segunda-feira, 15 de julho de 2013

Um passeio pela Grécia e suas Ilhas


A Grécia é um verdadeiro paraíso para quem quiser conhecer a arquitetura, a mitologia e os costumes da civilização ocidental numa paisagem linda e acolhedora, além de ser umas férias incríveis com ótima gastronomia, boas compras e muita diversão.

Grécia – Vista  da Caldera de Santorini
Foto Pedro Henrique

Eu visitei o país no fim do verão europeu em agosto e gostei muito. O calor e o mar eram perfeitos e sem os milhares de turistas! O inverno é ameno e o verão quente e seco. Em Atenas a temperatura facilmente ultrapassa os 40 graus, já durante o inverno, o frio castiga mais as montanhas altas que ficam longe do mar.

Saí de Londres onde morava, pela British Airways, vôo direto e muito bom. No dia seguinte, fui desfrutar de Atenas, conheci vários pontos turísticos. Alguns dias depois comecei o Island Hopping (termo usado pelos turistas, onde visita-se ilha por ilha num mesmo período de férias). Fui de Atenas de ferry para a primeira ilha e depois de barco, catamarã e avião bi-motor até a última ilha ao sul – Creta. Do porto de Heraklion em Creta eu voltei de navio para Atenas durante a noite.

Atenas
Escrever sobre a Grécia e não falar da cidade-modelo da antiguidade seria um pecado: Atenas foi um dos principais centros culturais e berço da civilização ocidental. É um oásis da arqueologia mundial e é ali que se encontra um dos mais importante sítios arqueológicos preservados até hoje. Foi no século XIX que a cidade recebeu formalmente esse nome em homenagem a deusa grega Athena e tornou-se em 1834 a capital do país. Além de uma rica história, existem vários pontos turísticos maravilhosos que impressionam com sua beleza natural.

Grécia
Foto Pedro Henrique

O tempo necessário para visitar Atenas vai depender do interesse de cada um em conhecer a história desse país. Eu recomendo visitar a Acrópole de Athena, construída por volta de 450 a.C. Entre as estruturas da Acrópole que vou escrever com mais detalhes a seguir são: o Propileu, o Parthenon, o Eréction, e o Templo de Athenas Nike.

Visite também a Torre dos Ventos, o Teatro de Dionísio, o Templo de Zeus e a Ágora Antiga, muito interessante e onde encontra-se o Templo de Ifestos, o mais preservado do período Clássico.

O Monte Likavitos domina parte da cidade. Eu fui conhecer o Palácio Presidencial com a troca de guarda e a tumba do "soldado desconhecido".  A vida noturna acontece principalmente nos bairros de Plaka, Sintagma e Monastiraki.

Troca da Guarda
Foto Pedro Henrique

Visitar:

Acrópole de Atenas
É uma colina rochosa de 150 metros de altitude onde se encontram  alguns dos mais famosos monumentos do mundo antigo. Eram originalmente usados como proteção contra invasores inimigos e depois passaram a ser sedes administrativas civis ou religiosas.

Propileu
É uma porta monumental que serve como a entrada para a Acrópole. O nome Propileu nasceu da união do prefixo pro (antes) com pileu (portão); literalmente um encontro antes do portão. No mundo moderno foi copiado em diversas cidades da Europa, como na Alemanha a porta de Brandemburgo.

Parthenon
É o templo principal de Atenas da deusa grega Athena construído no século V a.C.. As esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega. O nome Parthenon deriva da enorme estátua de Athena Parthenos, que foi esculpida em marfim e ouro, em homenagem a deusa solteira Athena.

Parthenon
Foto Pedro Henrique

Erecteion
É um templo Grego consagrado aos deuses Athena, Hefesto e Erecteu. É tido como o mais belo monumento de estilo jônico. No interior do templo, vivia uma serpente na qual se oferecia um bolo sagrado, cuja recusa era tomada como sinal de má sorte para os atenienses.

Erecteion
Foto Pedro Henrique 

Templo de Athenas Nike
É um templo dedicado à deusa grega Athena e Nike, que significa “vitória” em grego antigo. O povo adorava a deusa na esperança de que ela os ajudasse na longa guerra contra a cidade rival Esparta.

Curiosidade
O nome da marca de esportes Nike foi tirado desse Templo.

Templo de Athena Nike
Foto Pedro Henrique

Teatro de Dionísio
Considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia, o teatro de Dionísio foi o mais importante da Grécia antiga. Seu nome é em homenagem a Dionísio, deus do vinho. Nas grandes festas anuais em sua honra, os cantos, as danças e os sacrifícios rituais eram representados no teatro.

