar de novo, lembrar detalhes daqueles dias tão gostosos!
Parabéns, bj gde,
Lydia

Susana W L disse...

Queridas,

Ficou lindo, fui lendo e revivendo a viagem, adorei.
Parabens Vivi e Paty!
Bjs a todas,
Susana

Lina F disse...

Virgínia,

Última a ler, última a elogiar mas, certamente, não a última a gostar! Muitos outros, com certeza, vão acessar o blog e aproveitar as dicas. E, talvez, vislumbrar um pouco da alegria que vivemos!

Beijo,

Lina

Marina V disse...

Virginia querida, e todas companheiras de viagem!
Realmente a Lina não foi a ultima a ler! Hoje que pude ler e me deliciar com os relatos!....
Gostei muito!!

Beijos a todas e até breve!
Marina

Neca disse...

Virginia

Super obrigada. Ficou o máximo!
Bjos

Neca

Clara W disse...

Vivi,
Nossa!!! Que lindo!
E que bom viajar de novo com tantas lembranças que já haviam me escapado!
Obrigada por este presente tão precioso e inesquecível!
Vc é uma linda!
bjs
Clarinha

Teresa G disse...

Vocês se superaram! Gostei muito.
bj

Teresa

Yara M disse...

Querida amiga de toda vida,
Ler o seu blog me fez lembrar de cada momento vivido nesta maravilhosa experiência que tivemos o privilégio de viver.
É mto bom poder recordar! Obrigada a vcs por exprimirem tão bem esses momentos tao mágicos,
Bjs e mto obrigada,
Yara

Mocinha disse...

Puxa Virgínia, tinha perdido o link no meio da confusão de e-mails. Com isso, tive o prazer de rever nossa viagem e de deliciar de novo com as lembranças. Felizes os que têm amigos de tão longa data com quem dividir a vida!!!
Bjs e obrigada
Mocinha

Yeda Saigh disse...

adorei!!!!!!!!!!!!!
nossa, que lindo!
dicas ótimas e fotos incríveis.
parabéns!
continue me enviando, por favor.
adorei ter vocês aqui em casa, voltem sempre!!
boa viagem
bjs
Ana Paula

Anaté Merger disse...

Meninas, que viagem deliciosa! Tao gostosa que gostaria de obter a autorizaçao para publicar no meu site o www.naprovence.com onde mostro as maravilhas dessa regiao que me acolheu com os braços abertos em 2004. Além de publicar informarçoes e serviços que prestamos na Provença também gostamos de publicar a opiniao dos leitores e de quem passou por aqui. Fico aguardando a sua visita. Um grande abraço e até breve!

Beth disse...

Nossa, que viagem linda!
Cheguei ao blog quando pesquisava sobre Baux-de-Provence e adorei as fotos e os relatos.
Vocês estão de parabéns pela amizade de tantos anos e pela escolha do passeio.
Pelos relatos, tudo saiu perfeito!
Eu estou indo em Maio/12 com meu marido numa viagem de sonhos... Estou caprichando no roteiro. Espero sentir a Provence como ela bem merece... com o coração aberto.
Beijos a todas voces!