quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Arte no Metrô


Essa semana vamos fazer mais um tour pela cidade de São Paulo e conhecer um novo projeto maravilhoso!  

Arte no Metrô é um projeto que começou há 34 anos visando dar oportunidade à  diversas camadas da sociedade de conhecer e apreciar o trabalho de artistas famosos, facilitando o contato da arte com o cotidiano da população. 

Fizemos esse tour com o nosso querido amigo Diogo de Oliveira, da SPBiro, nossa empresa parceira.




Segundo o site oficial do Metrô de São Paulo:

Quando a Estação Sé do Metrô de São Paulo foi inaugurada, há 34 anos, já com as primeiras obras de arte instaladas, surgiu o momento de colocar em prática uma ideia que vinha sendo trabalhada desde a fundação da Companhia, em 1968: transformar as estações do sistema em galerias de arte subterrâneas e aproximar o cidadão dessas manifestações culturais. Eram esculturas, como as de Alfredo Ceschiatti e Marcelo Nitsche; e murais, como os de Renina Katz, Cláudio Tozzi e Mário Gruber. Eles estão entre os primeiros artistas plásticos especializados em arte pública e esse pioneirismo despertou o interesse de pintores e escultores. Nascia, assim, o projeto "Arte no Metrô", formalizado em 1988, que passou a estabelecer critérios e organizar o acervo de obras de arte contemporânea do Metrô de São Paulo.

A intensa procura fez com que o Metrô instituísse, em 1990, a Comissão Consultiva de Arte, formada por representantes da Pinacoteca do Estado, do MASP, do MAM, do IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil, da ABPA – Associação Paulista de Belas Artes e por representantes das áreas de Marketing e Arquitetura do Metrô paulistano. A função desta comissão é a de assegurar um processo de seleção criterioso e consistente para a escolha de projetos de arte contemporânea, bem como sua adequação para ser instalada em espaço público do Metrô de São Paulo.

Com isso, o projeto aprimorou-se e permitiu aos usuários e à população em geral o contato com obras que geralmente só são encontradas em museus e galerias. A iniciativa fortaleceu a comunicação, revigorou o relacionamento e transmitiu mensagens educativas, uma vez que a plasticidade estimulou o respeito e a noção de conservação dos espaços coletivos.

Atualmente, o acervo do Metrô conta com 91 obras de arte em 37 estações, composta por painéis, murais, pinturas sobre tela, instalações e esculturas. São artistas renomados, como Aldemir Martins, Tomie Othake, Antonio Peticov, Denise Milan, entre outros.

A nova edição do livro "Arte no Metrô", concluído em agosto de 2012, mostra toda essa história, com o detalhamento de cada obra de arte. É uma rara oportunidade de contato com as mais variadas demonstrações artísticas. E uma constatação do quanto o Metrô preocupa-se em intensificar os canais de relacionamento, não só com seus usuários mas com toda a população da cidade de São Paulo.

Acesse o Livro Digital e conheça o acervo artístico do Metrô de São Paulo.

Vamos começar pela linha mais antiga que é a azul:

clique na imagem para ampliá-la
clique na imagem para ampliá-la
clique na imagem para ampliá-la

clique na imagem para ampliá-la



Conversamos com o diretor do Metrô que nos contou que o projeto deles é fazer toda a linha do trem ser acoplada e elevada ao nível do Metrô. Quando esse projeto estiver pronto São Paulo terá um dos melhores serviços do mundo em transporte público. 






6 comentários:

Susanna S disse...

Yeda, que delicia de programa. Beijos

Susanna S

Sandra Toledo disse...

Ficou o máximo!
Bjss Sandra

Sylvia Pinho disse...

Que barbara esta iniciativa do Metro. Eu não sabia e achei formidavel.
Pena que as fotos não possam ser abertas uma a uma com os respectivos nomes dos artistas.
Seria muito instrutivo. Poderia ser mostrado para alunos e pessoas em geral que se interessacem
mas não têm maneiras de conhecer-las.
Sylvia

May disse...

Nunca andei de metrô aqui em Sampa! Vou visitar, vale a pena! Beijos

Diogo Oliveira disse...

Ok :)
Ficou bacana o post!
Bj

Maria Olympia disse...

OI Yeda,
Que bela companhia você nos faz!
Muito obrigada,
Um abraço,
Maria Olympia