Teatro de Dionísio
Foto Pedro Henrique

Torre dos Ventos Octogonal
A Torre dos Ventos também chamada de Horologion, é uma torre de mármore de formato octogonal. Foi provavelmente construída por Andronicus de Ciros por volta do ano 50 a.C.. Com doze metros de altura por oito de diâmetro, era coberta antigamente por um cata-vento. No interior da torre havia um relógio movido pela água que vinha da acrópole. Nos primeiros anos do cristianismo a torre foi usada como campanário de uma igreja e depois acabou sendo destruída por um incêndio.

Torre dos Ventos

Templo de Zeus
Fica no centro de Atenas. É a ruína do templo dedicado a Zeus - um dos cinco deuses do Olimpo. A construção começou no século VI a.C. e só foi concluída no reinado de Adriano 117 d.C.. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos.

Templo de Zeus

Indo às compras em Atenas
Em Atenas há o Mercado Central onde encontra-se de tudo: queijos, temperos, ervas e azeitonas. As comidas devem ser consumidas lá mesmo, devido as regras da alfândega. Kolonaki é o bairro das boutiques das griffes e Plaka está lotada de lojas para turistas.

Indo às compras
Foto Pedro Henrique

Gastronomia de Atenas
A comida grega é maravilhosa e os restaurantes são ótimos, muitos deles com música ao vivo. Os pratos principais são: moussakas (berinjela recheada com carne moída), souvlaki (carne de galinha, porco, bife ou carneiro grelhados no espeto) e dolmadakias (rolinhos de folha de uva, recheados com carne moída e arroz).

Restaurante ao céu aberto
Foto Pedro Henrique

Início da visita as Ilhas Gregas:

As ilhas têm 1.300.000 de habitantes que estão divididos em vários arquipélagos em mais de 6.000 ilhas e ilhéus sendo que somente 227 delas são habitadas. O acesso às ilhas pode ser feito pelo mar ou ar em embarcações tradicionais, rápidas ou luxuosas. Existem vôos regulares para as ilhas maiores e de navios com saídas regulares de Pireus.

Ilha de Syros
É uma ilha no mar Egeu a 144km ao sudeste de Atenas. Com uma população de 19.782 habitantes numa área de 102km. A cidade sempre foi um importante centro portuário e superava o porto de Pireus durante o século XIX.

Em 1830 houve um aumento do comércio de tecidos, seda, consertos de navios, couro e ferro, o que aumentou o sistema bancário da ilha criando um apogeu econômico. Mas hoje a ilha tem o turismo e cassinos como sua principal fonte de renda.

Ilha de Syros

Hotel:
Syros Melathron
Babagiotou 5, Vaporia, Hermoupolis 84100
Ilha de Syros

Tel: + 30 2281 086495

Turismo

Ilha de Tinos
Recebeu esse último nome por causa da abundância de serpentes. Na parte antiga de Tinos ao sudoeste da ilha se encontra um templo dedicado a Poseidon: o deus supremo do mar conhecido pelos romanos como Netuno.

A ilha também é muito conhecida por causa da peregrinação anual de 15 de agosto na igreja Evangelistria Panagia, com sua ícone milagrosa da Virgem Maria. Esta é talvez a peregrinação anual mais notável e ainda ativa na região do Mediterrâneo. Muitos peregrinos fazem o caminho de 800 mts do cais para a igreja ajoelhados como sinal de devoção.

Ilha de Tinos
Foto Pedro Henrique

Hotéis:
Hotel Akrogiali
Esse hotel fica em frente a praia de Agios Ioannis, o Hotel Akrogiali fica perto de vários lugares interessantes como: Nossa Senhora de Tinos e Museu Arqueológico de Tinos.
Ag. Sostis (Skylandari) - Tinos Island - Greece
Tel.: + 30 22830 24798

Hotel Porto Raphael Apartments & Suítes
Agios Ioannis, Tinos - Greece
Tel: + 30 2283023913

Paros
É uma ilha famosa pelos seus mármores brancos desde da época da antiguidade e é muito conhecida por oferecer amplos espaços naturais, ambiente mediterrânico e vilas pitorescas. As praias de Paros são incríveis, verdadeiro refugio de windsurfes, Kitesurfes e de artistas. É o local preferido pelos que buscam o sossego, o vento e o desfrute da natureza.

Ilha de Paros
Foto Pedro Henrique

Hotel:
Hotel Senia
Naoussa, 84401, Paros, Cyclades Islands, Greece
Tel. + 30 22840 51971 / + 30 22840 51700


Mykonos
É uma ilha bastante cosmopolita com visitantes do Jet-Set. Muitas celebridades gregas e internacionais têm residências de verão nessa ilha. Em Myconos existem muitas praias onde se pode praticar o nudismo e o windsurf. Em muitas delas você pode aproveitar ótimos restaurantes, bares e até festas nas parias com DJs durante o pôr do sol. Na mitologia grega, Mykonos foi o local da batalha entre Zeus e os Gigantes e a ilha recebeu o nome do filho do deus Apolo, Mykonos.

Pôr do Sol em Mykonos
Foto Pedro Henrique


Ilha de Mykonos
Foto Pedro Henrique

Eu acho que Mykonos satisfaz a todos: de casais a grupos de amigos. Tem muita badalação, festas, restaurantes à luz de velas e música ao vivo. O centrinho de ruas estreitas com casas e lojas todas brancas, lugar perfeito para ir a noite! Tem hotéis para todos os gostos e bolsos: de resorts de luxo com piscinas infinity à backpacks e house shares. No fim da tarde a Super Piradise Beach geralmente terá festas que começa durante o pôr do sol e vai até altas horas.

Restaurantes a Beira Mar em Mykonos
Foto Pedro Henrique

 
Ruas Estreitas de Mykonos - Lojas
Foto Pedro Henrique

Hotéis:
Cavo Tagoo Mykonos
84 600 Mykonos - Greece

Tel: + 30 22890 20100

Mykonos Blu
Psarou, GR-84600, Mykonos, Greece
Tel. +30 22890 27900

Belvedere Hotel
Tel: + 30 22890 25122

Andronikos Hotel
 Drafaki
Mykonos 84 600 - Cyclades - Greece 

Tel: + 30 22890 24231

Leros
É uma ilha pequena do arquipélago Dodecaneso ao sul do mar Egeu. Foi o refúgio de piratas até os cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém e os bizantinos disputarem o seu domínio em 1319. Em 1912 com a Guerra ítalo-turca, a ilha juntou-se com outras do Dodecaneso sob controlo do Reino da Itália.

Ilha de Leros
Foto Pedro Henrique

A maioria dos habitantes vive da pesca de esponjas. A ilha é ligada ao resto da Grécia por um serviço de ferry-boat e por um aeroporto. É freqüentada por grupos de intelectuais europeus, tais como: o francês Berrnard-Henri Lévy e o belga Patrick De Deken.

Saindo do aeroporto de Leros para Santorini
Foto Pedro Henrique

Santorini

É um must para umas férias românticas na Grécia. Anteriormente Santorini era conhecida como Kallístē que significa: a mais bela.

Essa ilha é um vestígio de uma grande erupção vulcânica que despedaçou a ilha no meio. Santorini é o vulcão mais ativo do Arco Egeu, sendo constituída por uma grande caldera submersa, rodeada pelo que restou da ilha. Esta forma atual da ilha deve-se pela erupção ocorrida há 3.500 anos.

Ilha de Santorini
Foto Pedro Henrique

O impacto da erupção foi sentida no mundo todo e até hoje acredita-se que está ligada ao colapso da Civilização Minoica na ilha de Creta a 110km ao sul Acredita-se também que tal cataclismo tenha inspirado as lendas sobre a cidade perdida de Atlântida.

Barco a vela - Ilha de Santorini
Foto Pedro Henrique

É uma ilha vulcânica circular no extremo sul do grupo de ilhas das Cyclades. Tem 73km e uma população de 15.550 habitantes. Existem lugares no mundo que combinam beleza natural e relevos geográficos que nos deixam perplexos! Santorini é um deles: o formato de meia lua que sobrou da erupção é simplesmente mágico! As praias irresistíveis, os hotéis no alto da montanha, os cafés, os restaurantes e o pôr do sol mais deslumbrante que eu já vi, completam esse cenário.


Mergulho no mar aquecido pelo vulcão
Foto Pedro Henrique

Curiosidade: um dos passeios turístico oferecidos na ilha muito interessante é a visita à cratera do vulcão adormecido. Na volta para quem quiser, pode-se dar mergulho na água aquecida pelo vulcão.

Visita ao Vulcão de Santorini
Foto Pedro Henrique

Restaurante Oia-1800
É considerado o melhor restaurante de Santorini.  Experimente os vinhos gregos! A vista do pôr-do-sol de Oia é sensacional, se o ambiente é o que você está procurando, então este é o lugar.
Oia, 84702, Santorini
Cyclades Islands, Greece
Tel.: + 30 22860 71485 / + 30 22860 71800

Hotéis:
Tholos Resort Hotel Santorini

Hotel Filotera Villas
Oia Santorini 847 02 - Greece
Tel: + 30 22860 71110
  

Reservas em Santorini

Do porto de Pireus em Atenas para Santorini leva nove horas de ferry-boat ou cinco de barco rápido. No verão há conexões diárias para as ilhas de Paros, Naxos, Ios, Mykonos e Creta. Há também vôos direto de Atenas que leva uns 50 mnts.

Ilha de Creta
Segundo a mitologia, o famoso minotauro (cabeça de touro e corpo de homem) viveu em Creta. Visite a Cidade-Palácio de Cnossos: é o maior local arqueológico da Idade do Bronze da ilha da Civilização Minóica. O primeiro palácio foi construído em 1900 a.C. mas foi destruído por um terremoto: em seu lugar construíram um palácio ainda maior e mais luxuoso.

Ilha de Creta

Em 1500 a.C a Cidade Palácio foi mais uma vez destruída por causas naturais, mas continuou sendo habitada por mais 50 anos até que deixou de ser habitada após um incêndio. Entre os achados mais importantes estão os afrescos que decoram as paredes do Palácio. Estas pinturas sofisticadas mostram uma grande civilização que vivia com muito luxo e que eram muito adiantados. Creta é a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo e a maior ilha grega.

Desenho da Cidade Palácio Cnossos em Creta

Ruínas da Cidade Palácio Cnossos em Creta
Foto Pedro Henrique 

Hotéis:
Rimondi Estate
Esse hotel boutique Rimondi Estate é muito bom, vale a pena visitar pelos quartos, a localização, os funcionários.
10 Xanthoudidou Street
74 100 
Rethymno Crete
Tel.: + 30 28310 51001

Casa Moazzo Suites & Apartments
O hotel é uma experiência maravilhosa. A equipe deles têm uma paixão por aquilo que fazem e realmente querem que você desfrute de cada dia lá. O edifício foi todo restaurado, muito bom! Ótima localização a 5 minutos a pé da praia e lojas.
57 Tobazi St, Metropolitan Church Square
Rethymno, Creta 74100
Tel.: + 30 2831 036235

Hotel Grecotel S.A.
Emmanouil Portaliou 23,
P.O Box 25, GR 741 00, Rethymnon Crete
Tel. +30 22890 27900 / + 30 28310 54014

Dica: Em muitas ilhas não é permitido o uso de carros, e uma boa forma de se locomover é através de quadriciclos ou skooters. Muito moradores usam esse meio de transporte e é bem conveniente pois as ilhas não são muito grandes.

Outros telefones contatos:

Para visitar a Acrópole ligue tel.: +30 21 0321 4172
Passagens de embarcação para as ilhas gregas, reserve online ou pode-se compar no local:

Creta Turismo:

Frase desse artigo será de Aristóteles: um filósofo grego e professor de Alexandre o Grande, considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos.

- O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
Aristóteles


Vídeos:

Ilha grega de Santorini! Turismo Grécia



Mykonos, Greek Islands - Travel Video


Colaborador: Pedro Henrique de A. Pereira.


6 comentários:

Amélia disse...

Yeda,

Através do teu blog me proporciona grandes oportunidades de conhecer e vislumbrar lugares maravilhosos. Adorei viajar pela Grécia, nesta manhã.

Um forte abraço e muito Obrigada!!!

Maria Helena disse...

OLá Yeda

Obrigada pela dica. Já estive por lá mas é bom revisitá-las através de um bom viajante.

Um beijo

Unknown disse...

Olá, obrigada por compartilhar essas informações serão muito uteis
eu vou para a Grecia em novembro desse ano passar uma semana.
nunca fiz uma viagem internacional
quando vc chegou lá na Grecia, teve que fazer algum tipo de entrevista? passou pela imigração?

Unknown disse...

Oi ,td bem?Será q vc pode detalhar os meios de transporte q vc usou para ir as ilhas?Nao quero fazer cruzeiros e nao consigo montar o roteiro em outubro.Queria saber os nomes da cias q vc usou,horarios e a ordem q vc conheceu as ilhas,qt tempo fixou,etc.Grata.

Marília disse...

Que dia de novembro vc vai, Jaqueline? Vou dia 15!

Unknown disse...

Oi, Yeda! Obrigada pelas informações que nos ajudam a traçar um roteiro de viagem pela Grécia. Gostaria de saber quantos dias você ficou em Atenas, para conhecer todos os pontos que vc citou. Estou na dúvida entre 2 dias inteiros ou 3... Minha viagem terá o total de 8 dias inteiros...